efdeportes.com

Educação Física e Saúde Renovada: uma proposta para cidadania

Educación Física y Salud Renovada: una propuesta para la ciudadanía

 

Curso de Educação Física da Universo

Campus Goiânia

(Brasil)

Kenedy Ferreira da Silva

Edgar José Ribeiro

Isadora Caroline Guimarães Oliveira

Jordana da Silva Oliveira

Dionatas Barbosa Campos Magalhães

Antônio Rodrigues de Carvalho Neto

Guilherme Martins

kenedy_memgo@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          Este artigo foi desenvolvido através de uma proposta de renovação em sala de aula no qual podemos observar e logo após realizar uma intervenção. O objetivo do mesmo é a proposta da inclusão de uma Educação Física dirigida de forma social e cidadã realizada nos padrões do método Saúde Renovada numa escola da rede pública de ensino, onde até então não havia um momento reflexivo e diferenciado da disciplina. Utilizando como base de fundamentação principal na execução deste a Metodologia Saúde Renovada, os PCN’s e as teorias de Darido e outros autores. Para promoção da atividade foram desenvolvidos planos de intervenção, elaboração de aulas adequadas à faixa etária dos adolescentes de 13 a 15 anos, pesquisa com a diretora, alunos e professoras de outras disciplinas. No decorrer das aulas os alunos demonstraram interesse quanto às atividades propostas, executando-as conforme suas possibilidades e limitações.

          Unitermos: Saúde Renovada. Educação Física. Adolescentes.

 

Recepção: 09/11/2014 - Aceitação: 20/01/2015

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 202, Marzo de 2015. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    A educação física assim como as demais disciplinas do âmbito escolar tem papel importante na formação do individuo, desenvolvendo-o em todos os aspectos possíveis e cabíveis, vendo assim a sua necessidade dentro do currículo de todas as escolas. Para o desenvolvimento da atividade no Colégio foi adotada como abordagem a metodologia Saúde Renovada, haja vista que os indivíduos contemplados estão com idade entre 13 e 15 anos que estão na fase de desenvolvimento motor de especialização. Assim desenvolvendo atividades que sejam mais coerentes com as idades dos alunos, que possam ser mais condizentes com a fase do desenvolvimento motor que estão, pois, alunos de diversas faixas etárias têm as mesmas atividades físicas, não mudando o estímulo sem leva em consideração o desenvolvimento individual e coletivo.

    Tem muitos professores que falam: ‘o chutar é dessa forma, você pega a perna e vai à bola’. Isso e mesmo nível de informação para um aluno de 6 anos, para um adolescente de 14 anos, e para um jovem de 19 anos e para um indivíduo da terceira idade acima dos 60 anos. Tem alguns professores que usam dos mesmos artifícios, usam das mesmas atividades e dos mesmos exemplos para todo mundo. Não é desenvolvimento cognitivo, de entendimento. (BARRETO, 2003, p. 6).

    Darido (2003) entende que a proposta de saúde é renovada porque ela incorpora princípios e cuidados já consagrados em outras abordagens com enfoque mais sociocultural.

    Através desse princípio seguimos então uma linha de pensamento para a realização de nossa intervenção nessa instituição de ensino. Iniciamos as atividades no primeiro semestre letivo do ano, assim foram desenvolvidas atividades que podem estimular os vários aspectos psicomotores como; lateralidade, noção espacial, agilidade, coordenação, a parte cognitiva e afetiva melhorando o relacionamento interpessoal, e o mais importante melhorando alguns aspectos fisiológicos e abordado assuntos pertinentes da atualidade como transtornos alimentares e sedentarismo. Através dessas observações, entendemos que a maioria dos profissionais de educação física escolar não querem sair da zona de conforto e sim, ficar em atividades que rotineiras, não abordando assuntos pertinentes para o desenvolvimento e a formação do aluno quanto cidadão.

    Nesse trabalho, objetivo o estímulo individual e coletivo do aluno em se praticar uma atividade física que possa realmente trazer benefícios, levamos essa proposta para dentro do âmbito escolar, com atividades diferenciadas do cotidiano normal. Através da abordagem Saúde Renovada promovendo a prática de atividades físicas com o intuito de melhorar os diversos fatores fisiológicos como cardiovascular, flexibilidade, resistência muscular, e a composição corporal. Instruindo e conscientizando o aluno.

    O mundo vem passando por grandes mudanças tudo mudou e a educação de um modo geral também evolui no mesmo ritmo. A educação física escolar veio perdendo a identidade e o predomínio de ensinos puramente desportivos, portanto se vê a grande importância de se trabalhar com conteúdos de atividade física na promoção de uma melhor qualidade de vida, sem fugir dos tradicionais esportes ensinados como futebol, vôlei e basquete. A educação física se tornou disciplina obrigatória em todas as escolas, muitos professores seguindo os padrões do PCN (Brasil, 1999) e algumas abordagens que se tornaram desinteressantes aos alunos. A metodologia buscada pela Saúde Renovada procura incluir atividades e exercícios divididos em níveis de intensidade podendo assim ser trabalhada com qualquer faixa de idade. Ela pode ser leve, moderada ou intensa respeitando os limites individuais.

Metodologia

    Essa e uma pesquisa de revisão literária de cunho descritivo, pois nos importava observar e analisar todos os acontecimentos Andrade (2002) apud. Raupp, Beuren (2008) destaca que a pesquisa descritiva preocupa-se em observar os fatos, registrá-los, analisá-los, classificá-los e interpretá-los.

    Nossa prioridade foi observar e relatar tudo o que o professor propunha a turma e com ela reagia, esse período foi chamado de observação, foi o momento em que, colhemos informação e características da turma.

    Em seguida ao acompanhar o professor responsável, podemos verificar estes fatos analisados por meio de uma participação pela co-regencia, assim posteriormente podendo auxiliar de forma contundente para o processo de ensino aprendizagem dos alunos.

    Após os fatos percebidos e analisados, partimos para a regência, assim podendo trabalhar atividades educativas, visando à aprendizagem dos indivíduos por meio as Saúde Renovada, assim podendo promovendo através dos conteúdos aplicados e das práticas de atividades físicas com o intuito de propiciar melhoras aos diversos fatores fisiológicos como cardiovascular, flexibilidade, resistência muscular, e a composição corporal. Instruindo e conscientizando o aluno.

Referencial teórico

    Com base em diversos autores como Lavoura, Barreto, Guedes, Darido, entre outros, que contribuíram de forma positivas, assim apoiado na metodologia saúde renovada, nos dando embasamento para a construção deste trabalho.

    A Educação Física possui várias abordagens buscando sempre a articulação das múltiplas dimensões do ser humano e a tentativa de romper com o modelo mecanicista/esportivista (DARIDO, 2003).

    Como referência para a realização das atividades foi usado o que é proposto pela abordagem Saúde Renovada, surgida a partir da década de 70, que após mudanças adaptativas para o âmbito escolar, buscar a melhoria do desempenho físico. Procura-se com essa prática voltar a atenção dos alunos em relação aos aspectos saúde e qualidade de vida. Nesta perspectiva pedagógica, melhorar os diversos fatores fisiológicos como: cardiorrespiratório, cardiovascular, resistência, força, flexibilidade e etc.

    Trazendo a idéia de que a educação física e responsável pela promoção e manutenção da saúde, a abordagem saúde renovada aparece considerando os avanços do conhecimento biológico das atividades físicas e suas contribuições aos indivíduos. (LAVOURA et. al. 2006, p. 205).

    Como um dos exemplos fisiológicos a ser trabalhado, a flexibilidade segundo Darido (2004) e Souza Junior afirmam que é a capacidade de aproveitar as possibilidades de movimentos articulares, os mais amplos possíveis, em todas as direções. O alongamento foi uma ferramenta utilizada em todas as aulas com o intuito de além melhorar a flexibilidade, prevenir lesões musculares, impedimentos cotidianos e problemas posturais, o alongamento também proporciona ao aluno a consciência corporal, ou seja, a tomada de consciência de seus limites e de sua evolução.

    Darido (2003) compreende que a proposta de saúde é renovada porque ela incorpora princípios e cuidados já consagrados em outras abordagens com enfoque mais sociocultural.

    O professor de Educação Física deve se preocupar com a formação de um estilo de vida ativo, entendendo que, grande numero de distúrbios orgânicos que ocorrem na idade adulta são decorrentes do estilo de vida da sociedade moderna, como: stress, sedentarismo, problemas cardíacos, poderiam ser minimizados com a adoção de hábitos de vida saudável.

    Nahas (1997) sugere que o objetivo da Educação Física na escola de ensino médio é ensinar conceitos básicos da relação entre atividade física, aptidão física e saúde. Observa que esta perspectiva procura atender a todos os alunos, principalmente os que mais necessitam: sedentários, alunos com baixa aptidão física, obesos e portadores de necessidades especiais.

    A proposta era a modificação da realidade de hoje fazendo com que os alunos já desmotivados pelas antigas abordagens despertassem interesse pelas novas atividades proposta por nós, dentro da abordagem saúde renovada, no qual obtivemos grande êxito. Fazendo com que os alunos despertassem para melhores hábitos de vida.

Resultados e discussão

    A partir dos relatórios de regência, constatamos que houve pequenas mudanças nas atitudes dos alunos, perante as aulas de educação física tanto teóricas como em aulas práticas. Os alunos antes desmotivados agora se mostram bem mais atenciosos e animados com as aulas, o conteúdo proposto trouxe uma motivação antes desconhecida. Com isso, o professor de educação física do colégio reconheceu que sua prática precisava de mudanças, e que a adoção da abordagem saúde renovada seria um bom começo.

    A educação para a saúde deverá ser alcançada mediante interação de ações que possam envolver o próprio homem mediante suas atitudes frente às exigências ambientais representadas pelos hábitos alimentares, estado de estresse, opções de lazer, atividade física, agressões climáticas, etc. (ROTHIG & PROHL, 1991 apud GUEDES, 1999, p. 10),

    A diretora do colégio percebeu a importância da educação física para o desenvolvimento dos alunos, e reconheceu que deve dar mais importância a mesma na grade curricular do colégio.

    Ao final podemos perceber os aspectos biológicos de cada individuo ali inseridas, assim repassando aos alunos a importância de se praticar atividades físicas regularmente e também participar de forma contundente das aulas de educação física do seu colégio, podendo buscar um melhor conhecimento sobre os aspectos biológicos e fisiológicos do corpo humano.

Considerações finais

    A partir deste trabalho viemos esclarecer a importância de inserir a Educação Física diferenciada e atrativa, tornando uma disciplina indispensável na escola, para a formação de um cidadão. Os alunos que vivenciaram as aulas se adaptaram as situações propostas e demonstraram desenvolvimento. Alcançando boa parte dos objetivos específicos de cada aula.

    Através das atividades realizadas na escola, conseguimos demonstrar a diretora supervisora e ate mesmo ao professor a importância de uma Educação Física diferenciada dos padrões mais comuns, além de alertá-la para a continuidade das aulas. Os mesmos demonstraram interesse pelo que foi realizado durante o período de estagio e se comprometeram a aceitar a nova abordagem.

    Esta intervenção teve aspectos positivos para os alunos da instituição, e principalmente para nós, pois contribuiu de forma significava através das experiências, na qual conseguimos tirar lições, e que poderá ser aproveitada na nossa careira enquanto profissional de educação física.

Referencial bibliográfico

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 19 · N° 202 | Buenos Aires, Marzo de 2015
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2015 Derechos reservados