Alterações posturais e a reeducação postural global Alteraciones posturales y reeducación postural global |
|||
*Fisioterapeuta, Graduada pela Faculdade Integrada do Ceará. Especialista Traumato-Ortopedia x Avaliação e Intervenção Fisioterapeutica com Ênfase em Terapia Manual. Fisioterapeuta, Prefeitura Municipal de Crateús NASF **Fisioterapeuta, Graduada pelo Faculdade Integrada do Ceará. Especialista Traumato-Ortopedia x Avaliação e Intervenção Fisioterapeutica com Ênfase em Terapia Manual Fisioterapeuta, Clínica Fisiodonto ***Fisioterapeuta, Graduada pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada Fisioterapeuta da Clínica Escola de Fisioterapia do Instituto Superior de Teologia Aplicada ****Fisioterapeuta, Graduada pela Universidade de Fortaleza Fisioterapeuta da Clínica Escola de Fisioterapia do Instituto Superior de Teologia Aplicada. Especialista em Fisioterapia Dermato Funcional, Farias Brito *****Fisioterapeuta, Graduada pela Faculdade Christus. Especialista em Saúde da Família Professora das faculdades INTA e coordenadora da Clinica de Fisioterapia Inta |
Wilma Pamela Honorato Chaves* Wberlândia Honorato Chaves** Daniele Moreira Alves*** Patricia Holanda de Azevedo Araripe**** Ana Karolina Martins Cavalcante***** (Brasil) |
|
|
Resumo Atualmente, problemas posturais têm sido considerados um sério problema de saúde pública, pois se apresentam com alta incidência na população afetando pessoas de todas as idades e ocupações. Dentro deste contexto, o presente estudo de caráter qualitativo teve como objetivo realizar uma revisão e levantamento bibliográfico através da leitura de livros e periódicos, com o intuito de obter um maior esclarecimento da técnica da Reeducação Postural Global e sua eficácia no tratamento das alterações posturais. Devemos conhecer as alterações posturais, para podermos traçar um plano não apenas corretivo, mas preventivo que venha a se adequar para cada paciente. Através das análises e leitura das referências encontradas pode-se perceber que a técnica da Reeducação Postural Global vem contribuindo cada vez mais para solucionar e ajudar aos pacientes em uma melhora da postura e qualidade de vida, pois tal método tem como objetivo tratar as desarmonias do corpo humano, considerando o indivíduo como um todo, sendo indicada para quem busca equilíbrio, harmonia e flexibilidade. Devido à carência sobre o assunto, vale ressaltar a importância de novos estudos aprofundados sobre os aspectos funcionais da técnica da Reeducação Postural Global, bem como a necessidade de um maior número de pesquisas abordando mais variáveis e amostras. Unitermos: Reeducação Postural Global (RPG). Postura. Alterações posturais.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 19 - Nº 194 - Julio de 2014. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
1. Introdução
Atualmente, problemas posturais têm sido considerados um sério problema de saúde pública, pois se apresentam com alta incidência na população, afetando pessoas de todas as idades e ocupações.
O homem, na tentativa de manter-se ereto, submete os músculos da estática que são responsáveis pela diminuição da flexibilidade do sistema locomotor a um estado de tensão constante, enquanto os músculos da dinâmica responsáveis pelos movimentos de grande amplitude, após a contração inicial, retornam completamente a um estado de relaxamento (SOUCHARD, 1996 apud BRACCIALLI; VILARTA, 2000).
Todas e quaisquer alterações posturais correspondem ao desequilíbrio do sistema dinâmico e estático, muitas vezes acarretando desconforto, algias e incapacidades funcionais. Logo, tendo em vista a incidência e a gravidade das lesões posturais, surge a necessidade de mensurar os desequilíbrios mais evidentes a fim de evitar assimetrias que resultam em má postura, levando o acometido a sentir dores e até deixar de lado o trabalho e o lazer, resultando em um afastamento laboral interferindo na qualidade de vida pessoal e/ou profissional (BRICOT, 2001).
A Reeducação Postural Global (RPG) é uma forma de tratamento fisioterápico das desarmonias do corpo, com abordagens corretivo-preventivas. Tal método é fundamentado na importância de colocar todas as estruturas musculares simultaneamente em tensão, ordenando todos os segmentos com permanência estática e alongamento de tecido muscular. Tem como finalidade permitir a reorganização da postura e corrigir ao mesmo tempo as possíveis compensações, procurando a normalização da morfologia (SOUCHARD, 1998).
É nesse contexto que a reeducação Postural Global (RPG), entra como uma forma de melhoria na qualidade de vida, pois tal método tem como objetivo tratar essas desarmonias do corpo humano, considerando a individualidade de cada paciente, pois cada organismo reage de modo diferente as agressões sofridas e constatando que traumatismos, torções e problemas emocionais acabam sendo compensados pelo corpo, refletindo em más posturas cotidianas e resultando em alterações anatômicas e funcionais (FREITAS et al, 2002).
Diante do exposto este estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a Reeducação Postural Global, enfatizando a história do seu surgimento e sua eficácia no tratamento das alterações posturais.
2. Objetivo geral do estudo
Realizar uma revisão e levantamento bibliográfico, através da leitura de livros e periódicos, com o intuito de obter um maior esclarecimento da técnica da Reeducação Postural Global e sua eficácia no tratamento das alterações posturais.
3. Roteiro teórico da pesquisa
3.1. Postura
A postura é vista, geralmente, como um processo estático, mas a gravidade e os mecanismos de controle neural provocam constantemente um deslocamento sutil do alinhamento do corpo, que necessita de controle postural. Quando se fica na posição em pé ereta, o corpo oscila para frente e para trás e a atividade muscular, que evita que se perca o equilíbrio e se caia, representa a atividade de controle automático da postura (ENOKA, 2000).
Uma boa postura depende diretamente do conhecimento e relacionamento dos indivíduos em relação ao próprio corpo, ou seja, da imagem que cada um tem de si, em cada momento. Sendo assim, só é possível manter uma boa postura se tivermos um bom conhecimento do corpo, associando os estímulos sensoriais e modelos posturais adequados (BRACCIALLI, 2000).
Na postura padrão a coluna apresenta as curvaturas normais e os ossos dos membros inferiores ficam em alinhamento ideal para sustentação de peso. A posição “neutra” da pelve conduz ao bom alinhamento do abdômen, do tronco e dos membros inferiores. O tórax e a região superior da coluna ficam em posição que favorece a função ideal dos órgãos respiratórios. A cabeça fica ereta, em uma posição bem equilibrada que minimiza a sobrecarga sobre a musculatura cervical (KENDALL et al, 1995).
3.2. Alterações posturais
As alterações posturais provocam desequilíbrios musculares e limitação das amplitudes articulares, que reduzem a qualidade dos movimentos e podem provocar lesões no aparelho locomotor, modificações das curvaturas fisiológicas da coluna e dor (MORAES; BANKOFF, 2002).
Entre os problemas mais comuns da coluna estão a escoliose, a hipercifose e a hiperlordose. Na escoliose, a coluna assume a forma de “S” ou “C”. O diagnóstico é feito através de exames a partir da primeira infância. A dor é o primeiro sintoma da doença, que pode acarretar a hérnia de disco; que é uma conseqüência da deformação causada pela escoliose (SOUCHARD, 2001).
Para Magee (2005), a escoliose pode ser estrutural ou não-estrutural. A escoliose não-estrutural pode ser causada por problemas posturais, irritação de raízes nervosas, inflamação ou compressão causada por discrepância de comprimento de membros inferiores ou contraturas. Já a escoliose estrutural envolve principalmente a deformidade óssea, a qual pode ser congênita ou adquirida. O paciente não apresenta uma flexibilidade normal e a flexão lateral torna-se assimétrica.
A cifose acentua a curva torácica da coluna, deixando a pessoa com aspecto corcunda. Pode ser conseqüência da junção de dois corpos vertebrais ou da ausência deles. O achatamento das vértebras também pode levar ao desenvolvimento da cifose (SOUCHARD, 2001).
Vederi (2003) define a hipercifose como o aumento da curvatura da região dorsal, ou seja, o aumento da convexidade posterior no plano sagital podendo ser flexível ou irredutível.
A curva torácica cifótica é considerada fisiológica quando é móvel e quando sua curvatura é comprimida em 20º e 10º. Não há dados precisos quanto à amplitude da curva e o valor varia com relação à idade, ao sexo e a raça. Quando o valor é excessivo, atribui-se a deformidade como hipercifose, sendo assim a curvatura é considerada patológica quando estão presentes características estruturais em nível ósseo (TRIBASTONE, 2001).
O aumento anormal da curva lombar, quando leva a uma acentuação da lordose lombar normal é conhecida como hiperlordose. Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são importantes fatores de risco.
Segundo Magee (2005), a lordose lombar exagerada é geralmente acompanhada por fraqueza dos extensores do quadril e contração do tensor da fáscia lata combinado com músculos abdominais fracos. Pode-se observar freqüentemente ombros caídos (protusão das escápulas e rotação interna dos ombros), rotação interna dos membros inferiores e projeção da cabeça para frente, de modo que ela se encontra à frente do centro da gravidade.
3.3. Considerações sobre a Reeducação Postural Global (RPG)
A técnica da Reeducação Postural Global (RPG) foi desenvolvida pelo Dr. Philippe E. Souchard na França, no início da década de 1970. Baseia-se na teoria do campo fechado, olhando para o corpo globalmente e não para partes específicas, também esclarece que o ser humano para conseguir permanecer em pé, correr e realizar a infinidade de movimentos diários depende da harmonia das cadeias musculares, estáticas e dinâmicas, permitindo-nos realizar uma infinidade de movimentos (OLIVEIRA et al, 2006).
Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica usada pelos fisioterapeutas para corrigir as disfunções do sistema músculo-esquelético, que tem como princípio tratar o indivíduo e não a doença. Segundo os especialistas que aplicam esse método, cada pessoa reage de maneira diferente a um problema, portanto, a forma de combatê-lo deve ser individualizada.
Este método identifica os problemas posturais, tratando a causa e eliminando as conseqüências, diminuindo ou acabando com as compensações, e reencontrando, assim, a boa fisiologia muscular e a boa forma (BERESFORD; HABIB, 2003).
O método trata a consciência da imagem corporal pela correção dos exercícios, a mobilidade pelos alongamentos musculares prolongados, o movimento do quadril e do diafragma, a tonicidade, a força, pelo alto crescimento e pelas correções isométricas. O controle respiratório, o domínio das sensações da posição, são bases fundamentais na correção postural (BRICOT, 2001).
Braccialli e Vilarta (2000) relatam que os alongamentos prolongados, suaves e com um menor número de repetições são considerados mais eficazes do que as trações bruscas e com muitas repetições. O número e o tempo das sessões semanais para a obtenção de um resultado positivo vão depender de cada caso, dos desvios posturais existentes, dos sintomas e dores apresentados, podendo comprometer a boa morfologia do corpo.
Segundo Bricot (2001), a Reeducação Postural Global (RPG), usa como base oito posturas diferentes que precisam ser praticadas com calma e sob a orientação de um fisioterapeuta, trabalhando o corpo como um todo e não por partes isoladas.
Essas posturas nada mais são do que movimentos lentos, graduais e progressivos, porque na verdade não existe “receita de bolo”, pois parte do princípio de que cada pessoa é única, ou seja, cada pessoa tem seu jeito de desenvolver seus problemas posturais (MEDEIROS, 2007).
Marques (2000) relata que as posturas utilizadas pela Reeducação Postural Global (RPG), para a melhoria da morfologia do corpo são várias (rã no chão, rã no ar, sentado, em pé, e inclinado para frente), que podem ser feitas com ou sem cargas e são selecionadas a partir da avaliação realizada com o indivíduo.
A postura de rã no chão (figura 1) é aplicada com braços abduzidos ou aduzidos agindo sobre a nuca, tórax, cintura escapular, membro superior, mão e quadril (OLIVEIRA et al, 2006).
Figura 1. Rã no chão
Fonte: www.carolinaruggiero.blogspot.com.br
Já postura rã no ar (figura 2 e 3) com braços aduzidos ou abduzidos trabalha sobre nuca, tórax, cintura escapular, membro superior, mão, quadril, membro inferior e pés (OLIVEIRA et al, 2006).
Figura 2. Rã no ar com braços aduzidos
Fonte: www.carolinaruggiero.blogspot.com.br
Figura 3. Rã no ar com braços abduzidos
Fonte: www.carolinaruggiero.blogspot.com.br
A postura sentada (figura 4) trabalha costas, membros inferiores e esquema corporal. O indivíduo alonga os membros inferiores, alinhando os joelhos e puxando as pontas dos pés para si (SOUCHARD, 2006).
Figura 4. Sentada
Fonte: www.carolinaruggiero.blogspot.com.br
A postura em pé no meio (figura 5) trabalha especialmente no equilíbrio esquema corporal, costas, membro inferior e pé. Os pés são colocados numa prancheta que pode progressivamente ir aumentando o ângulo para frente, alongando a panturrilha (SOUCHARD, 2006).
Figura 5. Em pé no meio
Fonte: www.carolinaruggiero.blogspot.com.br
A postura em pé inclinada para frente (figura 6) é indicada para dores lombares e problemas como hérnia de disco.
Figura 6. Em pé inclinada para frente
Fonte: www.carolinaruggiero.blogspot.com.br
Um dos principais objetivos da Reeducação Postural Global é tratar desvios posturais e suas dores decorrentes através da correção das desarmonias do corpo. Sendo indicada para quem busca equilíbrio, harmonia e flexibilidade (TEIXEIRA; RIBEIRO, 2006).
O método é benéfico para alongar e descomprimir o corpo, permitindo que os músculos se automatizem a ficar nas posições fisiologicamente corretas. Desta forma podemos manter-nos em posturas adequadas sem esforço (MEDEIROS, 2007).
Conclui-se então, que a Reeducação Postural Global não é apenas um método corretivo no qual se podem aliviar dores e sintomas, mas também preventivo, onde se restabelece a harmonia do corpo (SOUCHARD, 2006).
4. Metodologia
Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, baseado em pesquisa bibliográfica e documental, cujo objetivo principal foi realizar uma revisão e levantamento bibliográfico, através da leitura de livros e periódicos, com o intuito de obter um maior esclarecimento da técnica da Reeducação postural Global e sua eficácia no tratamento das alterações posturais. Considerando as palavras-chave: Reeducação Postural global (RPG), Postura e Alterações posturais.
5. Considerações finais
A partir deste estudo bibliográfico foi possível concluir que a postura global de um indivíduo é de grande relevância. O homem deve ser visto como um todo, para que assim, possam ser atendidas as necessidades que seu corpo precisa para a realização de seus movimentos da melhor maneira possível.
Devemos conhecer as alterações posturais, para podermos traçar um plano não apenas corretivo, mas preventivo que venha a se adequar para cada paciente.
Através das análises e leitura das referências encontradas, pode-se perceber que a técnica da Reeducação Postural Global vem contribuindo cada vez mais para solucionar e ajudar aos pacientes em uma melhora da postura e qualidade de vida, pois tal método tem como objetivo tratar as desarmonias do corpo humano, considerando o indivíduo como um todo, sendo indicada para quem busca equilíbrio, harmonia e flexibilidade.
A técnica da Reeducação Postural Global não visa apenas atender pacientes que estejam sentindo dor, mas também aqueles que buscam encontrar um melhor equilíbrio e viver em harmonia com o corpo.
A abrangência da Reeducação Postural Global é muito vasta e beneficia aos pacientes portadores de problemas ortopédicos, pós-traumáticos, respiratórios, reumatológicos, neurológicos espáticos e em todos os casos que estejam indicados tratamento fisioterapêutico.
Conhecimentos sobre a evolução humana e postura corporal poderiam contribuir para a elaboração de programas preventivos e de uma maior intervenção nessa área.
Devido à carência sobre o assunto, vale ressaltar a importância de novos estudos aprofundados sobre os aspectos funcionais da técnica da Reeducação Postural Global, bem como a necessidade de um maior número de pesquisas abordando mais variáveis e amostras.
Referências
BERESFORD, H.; HABIB, A.L.C.M.C. Para uma interpretação da reeducação postural global - RPG no contexto da ciência da motricidade humana. Rev. Fisioterapia em movimento. Curitiba, v.16, n.1, p.17-24, jan/mar. 2003.
BRACCIALLI, L.M.P.; VILARTA, R. Aspectos a serem considerados na elaboração de programas de prevenção e orientação de problemas posturais. Rev. Paulista de Educação Física. São Paulo, v.14, n.2, p.159-171, jul/dez. 2000.
______. Estudo das relações existentes entre crescimento e desvios na postura. Reabilitar, n.9, p.19-24, 2000.
BRICOT, B. Posturologia. 2ª ed. São Paulo: Ícone, 2001.
ENOKA, R. M. Bases neuromecânicas de cinesiologia. São Paulo: Manole, 2000.
FREITAS, E. V. et al. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 2002.
KENDALL, F. P.; MCCREARY E. K.; PROVANCE P. G. Músculos e funções. 4.ed. São Paulo: Manole, 1995, p. 71- 114.
MAGEE, D. Avaliação musculoesquelética. 4.ed. São Paulo: Manole, 2005.
MEDEIROS, A. RPG: o segredo está na flexibilidade. Fisioterapia, 2007. p. 62.
MORAES, A.C.; BANKOFF, A.D.P. Atividade física e saúde. v.6, n.2, 2002.
OLIVEIRA, S.; et al. A RPG como modificador da qualidade de vida de indivíduos portadores de lombalgia: um estudo Piloto. Revista Terapia Manual - Fisioterapia Manipulativa. Londrina, v.4, p.12-16, 2006.
RUGGIERO, C. RPG e o Alinhamento do Corpo. Disponível em: www.carolinaruggiero.blogspot.com.br. Acesso em: 03 de jan. 2012.
SOUCHARD, P. E. Reeducação postural global: método do campo fechado. 3.ed. São Paulo: Ícone, 1998.
______. As escolioses: seu tratamento fisioterapêutico e ortopédico. São Paulo: Editora Realizações, 2001.
______. RPG: príncipes et originalité de la reeducation posturale globale. Barcelona: Paidotribo, 2006.
TEIXEIRA, L. A. N.; RIBEIRO, D.C.L. Tratamento para algias da coluna e retrações posturais utilizando o método de RPG- Um estudo de caso. Revista Terapia Manual- Fisioterapia Manipulativa, Londrina, v.4, n.15, 2006, p.46-51.
TRIBASTONE, F. Tratado de exercícios corretivos aplicados à reeducação motora postural. São Paulo: Manole, 2001.
VERDERI, E. A Importância da avaliação postural. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 8, n.57, fev., 2003. http://www.efdeportes.com/efd57/postura.htm
______. Educação postural e qualidade de vida. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, v.8, n.51, p.2, ago.2002. http://www.efdeportes.com/efd51/postura.htm
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista Digital · Año 19 · N° 194 | Buenos Aires,
Julio de 2014 |