efdeportes.com

A morte súbita nos esportes, uma abordagem preventiva

La muerte súbita en los deportes, un abordaje preventivo

 

*Acadêmicos do último ano do Curso de Fisioterapia

da Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte, Natal, RN

**Fisioterapeuta e Educadora Física, Docente do curso de Fisioterapia

da Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Nataniel David de Melo*

Kalyne de Meneses Bezerra Cavalcanti Rocha**

sr.natanieldavid@gmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          A morte súbita em atletas é um evento trágico e tem sido demonstrado que, na maioria das vezes, se deve a doenças cardiovasculares congênitas ou adquiridas. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre a morte súbita em atletas de alto rendimento, mais especificamente quais as medidas preventivas devem ser adotadas com objetivo de minimizar os fatores de riscos e com isso a incidência da morte súbita em atletas. O que é morte súbita? Quais as causas? Como poderiam ser evitadas? Essas são algumas perguntas que este estudo visa responder. São várias as modificações fisiológicas que o atleta sofre durante uma competição ou um treino exaustivo e são essas mudanças que favorecem o acometimento do sistema cardiopulmonar que culmina com a morte súbita. Acredita-se que a melhor forma de prevenção da morte súbita é a avaliação pré-participação em atividades esportivas. Tomar medidas preventivas básicas, possuir um plano de atendimento de emergência. Ter equipe treinada em parada cardiorrespiratória. Podemos observar que a morte súbita em atletas de alto rendimento é um assunto muito publicado, ainda assim sentimos a necessidade de trabalhos com um publico maior de estudo. Contudo, embora a morte súbita seja um evento trágico e inesperado pode ser evitado quando são tomados os cuidados especiais, antes, durante e após os treinos e grandes competições, tendo como participantes profissionais devidamente qualificados na prevenção e atendimento emergencial.

          Unitermos: Morte súbita. Atletas. Cardiologia do esporte. Prevenção.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 195, Agosto de 2014. http://www.efdeportes.com

1 / 1

Introdução

    A morte súbita em atletas é um evento trágico e tem sido demonstrado que, na maioria das vezes, se deve a doenças cardiovasculares congênitas ou adquiridas. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre a morte súbita em atletas de alto rendimento, mais especificamente quais as medidas preventivas devem ser adotadas com objetivo de minimizar os fatores de riscos e com isso a incidência da morte súbita em atletas.

Método

    Foram feitos levantamentos bibliográficos nas bases de dados da Medline, Scielo e Lilacs, além de livros-texto na área de Cardiologia do Esporte, utilizando as palavras morte súbita, atletas, esporte, prevenção, cardiologia do esporte como critérios de busca. O que é morte súbita? Quais as causas? Como poderiam ser evitadas? Essas são algumas perguntas que este estudo visa responder.

Resultados e discussão

    São várias as modificações fisiológicas que o atleta sofre durante uma competição ou um treino exaustivo e são essas mudanças que favorecem o acometimento do sistema cardiopulmonar que culmina com a morte súbita. Acredita-se que a melhor forma de prevenção da morte súbita é a avaliação pré-participação em atividades esportivas. Tomar medidas preventivas básicas, tais como hidratação regular do atleta, evitar competições nos horários mais quentes do dia, fazer o acompanhamento e observação dos atletas em campo por pessoal qualificado, possuir um plano de atendimento de emergência nos locais onde se pratica atividade física com equipe treinada em parada cardiorrespiratória.

Considerações finais

    Podemos observar que a morte súbita em atletas de alto rendimento é um assunto muito publicado, ainda assim sentimos a necessidade de trabalhos com um publico maior de estudo. Contudo, embora a morte súbita seja um evento trágico e inesperado pode ser evitado quando são tomados os cuidados especiais, antes, durante e após os treinos e grandes competições, tendo como participantes profissionais devidamente qualificados na prevenção e atendimento emergencial.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 19 · N° 195 | Buenos Aires, Agosto de 2014  
© 1997-2014 Derechos reservados