efdeportes.com

Estudo correlacional entre agilidade e escolares: uma revisão literária

Estudio correlacional sobre agilidad y escolares: una revisión de la literatura

 

*Prefeitura do Rio de Janeiro/RJ; Prefeitura de Magé/RJ

**Graduando em Educação Física (UNIVERSO/RJ)

***IFRJ/RJ; UNIVERSO/RJ

(Brasil)

Prof. Ms. Rubem Machado Filho*

Thiago da Silva Rocha Romão**

Prof. Ms. Edson Farret***

rubemfisiologista@bol.com.br

 

 

 

 

Resumo

          A escola tem sido reconhecida como a instituição em melhor posição para orientar e suprir às necessidades de prática de atividade física dos jovens, sendo um ambiente social complexo e de reprodução cultural, dotada de uma lógica de “imposição” de conhecimentos. O esporte escolar é um campo de conhecimento voltado às práticas escolares esportivas e competitivas, dado que as relações interativas e operativas entre professores e alunos representam uma condição educativa. A agilidade, juntamente com a velocidade, amadurece precocemente, nesse particular a idade mais indicada para se desenvolver essa capacidade é a partir dos 12 anos de idade. Após a puberdade a estimulação dessa capacidade se apresenta com pouca sensibilidade. A agilidade no âmbito esportivo é a resposta do indivíduo em conseguir executar movimentos rápidos e coordenados dentro de especificidade técnica. A escola como campo de pesquisa, tem possibilitado ampliar as descobertas sobre as consequências provocadas pela mudança do estilo de vida nas gerações a cada década. Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão literária correlacionando os tópicos agilidade e escolares.

          Unitermos: Agilidade. Escolares. Capacidades motoras.

 

Abstract

          The school has been recognized as the institution best placed to guide and meet the needs of physical activity for young people, being a complex social environment and cultural reproduction, endowed with a logic "imposition" of knowledge. The school sports is a field of knowledge aimed at school sports practices and competitive, given that the interactive and operative relations between teachers and students represent a condition of education. The agility, along with the speed, ripens early; in particular the most appropriate age to develop this ability is 12 years old. After puberty stimulation of this capability presents with little sensitivity. The agility in sports is the response of the individual unable to perform rapid and coordinated movements within specific technique. The school as a research field, has enabled extend the findings on the effects caused by the change of lifestyle for generations every decade. This paper aims to review literature correlating topics agility and school.

          Keywords: Mobility. School. Motor skills.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 191, Abril de 2014. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    De acordo com Passos, Alonso (2009) a escola tem sido reconhecida como a instituição em melhor posição para orientar e suprir às necessidades de prática de atividade física dos jovens, sendo um ambiente social complexo e de reprodução cultural, dotada de uma lógica de “imposição” de conhecimentos, valores e normas que tendem a impedir a criatividade e inibir ações que correspondem às expectativas da infância, privilegiando o trabalho à brincadeira de escolares.

    O esporte escolar é um campo de conhecimento voltado às práticas escolares esportivas e competitivas, dado que as relações interativas e operativas entre professores e alunos representam uma condição educativa.

    A agilidade se caracteriza por movimentos rápidos com mudanças de direção e sentido. Para Stanziola, Duarte, Matsudo (1986) é uma variável que tem predominância neuro-motora.

    A agilidade, juntamente com a velocidade, amadurece precocemente, nesse particular a idade mais indicada para se desenvolver essa capacidade é a partir dos 12 anos de idade. Após a puberdade a estimulação dessa capacidade se apresenta com pouca sensibilidade (MATSUDO, 1992).

    Para Oliveira (2000), a agilidade é uma variável neuro-motora caracterizada pela capacidade de realizar trocas rápidas de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade de todo corpo ou parte dela. A agilidade no âmbito esportivo é a resposta do indivíduo em conseguir executar movimentos rápidos e coordenados dentro de especificidade técnica (BARBANTI, 2003).

    Beck et al. (2007) relatam que a escola, como campo de pesquisa, tem possibilitado ampliar as descobertas sobre as consequências provocadas pela mudança do estilo de vida nas gerações a cada década.

    Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão literária correlacionando os tópicos agilidade e escolares.

Metodologia

    Foram pesquisadas as bases de dados Medline e Lilacs, utilizando os descritores: "Agilidade", "Escolares", "Testes motores", "Direção" e "Sentido", no período 2009 a 2013.

    Para o cômputo do total de estudos identificados foi verificada a duplicação entre as bases de dados, sendo cada artigo contabilizado somente uma vez. A partir dos estudos identificados, considerando a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados aqueles artigos originais, todos os artigos selecionados foram avaliados considerando a leitura e análise criteriosa do texto completo, alguns artigos de revisão ou tese também foram utilizados.

    Com o objetivo de localizar artigos que não tivessem sido encontrados na busca inicial, a lista de referências dos estudos incluídos foi utilizada para a identificação de outros artigos. Esses artigos também foram avaliados respeitando os critérios de seleção.

Algumas pesquisas relevantes correlatas à agilidade e escolares

    Passos, Alonso (2009) com o objetivo de comparar as qualidades físicas velocidade e agilidade entre escolares praticantes e não praticantes de futsal extraclasse, fizeram um estudo em 40 escolares do sexo masculino matriculados no Colégio Metodista Bennett com idade de 14,88 ± 0.55 anos, peso de 63,70 ± 13,96 quilogramas e estatura de 169,23 ± 7,49 centímetros, com aulas de Educação Física de 50 minutos duas vezes por semana. A amostra foi dividida em grupo participação (GP n= 20) e grupo controle (GC n= 20). Os testes foram realizados segundo as normas do Manual PROESP – BR. Após a verificação dos resultados conclui-se que os alunos praticantes de futsal extraclasse apresentaram melhores resultados nos testes em relação aos não praticantes. Sendo assim, o treinamento de futsal extraclasse parece favorecer o desenvolvimento da velocidade e agilidade proporcionando uma condição satisfatória para a realização dos movimentos específicos da modalidade.

    Querendo verificar o efeito de um programa de iniciação esportiva na aptidão física de escolares de uma escola privada de São Paulo, Bortoni, Bojikian (2007) fizeram um estudo com 87 escolares do sexo masculino com idade de 11 a 13 anos divididos em grupo participação (GP n= 50) e grupo controle (GC n= 37), onde o GP participou de uma intervenção com futebol de salão duas vezes por semana com a duração de 90 minutos. Foram avaliadas as variáveis antropométricas (peso corporal, estatura, índice de massa corporal) e neuromotoras (força de membros inferiores, agilidade e velocidade). Foi possível observar aumentos significativos na agilidade e velocidade.

    Krebs, Macedo (2005) tendo como objetivo analisar a aptidão física relacionada ao desempenho, através das variáveis de velocidade, agilidade e potência, de escolares do estado de Santa Catarina, estudaram 6373 escolares, sendo 3195 do gênero masculino e 3178 do gênero feminino com idade entre 7 e 16 anos. Os principais resultados demonstram que houve diferenças estatisticamente significativas entre os gêneros.

Figura 1. Teste do quadrado (Um dos testes utilizados para mensurar a agilidade)

Considerações finais

    A capacidade motora agilidade, consiste na execução de mudanças de movimentos o mais rápido possível frente a situações imprevisíveis, tomando rápidas decisões e executando ações de modo eficiente. Assim, como a velocidade, a agilidade deve ser desenvolvida desde a infância, sendo igualmente importante como outras capacidades físicas. O desempenho da agilidade é influenciado pelos mesmos fatores da velocidade. A agilidade consiste em mudanças de direção e sentido. A realização de medidas antropométricas no âmbito escolar tem se tornado uma prática constante em todo Brasil.

Referências bibliográficas

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 19 · N° 191 | Buenos Aires, Abril de 2014
© 1997-2014 Derechos reservados