Análise da participação da Educação Física em projetos sociais Estudio de la participación de la Educación Física en proyectos sociales Analysis of the participation of Physical Education in social projects |
|||
*Graduado em Educação Física **Docente do Departamento de Educação Física da Faculdade Guairacá (Brasil) |
Marcos Roberto Brasil* Ilma Célia Ribeiro Honorato** |
|
|
Resumo Esta pesquisa teve por finalidade analisar a participação efetiva da Educação Física em projetos sociais, com o intuito de mostrar a possibilidade de Educação Física interagir e oportunizar a socialização, o ato motor e a aquisição de cultura. Para tanto, o estudo pautou-se em uma metodologia qualitativa, com a utilização de questionário e análise documental. Os dados foram analisados e considerou que os projetos sociais em sua maioria têm como objetivo principal amenizar a desigualdade social existente e o esporte por sua vez, é utilizado com meio para atingir tal objetivo. Os projetos analisados obtiveram grande respaldo quanto à participação efetiva dos participantes, dessa forma, compreendemos que a Educação Física, em nossa amostra investigada, tem a possibilidade de promover desde o ato motor até a socialização. Unitermos: Educação Física. Projetos sociais. Esporte.
Abstract This research was intended to analyze the effective participation of the physical education in social projects, with the aim of showing the possibility of physical education interact and provide opportunities for socialization, the motor Act and the acquisition of culture. To this end, the study was a qualitative methodology, with the use of a questionnaire and documentary analysis. The data were analyzed and considered that the social projects mostly have as main goal to ease the existing social inequality and the sport is used with means to achieve this goal. The projects analyzed were great support regarding the effective participation of participants, thus, we understand that physical education, in our sample investigated, has the possibility to promote since the motor act until the socialization. Keywords: Physical Education. Social projects. Sport.
Recepção: 08/11/2014 - Aceitação: 03/12/2014.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 199, Diciembre de 2014. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
Com o desenvolvimento e o crescimento global dos tempos atuais, a desigualdade social também vem aumentando, a qual abre grande oportunidade para o surgimento de planos, programas e projeto sociais, os quais tentam amenizar essa desigualdade. Neste sentido as crianças e os adolescentes são o principal enfoque participativo de acesso ao conhecimento e ao lazer por meio de atividades físicas, esportivas, artísticas, musicais e culturais. Com isso a Educação Física também é utilizada como parte integrante e como elemento de socialização e promoção da saúde. (CORREIA, 2008).
O trabalho da Educação Física em projetos sociais mostra-se importante para a sociedade e para os futuros professores e profissionais da área, pois mesmo os alunos tendo essa disciplina na grade curricular, em projetos sociais ela é trabalhada de uma maneira diferenciada da escola, de uma maneira lúdica, na qual não existe cobrança por parte dos professores, quanto ao conhecimento, trabalhos, tarefas por não se tratar de um processo ensino e aprendizagem com atribuições de média final e também não se tratar de um clube ou uma escolinha específica em que o objetivo principal está centrado no rendimento. Nesse sentido se fazem importante que a Educação Física não fique atrelada e trabalhada somente em escolas, mas em outros setores da sociedade (TAVARES, 2004).
Ao retratar que a Educação Física muitas vezes exerce um papel secundário na sociedade e também enquanto disciplina escolar, este trabalho mostra que por meio de diversas atividades físicas, esportivas, artísticas, musicais e culturais podemos formar e até mesmos transformar um cidadão, sendo esse mais crítico e participativo, exigente e reivindicador de seus direitos perante a sociedade. Dessa forma, pensamos ser de fundamental importância um trabalho que contemple a questão dos projetos sociais, bem como a participação efetiva da Educação Física, e em específico do esporte enquanto fenômeno social, que oportuniza e integra sem exclusão.
Diante do contexto apresentado, o presente estudo analisou a participação efetiva da Educação Física em dois projetos sociais, e se os mesmos têm atingido seus objetivos em relação à socialização dos participantes por meio do esporte, também dar visibilidade ao esporte como agente transformador da realidade desses participantes, que em sua maioria vivem em um grupo com situação de risco social.
Metodologia
A amostra foi composta por 77 (setenta e sete) crianças e adolescentes participantes do Projeto de Proteção ao Trabalho do Adolescente (PPTA), e o coordenador do Projeto Forças nos Esportes (PROFESP). Está pesquisa é caracterizada qualitativa, descritiva e de campo, tendo em vista que consiste em analisar, desvelar e descrever a importância da participação efetiva da Educação Física estar inserida em outros setores da sociedade e um desses setores se refere aos de projetos de cunho sociais. Foi utilizada a pesquisa documental, para o analise dos documentos dos projetos e a aplicação de questionário com questões abertas para os alunos.
Feita a coleta de, buscamos elencar as principais respostas obtido nos questionários e na entrevista, cabe ressaltar que nenhum aluno foi avisado previamente sobre a aplicação do questionário, foi escolhido um dia aleatório para a aplicação. O questionário foi aplicado a todos os alunos participantes do programa, que estavam presentes no dia da aplicação, para que não houvesse exclusão dos participantes.
O questionário era composto por 4 (quatro) questões abertas, para saber o que eles mais gostavam e o que menos gostavam do projeto, para fazer também a diferenciação das aulas da Educação Física Escolar e as aulas de Educação Física que é realizada no projeto social, além de saber se os mesmos não estivessem participando do projeto social o que os mesmos estariam realizando em seu tempo livre.
Resultados e discussões
A primeira pergunta do questionário referia-se ao interesse dos alunos participantes sobre o que mais gostavam nas aulas, em sua maioria, responderam atividades esportivas.
Pensamos que o grande número de respostas envolvendo esporte se deu por o programa trabalhar o esporte com metodologia diferenciada, de uma maneira mais lúdica, e por ser um programa que não visa o esporte de rendimento, mais um esporte que gere a socialização e integração entre os participantes, que não gere desconforto por parte dos participantes, assim com mostra Mello, Neto e Votre (2009, p. 76) que: “O papel do esporte e das atividades físicas nos projetos sociais, vem sendo valorizado em nossa sociedade, quer como elemento de formação, quer como elemento de socialização e promoção da saúde de adolescentes e jovens”.
Pensamos também que o esporte agindo como agente de socialização e integração dos participantes não pode ser excludente, mas sim que todos participam de uma forma única.
A pergunta número 2, se referia a que os participantes menos gostam dentro dos projetos. Analisando as respostas os participantes fazem relação há aqueles que trabalham mais na direção/coordenação do projeto do que outras variáveis. Pensamos que isso se da pelo fato de algumas questões em relação ao comportamento dos alunos, no qual devemos atentar para o fato das cobranças partirem de questões disciplinares, cooperativas e de integração grupal e não de uma forma que gere desconforto, mas sempre transmitindo limites e valores sociais.
A questão número 3 diz respeito aos participantes fazerem relação das aulas de Educação Física escolar e as aulas de Educação Física dos projetos sociais, ao analisarmos os questionários podemos observar que os alunos citam várias vezes aulas livres no ambiente escolar, ou seja, aquelas em que os alunos realizam qualquer atividade, da forma que bem entende, sem nenhuma sistematização ou orientação por parte do professor. Um ponto importante é em relação às aulas do ambiente escolar e as aulas proporcionadas pelos projetos sociais, no qual observamos uma grande diferença entre as duas realidades, vemos infelizmente ainda alguns professores que deixam de trabalhar a Educação Física, ou trabalham de uma maneira ainda de rendimento, competição, ou simplesmente não há trabalham. Porém, vale ressaltar que o projeto social, não tem objetivo de substituir as aulas de Educação Física escolar e sim, auxiliá-las e proporcionar um ambiente saudável e de possível re-socialização daqueles que estão à margem da sociedade.
A questão número 4 diz respeito à ocupação do tempo livre do aluno, ou seja, se ele não estivesse participando do projeto o que estaria realizando em seu tempo vago, ao receber e analisar a devolutiva do questionário pode observar que está era uma pergunta muito significativa no que se diz respeito à socialização e re-socialização dos mesmos, pois na grande maioria das respostas os alunos estariam somente em sua casa, somente assistindo televisão, ou jogando bola na rua, ou em alguns casos ajudando a sua família com deveres de casa, ou seja, ociosos. Com isso, essa ocupação do tempo livre dessas crianças e adolescentes é de grande importância para que a mesma não fique a mercê da marginalidade e criminalidade, ou ainda contribuindo para uma possível vida sedentária, relembrando que a grande maioria dessas crianças e adolescentes é de classe social menos favorecida e está questão da marginalidade e criminalidade no contexto dos mesmos e algo rotineiro e em certos casos, algo normal, pois convivem com este tipo de situação. Vemos somente nesta questão à grande importância de um projeto social, mesmo que seja por um único participante, já se faz valer todo o esforço e dedicação dos coordenadores, monitores e professores, ao realizar, planejar e desenvolver todas as atividades.
Considerações finais
Ao termino desta pesquisa podemos observar e confrontar os resultados obtidos, mostrando a grande importância da criação de um projeto social para a sociedade, pois a ocupação do tempo livre é de suma importância, pois ocupando essas crianças e adolescente, com atividades prazerosas, com cursos profissionalizantes, estaremos ao mesmo tempo instruindo e preparar os para o mercado de trabalho futuramente. Também podemos observar a grande importância da atividade física que é realizado nos projetos, pois tais atividades são diferenciadas do contexto escolar, a Educação Física é uma área rica em conhecimento, podendo ajudar na formação integral de crianças e adolescentes.
Finalizando a proposta desta pesquisa, o papel da Educação Física é muito importante, ou seja, não deve ficar atrelada somente dentro de um ambiente escolar, a mesma deve ser trabalhada em outros setores da sociedade, na sua totalidade.
Referencias
CORREIA, Marcos. Projetos sociais em educação física, esporte e lazer: reflexões e considerações para uma gestão socialmente comprometida. Revista Eletrônica da Escola de Educação Física e Desportos, UFRJ. Rio de Janeiro, RJ v. 4, p. 115-127. 2008.
MELLO, da S. André, NETO, F. Amarílio, VOTRE, J. Sebastião. Intervenção da Educação Física em projetos sociais: uma experiência de cidadania e esporte em Vila Velha. Revista Brasileira Ciência Esporte. Campinas, v.31, n. I, p. 75-91. Setembro 2009.
TAVARES, Sérgio. Educação Física e responsabilidade social. Revista Digital de Educação Física. Rio de Janeiro, RJ, p. 20-23. Maio 2004.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 19 · N° 199 | Buenos Aires,
Diciembre de 2014 |