efdeportes.com

O impacto de um programa de atividade física em um grupo de colaboradores de uma instituição de ensino superior no município de Cotia: relato de experiência prática dos discentes de Educação Física

El impacto de un programa de actividad física en un grupo de empleados de una institución de enseñanza

 superior del municipio de Cotia: informe de la experiencia práctica de los estudiantes de Educación Física

 

*Faculdade Estácio Cotia

Universidade Anhanguera de São Paulo, Osasco, UNIAN

**Centro Universitário UniRadial

Universidade Estácio de Sá, UNESA

(Brasil)

Anna Paula Miceli Alcântara de Oliveira*

ef.annapaulamiceli@gmail.com

Daniel Martins Cândido da Silva**

daniel.candido@estacio.br

 

 

 

 

Resumo

          O presente estudo teve como objetivo analisar os benefícios de uma experiência realizada em uma instituição educacional, em que os colaboradores foram submetidos a um programa de treinamento, com uma avaliação física antes e após a intervenção, e que os fizesse entender a importância da atividade física para melhoria da qualidade de vida e do condicionamento físico, além da prevenção Lesões por Esforço Repetitivo / Distúrbios Ósteo Musculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT). Os trabalhos realizados na instituição têm uma característica mais intelectual e menor esforço físico e seus colaboradores são essencialmente sedentários. A intervenção foi realizada em três mulheres, que se prontificaram a participar da realização do estudo. A avaliação física constituiu de uma anamnese e avaliação física antropométrica. Os dados coletados foram peso, altura, circunferências e IMC (Índice de Massa Corporal) antes e após o treinamento. Foram submetidas a 25 sessões de treinamento, no qual era composto de exercícios aeróbicos e fortalecimento muscular, com orientação postural e dicas alimentares. O treinamento foi dividido em cinco sessões semanais, sendo de segunda a sexta feira, durando 40 a 60 minutos, com supervisão dos discentes e coordenação de docentes do curso de Educação Física. Os resultados obtidos constataram que das três colaboradoras que se submeteram ao programa, duas (66,6%) tiveram perda de peso e de circunferência de abdome. Concluiu-se que o impacto do programa foi positivo para as colaboradoras e se houvesse uma maior adesão ao programa e se a intervenção fosse num período mais longo, seus benefícios teriam sido mais significativos.

          Unitermos: Transtornos traumáticos cumulativos. Estilo de vida sedentário. Estágios.

 

Abstract

          The objective of this paper is to analyze the benefits of an experiment taken at an educational institution in which the workers underwent a training program with physical evaluation before and after the intervention to make them understand the importance of physical activity for enhancement on life quality and physical conditioning, besides prevention of repetitive strain injury (RSI) and work related muscular lesions. The job in that institution is rather intellectual then physical and the workers are essentially sedentary people. Three women agreed in participating in the program and underwent the intervention. The physical evaluation consisted of anamnesis, and anthropometric physical evaluation, and the collected data were body weight, height, circumferences and body mass index (BMI) before and after the program. They underwent 25 training sessions which included aerobic exercises and muscular strengthening, with postural orientation and nutritional hints. The training program was divided in five 40-60 minute sessions, Monday through Friday under Physical Education student supervision, coordinated by faculty members. The results have shown that two out of the three workers (66.6%) who underwent the program had a decrease in weight and in abdominal circumference. The conclusion is a positive impact for the workers, and in case of a greater acceptance to the program, and if the intervention lasted for a longer period, the benefits would have been even more significant.

          Keywords: Cumulative trauma disorders. Sedentary lifestyle. Internships.

Recepção: 23/08/2014 - Aceitação: 25/11/2014

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 200, Enero de 2015. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    A Faculdade Estácio Cotia é uma instituição de ensino, localizada no município de Cotia pertencente à região metropolitana de São Paulo, onde oferece à região cursos de Administração, Ciências Contábeis, Licenciatura em Educação Física, Enfermagem, Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Pedagogia, Processos Gerenciais, Publicidade e Propaganda.

    Por se tratar que um ambiente corporativo com aproximadamente 30 colaboradores, em que as atribuições são mais voltadas ao contexto intelectual e de menor esforço físico, caracterizando-se um trabalho sedentário. Conseqüentemente, há maior incidência de Lesões por Esforço Repetitivo / Distúrbios Ósteo musculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), sendo estas doenças responsáveis por atingir atualmente uma grande quantidade de trabalhadores de inúmeras áreas. Segundo Oliveira (2007), especialistas em medicina do trabalho estimam que cerca de 5 a 10% dos digitadores podem sofrer destas moléstias.

    [...] Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), são afecções relacionadas às atividades laborais que acometem músculo, fáscias musculares, tendões, ligamentos, articulações, nervos, vasos sanguíneos e tegumento. As várias apresentações clínicas do DORT têm como aspecto comum a dor e a incapacidade funcional (NETO, 2009).

    Para prevenir os malefícios causados pelas características do trabalho predominante nesta instituição, surgiu a proposta de se implantar um programa de atividade física que estimulasse os colaboradores da Estácio Cotia a sair do sedentarismo, ter maior qualidade de vida, diminuir a incidência de sobrepeso e aumentar o nível de atividade física, de forma a melhorar o condicionamento físico e ter maior conforto para exercer as atividades laborais. Por conta da demanda de trabalho de boa parte dos colaboradores da Faculdade Estácio Cotia e pela demonstração dos possíveis malefícios que eles possam causar, este estudo teve por objetivo aplicar um programa de exercícios físicos em um grupo de colaboradores da Faculdade Estácio Cotia que pudesse prevenir as LER/DORT, além de realizar uma avaliação antropométrica nos participantes antes e após a intervenção. O treinamento foi aplicado por discentes do curso de Educação Física da instituição, sob a supervisão de seus docentes.

Métodos e materiais

    O programa de atividade física teve duração de 25 sessões de exercícios físicos, totalizando aproximadamente cinco semanas. A coordenação do curso de Educação Física, através de um professor responsável supervisionou a atuação dos discentes.

    A intervenção iniciou com a realização de uma anamnese e logo após, uma avaliação antropométrica dos participantes. Este estudo iniciou com seis indivíduos, sendo que três atenderam aos critérios de inclusão, sendo que apenas estes foram considerados para a análise deste estudo. Na anamnese, foram identificados o objetivo pessoal com a prática de atividade física, sua história patológica e familiar, seus hábitos sociais (tabagismo, etilismo), hábito alimentar e se já praticavam algum tipo de exercício físico, além de seus exames médicos.

    A mensuração das circunferências foi realizada antes e após o programa de atividade física, e analisadas de forma individual e comparativa pelo mesmo avaliador, para evitar efeitos retroativos na obtenção dos dados. Para tal, foi utilizada uma balança antropométrica médica, mecânica de até 150 kg, com medidor de altura da marca Filizola® e fita métrica de uso comum da marca Corrente ®. Para a realização das medidas antropométricas, foram mensurados peso (Kg), altura (m), IMC — índice de massa corporal e circunferências de tórax, abdome, cintura, quadril, coxa proximal, panturrilha, braço.

    A parte aeróbia foi realizada na quadra poliesportiva e as caminhadas eram feitas no perímetro da faculdade, utilizando o estacionamento e a parte externa do local, já que eram possíveis e viáveis. O treinamento de força foi aplicado na sala de ginástica da instituição e foram utilizados como materiais halteres de dois quilogramas, caneleiras de dois e três quilogramas, bastão de dois quilogramas, colchonetes, step e fitball de 85 cm de diâmetro.

    Os critérios de inclusão adotados para este estudo foram: ser colaborador da Faculdade Estácio Cotia, ter por característica de atuação laboral principal trabalhos que não exigem esforço físico, ter participação mínima de 75% das atividades e fazer uso de roupas leves e tênis no momento da atividade física. Como critérios de exclusão deste estudo, foram utilizados: o livre arbítrio do participante que por algum motivo, não quisesse participar das atividades ou que não realizasse a avaliação antropométrica antes e após a intervenção.

    Os participantes do estudo tiveram a recomendação de controlar a ingestão de alimentos que possivelmente tivessem maior aporte calórico por excesso de açucares; carboidratos e gorduras.

Resultados

    De todos os colaboradores da instituição, apenas três participantes de enquadraram nos critérios de inclusão. Os demais tiveram dificuldades de deixar suas atividades para estarem presentes no momento das intervenções. Por isso que apenas três participantes foram submetidos à análise estatística.

    Como resultados da anamnese aplicada, os colaboradores não fazem uso de tabagismo ou etilismo, costumam ingerir grandes quantidades de açúcares e carboidratos e são sedentários, tendo relatado nunca terem feito algum tipo de atividade física anteriormente. Quanto à patologia verificou-se que há entre elas, uma colaboradora que desenvolveu o diabetes tipo II, hipertensão, sinusite e renite, possuí tendinite, bursite e hérnia cervical; e faz uso diário de Losartana Potássica. Outra colaboradora desenvolveu a osteopenia e faz uso diário de Alendronato Sódico, e por último a outra colaboradora sofre de lombalgia e nos históricos familiares há casos de cardiopatia e hipertensão. Quanto à avaliação antropométrica, dois participantes (66,6%) tiveram perda de peso de até dois quilogramas, e diminuíram as circunferências entre 0,5 a 4,0 centímetros. E um participante (33,4%) teve certo aumento de peso e circunferências.

Tabela 1. Peso, altura e IMC antes e após a intervenção

 

Tabela 2. Circunferências antes e pós da intervenção

 

Tabela 3. Classificação do índice de massa corporal antes e pós da intervenção

Discussões

    O programa de exercícios previa atividades aplicadas de segunda à sexta-feira, totalizando 25 sessões, com duração de 60 minutos divididos em aquecimento, parte principal e alongamento. Nele, haviam atividades aeróbias que proporcionassem melhorias na aptidão cardiorrespiratória e diminuição da massa gorda. E também atividades anaeróbias que resultassem fortalecimento e aumento de força muscular, além de melhoria na postura.

    Por três vezes na semana, a sessão era composta por 30 minutos de ciclismo indoor, com cargas e intensidades com aumentos progressivos, que permanecessem na zona de treinamento de 60 a 85% da frequência cardíaca máxima; 20 minutos de exercícios de força localizada, que compreendessem diferentes grupos musculares por sessão, e que estivessem de acordo com as características individuais para carga e intensidade, e mais cinco minutos de alongamento e relaxamento muscular. Duas vezes na semana, a sessão continha 20 minutos de alongamento, 30 minutos de caminhadas e educativos de corrida, finalizando com cinco minutos de alongamento.

    Durante as sessões, houve a preocupação de fazer com que o programa de exercícios respeitasse a falta de aptidão física dos participantes, e que abrangesse as principais variáveis do condicionamento físico, como o princípio da individualidade biológica, da variabilidade, sobrecarga, especificidade, reversibilidade e volume/intensidade. Por isso, houve a preocupação de não sobrecarregar os músculos, ligamentos, articulações, propondo diferentes estímulos a cada sessão. Também houve respeito às características individuais de cada participante, sendo tomadas algumas estratégias a fim de se evitar ou piorar possíveis lesões como bursites, tendinites, lombalgias e desfio de coluna. Para Ciolac e Guimarães (2004), a prática regular de atividade física tem sido recomendada para a prevenção e reabilitação de doenças de diferentes associações de saúde no mundo, como o American College of Sports Medicine (ACSM), a American Heart Association (AHA), a Sociedade Brasileira de Cardiologia e outras instituições.

    O condicionamento físico deve ser estimulado para todos, pessoas saudáveis e com múltiplos fatores de risco, desde que sejam capazes de participar de um programa de treinamento físico. A atividade física promove adaptações fisiológicas favoráveis, resultando em melhora da qualidade de vida. Segundo Carvalho et al (1996) “a saúde e a qualidade de vida do homem podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular de atividades físicas. O sedentarismo é condição indesejável e representa risco para saúde”. Vale lembrar que este programa foi estendido a todos os colaboradores da instituição de ensino, porém o período das atividades que eram aplicadas uma hora antes das atividades acadêmicas, impossibilitou a participação da maioria. O horário foi determinado perante a possibilidade das discentes aplicarem as atividades antes do início das aulas.

Conclusão

    Este presente estudo concluiu que apesar da baixa aderência de colaboradores participantes deste estudo, pudemos observar que alguns apresentaram diminuição do peso e circunferência. E mesmo quando não apresentaram, houve uma percepção da possibilidade que um programa de exercícios oferece para tal melhoria. Vale lembrar que diferenças ingestão calórica neste período puderam influenciar nos resultados deste estudo. E que não houve a previsão de possíveis condições hormonais e menstruais. Estudos futuros deverão demonstrar preocupação com estes fatores para diminuir chances de viés.

    Após a intervenção, os participantes relataram uma percepção positiva do programa, aumentaram a autoestima, sentiram-se mais confiantes em si mesmo, entenderam a importância de uma atividade física diária e do controle de ingestão calórica, além de adquirirem melhores hábitos posturais e consciência corporal, proporcionando-lhes melhores condições de trabalho. Eles mostraram desejo de adotar este novo hábito em suas vidas mesmo no período após o trabalho, por perceberem melhorias no condicionamento e diminuição das dores, o que lhes fez entenderem a importância do exercício físico para prevenção dos LER/DORT.

    Percebeu-se também que se o número de participantes, o tempo de aplicação de atividades práticas e o controle alimentar fossem maiores, a análise dos dados antropométricos e a comparação poderiam ser mais esclarecedores e provavelmente apontariam variáveis e percentuais mais significativos em relação aos obtidos no presente estudo.

    Analisando esse laboratório pelo olhar acadêmico, onde foi desenvolvido esse programa de atividades na instituição de ensino pelas discente do curso de Educação Física orientadas por seus docentes, vale ressaltar a importância de contextualizar na prática aprendizados adquiridos em ambiente de aula, abrangidos de forma interdisciplinar. Este estudo teve importância no ganho de conhecimento pela vivência prática, pois esta experiência pode ser reproduzida em outros ambientes corporativos. O aprendizado se tornou de fato significativo quando exposto a realidade das colaboradoras, do ambiente, dos materiais disponíveis, do conduzir programas de exercícios respeitando as individualidades de cada participante, melhorando a percepção na identificação das especificações e necessidades de cada indivíduo e, sobretudo, pela vivencia das responsabilidades e deveres de um profissional de Educação Física.

Referências bibliográficas

  • CARVALHO, T. et al. Posição oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: atividade física e saúde. Rev Bras Med Esporte 2(4) – Out/Dez, 1996, p. 1-3.

  • CIOLAC, E. G, GUIMARÃES, G. V. Exercício físico e síndrome metabólica. Rev Bras Med Esporte. 2004, 10 (4), 319-324.

  • NETO, O. A. (org.) Dor: princípios e práticas. Dados Eletrônicos-Porto Alegre: Artmed, 2009.

  • SOARES, D.M. et al. A influência de um programa de ginástica laboral na diminuição de atestados de uma usina sucroalcooleira. Revista ENAF Science. 5(2) out, 2010, p. 7.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 19 · N° 200 | Buenos Aires, Enero de 2015
© 1997-2015 Derechos reservados