Relação no trabalho entre líder
e colaborador: La relación de trabajo entre el líder y el colaborador: el camino para un buen liderazgo |
|||
*MBA Gestão de Pessoas - Anhanguera/Unipli **Mestre em Política Social UFF/Universidade Federal Fluminense (Brasil) |
Letícia Falasck Estellita* Claudia Toffano Benevento** |
|
|
Resumo Através do curso de Gestão de Pessoas finalizado em abril de 2014 e de várias pesquisas foi observado que o tema em questão é de suma importância, tudo gira em torno de uma boa liderança e de grandes motivações para os colaboradores de uma empresa. O trabalho objetivou mostrar diversas maneiras de como motivar e de como é uma boa liderança perante a equipe. Neste trabalho destacou-se a importância de uma equipe motivada tanto para cada colaborador como indivíduo quanto para a empresa, destacou – se ainda a importância de um bom líder e sua evolução ao longo do tempo, onde as empresas cada vez mais modernas procuram profissionais que acompanhem a evolução constante das coisas. Analisar os tipos de lideranças, tipos de relacionamentos entre colaboradores e líderes e identificar a melhor maneira de liderar uma equipe foram temas destacados e estudados ao longo do projeto. Destacou-se no artigo a visão da empresa sobre um bom líder, suas características e suas evoluções. Conclui se que o papel de um líder esta ligado com o desenvolvimento, uma comunicação e uma vinculação de motivação de um grupo. Unitermos: Liderança. Motivação. Colaborador.
Abstract Through the course of Personnel Management finalized in April 2014 and several studies it was observed that the issue at hand is paramount, everything revolves around good leadership and strong motivation for employees of a company. The paper we show various ways of how to motivate and how good leadership before the team. This work highlighted the importance of a motivated team to each employee as an individual and for the company both stressed - even if the importance of a good leader and its evolution over time , where the increasingly modern companies seek professionals follow the constant evolution of things. Analyze the types of leadership, types of relationships between employees and management and to identify the best way to lead a team and were featured topics studied throughout the project. Stood out in article the vision company about a good leader, their characteristics and their evolutions. Concludes that the role of a leader is connected with the development, communication and binding motivation of a group. Keywords: Leadership. Motivation. Employee.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 195, Agosto de 2014. http://www.efdeportes.com |
1 / 1
1. Introdução
O presente trabalho consiste em demonstrar como a liderança, de maneira correta pode motivar uma equipe de trabalho a dar o seu melhor para a empresa, através do reconhecimento do seu potencial de trabalho.
Analisar os tipos de lideranças;
Analisar tipos de relacionamentos entre colaboradores e lideres;
Identificar a melhor maneira de liderar uma equipe.
O que mais chamou atenção para este tema foi ao perceber que até agora em todos os módulos do curso em gestão de pessoas, não teve um professor que deixou de falar na importância de uma boa liderança e uma boa motivação.
Ao longo dos estudos, aulas e pesquisas, fez levar a teoria para a prática, analisando os setores e seus gestores da empresa do local de trabalho e, foi quando surgiram as curiosidades. Passamos a pesquisar lideranças de outras empresas e, por muitas vezes nos colocamos no lugar do colaborador, líder e até mesmo no lugar da empresa (ou dono dela).
Percebemos que tudo se inicia com uma boa relação no trabalho entre líder e colaborador e alguém que esteja não só ao lado da empresa, mas que consiga ver também as necessidades dos funcionários, que estimule a empresa e o funcionário a caminharem lado a lado.
Foram abordados ao longo do artigo pontos diferenciais que um bom líder deve ter frente a sua equipe para o melhor aproveitamento da mesma. Devemos nos manter atentos para a visão da empresa, que cada dia que passa se tornam mais modernas e preocupadas com a motivação de seus colaboradores e seus lideres em busca de melhores resultados. Destaque-se a individualidade de cada um, onde cada indivíduo tem dentro de si a particularidade de se sentir motivado e satisfeito diferente do outro.
Este projeto foi fundamentado através de pesquisa bibliográfica, onde houve uma abordagem sobre os dados levantados por autores que se debruçaram, sobre o mesmo tema e identificaram as questões subjetivas. Visando analisar sinteticamente os dados já coletados, aplicando as nossas pontuações, contextualizadas de acordo com a nossa contemporaneidade.
2. Evolução de um líder e suas motivações
O processo de liderança já foi considerado como individualidade de cada um, arriscando-se dizer que a pessoa já nascia líder. Porém, os estudos e as práticas de lideranças nos mostra o contrário, assim, a liderança pode ser aprendida.
Segundo O’Donnel (2009) existem três temas que são essenciais para a evolução de um líder, também em momentos turbulentos. Temas como os quais: ser um líder sábio, os três pilares da sabedoria e autoconhecimento. Busca mostrar como qualquer líder, enfrentando tempos difíceis, pode agir de forma mais eficaz e decisiva tendo focos mais claros e acesso ao seu próprio potencial. Os três temas essências significa dizer que ser um líder sábio é quando liderar de cima, lado a lado, por trás e a partir de dentro e, enquanto isso, fazer com que os colaboradores sintam que estão progredindo; os três pilares da sabedoria são, compreensão, reflexão e prática; e Autoconhecimento, como a consciência de nossa mais profunda natureza pode estimular o que há de melhor em nós.
O líder precisa mostrar suas habilidades mesmo nos momentos turbulentos, buscando seu espaço, porque nem todas as tomadas de decisão agradarão á todos. Podemos dizer que é necessário colocar o coração naquilo que se faz para que haja motivação para continuar quando os outros já desistiram.
Sabe-se que agradar a todos, não é tarefa fácil e muitas vezes não se torna um objetivo possível, sempre ira existir alguém não concorde com sua maneira de liderar e agir, até porque o líder apesar der tudo é um ser humano com sentimentos, erros e defeitos.
Para um líder não é permitido contaminar a equipe com problemas nem dores pessoais e com suas incertezas, pois corre o risco de deixar todos desanimados, sem força e sem vontade de executar as tarefas. O líder não mente, incentiva, mas não deixa o astral baixar, vê se sob perspectivas positivas e junto com a equipe busca soluções para os problemas. Negatividade é negada ao líder.
Essas pessoas, que desempenham funções de lideres, também devem ser observados e motivados dentro da empresa, como já citado anteriormente, o líder é um ser humano com sentimentos, defeitos, qualidades, fraquezas, mas não pode esquecer que dentro da empresa ele é um motivador não podendo deixar suas fraquezas à mostra contaminando assim o resto da equipe.
Conhecimento técnico e emocional devem andar juntos, os lideres além de motivados precisam estar sempre preparados e atualizados para as eventualidades e mudanças, se faz necessário à evolução constante desses lideres e para isso a empresa deve investir em treinamentos e motivação para esses líderes estarem sempre motivados a buscar novas fontes de sabedoria, idéias e métodos para motivar sua equipe.
Se o líder esta animado com uma idéia, toda a equipe também ficara. A animação, a força e a energia do líder são contagiantes e motivam significativamente conforme o autor Chandler e Richardson (2008, p.102) orientam
Se você é um líder positivo, com pensamento positivo sobre o futuro e as pessoas que lidera, acrescenta algo a cada pessoa com quem conversa. Agrega algo de valor a cada comunicação. Até mesmo cada e-mail (que seja positivo) soma algo à vida da pessoa que o recebe. Porque o positivo (+) sempre acrescenta algo. (p.102)
É de responsabilidade de a empresa cuidar e motivar um líder para que esse possa a vir motivar e cuidar de sua equipe e assim juntos conseguirem alcançar os objetivos propostos.
3. Características e aspectos para ser um bom líder
Sabemos que as empresas nos dias de hoje, estão se modernizando cada vez mais, a fim de ter bons resultados e conseqüentemente cada vez mais lucros. Ao mesmo tempo, estão se conscientizando que para ter um bom resultado deve ter bons profissionais, não apenas especializadas em uma determinada área, mas também com ampla visão e multifuncional, devem ter equipes bem sincronizadas onde exista bem estar no ambiente de trabalho, boa comunicação entre os colaboradores, certa independência.
Segundo Marques (2007), para as empresas é interessante ter colaboradores motivados e satisfeitos para melhores resultados e o Coaching In Company é um dos métodos mais procurados, e comprovadamente mais eficientes quando o assunto é motivação e alto desempenho. “Para tanto, as empresas vem investindo em treinamento motivacionais, visando o bem estar dos colaboradores o alto desempenho das equipes, e a maior produtividade das organizações”. (MARQUES, 2013, p. 01)
Essencial para que tudo corra bem e, com organização, onde estudos e pesquisas revelam que um bom líder deve ter: Visão no futuro, visão ao longo prazo, inspirar confiança, buscar novos caminhos para organização, saber distinguir os pontos fracos e fortes de cada colaborador da sua equipe para que cada um supra sempre o outro sem deixar buracos, motivar, mostrar que sua equipe é capaz caminhando lado a lado deles, conseguir ver e lidar com seus colaboradores como pessoas, seres humanos, não apenas como maquinas de trabalhos.
Segundo Duarte (2007), o tema motivação é o fator principal para a produtividade humana. O autor fala da diferença entre duas pessoas que trabalham com a mesma função, da mesma forma e os resultados são diferentes, alega que a resposta esta na motivação, um se sente mais motivado do que o outro.
O líder motivado e motivador, que está sempre querendo colaborar com a empresa, mas nunca perdendo o foco e, o melhor para sua equipe é fundamental para a organização é o bom desempenho de uma empresa. O papel de um líder é de extrema importância de muita estratégica, para que os objetivos organizacionais sejam atingidos sem sacrificar sua equipe. Assumir um cargo de liderança não é tarefa fácil, exige muita competência e muita dedicação uma vez para alcançar bons resultados precisa se manter motivado para motivar toda a equipe.
O encargo do líder é de buscar o máximo de cada um, muitas vezes contrariam interesses, mas o melhor para a equipe é seguir em frente com suas convicções. Davis e Newstrom (1992, p.150), conceituam liderança como “o processo de encorajar e ajudar os outros a trabalharem entusiasticamente na direção dos objetivos”.
Um líder deve ter visão e personalidade, pois o mesmo sem visão é alguém que não vai a lugar algum. O líder tem o dever de analisar e desenvolver a capacidade cada situação como um todo, percebendo e analisando cada detalhe do macro para o micro, percebendo cada detalhe a fim de impedir futuros problemas.
Os líderes capazes de solucionar problemas demonstram qualidades, como prever os problemas, aceitar a verdade, visão do todo, fracionam organizadamente suas tarefas e seus problemas para cuidar de uma coisa por vez, não largam um objetivo importante.
Atualmente se discute sobre os verdadeiros fatores motivadores dentro de uma empresa. Porém, já esta mais do que confirmado que a motivação dentro das empresas se faz presente a partir de um conjunto de aspectos relevantes para a qualidade do exercício das atividades desempenhadas diariamente. As capacidades de um gestor são identificadas e avaliadas a partir da qualidade do desempenho de seus colaboradores.
Segundo Chiavenato (2000, p. 161) “motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do individuo e que é dirigido em direção aos objetivos que possam satisfazer essas necessidades”.
O gestor dentro de uma empresa, não é só um líder, é acima de tudo mediador da participação e envolvimento, buscando ser referencia através da cumplicidade da delegação de tarefas.
As empresas buscam líderes com conhecimento e interessados a aprender cada vez mais, líderes que buscam informações e estão sempre atualizados, pessoas com perfis de liderança e fácil adaptação as regras e os costumes das empresas, buscam um líder com atitude e visão global, o que significa que ele tenha que ter uma visão estratégica do mundo.
Nos dias atuais se faz necessário à adequação dos funcionários as atuais demandas, são indispensáveis para que a empresa não pare no tempo, abrindo portas para as concorrentes.
As empresas para não perderem seu espaço no mercado estão investindo cada vez mais em seus funcionários, com cursos de capacitação, visando aperfeiçoar e preparar, os treinamentos e reuniões são eficazes e auxiliam na qualificação de seus colaboradores.
Segundo Gil (2001, p.176)
a capacitação é observada pelas empresas como um processo continuo de auto avaliação dos recursos humanos disponíveis existentes, ou seja, investir no desenvolvimento do homem, estabelecendo uma rede de aprendizagem auto, sustentável, é a visão multifuncional e integrada das modernas corporações.
O bom relacionamento entre os colaboradores é de suma importância para a empresa, pois uma equipe em harmonia significa trabalho em equipe e maiores êxitos perante os objetivos, metas, propostas pelas empresas.
Nesse processo o papel do líder é de grande importância, afinal é seu dever administrar, amenizar e apaziguar conflitos existentes entre os colaboradores de sua equipe, tornado o ambiente de trabalho mais tranqüilo e harmonioso.
4. Considerações finais
Após verificar ao longo do projeto a atual importância que é dada pelas empresas para pessoas com perfil de liderança no processo seletivo, chegou-se a conclusão que a liderança influencia de forma positiva ou negativa na motivação de uma equipe.
Sem dúvidas, os lideres são os principais responsáveis pelo bom desempenho das equipes. O bom líder sabe que cada pessoa tem seu tempo, seu ritmo e cabe a ele ajustar processos e tarefas ao que realmente cada um é capaz de fazer.
O líder deve guiar, dirigir e ter capacidade de obter resultados, deve ser capaz de estabelecer metas, objetivos, motivar, cobrar resultados mas entender as limitações de cada um, as habilidades de um líder vai muito além desses, discursos coerentes com suas ações, objetivos claros, entusiasmos pelo trabalho de equipe, habilidade em inspirar confiança, espírito democrático, competência técnica, controle emocional, respeito pelo ser humano, saber analisar, propor e estimular idéias, talento em ensinar e despertar talentos, deve saber se comportar e saber se impor.
John C. Maxwell (2008, p.13) dá um parâmetro bem abrangente na definição de liderança:
Disposição de assumir riscos.
Desejo apaixonado de fazer diferença.
Se sentir incomodado com a realidade.
Assumir responsabilidades enquanto outros inventam justificativas.
Enxergar as possibilidades de uma situação enquanto outros só conseguem ver as dificuldades.
Disposição de se destacar no meio da multidão.
Abrir a mente e o coração.
Capacidade de subjugar o ego em benefício daquilo que é melhor.
Evocar em que nos ouve a capacidade de sonhar.
Abrir o coração e a mente
Abrir a mente e o coração.
Capacidade de subjugar o ego em benefício daquilo que é melhor.
Evocar em que nos ouve a capacidade de sonhar.
Inspirar outras pessoas com uma visão clara da contribuição que elas podem oferecer.
Poder de potencializar muitas vidas.
Falar com o coração ao coração dos liderados.
Integração do coração, da mente e da alma.
Capacidade de se importar com os outros e, ao fazer isso, liberar as idéias, a energia e a capacidade dessas pessoas.
Sonho transformado em realidade.
Um líder influencia sua equipe para que façam o que for necessário corretamente, orientando os membros da equipe em uma direção que sozinhos não conseguiriam alcançar.
O líder deve estar disposto para instigar sua equipe em relação ao trabalho e também para influenciar sua conduta de modo a se tornar mais eficaz em relação aos dispositivos da empresa
Para que um líder consiga exercer sua liderança com sucesso se faz necessário que o mesmo seja capaz de diferenciar cada indivíduo e suas reais necessidades que é o que faz cada um se tornar distinto um do outro, cada colaborador deve ser tratado de maneira individual.
Muito se fala no que um líder deve fazer para chegar a excelência, mas pouco se fala nas coisas em que um líder não deve fazer, como por exemplo, ser grosseiro, deve ter cautela com as palavras, não ouvir, um líder deve ouvir e ter disponibilidade para os integrantes de sua equipe, não dar feedback, os mesmos são essências para o bom andamento dos processos de trabalho entre outros exemplos.
Conclui se que o papel de um líder esta ligado com o desenvolvimento, uma comunicação e uma vinculação de motivação de um grupo. Para que um líder motive sua equipe se faz necessário à motivação do mesmo, o líder motivado é fundamental na organização, seu papel é de suma importância para que os objetivos organizacionais sejam atingidos.
O cargo em questão não é tarefa fácil, exige competência, dedicação e disposição, pois as pressões por resultados são grandes e para atingi os depende de outras pessoas da equipe.
É fundamental a existência de um líder, de pessoas com características de líder nas posições de gerenciamento das empresas. Esses gestores irão ajudar para a construção de um bom ambiente de trabalho. Segundo Chiavenato (1999, p. 96), “o líder capaz de reduzir as incertezas do trabalho é tido como um motivador porque aumenta a expectativa dos subordinados de que seus esforços levarão às recompensas procuradas”. As empresas podem ter lucros na criação de motivos que levam pessoas a aumentar o padrão, a qualidade e a quantidade de suas ações.
A equipe é motivada pela qualidade de seu trabalho e pelas relações que lhes dão suporte nele. Quanto mais motivado, maior será a capacitação modificada em ação prática.
Com tudo que foi estudado e analisado conclui-se que o líder motiva a equipe, mas, que para isso o mesmo deve se sentir motivado para junto com os colaboradores alcançarem os objetivos da empresa.
Referências
ALANO MORAES, Simone. Motivação e Liderança MBA em Gestão de Recursos Humanos IV. Rio Grande do Sul, Universidade da Região da Campanha, 2004.
CHANDLER, Steve e RICHARDSON, Scoot. 100 Maneiras de motivar as Pessoas. Rio de Janeiro, Sextante, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. 4ª Ed. São Paulo: Makron Books, 1993.
DAVIS, Keith; NEWSTROM, John W. Comportamento Humano no Trabalho. Trad. Por Cecilia Whitaker Bergamini e Roberto Coda. São Paulo: Pioneira, 1992.
DUARTE, Noelio. O Incrível Poder da Motivação. 1°ed. São Paulo: Hagnos, 2007.
MARQUES, José Roberto. Vantagens de um treinamento de motivação no trabalho. Disponível em: www.ibccoaching.com.br, acesso em: 01/08/2013.
O'DONNEL, Ken. O Espírito do Líder: Lições para Tempos Turbulentos. 1ª ed. São Paulo: Integrare, 2009.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista Digital · Año 19 · N° 195 | Buenos Aires,
Agosto de 2014 |