Condições de trabalho dos funcionários de empresas madeireiras em publicações científicas no período de 2002 a 2012 Las condiciones de trabajo de los empleados de las empresas madereras en publicaciones científicas en el período de 2002 a 2012 |
|||
*Acadêmica do Curso de Fisioterapia das Faculdades INTA **Professora do Curso de Fisioterapia das Faculdades INTA (Brasil) |
Maralice Vasconcelos Melo* Francisca Maria Aleudinelia Monte Cunha** |
|
|
Resumo A ergonomia está relacionada aos atendimentos das funções entre as pessoas e outros elementos de um sistema, sendo também, a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar e otimizar o bem-estar humano visando o desempenho geral de um sistema. Partindo de tais relevâncias, surgiu o interesse em desenvolver este trabalho cujo objetivo é verificar as condições de trabalho dos funcionários de empresas madeireiras, em publicações científicas no período de 2002 a 2012. Tem como metodologia uma revisão integrativa da literatura, a partir da análise dos textos selecionados, tem-se quanto ao tipo de publicação, que os treze estudos apresentados. A literatura pesquisada reforça o conceito e a atuação da fisioterapia no ambiente de trabalho. O não-cuidado e o abandono por parte dos trabalhadores podem levar a várias doenças. Unitermos: Saúde do trabalhador. Ergonomia. Fisioterapia.
Abstract Ergonomics is related to calls of functions between people and other elements of a system, and is also the profession that applies theory, principles, data and methods to design in order to optimize human well-being and overall performance of a system. This work aims to determine the conditions of employment of staff of wood in scientific publishing companies in the period 2002-2012. Methodology as having an integrative review of the literature. From the analysis of the selected texts, has on the type of publication that the 13 studies submitted. The literature reinforces the concept and role of physiotherapy in the workplace. The lack of care and neglect by workers can lead to various diseases. Keywords: Occupational health. Ergonomics. Physiotherapy.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 19 - Nº 193 - Junio de 2014. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
1. Introdução
Percebendo que há uma enorme carência de fisioterapeutas nas empresas locais, surgiu a idéia de observar e analisar as dores e as doenças dos funcionários das empresas madeireiras da cidade de Sobral-Ce.
A ergonomia está relacionada ao entendimento das junções entre pessoas e outros elementos de um sistema, sendo a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. Essa é a definição adotada pela Associação Internacional de Ergonomia em 2000 (COUTO, 1995.).
A aplicação da ergonomia tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos funcionários das empresas, diminuindo a assistência ao médico, bem como o número de acidentes, melhorando a eficiência do trabalho e a redução da rotatividade no quadro de empregados (DA SILVA; BARBAZA; 2005).
Observou-se que mesmo os móveis e ferramentas estando adequados ao tipo de trabalho a ser realizado, eles não reduziam as dores e nem atuavam na prevenção das dores lombares, então, está clara a necessidade de se adotar a ergonomia, no intuito de implantar a prática de exercícios e reeducação postural. E como se não bastasse, existe ainda outro fator prejudicial que é o ruído. Segundo Farias, Buriti e Rosa (2012), o ruído é um dos agentes nocivos mais comuns, encontrados no local de trabalho e pode afetar o trabalhador nos planos físico, psicológico e social, devido à grande exposição da audição, constituindo em forte agravo à saúde de forma geral.
Com a implantação da ergonomia, é possível a redução dos afastamentos parciais e/ou temporais dos trabalhadores que passam muito tempo expostos a ruídos muito altos e à má postura, que conseqüentemente prejudicam o trabalhador tanto no seu local de trabalho, como na sua vida social.
Outros fatores que interferem no bom rendimento do trabalhador, bem como na saúde do mesmo, são o stress; a cobrança em produzir; a baixa iluminação, alta temperatura/umidade do local; altas vibrações oriundas das máquinas, podendo muitas vezes levar ao afastamento do trabalhador (GONÇALVES, 2008).
Juntamente com a surdez, a LER/DORT (lesões por esforços repetitivos/doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho) tornaram-se doenças muito notificadas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e obviamente, são as que mais demandaram o afastamento dos trabalhadores. Os fatores causadores ou agravantes das LER/DORT têm sido bem debatidos e podem ser divididos das seguintes formas: fatores físicos e biomecânicos, como postura incorreta, movimentos repetitivos, velocidade exercida durante a tarefa, iluminação, sons (GUIMARAES; MARTINS et al., 2011).
A DORT/LER é usada para determinar afecções que podem lesar tendões, bolsas sinoviais, músculos, nervos, fáscias e ligamentos, de forma isolada ou associada, com ou sem rompimento dos tecidos, afetando todos os membros superiores e inferiores, principalmente a região escapular, pescoço e coluna lombar. Tais problemas estão freqüentemente relacionados ao trabalho e podem ser ocasionados pelo esforço repetitivo e forçado nos grupos musculares e à manutenção de postura incorreta durante o trabalho (LOURINHO, 2011).
Quando um fisioterapeuta utiliza a ergonomia em um determinado ambiente, seja empresa ou residência, ele procura adaptar o ambiente às necessidades das pessoas envolvidas: correta iluminação, mobiliários adequados. Além do mais, há orientações para a correção postural, especialmente quanto aos movimentos relevantes a um determinado esforço, portanto, a atuação do fisioterapeuta é algo indispensável, principalmente quando o trabalho causou problemas de saúde no funcionário e esse necessitar de um laudo ergonômico.
Então, considerando importantes tais observâncias, surgiu este trabalho no intuito de verificar as condições trabalhistas dos funcionários de empresas madeireiras, em publicações científicas no período de 2002 a 2012.
2. Metodologia
Trata de uma revisão integrativa que inclui as observações de pesquisas importantes que dão apoio e que vai decidir a melhoria da prática clínica, possibilitando a composição do estado do conhecimento de um determinado motivo, além de mostrar espaços do conhecimento que precisam ser preenchidas com a realização de novos estudos. Esta forma de pesquisa permite a síntese de vários estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma certa área de estudo. É um procedimento rico para a fisioterapia, pois muitas vezes os profissionais não têm tempo para realizar a leitura de todo o conhecimento científico acessível devido ao volume grande, além do obstáculo para realizar a análise crítica dos estudos.
A revisão integrativa da literatura consiste na elaboração de uma análise ampla da literatura, ajudar para discussões sobre métodos e resultados de pesquisas, assim como reflexões sobre a realização de futuros estudos. O intuito inicial deste método de pesquisa é alcançar um grande entendimento de um determinado fenômeno baseando-se em estudos anteriores. É necessário seguir padrões de rigor metodológico, transparência na amostra dos resultados, de forma que o leitor consiga identificar as características reais dos estudos incluídos na revisão (MENDES; SILVEIRA; GALVÃO, 2008).
A pesquisa da literatura ocorreu na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nos meses de setembro de 2012 a dezembro de 2013. As bases de dados de literatura científica e técnicas consultadas foram: Literatura Latino-Americana e de Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca virtual de saúde (BVS) e livros de relevância sobre o assunto.
Os critérios de inclusão para os estudos encontrados foram à abordagem da ergonomia e saúde do trabalhador nas empresas de madeiras. Foram excluídos todos os estudos que abordaram outras áreas de trabalho, tempo e ano do estudo. Onde foram organizados em um quadro e criada uma categoria sobre a fisioterapia nas empresas de madeira.
3. Resultados e discussão
A partir da análise dos textos selecionados, tem-se quanto ao tipo de publicação, que os 13 estudos apresentados no Quadro 1, são resultados de pesquisas, e todos são nomeados pelos editores como originais.
Com respeito ao ano de publicação, um artigo foi publicado em 2006, quatro em 2009, três em 2010, dois em 2011 e três em 2012.
Quanto aos tipos de estudos, foram assim classificados: uma análise transversal; um descritivo; um retrospectivo; um questionário; dois coorte; dois de análises de dados; um estudo de caso; dois epidemiológicos; um exploratório e um transversal.
Ao analisar a fonte dos artigos, notou-se que a maioria delas foram publicadas na área da saúde coletiva e editados no Brasil. Esse resultado mostra que ainda é um pouco esquecido a atuação da fisioterapia na saúde do trabalhador.
Quadro 01
Autor |
Ano |
Título |
Tipo de estudo |
Objetivo |
FREITAS, Kate Paloma et al |
2011 |
Lombalgia ocupacional e a postura sentada: efeitos da cinesioterapia laboral. |
Análise transversal. |
Verificar os efeitos da cinesioterapia em funcionários portadores de lombalgia ocupacional. |
BATIZ, Eduardo Concepción; NUNES, Jandira Izabel da Silva; LICEA, Olga Elena Anzardo. |
2012 |
Prevalência dos sintomas músculo- Esqueléticos em movimentadores de mercadorias com carga. |
Questionário organizacional e nórdico. |
Identificar os fatores de risco que podem provocar a prevalência dos sintomas musculoesqueléticos associados ao manuseio e transporte de cargas dos movimentadores de mercadorias. |
GIANASI, Luciana Bezerra de Souza; BORGES, Livia de Oliveira. |
2009 |
Síndrome de burnout no setor de transporte de Natal |
Descritivo. |
Investigar a relação entre a síndrome de burnot e as fontes de desgaste físico e emocional no setor de transporte coletivo urbano da cidade de Natal. |
FARIAS, Victor Hygor Veríssimo; BURITI, Ana Karina Lima; ROSA, Marine Raquel Diniz. |
2012 |
Ocorrência de perda auditiva induzida pelo ruído em carpinteiros. |
Retrospectivo. |
Investigar a ocorrência de perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR) em carpinteiros, caracterizando a perda auditiva por faixa etária, tempo de exposição total ao ruído e uso regular de protetores auditivos durante o tempo total de exposição. |
BOGER, Marlene Escher; BARBOSA-BRANCO, Anadergh; OTTONI, Áurea Canha. |
2009 |
A influência do espectro de ruído na prevalência de perda auditiva induzida por ruído em trabalhadores. |
Coorte histórica com coorte transversal |
Avaliar a influência de ruído na prevalência de PAIR em trabalhadores. |
GALDINO, Adriana; SANTANA, Vilma Sousa; FERRITE, Silva. |
2012 |
Os centros de referência em saúde do trabalhador e a notificação de acidentes de trabalho no Brasil. |
Análise de dados. |
Analisa-se como os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador contribuem para as notificações de acidentes de trabalho graves e daqueles com exposição a material biológico, no Sistema de Informações de Agravos de Notificação, Sistema Único de Saúde. |
TSUCHIYA, Hugo Zenji Costa; MENDOCA, Cintia Sabino Lavorato; CESAR, Ana Cristina Gobbo. |
2009 |
Associação entre características pessoais, organização do trabalho e presença de dor em funcionários de uma indústria moveleira. |
Observacional de corte transversal. |
Investigar possível associação entre características pessoais, organização do trabalho, presença e intensidade da dor em trabalhadores de uma indústria moveleira no município de Araçatuba, no interior do Estado de São Paulo. |
GUIMARAE, Bruno Maria de et al. |
2011 |
Análise da carga de trabalho de analistas de sistemas e dos distúrbios osteomusculares. |
Estudo de caso. |
Foi realizar avaliação das condições ergonômicas de analistas de sistemas, com a finalidade de conhecer os fatores geradores de sobrecargas físicas e cognitivas, suas repercussões sobre os trabalhadores e propor melhorias para a diminuição dessas sobrecargas. |
FERNANDES, Rita de Cássia Pereira; ASSUNÇÃo, Ada Ávila; CARVALHO, Fernando Martins. |
2010 |
Tarefas repetitivas sob pressão temporal: os distúrbios musculoesqueléticos e o trabalho industrial. |
Epidemiológicos. |
Investigar uma situação de trabalho, explorando as características das tarefas e o contexto temporal no qual são executadas, por meio de uma perspectiva qualitativa, a fim de melhorar compreender os DME. |
CAMFIELD, Claudia Eduardo Ramos; POLACINSKI, Édio; GODOY, Leoni Pentiado; ZAGO, Camila Avozani. |
2006 |
Avaliação dos aspectos ergonômicos e das condições de trabalho em organizações madeireiras na região da Quarta Colônia. |
Exploratório/ bibliográfica qualitativa quantitativa. |
Avaliar os aspectos ergonômicos e as condições de trabalho relacionadas às atividades do processo produtivo na indústria madeireira, visando oportunizar a melhoria da saúde, da segurança, e da qualidade de vida dos colaboradores, bem como a produtividade do negócio. |
MORENO, Claudia Roberta de Castro; ROTENBERG, Lúcia. |
2009 |
Fatores determinantes da atividades dos motoristas de caminhão e repercussões à saúde: um olhar a partir da análise coletiva do trabalho. |
Análise coletiva do trabalho. |
Tem o intuito de caracterizar a atividade do motorista de caminhão quanto à demanda do trabalho e aos desafios impostos pela sua organização do trabalho. |
ULHOA, Melissa Araújo et al. |
2010 |
Distúrbios psíquicos menores e condições de trabalho em motoristas de caminhão. |
Transversal. |
Estimar a prevalência de distúrbios psíquicos menores e identificar estressores entre motoristas de caminhão. |
MASSON, Valéria Aparecida; MONTEIRO, Maria Inês. |
2010 |
Estilo de vida, aspectos de saúde e trabalho de motorista de caminhão |
Epidemiológico transversal. |
Identificar o perfil dos caminhoneiros de rota longa quanto à idade, estado civil, escolaridade, ocupação, números de filhos, índice de massa corpórea; Descrever a vulnerabilidade dos caminhoneiros a situações de risco, como uso de drogas psicoativas e práticas sexuais eventuais; Avaliar o uso de substâncias psicoativas quanto à freqüência, tempo de uso e número de comprimidos ingeridos. |
A fisioterapia nas empresas madeireiras
Um fator intrigante no local de trabalho é a dor que os funcionários sentem, porém os patrões geralmente não se preocupam com o que acontece aos seus funcionários, porém, o bem-estar daqueles que prestam serviço em determinada empresa é de total importância, pois é impossível um trabalhador produzir com dor, desconforto.
Visto isso, partimos para a necessidade de se implantar um fisioterapeuta com um programa de ergonomia nas empresas de madeira, pois segundo Renner (2005) a ergonomia busca melhoria nos ambiente de trabalho de modo a manter a saúde e a capacidade produtiva, porque o principal objetivo da ergonomia é adaptar o trabalho ao ser humano em vez do ser humano ao trabalho.
Ainda segundo Renner (2005) a fisioterapia preventiva vem a ser um conjunto de ações que visam principalmente atuar na redução das causas das dores e desconfortos no trabalho. A fisioterapia é um complemento da ergonomia na orientação de postura e movimento mais funcionais e menos críticos a serem adotados durante as atividades de trabalho.
As orientações devem ser dadas a cada trabalhador, levando em consideração o seu local de trabalho, altura, peso, carga horária, sexo e idade. As orientações são elas: o uso de atividade física, pausas para alongamentos e relaxamentos dos músculos que estão sendo trabalhados durante a jornada de trabalho.
O fisioterapeuta tem a obrigação de conscientizar o trabalhador sobre a correta postura corporal, durante a realização de suas tarefas, no seu local de trabalho.
4. Considerações finais
A literatura pesquisada reforça o conceito e a atuação da fisioterapia no ambiente de trabalho, mostrando a importância e o cuidado com o trabalhador em seu local de trabalho.
O não-cuidado com a saúde do trabalhador e o abandono por parte dos trabalhadores podem levar a várias doenças como por exemplo a DORT, que pode acarretar no afastamento temporário e/ou definitivo do trabalhador ao seu ambiente de trabalho e sobre as publicações de saúde do trabalhador nas empresas de madeiras são muito precárias ainda principalmente na área da fisioterapia/ ergonomia.
Referências
COUTO, H. Ergonomia Aplicada ao Trabalho. Editora Ergo, vol.I, 1995, p. 231-239.
DA SILVA, Daiane Aparecida; BARBAZA, Regina Jose. Ergonomia aplicada ao trabalho. Revista cientifica eletrônica de administração. ano V. Numero 9.
DUL, J. e WEERDMEESTER, B. Ergonomia pratica. Editora Edgard Blucher, 2004. p. 137.
FARIAS, Victor Hygor Veríssimo; BURITI, Ana Karina Lima; ROSA, Marine Raquel Diniz da. Ocorrência de perda auditiva induzida pelo ruído em carpinteiros. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 14, n. 3, jun. 2012.
GONÇALVES, F.M. Ergonomia. Estão de recursos humanos. publicado em 2008. http://prof.santana-e-silva.pt/EGI_grh/trabalhos_08_809/Word/Ergonomia.doc.pdf acessos em 29 de novembro de 2012.
GUIMARAES, Bruno Maia de et al. Análise da carga de trabalho de analistas de sistemas e dos distúrbios osteomusculares. Fisioter. mov. (Impr.), Curitiba, v. 24, n. 1, Mar. 2011.
IIDA. Ergonomia projeto e produção, 2º edição revista e ampliada; Editora Edgard Blucher, 2005. p. 614;
KROEMER, K.H.E; GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem, quinta edição. Porto Alegre, Editora Bookman, 2008, p. 327.
LOURINHO, Mayra Guasti et al. Riscos de lesão musculoesquelética em diferentes setores de uma empresa calçadista. Fisioter. Pesqui., São Paulo, v. 18, n. 3, Sept. 2011.
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVAO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 17, n. 4, Dec. 2008.
RENER. Jacinta Sidegum. Prevenção de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Boletim de Saúde, Porto Alegre,v. 19, numero 1,jan/jun. 2005.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista Digital · Año 19 · N° 193 | Buenos Aires,
Junio de 2014 |