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O jogo ‘Dominando o atletismo’ como um recurso 

didático-pedagógico para as aulas de Educação Física

El juego ‘Dominando el atletismo’ como recurso didáctico-pedagógico en las clases de Educación Física

 

Departamento de Educação Física

IB/UNESP/ Rio Claro

(Brasil)

Sara Quenzer Matthiesen | Thaís Yuri Jo Santos

Guy Ginciene Márcio Kazuhiko Kamimura

Graziela Sarmento | Juliana Cardoso Daniel

Fernando Paulo Rosa de Freitas

guy_ginciene@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          Apesar da importância do atletismo, ainda são vários os problemas enfrentados por aqueles que se dedicam a ensinar essa modalidade. Procurando estratégias que contribuam para sanar algumas dessas dificuldades, dedicamo-nos à confecção de jogos de mesa adaptados ao seu ensino na escola. Um dos jogos integrantes desse projeto foi o jogo de dominó, que deu origem ao jogo “Dominando o atletismo”, desenvolvido com base em 3 etapas. Na 1ª Etapa foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica, a fim de coletarmos informações sobre a existência de jogos de mesa adaptados ao ensino do atletismo. A 2ª Etapa foi destinada à confecção do jogo “Dominando o atletismo”. Já a 3ª Etapa destinou-se à aplicação do jogo em aulas de Educação Física, entre alunos da 7a série. Os resultados da aplicação evidenciaram que o jogo foi bem aceito pelos alunos, em especial, por seu caráter lúdico e por remetê-los ao conhecimento das provas do atletismo. Nesse sentido, constatamos sua eficácia no ensino dessa modalidade esportiva, quer seja para a introdução de conceitos, quer seja para reforçar conhecimentos desenvolvidos pelo professor de Educação Física.

          Unitermos: Atletismo. Jogos. Educação Física.

 

Recepção: 30/08/2014 - Aceitação: 22/10/2014.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 199, Diciembre de 2014. http://www.efdeportes.com/

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Introdução

    Considerado como um dos conteúdos da Educação Física (MATTHIESEN, 2007; 2009), ainda há muito a ser feito para a difusão do atletismo em nosso país, especialmente em relação às aulas de Educação Física.

    Entre as justificativas mais comuns apresentadas pelos professores para que o ensino do atletismo não ocorra na escola estão a falta de material e de espaço físico adequados e o aparente desinteresse de alguns alunos por essa modalidade esportiva (MATTHIESEN, 2007; CALVO, 2004; SILVA, 2005).

    Ampliando parte dessa discussão, Kunz (1999) observa que, muitas vezes, o professor fica condicionado às estruturas ou instalações existentes na escola – normalmente, a de uma quadra poliesportiva – restringindo-se a ensinar as modalidades esportivas próprias desse espaço, como é o caso do voleibol, do basquetebol e do futsal.

    Fica, então, a cargo do professor, a iniciativa para a criação de estratégias capazes de suprir – ou, ao menos, amenizar – as possíveis dificuldades existentes em relação ao espaço físico e materiais esportivos, de forma a propiciar o contato dos alunos com as diferentes modalidades esportivas.

    Pensando nisso, o GEPPA - Grupo de Estudos Pedagógicos e Pesquisas em Atletismo, do Departamento de Educação Física da Unesp/Rio Claro dedicou-se à produção de jogos de mesa adaptados ao ensino do atletismo. Visando subsidiar o trabalho do professor de Educação Física em suas aulas, a proposta desse projeto foi produzir, aplicar e avaliar alguns jogos de mesa como recurso didático-pedagógico para o ensino do atletismo em aulas de Educação Física na escola.

    Partindo do tradicional jogo de dominó, o jogo de mesa “Dominando o atletismo” por exemplo, tem como intuito auxiliar na introdução aos conhecimentos relacionados ao atletismo, podendo ser utilizado em diferentes espaços físicos como a sala de aula, o pátio da escola ou a quadra esportiva, aproximando os alunos ou reforçando seus conhecimentos acerca de suas provas de uma forma lúdica.

    Como se sabe, o jogo de dominó tem sido praticado há anos por diferentes faixas etárias. Pesquisando a história desse jogo, descobrimos que é difícil precisar sua origem, embora haja indícios de que possa ter ocorrido na China, entre 234 a 181 a. C. e começado a circular fora dela durante o reinado de Kao Tsung (1163 a 1127 a.C), filho do imperador Hui Tsung, que teria recebido o jogo de dominó de presente (JOGOS..., [200?]).

    Embora não seja consenso, os primeiros indícios da presença do dominó na Europa, em especial na Itália e, mais tarde, na Inglaterra, são de meados do século XVIII, quando era jogado nas cortes de Veneza e Nápoles, chegando à Inglaterra anos mais tarde (JOGOS..., [200?]).

    Atualmente, o jogo de dominó é praticado em quase todos os países do mundo, mas é mais popular na América Latina. No Brasil, o jogo teria chegado por meio dos portugueses, logo se transformando num jogo de passatempo para os escravos (JOGOS..., [200?]).

    Vale observar o interesse de algumas áreas do conhecimento como a Matemática e a Geografia na utilização desse jogo como um recurso didático-pedagógico para o ensino de determinados conteúdos.

    Autores como Delbem; Alves; Lamas (2010), Lamas (2010), Hanhu (2010) desenvolveram jogos voltados ao aprendizado da Matemática com o intuito de sanar dificuldades dos alunos nas quatro operações, além de contribuir para a fixação e introdução de conceitos.

    Na Geografia, Breda (2010), adaptou as peças do jogo de dominó inserindo perguntas e imagens sobre determinados temas. Na Educação Física, os únicos trabalhos localizados nesse sentido foram os de Sibila et al. (2010), com o “Micotismo” e o de Matthiesen et al. (2010) com o “memória do atletismo”, ambos integrantes de Projeto do Núcleo de Ensino desenvolvido pelo GEPPA, com o apoio da Prograd/Unesp, do qual o jogo “Dominando o atletismo” também faz parte.

    Isso demonstra que embora ainda não tenham sido suficientemente explorados como um recurso didático-pedagógico para ensino de determinados conteúdos, os jogos de mesa – como é o caso do dominó - merecem atenção, uma vez que, quando adaptados, podem se tornar um bom aliado do professor.

Objetivo

  • Produzir, aplicar e avaliar o jogo “Dominando o atletismo” em aulas de Educação Física na escola, verificando suas contribuições como um recurso didático-pedagógico para o ensino do atletismo.

Metodologia

    O projeto “Jogos de mesa para o ensino do atletismo na escola” teve como objetivo a confecção de jogos de mesa adaptados ao ensino do atletismo na escola.

    Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa apoiada por uma revisão bibliográfica, também caracterizada como uma pesquisa aplicada tendo em vista “[...] um interesse prático, isto é, que os resultados sejam aplicados ou utilizados, imediatamente, na solução de problemas que ocorrem na realidade” (MARCONI; LAKATOS, 1999, p.22).

    No caso específico dessa pesquisa, espera-se que seus resultados possam colaborar para incentivar o ensino do atletismo em aulas de Educação Física no campo escolar, a partir da utilização de jogos de mesa especialmente adaptados para esses fins.

    Um dos jogos integrante desse projeto foi o jogo de dominó, que deu origem ao jogo “Dominando o atletismo”, desenvolvido com base em 3 etapas:

    Na 1ª Etapa foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica em livros, artigos e websites, a fim de coletarmos informações sobre a existência de jogos de mesa adaptados ao ensino do atletismo.

    Não tendo sido identificado nenhum registro nesse sentido, passamos a definir os jogos de mesa passíveis de adaptação ao ensino do atletismo, dentre os quais, selecionamos o jogo de dominó, por ser considerado um jogo de mesa tradicional e bastante conhecido; por atender aos objetivos da pesquisa, em especial, em relação às possibilidades de adaptação para o ensino de conteúdos relacionados ao atletismo; além de ser, como demonstrou a própria pesquisa, bastante estimulante.

    A 2ª Etapa foi destinada à confecção do jogo de dominó adaptado ao ensino do atletismo. Nessa fase, considerando-se o limite do número de peças, foram desenhadas algumas das provas do atletismo para comporem esse jogo, tais como: “arremesso do peso”, “salto com vara”, “salto em distância”, “marcha atlética”, “maratona”, “lançamento do martelo” e “100 metros rasos”.

    Após impressas, as figuras foram coladas em folhas de EVA, cobertas com folha plástica adesiva e recortadas tais como as peças do jogo de dominó tradicional (Figura 1).

Figura 1. Peças do Jogo “Dominando o atletismo”

Fonte: Própria

    A 3ª Etapa destinou-se à aplicação do jogo em aulas de Educação Física, entre alunos da 7a série de uma escola pública do Ensino Fundamental, de Rio Claro/SP, que se dividiu em duas fases:

  1. Aplicação do jogo propriamente dito;

  2. Aplicação de questionário de avaliação.

    A aplicação do jogo começou com a explicação das regras (figura 2), bastante similares às do jogo de dominó tradicional.

    Com o objetivo de dispor das peças, colocando-as na seqüência das colocadas sobre a mesa, o vencedor do jogo seria aquele que conseguisse “baixar” todas as suas peças primeiro. Na impossibilidade de se prosseguir com o jogo, o participante com o menor número de peças na mão seria considerado como vencedor.

Figura 2. Regras do jogo “Dominando o atletismo”

Fonte: Própria

    Depois de esclarecidas as regras, foram distribuídos nove jogos “Dominando o atletismo” para grupos de 2 a 4 alunos da classe (figura 3).

    O jogo deveria ser iniciado por aquele que tivesse a peça dobrada da “maratona” ou do “arremesso do peso” (figura 4), colocando-a sobre a mesa, propiciando o prosseguimento das jogadas.

Figura 3. Embaralhando as peças

Fonte: Própria

 

Figura 4. Peças para o início do jogo

Fonte: Própria

    Durante a montagem do dominó, os membros do GEPPA auxiliaram os alunos com as dúvidas que surgiram sobre as regras do jogo.

    Ao término dessa fase, foi iniciada a 2a etapa da aplicação, quando os alunos foram submetidos a um questionário, com uma questão quantitativa, uma de múltipla escolha e duas discursivas, visando “medir com melhor exatidão” a viabilidade do referido jogo para o ensino de conteúdos relacionados ao atletismo (CERVO; BERVIAN, 1983, p. 159).

Resultados e discussão

    A fim de verificarmos a viabilidade do jogo “Dominando o atletismo” como um recurso didático-pedagógico para o ensino do atletismo em aulas de Educação Física, nos referiremos a cada uma das questões integrantes do questionário respondido por 9 alunos.

    Na questão 1, as notas 5, 8 e 9 foram pontuadas por apenas um aluno, enquanto que a nota 10, foi pontuada por 6 alunos, conforme ilustra o gráfico 1.

Gráfico 1. Representação dos resultados da questão 1

    O gráfico 1 evidencia que o jogo foi bem aceito pelos alunos, já que 66% dos participantes da pesquisa assinalaram o valor máximo previsto nessa questão.

    A observação revelou que, durante a aplicação, a maioria das duplas criou um ambiente de competição, fator que colaborou para que o jogo ficasse mais emocionante, sem perder o caráter lúdico da atividade.

2.     “Quanto o jogo “Dominando o atletismo” o (a) ajudou a conhecer as provas do atletismo?”

    Para responderem à questão 2 os alunos poderiam opinar entre as seguintes respostas: “nada”, “pouco” e “muito”. A análise das respostas demonstrou que apenas 1 aluno respondeu a alternativa “nada”; nenhum aluno optou pela alternativa “pouco”, enquanto que 8 alunos responderam a alternativa “muito” conforme ilustra o gráfico 2.

Gráfico 2. Representação dos resultados da questão 2

    Os dados demonstram que a maioria dos alunos declarou ter aprendido “muito” sobre as provas do atletismo. Com base na regra do jogo “Dominando o atletismo” que previa a leitura dos nomes da prova em voz alta, os alunos puderam memorizar as provas do atletismo, demonstrando ser o jogo viável para a ampliação dos conhecimentos acerca dessa modalidade esportiva.

    Além disso, vale destacar o grande entusiasmo demonstrado pelos alunos que, durante o tempo previsto para a aplicação do jogo, quiseram jogá-lo repetidas vezes. Entretanto, não há como desconsiderar que um dos alunos assinalou a opção “nada”, mesmo que não tenhamos como apontar os motivos que o levaram a essa afirmação, considerando não haver um espaço, no questionário, destinado a essa justificativa. De qualquer forma, na questão seguinte, o aluno afirmou ter se divertido jogando “Dominando o atletismo” com seu colega.

3.    “O que você aprendeu jogando “Dominando o atletismo”?”

    Dentre as respostas fornecidas pelos alunos à questão 3, vale destacar as seguintes:

  • “Todos os esportes (...) de campo e pista. E foi bem legal”;

  • “O atletismo que eu não sabia. Marcha Atlética”;

  • “Provas de Atletismo”;

  • “Eu aprendi mais coisas tipo arremesso de martelo”;

  • “Lembrei um pouco mais de algumas modalidades mas me diverti muito também”;

  • “Várias provas de atletismo que eu não conhecia como por exemplo a marcha atlética e também as provas de campo e de corrida”;

  • “Ah não aprendi nada. Só me diverti na verdade, jogando com meu colega”;

  • “Eu consegui decorar o nome (...), eu lembro mais sobre o atletismo com o jogo”;

  • “Diversos nomes (...) e o desenho ajuda bastante a entender como se pratica o esporte”.

    As respostas demonstram o forte apelo motivacional do jogo “Dominando o atletismo”, já que promoveu um grande envolvimento por parte dos alunos, motivando-os a executarem várias repetições, além de estimular a aprendizagem à medida que promoveu a visualização, verbalização e, portanto, a memorização das provas do atletismo.

    Alguns alunos afirmaram que aprenderam o nome de novas provas como a “marcha atlética”, apesar de não saberem a terminologia correta de outras como o “lançamento do martelo”, registrando “arremesso de martelo”. Entretanto, vale observar que se comparadas a outras provas do atletismo, tais provas são menos populares nesse universo.

    Nota-se que um dos alunos demonstrou um conhecimento mais aprofundado, registrando a existência de provas de campo e de pista, as quais não haviam sido mencionadas pelos membros do GEPPA até então, o que sugere ter havido um contato prévio com o atletismo. Outros responderam que o jogo foi útil para relembrar conhecimentos, comprovando que já haviam tido um contato anterior com essa modalidade esportiva.

    Vale lembrar que não tínhamos como objetivo fazer com que os alunos decorassem todos os nomes das provas, tampouco que isso ocorresse de uma só vez, mas, que entrassem em contato com a terminologia específica das provas do atletismo, memorizando-as, mesmo porque pudemos verificar pelas respostas certa confusão conceitual entre o que é a “modalidade esportiva” atletismo e as “provas” do atletismo.

    Outro fator de extrema relevância e que pode ter contribuído para o aprendizado dos alunos, foi a ilustração das provas do atletismo com o respectivo nome, já que por meio delas puderam visualizar alguns dos movimentos utilizados durante as provas, ampliando seus conhecimentos.

    A fim de verificar se esse jogo poderia contribuir para a prática do atletismo foi perguntado aos alunos:

4.    “O jogo o (a) motivou a praticar alguma prova do atletismo? Qual delas e por quê?”

    As respostas a questão 4, foram as seguintes:

  • “Não, pois não curto fazer muitas atividades”;

  • “Sim, a marcha atlética, porque ajuda a deixar a perna mais forte e eu sou muito bom”;

  • “Primeiramente eu não gosto de esporte mas se fosse para praticar eu praticaria salto com vara porque deve ser muito legal e interessante”;

  • “Sim, porque eu aprendi mais arremesso de peso e martelo”;

  • “Sim, 100 metros rasos porque eu gosto muito de correr”;

  • “Sim, salto com vara porque é muito bom para o corpo”;

  • “Gosto de todos mas prefiro a corrida e os saltos”;

  • “Não”;

  • “Por enquanto não, eu não gosto. Eu prefiro jogar futebol, mas não tenho nada contra. Se um dia me der vontade eu posso ver um desses para fazer”.

    As respostas demonstram que o jogo “Dominando o atletismo” pode contribuir para despertar o interesse pela prática dessa modalidade esportiva, afinal, aponta Matthiesen (2007), o fato de não terem muito contato com o atletismo acaba agravando o desinteresse por esse conteúdo, quando ministrado em aulas de Educação Física.

    Nesse sentido, jogos como esse poderiam auxiliar o professor de Educação Física a apresentar as provas do atletismo de uma forma que despertasse a curiosidade dos alunos, estreitando os laços com essa modalidade esportiva, motivando-os a conhecê-la, inclusive praticamente.

    Além do mais, constatamos pelas respostas aos questionários que o jogo “Dominando o atletismo” pode ser utilizado tanto para introduzir um conhecimento novo como para reforçar conhecimentos adquiridos sobre essa modalidade esportiva. Basta que o professor defina objetivos claro que orientem sua utilização durante as aulas de Educação Física.

    Com base na análise das respostas dos questionários, consideramos que a maioria dos alunos avaliou o jogo positivamente, atribuindo nota acima de 8.

    As respostas às questões discursivas, por sua vez, demonstraram os bons resultados proporcionados pelo jogo, pois, para alguns, serviu como um divertimento e, para outros, demonstrou ser um complemento aos conteúdos trabalhados pelo professor de Educação Física na escola, além de servir para apresentar novos conceitos.

    Com base em Betti (1999), verificamos que estratégias como essas podem contribuir para o desenvolvimento dos conteúdos na escola. Segundo ela: “Falta aos professores incluir uma nova forma didática de ensinar o esporte, adotando a teoria (cognitiva, social e cultural) juntamente com a prática” (BETTI, 1999, p. 29).

    Poderíamos dizer, portanto, que cabe ao professor diversificar o quanto puder as formas de apresentação e desenvolvimento dos conteúdos previstos, inclusive aproximando-os ao universo cultural do aluno.

    O jogo “Dominando o atletismo” cumpre, a nosso ver, esse papel já que além de estimular o campo cognitivo, exercitando a capacidade de raciocínio, recupera, em termos culturais, jogos tradicionais que têm sido deixados de lado em função dos inúmeros jogos virtuais.

    Os resultados dessa aplicação nos levam, portanto, a comprovação de que o jogo “Dominando o atletismo” pode ser utilizado como um recurso didático-pedagógico para o ensino do atletismo para além de formas mais tradicionais como os jogos pré-desportivos, as aulas expositivas ou a repetição dos gestos técnicos, usualmente utilizados pelo professor em aulas de Educação Física.

    Esse jogo, inclusive, poderá auxiliar o professor a suprir algumas das justificativas apontadas por Matthiesen (2007; 2009) e Silva (2005) no que se refere às dificuldades de ensiná-lo na escola, em especial, por ser essa uma forma que demonstrou motivar os alunos a conhecê-lo melhor, independentemente das condições de espaço e infra-estrutura.

    Por fim, verificamos que atrelar os jogos de mesa ao ensino de conteúdos da Educação Física - nesse caso, do atletismo -, pode se constituir em uma estratégia interessante a ser utilizada pelo professor de Educação Física em suas aulas na escola.

Considerações finais

    O jogo de dominó está longe de ser algo novo. Entretanto, a sua adaptação para o ensino do atletismo nos moldes propostos pelo jogo “Dominando o atletismo” demonstrou ser essa uma alternativa eficaz para o ensino de conteúdos relacionados às provas dessa modalidade esportiva, quer seja para introduzi-las, em termos conceituais, ao universo dos alunos, quer seja para reforçar conhecimentos desenvolvidos pelo professor de Educação Física em suas aulas sobre o atletismo.

    Há de se observar, entretanto, que o jogo “Dominando o atletismo”, por si só, pode ser insuficiente, em alguns casos, para a apreensão do conteúdo proposto pelo professor, especialmente, se o número de vezes em que for utilizado for muito restrito.

    Ciente disso, o professor deve estar atento àquilo que espera que seus alunos demonstrem a partir da utilização desse jogo em aulas de Educação Física, uma vez que este pode ser utilizado, inclusive, como um complemento às aulas de atletismo por ele ministradas, reforçando, assim, conhecimentos ensinados por meio de outras estratégias.

    Vale ressaltar que não é preciso ser artista, nem possuir muitos recursos financeiros para desenvolver um jogo como este. Iniciativas como esta, que contou com a participação de estudantes de graduação em Educação Física, demonstrou que vontade e criatividade são ferramentas essenciais quando se pretende colaborar com a melhoria do ensino, buscando solucionar alguns dos problemas existentes em relação ao ensino de conteúdos como o atletismo.

    Por fim, vale apontar que, em termos motivacionais, o jogo “Dominando o atletismo” também demonstrou ser muito eficiente, uma vez que, ao mesmo tempo em que brincam, os alunos relacionam-se com um conteúdo específico e que propicia o conhecimento próprio dessa modalidade esportiva, evidenciando que “brincando também se aprende”.

    Ao término dessa pesquisa esperamos contribuir para que outros professores de Educação Física façam uso de jogos de mesa em suas aulas, a exemplo do “Dominando o atletismo”, haja vista a importância e eficiência dessa estratégia para o ensino de conteúdos vinculados à Educação Física, como foi o caso do atletismo. Afinal, lembram Darido e Rangel (2005): “a Educação Física, ao considerar o jogo conteúdo, colabora para que o mesmo continue a ser transmitido de geração em geração, alicerçando esse patrimônio cultural tão importante para a humanidade” (p. 158).

    Assim, tendo como compromisso “trazer para o aluno o que há de melhor no mundo do conhecimento e da tecnologia, para poder aprimorar sempre as oportunidades de aprender” (DEMO, 2009, p.71), estamos certos das contribuições do jogo “Dominando o atletismo”.

    Além disso, esperamos motivar o desenvolvimento de outras iniciativas que busquem a adaptação e/ou construção de jogos de mesa, capazes de contribuir para o ensino de conteúdos da Educação Física, em especial, do atletismo em aulas no campo escolar.

Referências

  • BETTI, I. ANDRADE RANGEL, C. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, Rio Claro, v. 1, n. 1, p. 25-30, jun. 1999.

  • BREDA, Thiara Vichiato. Aprendendo brincando: o uso de jogos na sala de aula: uma experiência no município de Ourinhos –SP. In: ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE ENSINO DA UNESP, 2.;ENCONTRO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, 1., 2010, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: Universidade Estadual Paulista, 2010. p. 1-5. 1 CD-ROM.

  • CALVO, Adriano Percival. O Atletismo como conteúdo da Educação Física Escolar: estudo com universitários matriculados na disciplina Fundamentos de Atletismo em 2004. 2005. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2005.

  • CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro. Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1983. 249p.

  • DARIDO, Suraya Cristina (Org.); RANGEL, Irene Conceição Andrade (Org.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

  • DELBEM, Débora; ALVES, Edmar José; LAMAS, Rita de Cássia Pavani. A contribuição do jogo dominó das frações para o ensino de frações. In: ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE ENSINO DA UNESP, 2.;ENCONTRO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, 1., 2010, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: Universidade Estadual Paulista, 2010. p. 1-4. 1 CD-ROM.

  • DEMO, Pedro. Aprendizagens e novas tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, Cristalina, v. 1, n. 1, p.53-75, ago. 2009.

  • HANHU, Elizabeth Tiemi. Uso de materiais manipuláveis no ensino de matemática para o 6º ano do ensino fundamental. In: ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE ENSINO DA UNESP, 2.;ENCONTRO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, 1., 2010, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: Universidade Estadual Paulista, 2010. p. 1-4. 1 CD-ROM.

  • JOGOS antigos. [S.l.], [200?] Disponível em: http://www.jogos.antigos.nom.br/domino.asp. Acesso em 06 abr. 2010.

  • KUNZ, Elenor. Didática em Educação Física. Ijuí: Unijuí, 1999.

  • LAMAS, Rita de Cássia Pavani. O subprojeto PIBID da licenciatura em matemática em São José do Rio Preto. In: ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE ENSINO DA UNESP, 2.; ENCONTRO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, 1., 2010, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: Universidade Estadual Paulista, 2010. p. 1-3. 1 CD-ROM.

  • MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: Planejamento e Execução de Pesquisas; Amostragens e Técnicas de Pesquisa; Elaboração, Análise e Interpretação de Dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

  • MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

  • MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo se aprende na escola. 2. ed. Jundiaí: Fontoura, 2009.

  • MATTHIESEN, Sara Quenzer; SIBILA, Camila Basso; ARAUJO, Andrea Mendez; IASI, Thayná; Santos, Thais Yuri Jó; FRAIHA, Ana Lívia; KAMIMURA, Márcio Kazuhiko; DANIEL, Juliana Cardoso; SARMENTO, Graziela; COSTA, Paulo.; FREITAS, Fernando Paulo Rosa de. Jogos de mesa para o ensino do atletismo na escola: sobre o jogo Memória do atletismo. Núcleos de Ensino da Unesp São Paulo 2010. São Paulo: Unesp, 2010, v. , p. -.

  • MENINO, Fernanda dos Santos; BARBOSA, Ruy Madsen. Dominós: um recurso lúdico na aprendizagem de sucessões. In: VII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004, São Paulo/SP. Anais...São Paulo, 2004.

  • SIBILA, Camila Basso; MATTHIESEN, Sara Quenzer; SANTOS, Thais Yuri Jó; SARMENTO, Graziela; FREITAS, Fernando Paulo Rosa de. de. Jogos de mesa para o ensino do atletismo na escola: sobre o jogo "Micotismo". Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 9, p. 181-186, 2010.

  • SILVA, Augusto César Lima e. O atletismo em aulas de educação física: pesquisa com professores da rede pública de Rio Claro. 2005. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Educação Física) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

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