efdeportes.com

Narrativas e expectativas sobre a atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Educação Física no ensino médio

Narrativas y expectativas sobre la intervención del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia en la Educación Física en escuela media

 

*Acadêmica do 6º semestre de Educação Física – Licenciatura na Universidade

Federal de Santa Maria no Centro de Educação Física e Desportos

**Doutor em Processos Midiáticos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS)

Professor doutor na Universidade Federal de Santa Maria, RS

no Centro de Educação Física e Desportos

***Acadêmico do 8º semestre de Educação Física – Licenciatura na Universidade

Federal de Santa Maria no Centro de Educação Física e Desportos

****Acadêmico do 5º semestre de Educação Física – Licenciatura na Universidade

Federal de Santa Maria no Centro de Educação Física e Desportos

*****Professora de Educação Física na Rede Estadual de Ensino

e da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES).

*Acadêmica do 6º semestre de Educação Física – Licenciatura na Universidade

Federal de Santa Maria no Centro de Educação Física e Desportos

(Brasil)

Daniella Araujo Ceratti*

dani_ceratti@hotmail.com

Antonio Guilherme Schmitz Filho***

schmitzg@terra.com.br

William Daniel Bitencourt*

williambitencourt1989@hotmail.com

Daniel Hindersmann****

dhzurra@gmail.com

Lidiane Soares Bordinhão***

lidianesoaresbordinhao@gmail.com

Ivana Maria Lamberti Miotti*****

ivanamiotti@gmail.com

Jaqueline Backendorf Regert*

jaquebr7@yahoo.com.br

 

 

 

 

Resumo

          O seguinte estudo teve como objetivo fazer uma sondagem diagnóstica com os alunos e com a direção da escola, sobre o Programa de Instituição de Bolsa de Iniciação à Docência, sobre a importância e expectativas do mesmo, e também sobre as aulas de Educação Física e a sua relação com a mídia. A referente intervenção do PIBID deu-se nas aulas de Educação Física dos alunos do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Naura Teixeira Pinheiro no município de Santa Maria, RS, envolvendo 23 alunos. O processo didático estabelecido para tal intervenção incrementou a formação crítica de todos os envolvidos na ação.

          Unitermos: PIBID. Educação Física. Esportes.

 

Abstract

          The following study aims to make a diagnostic survey with the students and with the direction of the school on the Program for the Establishment of the Stock Exchange of Initiation to Teaching, on the importance and expectations and also on the Physical Education classes and their relationship with the media. The intervention of PIBID gave in Physical Education classes of students from the 2nd year of High School, the State School Middle School Teacher Naura Teixeira Pinheiro in the municipality of Santa Maria, RS, involving 23 students. The didactic process established for such intervention has increased the training critical of all those involved in the action.

          Keywords: PIBID. Physical Education. Sports.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 195, Agosto de 2014. http://www.efdeportes.com

1 / 1

Introdução

    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do Governo Federal visando a valorização e o aperfeiçoamento da formação de professores da Educação Básica. Este Programa disponibiliza bolsas à alunos de cursos de licenciatura, de diferentes áreas, participantes do mesmo.

    O PIBID é desenvolvido por Instituições de Ensino Superior em conjunto com escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Tal Programa tem como uma de suas principais finalidades a inserção de acadêmicos de licenciatura no contexto escolar, desde o início de sua formação, a fim de que desenvolvam atividades didático pedagógicas com o auxílio de um docente da licenciatura ou de um professor da escola.

    No ano corrente, o Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD-UFSM) reingressou no PIBID com uma nova proposta de ensino, o qual é intitulado como “Educação Física na Educação Básica”, por contemplar todo esse nível de ensino. O PIBID 2014 constitui-se a partir de quatro (4) segmentos de atuação, sendo eles a Educação Física e a Educação Infantil, a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um espaço educativo, a Lógica Interna de Jogos Tradicionais e Esportes para o Ensino Fundamental – anos finais e a Educação Esportiva no Ensino Médio a partir de relações entre a Mídia e os Esportes.

    Sendo assim, o grupo totaliza sessenta e um (61) bolsistas de iniciação à docência, doze (12) bolsas de supervisão e quatro (04) bolsas de coordenação de área. Com a participação das seguintes escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Diácono João Luiz Pozzobon, Escola Básica Estadual Paulo Lauda, Escola CAIC Luizinho De Grandi, Escola Estadual de Educação Básica Irmão José Otão, Escola Estadual de Ensino Médio Professora Naura Teixeira Pinheiro, Escola Básica Estadual Érico Veríssimo, e as Escolas Municipais de Educação Infantil Ida Fiori Druck, Luiza Ungaretti e João Franciscatto e o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac.

    A atuação do PIBID 2014, correspondente ao Ensino Médio, é voltada à temática da Educação Esportiva a partir das relações entre mídia e os esportes. Embasado por esta proposta, tem-se como objetivo principal para esse nível de ensino a problematização do esporte, de forma a ressignificá-lo como conteúdo das aulas de Educação Física, além de discutir as influencias que a mídia exerce sobre o mesmo.

    Ao inserí-lo no Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Naura Teixeira Pinheiro, localizada na rua João Franciscato, nº 15, bairro São José, do município de Santa Maria, RS, percebeu-se a necessidade de verificar qual a expectativa da escola em relação a inserção deste programa no respectivo nível de ensino. Dessa forma, foram buscadas formas para coletarmos essas informações, a fim de que atingíssemos o objetivo almejado.

    A Educação Física enquanto disciplina do Ensino Médio, assume um caráter de ressignificação da cultura corporal construída ao longo da Educação Básica, buscando a concretização dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, formação ética, construção da cidadania e, principalmente, formação de pensamento crítico e reflexivo perante às práticas corporais e os reflexos destas na sociedade em que está inserido. Conforme os PCNEM (Brasil, 2000):

    A Educação Física deve tratar da cultura corporal, em sentido amplo: sua finalidade é introduzir e integrar o aluno a essa esfera, formando cidadão que vai produzir, reproduzir e também transformar essa cultura. Para tanto, o aluno deverá deter o instrumental necessário para usufruir de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.

    O PIBID, no Ensino Médio, justifica-se então por ser um elemento capaz de possibilitar melhorias na formação dos alunos, bem como acrescentar subsídios interdisciplinares e multidisciplinares na realidade escolar dos mesmos. A fim de estimular o caráter crítico destes indivíduos, por meio de atividades que instiguem esse tipo de comportamento, buscando um entendimento acerca da relação dos sistemas esportivo e midiático. A Educação Esportiva a partir das relações entre mídia e os esportes intenciona oportunizar, segundo SCHMITZ et al (2014, p.9):

    [...] por meio de intervenções midiáticas amparadas nos atributos relacionados à inovação, a democratização e o desenvolvimento; alternativas diferenciadas da compreensão de uma cultura corporal em diferentes níveis. Na medida em que as plataformas midiáticas se prestam a expressar aspectos importantes de uma corporeidade, também a relação sociotécnica preexistente passa a encerrar situações ligadas ao imaginário, sobretudo aquelas relacionadas à formação das identidades social e cultural brasileiras. Ultrapassar o campo de experimentação, possibilitando aos alunos do Ensino Médio um redimensionamento das ocorrências midiáticas junto às proposições pedagógicas para o movimento, é o objeto principal de referência para esse segmento de atuação.

    Dessa forma, busca-se imprimir uma intervenção inovadora frente à disciplina de Educação Física, fazendo utilização da plataforma midiática como ferramenta didática e, a partir do envolvimento de acadêmicos em formação, juntamente com professores da Educação Básica, trazer elementos capazes de sustentar a relação entre a teoria e prática que se faz imprescindível no âmbito escolar.

Metodologia

    O processo ocorreu a partir da sondagem e diagnóstico na Escola de Ensino Médio Professora Naura Teixeira Pinheiro, para a inserção do PIBID 2014, no Ensino Médio, nesta instituição. Primeiramente foram realizadas entrevistas com perguntas pré-formuladas à direção da escola e também aos alunos. As entrevistas foram aplicadas com a finalidade de saber qual a importância deste Programa, nas aulas de Educação Física do referente nível de ensino, além conhecer qual a expectativa da escola em relação às intervenções realizadas pelos bolsistas do PIBID na mesma, partindo da relação existente entre a mídia e os esportes.

    A utilização de entrevistas como instrumento para a coleta de dados deu-se pelo fato do retorno garantido das respostas, o que muitas vezes não acontece com os questionários. Conforme Demo (1995), não é possível fazer avaliação qualitativa à distância ou de modo intermitente, esporádico, por encomenda ou por terceiros, a convivência é o mínimo que se exige, a verdade reclama relacionamento dialogal entre avaliador e comunidade.

    Por meio de conversas informais, os alunos manifestaram sua opinião a respeito da importância, ou não, das aulas de Educação Física no Ensino Médio, e também ressaltaram que no corrente ano as aulas desta disciplina estão ocorrendo no mesmo turno dos demais componentes curriculares, o que facilita a participação de todos.

Resultados e discussões

    Diante do processo de sondagem e diagnóstico realizado, pode-se perceber que o PIBID traz um olhar diferente e motivador tanto para os alunos envolvidos, quanto para a escola na qual este programa está inserido. Também se pode destacar que esta é uma experiência única na formação dos acadêmicos e supervisores bolsistas do mesmo.

    A respeito do PIBID (2014) com os alunos do ensino médio, a direção da escola acredita que será um grande trabalho, em conjunto com a disciplina de Educação Física, que acarretará em uma maior interação e socialização entre os alunos e, também, com a comunidade. A mesma também salientou que devido ao fato dos pibidianos serem jovens, será mais fácil envolver e motivar os alunos nas propostas de trabalho deste programa.

    Quanto a relação entre a mídia e os esportes salientou-se que essa temática possibilita a produção de inúmeros e diferentes tipos trabalhos com o público envolvido, ou seja, alunos e bolsistas do PIBID (2014). Principalmente para que estes jovens possam perceber as inúmeras relações envolvendo essas duas temáticas.

    A respeito da opinião dos alunos, do ensino médio, com relação as aulas de Educação Física, constatou-se que eles gostam das aulas desta disciplina, porém, acreditam que poderiam ser trabalhados, em aula, outros esportes (conteúdos) e não apenas o futebol. Outra questão apontada pelos mesmos foi que as aulas de Educação Física ocorrem no mesmo turno das demais disciplina, o que facilita a participação dos alunos.

Conclusão

    Através deste processo, de sondagem e diagnóstico, pode-se perceber que a escola contemplada com o PIBID (2014) está repleta de expectativas em relação ao mesmo, o que é muito importante no início de um trabalho. Esta consciência da direção, em relação a importância do PIBID na escola motiva ainda mais os pibidianos o que, certamente, acarretará em um melhor desempenho e comprometimento dentro do programa.

    Considerando a opinião dos alunos em relação as aulas de Educação Física, através das intervenções que serão realizadas pelos bolsistas do PIBID (2014) nesta disciplina, em conjunto com o professor, será possível atender ao pedido dos mesmos. Pois serão trabalhados diferentes conteúdos nas aulas e com o envolvimento de diversas temáticas relacionadas a estes, o que aumentará o leque de conhecimento destes alunos.

Referências bibliográficas

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 19 · N° 195 | Buenos Aires, Agosto de 2014  
© 1997-2014 Derechos reservados