Abordagem pedagógica desenvolvimentista na Educação Física escolar: uma visão pessoal El abordaje pedagógico desarrollista en la Educación Física escolar: una mirada personal |
|||
Discentes do Curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira (Brasil) |
Cristiane Ribeiro Candido de Souza José Alessandro de Araujo Taisy Lany Pereira de Menezes |
|
|
Resumo A Educação Física Desenvolvimentista está relacionada com o desenvolvimento motor do indivíduo e tem como foco ensinar e aperfeiçoar as habilidades motores através de atividades de acordo com a faixa etária em que eles se encontram. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi abordar a abordagem pedagógica desenvolvimentista enquanto conteúdo e suas possibilidades de ação através de uma revisão bibliográfica feita através de livros apostilas, artigos científicos e matérias disponíveis na Internet. Dessa forma, pode-se concluir que com base em reflexões criticas e pedagógicas foi possível ressaltar que a abordagem desenvolvimentista deve proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido através da interação entre o aumento da diversificação e a complexidade dos movimentos, porque a melhor capacidade de controlar o movimento facilita a exploração de si mesmo e, ao mesmo tempo, contribui para um melhor controle e aplicação do movimento. Unitermos: Desenvolvimentismo. Habilidades motoras. Educação Física.
Recepção: 20/10/2014 - Aceitação: 22/11/2014.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 199, Diciembre de 2014. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
O presente estudo tem como tema, A abordagem desenvolvimentista na Educação Física: uma breve reflexão, que tem como objetivo discorrer sobre as características dessa abordagem nas aulas de Educação Física Escolar.
A infância caracteriza-se pelo aprimoramento do comportamento motor que se reflete pela aquisição de várias habilidades motoras, como locomover, correr, saltar dentre outros.
Segundo Ferreira Neto (2004), para investigar o desenvolvimento motor é necessário compreender e estabelecer o conceito que será tomado como parâmetro, sendo assim o desenvolvimento motor é entendido como o aspecto do comportamento motor e do controle motor que está diretamente relacionado com os estudos das mudanças das transformações do desempenho motor durante os diferentes momentos da evolução da vida do indivíduo.
A Educação Física Desenvolvimentista está relacionada com o desenvolvimento motor do indivíduo e tem como foco ensinar e aperfeiçoar as habilidades motores através de atividades de acordo com a faixa etária em que eles se encontram, especificamente para crianças de quatro a quatorze anos.
Diante disso, o objetivo do presente estudo foi refletir sobre a abordagem pedagógica desenvolvimentista enquanto conteúdo e suas possibilidades de ação.
Metodologia
O presente estudo se classifica como pesquisa bibliográfica, que segundo Gil (1991) ela é elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.
Referencial teórico
A teoria desenvolvimentista baseia-se no desenvolvimento motor como principal meio para a aprendizagem. Nesta abordagem é defendida a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da educação física, não sendo sua função o desenvolvimento das capacidades que auxiliem na alfabetização e o pensamento lógico-matemático, embora isto possa ocorrer como uma consequência da prática motora (DARIDO, 1998).
O desenvolvimento motor é um processo contínuo e gradual, na qual, desde os primeiros anos de vida ele está em constante processo de aprendizagem e novos movimentos. O desenvolvimento caracteriza-se por mudanças que vão da concepção até a morte, seguindo uma ordem e coerência no conjunto de mudanças, apresentando uma sequencia (MANOEL, 1994). A Educação Física tem um papel importante no processo de aperfeiçoamento do movimento motor, oferecendo experiências de novos movimentos.
De acordo com Go Tani (1988) apud Costa, Coelho e Santana (2012), existem três aspectos relacionados ao desenvolvimento e aprendizado da criança na educação física escolar:
“Em primeiro lugar, o estabelecimento de objetivos, conteúdos e métodos de ensino coerentes com as características de cada criança; em segundo lugar, a observação e a avaliação mais apropriada dos comportamentos de cada indivíduo, permitindo um melhor acompanhamento das mudanças que ocorrem e, finalmente, a interpretação do real significado do movimento dentro do ciclo de vida do ser humano”.
Dessa forma, esta abordagem considera que a aprendizagem motoro seja o objetivo básico nas aulas de Educação Física, já que o movimento motor é a expressão entre o aprendizado e o desenvolvimento. Manoel (1994) corrobora com essa afirmação, já que pra ele os movimentos têm um papel primordial na operação básica de adaptação (finalidade) de organismos vivos, envolvendo o planejamento e a verificação experimental. Todavia, por mais que a aula de Educação Física deva privilegiar a aprendizagem do movimento, é possível estar ocorrendo outras aprendizagens em decorrência da prática das habilidades motoras.
Segundo Silva (2010), quanto mais um indivíduo é submetido à prática, maiores serão as possibilidades de obtenção de níveis elevados de qualidade em relação aos padrões motores. Por meio dos movimentos corporais, a criança interage e atua de forma satisfatória no ambiente escolar e também no ambiente social, porém para que ocorra essa interação, é necessário que o professor crie métodos para o desenvolvimento e aprimoramento do repertório motor da criança
Conclusão
Com base em reflexões criticas e pedagógicas foi possível ressaltar que a abordagem desenvolvimentista deve proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido através da interação entre o aumento da diversificação e a complexidade dos movimentos, já que a melhor capacidade de controlar o movimento facilita a exploração de si mesmo e, ao mesmo tempo, contribui para um melhor controle e aplicação do movimento.
Assim, o principal objetivo da Educação Física nessa abordagem pedagógica é oferecer experiências de movimento adequadas nível de crescimento e desenvolvimento do aluno, desenvolvendo primeiras as habilidades mais simples até as mais complexas, a fim de que a aprendizagem das habilidades motoras seja alcançada.
Referências bibliográficas
COSTA, E. M.; COELHO, M. C. e SANTANA, C. B. A Educação Física na Educação Infantil: uma perspectiva desenvolvimentista. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 164, Enero de 2012. http://www.efdeportes.com/efd164/a-educacao-fisica-na-educacao-infantil.htm
DARIDO, S. C. Apresentação e Análise das Principais Abordagens da Educação Física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v. 20, set. 1998.
FERREIRA NETO, C. A. Educação Física: intervenção e conhecimento científico. Piracicaba: Ed. da UNIMEP, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. Atlas. 1991.
MANOEL, E. de J. Desenvolvimento motor: Implicações para a educação física escolar. Revista Paulista de Educação Física, n.8, v.1, p. 82-87, 1994.
SILVA, C. M. M. Diferenças motoras em crianças desportivas e crianças somente praticantes de educação física escolar. Revista Espaço Acadêmico, n. 105, fevereiro, 2010.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 19 · N° 199 | Buenos Aires,
Diciembre de 2014 |