efdeportes.com

Fatores motivacionais para a adesão e aderência nas aulas de zumba fitness em academias das microrregiões de Criciúma e Araranguá

Los factores motivacionales para la adhesión y la adherencia a las clases
de zumba fitness en gimnasios de las microrregiones de Criciuma y Araranguá

Motivational factors for membership and tack in zumba fitness classes
at the gym on micro regions Criciuma e Ararangua

 

Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC

Unidade Acadêmica de Humanidades Ciências e Educação

Departamento de Educação Física

Criciúma, Santa Catarina

Mirian Fernandes de Oliveira

Bárbara Regina Alvarez

bra@unesc.net

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          A presente pesquisa teve como objetivo compreender os fatores motivacionais para a adesão e aderência em aulas de Zumba Fitness em academias das microrregiões de Criciúma e Araranguá. A amostra foi composta por 69 adultas do gênero feminino e a pesquisa caracterizou-se como descritiva, foi aplicado um questionário valida do construído pela pesquisadora, com perguntas fechadas sobre os objetivos traçados e as respostas foram tabuladas no programa Microsoft Office Excel 2013. Os resultados de perfil do aluno mostraram que, em sua maioria, os clientes das academias têm idades entre 20 a 29 anos, são casadas, com ocupação profissional de vendedoras e escolaridade de ensino médio. Os resultados demonstram que os motivos de adesão mais citados foram por ser uma aula relacionada à dança e sensação de bem estar pós aula. Na aderência é citada a qualidade do professor, seguindo de música e coreografia. Os resultados demonstram que o professor influência na adesão e na aderência dos alunos na modalidade e na academia.

          Unitermos: Zumba Fitness. Adesão. Aderência.

 

Abstract

          This research aimed to understand the motivational factors for compliance and adherence in Zumba Fitness classes at gyms and the micro regions Criciuma and Ararangua. The sample consisted of 69 adult females and the research was characterized as descriptive, where a validated questionnaire constructed by the researcher, with closed questions about the objectives outlined and the responses were tabulated in Microsoft Office Excel 2013 program was implemented. Results of the student's profile showed that, in most cases, the clients of the academies are aged between 20-29 years are married, with occupation of selling and education of high school. The results demonstrate that the reasons most cited adherence were related to being a dance class, after class feeling of well being. Adherence is cited teacher quality by following the music and choreography. The results show that the teacher influence on adherence and compliance in the form of student and academy.

          Keywords: Zumba Fitness. Adherence. Compliance.

 

          Este artigo representa o Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Física – Bacharelado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 195, Agosto de 2014. http://www.efdeportes.com

1 / 1

Introdução

    Nos dias atuais aumentou muito a perspectiva de vida do ser humano, as pessoas vêm se preocupando cada vez mais com a saúde e a qualidade de vida e assim procurando com mais freqüência formas diferenciadas de praticar exercício físico regularmente.

    Desse modo, as pessoas procuram por exercícios que venham a contribuir para a promoção e prevenção da saúde, porém, nota-se que poucas pessoas persistem na atividade continuada e acabam desistindo em pouco tempo de prática. Um dos motivos que leva a desistência de alunos pode ser associado à falta de programas ou aulas que sejam agradáveis a todos os públicos. Este é o objetivo da empresa Zumba Fitness, LLC trazendo algo novo no mercado fitness, (BASIC STEPS LEVEL, 1, 2013), a qual propõe oferecer um diferencial quanto a motivação e adesão a prática de exercícios físicos através da Zumba. É com esta curiosidade que venho a pesquisar quais os motivos que levam as pessoas a aderirem esta modalidade.

    Em 2001, Alberto Perlman e Alberto Aghion associaram-se a Beto Perez para a criação da empresa Zumba Fitness LCC. Seis anos após sua criação, o programa já contava com 10.000 instrutores, era disponibilizado em mais de 30 países e já havia vendido mais de três milhões de DVDs. (INSTRUCTOR training manual, 2011).

    No ano de 2010, a região do extremo sul de Santa Catarina contava com apenas uma instrutora do programa Zumba Fitness, atualmente a região conta com 45 instrutores. (http://www.zumba.com/pt-BR/instructor)

    Segundo Ferreira (1993) o primeiro passo é a adesão ao exercício físico, que significa ato ou efeito de aderir, ou tornar-se intimamente ligado.

    Saba (2001) sistematiza a adesão do indivíduo à prática de atividade física em quatro momentos. São eles: o momento em que a pessoa não pratica exercício e nem pretende praticar; a fase em que o indivíduo se prepara para a prática, mas ainda não a executa; quando o indivíduo inicia a prática de exercício de forma esporádica, porém ainda não conhece todos os benefícios gerados por ele e finalmente a fase em que a pessoa cria consciência dos benefícios da prática regular do exercício, além de ter prazer, satisfação e o mesmo já fazer parte de sua rotina.

    Desta forma, o presente trabalho buscou compreender os fatores motivacionais que levam a adesão e aderência à prática da modalidade de Zumba Fitness em academias das microrregiões de Criciúma e Araranguá, bem como identificar o perfil dos praticantes de Zumba, a influência da modalidade na motivação e a influência da academia na motivação dos praticantes.

Metodologia

    Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, a população estudada foi composta aproximadamente por 300 alunas que praticam Zumba Fitness num total de seis academias das microrregiões de Criciúma e Araranguá, sendo elas, Santa Rosa do Sul (n=12), Sombrio (n=11), Turvo (n=6), Araranguá (n=20), Criciúma (n=13) e Içara (n=7).

    A amostra foi composta por 69 alunas distribuídas nos municípios. Os questionários foram aplicados antes da realização da aula para não atrapalhar o trabalho das professoras. Todas as alunas que se faziam presentes foram convidadas a participar da pesquisa. Somente responderam o questionário aquelas que aceitaram participar voluntariamente do estudo.

    Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário construído pela pesquisadora com perguntas fechadas e validado por três professores do curso de Educação Física da UNESC.

    De posse dos resultados da entrevista os dados foram tabulados por meio de planilha eletrônica do programa Microsoft Office Excel 2013, foram calculados os percentuais e posteriormente a construção de tabelas, descrição e análise dos dados em relação aos objetivos do trabalho.

Análise e discussão dos dados

    Após o término da coleta de dados, foram analisadas as questões separadamente por seus tópicos: Perfil das alunas, Influência da academia na motivação e a influência da modalidade na motivação.

Tabela 1. Perfil da amostra quanto ao estado civil e idade

    Conforme os resultados da Tabela 1 sobre estado civil, 71% das entrevistadas são casadas, 24,6% solteiras e 4,3% divorciadas. Oliveira (2001) em um estudo na cidade de Criciúma, com n=232 participantes de ambos os sexos, constatou que 50,74% dos participantes eram casadas e estavam aderindo mais as academias.

    Em relação à idade, notou-se que a maioria (34,8%) encontra-se entre 20 a 29 anos de idade, havendo 4,3% com 20 anos de idade; 24,6% com 30 a 39 anos de idade; 21,7% com 40 a 49 anos de idade e 14,5% com 50 anos de idade, dados que coincidem aos encontrados por Oliveira (2011) no mesmo estudo, onde 66,18% dos participantes pertenciam a faixa etária dos 18 aos 30 anos, mostrando a idade adulta como a que mais adere às academias.

Tabela 2. Escolaridade e profissão da amostra

    Os resultados da Tabela 2 mostraram que a ocupação profissional mais evidenciada foi a de vendedoras, com 18,8%; as outras professoras e estudantes com 14,5%; agriculturas e do lar com13%; secretárias com 11,6% e outras profissões 14,5%.

    Quanto ao nível de escolaridade, a maioria das participantes possuem o ensino médio completo, totalizando 27,8%; seguido de nível superior com 23,6%; superior incompleto 16,7%; especialização 9,7%; fundamental completo 5,6; fundamental incompleto e técnico 4,2%. Ao contrário do que Oliveira (2011) constatou em seu estudo, que a maiorias dos praticantes de programas de exercícios físicos possuem o ensino superior completo 26,47%. Rojas (2003) em sua pesquisa realizada na cidade de Curitiba – PR onde participaram 80 pessoas de ambos os sexos, constatou que as pessoas com ensino superior, completo ou incompleto, apresentaram maior aderência (39,1%, n=25, Md=20) do que aquelas que estudaram até o ensino médio (20,0%, n=3, Md=15).

Tabela 3. Motivação para adesão e aderência da academia

    A tabela 3 descreve os fatores motivacionais que levam a adesão, ou seja, a procura por uma academia e aderir a este local. A saúde foi o maior motivo, com 59,4%, seguido de estética 29%, lazer 5,8% e controle de stress 5,8%. Pedro (2013) em sua pesquisa feito no município de Criciúma - SC com alunos de treinamento funcional (n=139) de ambos os sexos, também apontou que o motivo de adesão à prática de atividade física é em razão da saúde, totalizando 87% de indivíduos que optaram por este item, resultado semelhante ao encontrado nesta pesquisa.

    Questionados sobre quais os principais motivos para a escolha da academia, responderam que em primeiro lugar a qualidade dos professores 40,6%, segundo a indicação de amigos 14,5%, terceiro diversidade de modalidades 15,9%, seguido de proximidade, ambiente agradável, diversidade de horários, pela aula de zumba e preço acessível. Estes dados mostram o quanto é importante ter profissionais devidamente qualificados, pois o bom trabalho leva à indicação de amigos através do buzz marketing. Forgiarini (2012) em um estudo realizado no município de Criciúma (n=140) onde foi relatado qual a forma de divulgação que levou a procurar por uma academia, 57% dos entrevistados responderam a indicação de amigos.

    A tabela 3 mostra os fatores para a permanência na academia, sendo eles o atendimento 44,9%, relacionamento 29%, localização 5,8%, espaço físico 7,2%, aparelhos 4,3% e aula de zumba 8,7%. Também no mesmo estudo Forgiarini (2012) foi relatado tanto por homens quanto por mulheres que o maior fator para a permanência na academia foi o bom atendimento, com 27%, seguido de qualidade dos professores 23%, assim se assemelhando com os achados desta pesquisa.

Tabela 4. Motivos de adesão e aderência da modalidade Zumba

    A tabela 4 demonstra os fatores para escolha da modalidade de zumba, onde 69,6% das respostas foram por ser uma atividade que envolve a dança, 11,6% por indicação de amigos e curiosidade, 5,8% porque já conheciam e tinham vontade de experimentar e 1,4% porque participaram de uma aula experimental e gostaram.

    Mendes (1988) cita que a dança junto com a música faz parte de nosso dia a dia: das festas de aniversário ao carnaval, são muitas as ocasiões e os pretextos para a dança no convívio social: em roda, aos pares e em grupo.

    Sobre as vantagens encontradas nas aulas, verificou-se que a sensação de bem estar pós-aula foi o motivo principal escolhido, com 26,1%, seguido por instrutor contagiar positivamente o grupo com 26,1%, a turma companheira e unida 17,4%, trabalho corporal que a aula proporciona 15,9% e queima calórica que a aula proporciona 14,5%. Percebendo que em segundo lugar, na tabela 3, um dos maiores fatores motivacionais encontrados para aderência da academia foi a estética, nesta tabela, especificamente sobre as aulas de zumba, o fator mais evidenciado foi a sensação de bem estar pós-aula, o que mostra que a questão psicológica tem grande influência na permanência das alunas nas aulas de zumba. Para Saba (2001) o segundo elemento de influência relevante na aderência à pratica de exercício é a sensação de satisfação originada pelos ganhos no bem-estar físico e psicológico.

    Sobre o tempo de prática na academia, são citados 3 meses com 29%, 5 meses com 14,5%, 9 meses com 13% e 1 ano ou mais com 43,5%. É bem percebido o grande percentual de pessoas que ainda estão aderindo à prática e os que já estão fidelizados na academia, ficando os 5 e 9 meses com baixo percentual. Oliveira (2011) em sua pesquisa relatou que (30,88%) mulheres praticam exercícios nas academias por um período menor que 3 meses. Já os homens pareceram mais fiéis aos programas, onde entre estes (19,79%) freqüentam academias por no mínimo 1 a 2 anos, contrariando o resultado de Oliveira, aqui consta que as mulheres tem se fidelizado cada vez mais a programas de atividades físicas. Com relação às fases em que Saba (2001) cita percebesse que as pessoas que estão nos 3 meses apresentam-se na fase ação onde a pratica de exercício ainda é esporádica, eles ainda não compreendem todos os benefícios da atividade física. Já os que estão há 1 ano ou mais apresentam-se na fase de manutenção e aderência, onde já estão conscientes dos benefícios, tem prazer, satisfação da pratica e já faz parte da rotina.

Tabela 5. Fatores mais atraentes nas aulas de zumba

    A tabela 5 mostra o professor em primeiro lugar (37,7%), música em segundo lugar (44,9%), coreografia em terceiro lugar (43,5%) e o ambiente em quarto lugar (95,7%), evidenciando novamente a importância do professor.

    Pedro (2013) ao pesquisar se a influência do professor na adesão do treinamento funcional constatou que 61% dos entrevistados apontaram que sim. Assemelhando-se com a importância do professor citado na modalidade de zumba.

    Gfeller (1988) cita que a música é parte integrante e essencial na estrutura dessas aulas. A ligação entre a música e atividades motoras tem sido reconhecida tanto em indivíduos em reabilitação, quanto para praticantes de atividade física, cujo objetivo é a manutenção da saúde.

Tabela 6. Nível de satisfação com a aula de Zumba

    A tabela 6 mostra a satisfação comas aulas de zumba, onde 75,4% das alunas estão muito satisfeito e 24,6% satisfeito. As opções insatisfeitas e pouco insatisfeitas não receberam nenhum voto. Em termos de preferência por aulas de ginástica, a aula de zumba ficou em primeiro lugar com 72,5%.

Tabela 7. Fatores para aderência da modalidade

    Quanto ao nível de dificuldade durante as aulas de zumba, a maioria respondeu que nunca sente dificuldade, com 65,2%, e normalmente encontram alguma dificuldade com 34,8%. Sobre a coreografia: normalmente conseguem realizá-las 78,3% e sempre conseguem realizá-las 21,7%. Sobre a atividade em público: normalmente se sentem bem 62,3% e sempre se sentem bem 37,7%. Sobre os comandos da professora: normalmente conseguem e entender os comandos 66,7% e sempre conseguem entender 33,3%.

    Sobre a visualização: nunca tem dificuldade de visualizar a professora 56,5%, normalmente tem dificuldade 36,2% e sempre tem dificuldade 7,2%. Percebendo quem uma boa porcentagem tem dificuldade de visualizar a instrutora e notando que na academia não acompanha palco, assim sugere-se que seja usado um palco para melhor visualização da professora perante a aula.

Tabela 8. Desmotivação da modalidade

    A tabela 8 mostra os fatores que desmotivam as alunas nas aulas. 78,3% das entrevistadas relataram que não se sentem desmotivadas, 8,7% relataram o impedimento físico, 7,2% sala pequena, 4,3% não se sentem a vontade e 1,4% se sentem excessivamente cansada.

Conclusão

    A partir de nossos resultados podemos identificar que o perfil das praticantes da modalidade Zumba Fitness das microrregiões de Criciúma e Araranguá é de mulheres, com faixa etária de 20 à 29 anos, em sua maioria casadas e com ensino médio completo.

    Evidenciou-se a satisfação das alunas com o programa Zumba Fitness, visto que foi o mais citado em relação a prática de outra modalidades. Nosso estudo demonstra também a importância do professor na adesão/aderência do exercício posto que grande parte das entrevistas responderam que escolheram a academia pelo bom atendimento, e colocando o professor em primeiro lugar como o mais importante elemento na aula. Mais estudos são necessários quanto a metodologia dos professores em aulas de ginástica e no programa Zumba Fitness, pois são escassas as pesquisas relacionadas a aulas coletivas, bem como relacionando o professor e sua metodologia.

    Podemos concluir que a dança, coreografias fáceis, bom desempenho do professor e bem-estar pós aula, são os principais fatores para adesão e permanência da prática na modalidade propriamente dita.

Referências Bibliográficas

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 19 · N° 195 | Buenos Aires, Agosto de 2014  
© 1997-2014 Derechos reservados