Suplementos alimentares: riscos e
benefícios Suplementos alimenticios: riesgos y beneficios para la construcción de un cuerpo saludable |
|||
Curso de Educação Física Pró-Reitoria Acadêmica Universidade Salgado de Oliveira (Brasil) |
Dannyella Crysthina Batista Guimarães Larissa Christina de Sousa Monteiro Mellyna Diniz Ricardo Silva Borges Tábitta Nunes Valadão |
|
|
Resumo O objetivo deste trabalho foi esclarecer os benefícios e riscos do consumo de suplementos alimentares, assim como o uso de anabolizantes, com o intuito de esclarecer as verdades e mitos do senso comum. O trabalho foi realizado a partir de pesquisas em artigos científicos, mostrando vantagens e desvantagens no uso do diversos tipos de suplementos, quais as pessoas que os utilizam e para qual propósito, resultados a curto e longo prazo, conseqüências e efeitos colaterais, visando à construção de um corpo saudável. Unitermos: Suplementos alimentares. Corpo. Saúde.
Trabalho de graduação apresentado às disciplinas de Fisiologia Humana e Nutrição, da UNIVERSO – Universidade Salgado de Oliveira, sob a orientação da Profª. Barbara Foizer
Recepção: 27/10/2014 - Aceitação: 26/11/2014.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 199, Diciembre de 2014. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
É comum na atualidade encontrar praticantes de qualquer atividade física independente do iniciante ou atleta, o consumo de suplementos alimentares assim como anabolizantes musculares. Geralmente a primeira idéia que se tem é que o suplemento, seja ele qual for, auxiliará no ganho de força e massa muscular e que a prescrição do nutricionista não é necessária, assim como a instrução do educador físico. É a partir deste pensamento que encontramos relatos de praticantes de atividade física, em especial a musculação, utilizando de forma errônea o suplemento, uma vez que a informação completa ainda é limitada por questões de custos e pela própria vontade do praticante de conseguir resultados em curto prazo, não se importando com as conseqüências negativas que podem ocorrer em longo prazo.
Os suplementos alimentares estão cada vez mais fáceis de conseguir, inclusive aqueles ilegais em território nacional, como a creatina, e por essa facilidade temos altos índices de uso indevido de tais suplementos. Com o avanço da tecnologia encontramos diversos tipos de suplementos, seja individual como o BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), Whey Protein (proteína isolada do leite), Maltodextrina e até suplementos compostos como Animal Mega Pack que é um conjunto de substâncias como proteínas, aminoácidos em um pacote com vários comprimidos mastigáveis. O grande problema de tantos suplementos são suas funções e o público alvo. Já é provado que para atingir um objetivo como por exemplo perder peso e reduzir o nível de gordura corporal, um programa específico de treino aliado a uma dieta balanceada e objetiva para tal é suficiente, uma vez que o organismo quebra a homeostasia e se adapta ao novo ritmo de vida. Porém o marketing de tais produtos é tão grande que aqueles que querem atingir este objetivo em especial as mulheres, submetem-se ao uso irregular destes produtos sem antes consultar o profissional para prescrição de tal suplemento. Já nos homens o objetivo-mor é o ganho de massa muscular, e para a maioria dos praticantes de musculação, os fins justificam os meios, o abuso de suplementos como o já citado “Animal Mega Pack”, creatina, maltodextrina são fatores auxiliares para o desenvolvimento de doenças em longo prazo, dentre ela o câncer, uma vez que tais suplementos podem se transformar em tecido adiposo se o gasto energético do praticante não for compatível com a quantidade de energia adquirida com o suplemento, desta forma observa-se que muitos praticantes desenvolveram problemas renais (em especial com o uso indevido da creatina e do Animal Mega Pack), hepáticos e em alguns casos o comportamento torna-se agressivo, nos levando ao perfil do usuário de anabolizante muscular.
Os suplementos devem ser sempre utilizados para suprir as necessidades energéticas de acordo com o consumo energético de cada praticante de atividade física, ou seja, o praticante de musculação só deve utilizar o suplemento, seja qual for se houver necessidade para tal, se o organismo estiver preparado para receber a dose indicada e se sua alimentação não for suficiente para suprir os gastos energéticos, e claro após a prescrição de um nutricionista capacitado. De acordo com relatos até mesmo o uso da Creatina, um suplemento proibido no Brasil tem suas vantagens, porém não se deve fazer uso da creatina e de outros suplementos de forma continuada em um longo período de tempo, devido à sobrecarga renal e hepática que tal suplemento provoca em administrações longas.
Os suplementos são instrumentos que devem ser utilizados com cautela e sempre com a indicação e supervisão de nutricionistas, educadores físicos e médicos para acompanhamento do progresso e da resposta do organismo, se forem administrados desta forma, os suplementos só tem a adicionar em qualidade de vida ao praticante de atividade física, caso contrário doenças e distúrbios no organismo podem prejudicar o praticante de atividade física.
Conclusão e apreciação crítica
O fato dos suplementos estarem em evidência no mercado e nas várias academias e centros de treinamento mostra a sua função para auxiliar atletas e praticantes e qualquer atividade física a suprir necessidades energéticas e construir um organismo resistente a inúmeras anomalias sejam estas gripes, resfriados e até mesmo lesões uma vez que o corpo estando e harmonia e sendo nutrido de forma correta, aliado ao bom desenvolvimento dos exercícios físicos torna-se mais resistente e forte. Não só pela estética, mas por bons resultados em treinos de intensidade acentuada, o uso dos suplementos deve estar presentes uma vez que a qualidade dos alimentos tem sido colocada em dúvida por causa do uso de medicamentos e adaptações genéticas e climáticas fazendo com que os alimentos percam suas propriedades nutritivas, fazendo do suplemento alimentar um fator determinante para a construção de um corpo saudável.
Porém, não devemos deixar de lado a importância da orientação dos profissionais da área da saúde, nutricionistas, educadores físicos e médicos, uma vez que o uso indevido dos suplementos alimentares pode colocar a saúde do praticante de atividade física em risco, sobrecarregando as funções renais e hepáticas, que em longo prazo podem desencadear uma série de patologias que se não observadas e tratadas a tempo podem levar o praticante de atividade física a morte.
A suplementação alimentar só tem a adicionar em qualidade de vida se feita e administrada de forma correta, não devendo ser confundida com o uso de anabolizantes musculares, inclusive de uso veterinário que tem crescido nas academias de musculação de todo o país.
Com orientação correta, prevenção e acompanhamento adequado o uso de suplementos alimentares é liberado, tornando-se instrumento fundamental para que o corpo mantenha a homeostasia saudável, proporcionando uma melhora na qualidade de vida do praticante de atividade física.
Referências
BERTOLDO URTADO, Christiano; CORDEIRO, Raphaella. A importância das proteínas para a saúde e hipertrofia muscular. Rev. Suplementação, São Paulo, n.4, p.12-14, julho/ago, 2009.
DA SILVA, Prof. Dr. Carlos Alberto, Exercício, Nutrição e Orientação: sinônimos de um coração protegido. Rev. Suplementação, São Paulo, n4, p.40-44, julho/ago, 2009.
DE ARAÚJO, Leandro Rodrigues; JESUÍNO, Andreolo; SILVA, Maria Sebastiana. Utilização de suplemento alimentar e anabolizante pro praticantes de musculação nas academias de Goiânia-GO. Rev. Bras. Ciên. e Mov. Brasília v.10 n. 3 p. julho 2002.
MORAIS, Renata. Exercícios Físicos aliado ao Consumo de Creatina aumenta a capacidade das células absorverem glicose. Disponível em: http://www.usp.br/agen/repgs/2006/pags/060.htm. Acesso em: 12 de outubro de 2009.
NICASTRO, H.; DATTILO, M.; ROGERO, M. M. A suplementação de L-arginina promove implicações ergogênicas no exercício físico? Evidências e considerações metabólicas. R. bras. Ci e Mov. 2008; 16(1): 115-122.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 19 · N° 199 | Buenos Aires,
Diciembre de 2014 |