efdeportes.com

O significado da dança folclórica do Boi-Bumbá de 

Parintins, AM para os bailarinos que dela participam

El significado del baile folklórico del Boi-Bumbá de Parintis, AM para los bailarines que participan

 

*Universidade Federal do Amazonas

Departamento de Educação Física, UFAM, Campus Parintins, AM

**Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Departamento de Educação Física, UFTM, Uberaba, MG

(Brasil)

Diego Marinho Brelaz*

Eduardo Pinheiro Da Cruz*

Simone Maria Castellano**

Luiz Antônio Silva Campos**

Thais Reis Silva de Paulo*

thais.reis.silva@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          A presente pesquisa tem como objetivo identificar o significado da Dança Folclórica do Boi-Bumbá de Parintins/AM para os dançarinos que dela participam. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como base a “Análise de Conteúdo” de Bardin (2004). A amostra da pesquisa foi composta por 30 dançarinos, com idade igual ou superior a 18 anos, todos participantes dos Bois-Bumbás Caprichoso e Garantido de Parintins/AM. O instrumento da pesquisa para coleta de dados foi um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas. Os dados foram tabulados, armazenados e analisados em etapas: identificação das idéias centrais de cada entrevistado e categorização destas idéias em forma de tabela, após a interpretação. Os resultados indicam que para 66,6% dos entrevistados a dança do Boi-Bumbá significa “nossa cultura” e para 20% dos dançarinos entrevistados significa “identidade cultural do Amazonas”. Considera-se que a Dança Folclórica do Boi-Bumbá de Parintins/AM é muito importante para os dançarinos, considerando-se os remete a reflexões no que se diz respeito à preservação das raízes históricas, dos costumes, das tradições e valores que essa manifestação cultural possui.

          Unitermos: Danças Folclóricas. Motivação. Boi-Bumbá.

 

Abstract

          This research aims to identify the meaning of Folk Dance of Boi in Parintins / AM for dancers who take part in it. This is a qualitative research, based on the "content analysis" of Bardin (2004). The research sample consisted of 30 dancers, aged over 18 years, all participants of Bois-Bumbas Guarantido and Caprichoso Parintins / AM. The research instrument for data collection was a semi-structured questionnaire with open and closed questions. Data were tabulated, analyzed and stored in stages: identifying the central ideas of each interviewee and categorization of these ideas in a table after the interpretation. The results indicate that 66.6% of respondents to the dance of Boi means "our culture" and 20% of respondents dancers means "cultural identity of the Amazon". It is considered that the Folk Dance of Boi in Parintins, AM is very important for dancers, considering refers them to reflections as regards preservation of the historical roots, customs, traditions and values ​​that cultural manifestation has.

          Keywords: Folk Dances. Motivation. Boi-Bumbá.

 

Recepção: 18/09/2014 - Aceitação: 04/10/2014.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 197, Octubre de 2014. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    A dança vem, desde os primórdios acompanhando o homem como uma forma de se comunicar, se expressar, forma de preparo para a busca de alimentos e para a guerra. “A dança nasce com o homem, já nas cavernas, ele batia os pés ritmicamente para se aquecer e comunicar. Em todas as civilizações se dança, de maneira diferente e por vários motivos” (BOGÉA, 2002, p. 48).

 

Dança do Boi-Bumbá

    No Brasil a dança se originou de vários lugares. Uma mistura de ritmos, sons e culturas que da sua união vão formando a identidade brasileira. O país possui uma diversidade cultural muito grande e significativa que possibilita diversas oportunidades de aprendizagem através da prática da dança, da música, o uso dos instrumentos, entre outros.

    A dança pode propiciar o autoconhecimento, estimular vivência da corporeidade no contexto social e na escola, pois, proporciona aos educandos relacionamentos artísticos e estéticos com as outras pessoas e com o mundo, incentivar a expressividade dos indivíduos, possibilitar a comunicação não verbal e os diálogos corporais na escola, sensibilizar as pessoas contribuindo para que elas tenham uma educação estética, promovendo relações mais equilibradas e harmoniosas diante do mundo desenvolvendo a apreciação e a fruição da dança. (BARRETO, 2008)

    Segundo Garcia e Hass (2003), a principal característica da dança é a integração, socialização, prazer, divertimento, respeito aos costumes e tradições.

    No Brasil, as danças folclóricas passaram por influências de diferentes povos, tendo como base os povos africanos, indígenas e europeus. A dança folclórica tem como principal característica a sua musicalidade e seus personagens peculiares.

    Assim como todas as manifestações artísticas e rítmicas de um povo, a dança é proveniente da necessidade de se expressar das pessoas. A dança do Boi-Bumbá Caprichoso e Garantido de Parintins/AM, segundo Nunes e Peixoto (2012), surgiu e ganhou características locais ao misturar as danças indígenas, com suas indumentárias, ao costume ribeirinho e sua ginga, assim como o mundo místico das lendas amazônicas e da vida latente da natureza como um todo.

    A dança do Boi-Bumbá é tradicionalmente composta por passos fáceis para direita e para a esquerda, com o balançar dos braços seguindo o ritmo da toada, música que rege a dança. Dançada por homens e mulheres sem distinção de gênero. Hoje, segundo Nunes e Peixoto (2012), foram incorporados a ela elementos do axé e do forró, tornando o bailado cada vez mais elaborado.

    Esta dança une os passos tradicionais que eram utilizados no começo da brincadeira folclórica com movimentos cênico-coreográficos que evidenciam o cotidiano do caboclo ribeirinho, das tradições e costumes indígenas, natureza e religiosidade, além disso, está ligada diretamente a fatos históricos que apesar de suas modificações ao longo do tempo traduzem de maneira criativa e inovadora a sua verdadeira essência. Mediante esta valiosa cultura, o presente estudo tem como objetivo identificar o significado da Dança Folclórica do Boi-Bumbá de Parintins/AM para os dançarinos que dela participam.

Materiais e métodos

    O presente trabalho foi um estudo de natureza qualitativa, tendo como base a Análise de Conteúdo, pois se trata de um enfoque nas questões relacionadas aos entendimentos, pensamentos e vivencias dos sujeitos diante do fenômeno Dança Folclórica do Boi Bumbá de Parintins/AM, dando importância ao significado desta dança individual de cada ser.

    A população deste estudo foi constituída por 30 dançarinos, sendo uma amostragem por conveniência, ou seja, aqueles que atenderem os critérios estabelecidos, os quais deverão concordar em participar do estudo, sendo eles:

    Para participar da investigação, foram estabelecidos os seguintes critérios de inclusão:

  1. Estar participando por no mínimo um ano como dançarino em um dos grupos de danças dos Bois;

  2. Ter idade igual ou superior a 18 anos;

  3. Concordar em participar da pesquisa, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.

    No sentido de atingir o objetivo referente à melhor compreensão das percepções e concepções dos participantes sobre a adesão, permanência e o significado da dança folclórica do Boi-Bumbá, elegeram-se como instrumentos da coleta de dados um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas, sendo que o mesmo será preenchido pelo dançarino (próprio punho).

    Os dados quantitativos foram tabulados, armazenados e analisados por meio de uma planilha eletrônica no programa Excel, já os dados qualitativos foram tabulados e armazenados em uma tabela simples, no programa Word®.

    A análise dos dados quantitativos se baseou na análise descritiva do perfil sócio-demográfico dos sujeitos, já os dados qualitativos, foram feitos de acordo com a proposta feita por Bardin (2004), que consiste na análise de conteúdo dos participantes, que compreende as seguintes etapas: identificação das idéias centrais de cada entrevistado e categorização destas idéias em forma de tabela, após esta etapa realizou-se a interpretação dos resultados.

Resultados e discussão

    Em relação ao significado do fenômeno Dança Folclórica do Boi-Bumbá para os dançarinos dos Bois encontrou-se respostas importantes, tais como: “nossa cultura” sendo relatado por 66,6% dos dançarinos pesquisados, “identidade cultural do Amazonas” para 20%, “expressão corporal” para 16, 6% dos entrevistados (tabela 1). Segundo Nunes e Peixoto (2012) o ritmo do “dois pra lá e dois pra cá” fez das toadas e das coreografias uma dança consagrada no Amazonas, se tornado a identidade cultural do nosso estado, principalmente da cidade de Parintins.

Tabela 1. Distribuição percentual do que significa a dança folclórica do “Boi-Bumbá” para os dançarinos entrevistados

    Na análise do significado da dança do Boi-Bumbá para os dançarinos (tabela 1), pode-se observar que o motivo mais citado pelos dançarinos entrevistados foi “nossa cultura”, seguido por “identidade cultural do Amazonas”.

    Para o S4 “dançar no boi faz parte da minha vida, é minha história”; o S9 “todos da minha família praticamente nasceram no curral do boi garantido, eu sempre dancei e a dança significa minha cultura”. O S23 “dançar no boi é minha identidade como amazonense, é minha cultura”.

    Encontraram-se também as unidades de significado Alegria, Prazer e também Nossa Arte no relato dos sujeitos. Para o S10 “dançar no boi caprichoso significa prazer, eu amo dançar neste boi”; o S29 relata “eu me sinto alegre dançando a dança do boi-bumbá, aqui em Parintins é uma alegria viver na terra do boi-bumbá mais lindo do mundo”; o 30 “a dança do bumbá é nossa arte, nossa vida, nossa essência”.

    A dança do Boi-Bumbá de Parintins/AM resgata elementos culturais perdidos com o passar do tempo, costumes, crenças, mitos, recria os valores socioculturais e históricos da sociedade na qual esta inserida, aspecto que foi devidamente atestado na presente pesquisa, sendo que os resultados encontrados mostram com clareza que o “gosto pela Dança Folclórica do Boi-Bumbá de Parintins” foi o principal motivo que levou os dançarinos a aderirem e permanecerem nos grupos de dança folclórica do “Boi-Bumbá” de Parintins/AM e que esta dança significa e representa a cultura local.

Considerações finais

    Tendo como base os resultados encontrados na presente pesquisa, pode-se considerar que quando se fala sobre o significado da dança do Boi-Bumbá para os dançarinos entrevistados as respostas as mais citadas foram “nossa cultura” e “identidade cultura do Amazonas”, tendo como principal resposta para o significado da dança do Boi-Bumbá para os dançarinos “nossa cultura”.

    A dança do “dois pra lá, dois pra cá” tem fundamental importância para a existência do Boi-Bumbá, assim como a dança tem para todo folguedo folclórico. Resgatando elementos da cultura popular, dando-lhe novas roupagens e características. Motivando a participação das novas gerações para que a verdadeira essência dessa brincadeira nunca se apague.

    Esta pesquisa foi realizada também com o intuito de incentivar novas pesquisas na área, trazendo novos conhecimentos, novas perceptivas sobre a temática abordada, visto que são pouquíssimos estudos realizados sobre a dança folclórica do Boi-Bumbá de Parintins/AM.

Referências

  • BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

  • BARRETO, D. Dança... Ensino, sentidos e possibilidades na escola. São Paulo: Autores associados, 2008.

  • BOGÉA, I. O livro da dança. São Paulo: Schwarcz, 2002.

  • GARCIA, A; HASS, A. N. Ritmo e Dança. Canoas: Editora da Ulbra, 2003.

  • NUNES, G, M; PEIXOTO, P, D da S. O lugar da coreografia no Boi-Bumbá Garantido: aspectos históricos e mudanças no “dois pra lá, dois pra cá”. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia. Universidade Federal do Amazonas – ICSEZ/UFAM, 2012.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 19 · N° 197 | Buenos Aires, Octubre de 2014
© 1997-2014 Derechos reservados