Avaliação do material didático em EAD: estudo comparativo da satisfação do alunado do curso de Educação Física do CEAD/Unimontes Evaluación del material didáctico de educación a distancia: estudio comparativo de la satisfacción del alumnado del curso de Educación Física del CEAD, Unimontes Evaluation in EAD courseware: a comparative study of satisfaction of the students in the Physical Education course of CEAD/Unimontes |
|||
*Doutorado em andamento em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Coordenadora de projetos do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Cead/Unimontes **Doutorado em andamento em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, coordenadora pedagógica do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Cead/Unimontes ***Especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Coordenadora do Pronera/Unimontes ****Bacharelado em andamento em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, participa do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária – ICV da Unimontes *****Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD (Portugal). Coordenadora adjunta do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Cead/Unimontes ******Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD (Portugal), docente das Faculdade Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes *******Mestre em Atividades Físicas e Desportivas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD (Portugal), docente das Faculdades Unidas do Norte de Minas – Funorte e membro da equipe de pesquisa do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Cead/Unimontes ********Especialização em andamento em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes – UCAM, membro da equipe de pesquisa do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Cead/Unimontes *********Especialista em Gestão de Assistência Farmacêutica pela Universidade Cândido Mendes – UCAM, docente do PRONATEC das Faculdades Unidas do Norte de Minas – Funorte e membro da equipe de pesquisa do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Cead/Unimontes |
Maria Ângela Lopes Dumont Macedo* Zilmar Cardoso Santos** Maria Aparecida Pereira Queiroz*** Aldelaine Oliveira Sousa**** Betânia Maria Araújo Passos***** Josiane Santos Brant Rocha****** Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis******* Gustavo Souza Santos******** Ronilson Ferreira Freitas********* (Brasil) |
|
|
Resumo Com a crescente demanda pela modalidade de ensino a distância, surgem preocupações pautadas em sua apuração didático-pedagógica na promoção qualitativa do processo de ensino-aprendizagem. A qualidade do material didático produzido em EAD é parte dessa discussão orientada ao desenvolvimento da EAD. Assim, o objetivo desse estudo foi comparar a satisfação do alunado em relação ao material didático ofertado nos cursos de graduação a distância da área de Ciências da Saúde e Ciências Humanas do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes. Um estudo descritivo e quali-quantitativo com uma amostra composta de 3.290 acadêmicos dos cursos de graduação do CEAD/UAB/Unimontes dos 12 pólos institucionais foi desenvolvido. Foi aplicado um questionário com questões acerca da percepção da qualidade e satisfação do material didático oferecido. Para a análise dos dados, as respostas foram agrupadas em categorias representativas e feita comparação dos agrupamentos através do teste de proporção binomial independentes. O programa utilizado foi o pacote estatístico SPSS – versão 20.0. O nível de significância adotado foi de p≤ 0,05. Os resultados apontaram diferenças significativas na percepção do alunado, evidenciando satisfação substancialmente menor do alunado do curso de Educação Física em comparação à percepção do alunado dos demais cursos nas variáveis de contribuição do material didático para o aprendizado, facilidade de acesso e apresentação visual. Conclui-se que a produção de material didático orientada ao curso de Educação Física deve imergir em processo integrado que articule planejamento didático-pedagógico, competências de natureza gráfica e pedagógica para a ampliação da experiência de aprendizado e maximização da satisfação de seu alunado. Unitermos: Material Didático. Avaliação em EAD. Educação a Distância.
Abstract The emergent demand for distance education points at concerns related to its didactical efficience at the qualitative promotion for teaching and learning process. The quality of the didactical material produced in Distance Education is part of this discussion guided by the Distance Education development. Thereby, the objective of this study was compare the satisfaction of Distance Education Center/University of Montes Claros students about the didactical material offered in distance college courses. A descriptive, qualitative and quantitative study was developed with a sample of 3,290 students. It was applied a questionnaire with questions about perception of quality and satisfaction of categories in representative groups through an independent proportion binominal test. The statistical software adopted was SSPS version 20.0. The level of significance adopted was p > 0.05. The results showed significative differences on the students perception with lower satisfaction at the Physical Education student’s perception in comparison with the other courses. It is conclusive that the didactical material production of the Physical Education course must deepen in a process of didactical and visual planning towards to a large experience of learning. Keywords: Didactical Material. Evaluation in Distance Education. Distance Education.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 196, Septiembre de 2014. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
O crescimento vertiginoso da oferta de cursos em EAD diante de uma demanda crescente (EFTING, 2010), acompanhou a multiplicação de núcleos de ação e desenvolvimento da modalidade de ensino a distância, fazendo considerar não apenas rumos políticos, educacionais e gerenciais, mas sobretudo didático-pedagógicos para o posicionamento de uma oferta educacional robusta e qualitativa. Se por um lado, tem-se um fluxo de oferta e demanda, há uma disparidade no que toca a maturação de processos de aplicação de qualidade e desenvolvimento de dispositivos, recursos e produtos para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem (AVERBUG, 2003).
Desde a década de 1960, iniciativas orientadas em EAD foram desenvolvidas no cenário nacional e internacional com uma preocupação inicial em institucionalização e oficialização dos métodos e práticas. Atualmente, gestão de processos e desenvolvimento didático-pedagógico em diálogo com as tecnologias da informação e comunicação constituem a prática primária da agenda da modalidade (PRETI, 2009). E não sem justificativa, a Educação a Distância sofre severas críticas quanto à substancialidade de suas operações no que tocam experiências significativas de ensino e aprendizagem. Nesse ínterim, EAD não deve ser entendida como uma modalidade de ensino de estilo fast food, com recursos e atividades prontas e oferecidas com velocidade em detrimento de um acompanhamento mais profundo do desenvolvimento discente, como sinaliza Moran (2008), o que valida ainda afirmá-la como um formato de ensino construído através de uma ambiência sistematizada.
Para uma visão clarificada da dimensão e dos desafios da EAD, deve-se apontar a concepção desse modelo educacional como um somatório de interações virtuais e presenciais combinados a atividades e estratégias didático-pedagógicas. Passari (2009) saliente que a apropriação consciente e estratégica de recursos didáticos, comunicacionais, técnicos e pedagógicos para o desenvolvimento de produtos em EAD é que tornam a modalidade efetiva e profícua. Nesse rol progressista de discussões sobre a modalidade de ensino, emergem o cuidado com a produção do material didático em EAD. Diante de um quadro de amadurecimento político e gerencial da EAD sem nivelamento no que tocam produtos didático-pedagógicos (EFTING, 2010), lacunas são observadas e preocupações ganham espaço (BELISÁRIO, 2006).
A produção qualitativa e planejada do material didático em EAD constitui uma temática abalizada que remetem não apenas um cenário isolado e particular, mas participa de discussões que denotam o contexto geral da gestão de centros de educação a distância e seus produtos (SANTOS, 2009). Para tanto, a atenção deve ser observada no planejamento, produção e avaliação de materiais didáticos para que aplicação de qualidade seja efetivamente integrada (CARDOSO; SILVA, 2008).
Nesse sentido, a Universidade Estadual de Montes Claros através de seu Centro de Educação a Distância e do sistema Universidade Aberta do Brasil iniciou em 2013 a oferta da segunda demanda de cursos de graduação de sua gestão e, na oportunidade, uma frente avaliativa de pesquisa foi instaurada para contemplar variáveis da percepção do alunado diante da qualidade e satisfação do material didático oferecido. Assim, comparar a satisfação do alunado em relação ao material didático ofertado nos cursos de graduação à distância de Ciências da Saúde e Ciências Humanas do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes constituiu o objetivo do presente estudo.
Metodologia
Caracterização da pesquisa
Estudo caracterizado como descritivo e quali-quantitativo. A amostra foi composta por 3.290 acadêmicos matriculados no 1º período dos cursos de graduação a distância do CEAD/Unimontes nos Pólos de Apoio Presencial de Almenara, Buritizeiro, Carlos Chagas, Cristália, Francisco Sá, Itamarandiba, Janaúba, Mantena, Pedra Azul, Pompéu, São João da Ponte e Urucuia. Para a avaliação da satisfação e qualidade do material didático, um questionário foi desenvolvido contemplando variáveis pertinentes ao objetivo do estudo. O questionário foi testado em forma piloto, com menor número de acadêmicos, para a identificação de perguntas-problemas que justificassem eventuais modificações na estrutura do questionário.
Procedimentos
A amostra selecionada respondeu a um questionário elaborado por membros da equipe pesquisa do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros CEAD/Unimontes com questões norteadoras acerca da percepção do alunado quanto material didático. Aspectos como a importância do material didático disponibilizado na sala para o aprendizado do aluno, a facilidade de acesso ao material didático e a apresentação visual (imagens e sugestões de leitura), foram contemplados. O questionário foi aplicado virtualmente no Ambiente Virtual de Aprendizagem nas salas de cada disciplina e curso do CEAD/Unimontes no período de fevereiro a março de 2014 com esclarecimentos anteriores e instruções gerais para a resolução do questionário e a importância da pesquisa.
Metodologia de análise dos dados
Para a análise dos dados, as respostas foram agrupadas em categorias representativas e feita comparação dos agrupamentos através do teste de proporção binomial independentes. O programa utilizado foi o pacote estatístico SPSS – versão 20.0. O nível de significância adotado foi de p≤ 0,05.
Aspectos éticos
Essa pesquisa foi submetida à aprovação do Comitê/Conselho de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, sob o protocolo Nº 2808. Atendendo todas as normas que constam na resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.
Resultados e discussão
A Tabela 1 apresenta a comparação entre a percepção dos acadêmicos do curso de Educação Física, representante das Ciências da Saúde na oferta da instituição, em relação aos cursos de Ciências Humanas (Geografia, História, Ciências Sociais, Ciências da Religião, Letras Português, Letras Inglês, Letras Espanhol e Pedagogia) quanto a percepção da qualidade e satisfação do material didático ofertado.
Tabela 1. Avaliação da satisfação do alunado quanto ao material didático ofertado no curso de graduação em Educação Física em relação aos demais cursos - UAB/Unimontes
Quanto à variável que evoca a contribuição do material didático no aprendizado, o curso de Educação Física apresentou satisfação substancialmente menor em relação aos cursos de Ciências da Religião, Ciências Sociais, Geografia, História, Letras Português, Letras Espanhol, Letras Inglês e Pedagogia, com valores significativos. Em outras palavras, a percepção do alunado do curso de Educação Física em relação ao material didático oferecido, quando comparada com os cursos em questão, apresenta satisfação relativamente menor. É possível inferir que há uma defasagem didática relativa no quadro comparativo, indicando uma abordagem de conteúdos e administração de informações mais consistente nos demais cursos para justificar a superioridade na satisfação. Os resultados sugerem que a produção de material didático para o curso de Educação Física, a cargo dos conteudistas, designers instrucionais e outros agentes, deve se apropriar de recursos que ampliem a exploração do conteúdo através de textos mais dialógicos, recursos interdisciplinares, apropriação de figuras e apelos gráficos, entre outros num esforço de tornar a experiência pedagógica do material mais efetiva. Averbug (2003) afirma que um olhar além das fronteiras de uma explanação geral do conteúdo é necessário, desenvolvendo uma proposta interativa cadente como disserta Belisário (2006) e orientada a uma experiência ressiginificada do conteúdo com o universo da área do conhecimento abordado, como pontua Cardoso (2008).
Ainda de acordo a Tabela 1, em relação a facilidade de acesso do material didático disposto nas salas virtuais do Ambiente Virtual de Aprendizagem da instituição, resultados significativos são observados em relação aos cursos de Ciências Sociais, Geografia, História, Letras Português, Letras Inglês, Letras Espanhol e Pedagogia através de uma satisfação superior na comparação com o curso de Educação Física. Novamente uma percepção relativamente superior é verificada no quadro de cursos em relação Educação Física. Contudo, resultados não significativos foram observados quando da comparação da percepção do alunado do curso de Ciências da Religião em relação à percepção do alunado do curso de Educação Física, sugerindo uma defasagem em relação à variável comum na percepção para os dois cursos. Possari (2009) sustenta que além de um arranjo consistente na arquitetura do conteúdo do material didático, a facilidade de aceso e manuseio é preponderante para uma experiência completa. Dos resultados, é possível inferir que o material didático proposto para o curso de Educação Física necessita de rever os parâmetros de facilidade de acesso e manuseio. Os resultados assim sugerem um planejamento didático e gráfico diferenciado pautado em uma experiência intuitiva e facilitada para o alunado.
A última variável observada diz da apresentação visual do material didático quanto a recursos visuais e estilísticos (TAB. 1). Diferença significativa foi observada na percepção do alunado dos cursos de Ciências Sociais, Geografia, História, Letras Português, Letras Inglês, Letras Espanhol e Pedagogia em relação ao alunado de Educação Física. Entretanto, não houve significância em relação comparada ao curso de Ciências da Religião. Os resultados sugerem que a apropriação de objetos imagéticos e gráficos diante de um projeto visual do material didático deve ser observado para uma experiência significativa de aprendizado. Preti (2008) e Averbug (2003) ponderam que a experiência visual e o usufruto de recursos gráficos ampliam o contato do alunado com o conhecimento proposto, gerando dialogicidade, leitura dinâmica e aproveitamento.
Conclusão
A produção de material didático em cursos a distância deve observar fatores múltiplos para o alcance de metas didático-pedagógicas. O material está desde sua concepção até seu pleno uso orientado à projeções de ensino-aprendizagem. Na avaliação proposta pelo CEAD/Unimontes na comparação da percepção do alunado de Educação Física em relação aos demais cursos quanto a satisfação do material didático, orientou-se uma medida que estabelecesse um panorama de percepção que levantasse questões-chave de melhorias e o estabelecimento de padrões de qualidade.
Conclui-se que a produção de material didático orientada ao curso de Educação Física deve imergir em processo integrado que articule planejamento didático-pedagógico, competências de natureza gráfica e pedagógica para a ampliação da experiência de aprendizado e maximização da satisfação de seu alunado.
Referências
AVERBUG, R. Material didático impresso para educação a distância: tecendo um novo olhar. Colabor@, v. 2, n. 5, set. 2003.
BELISÁRIO, A. O material didático na educação a distância e a constituição de propostas interativas. In: SILVA, M. (Org.). Educação online. 2 ed. Edições Loyola: São Paulo, 2006.
CARDOSO, M. Y. N. P.; SILVA, A. C. C. Metodologia para construção de materiais didáticos na EAD: do plano de ensino ao roteiro de tutoria. In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 14, Santos. Anais, set. 2008, p. 1-8.
EFFTING, M. O. Material Didático Impresso em EAD: ferramenta que se estabelece. In: X Coloquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur. Mar del Plata, 2010.
POSSARI, L. H. V. Produção de material didático para a EaD. In: NEDER, M. L. C.; POSSARI, L. H. V. Educação a Distância: Material didático para a EAD: processo de produção. Cuiabá: EdUFMT, 2009. p. 47-62.
MORAN, J. M. O que é educação à distância. 2008. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em 12 abr 2013.
PRETI, O. Material didático impresso na EaD: experiências e lições apre(e)ndidas. Encontro Nacional de Coordenadores UAB, 3, 2009. Brasília, 23 a 25 nov. 2009.
SANTOS, E. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 10, 2009. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga, Universidade do Minho, 2009.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 19 · N° 196 | Buenos Aires,
Septiembre de 2014 |