Dança Escolar. Um estudo de caracterização nas escolas públicas do município de Canindé-Ceará El baile escolar. Un estudio de sus características en las escuelas públicas del municipio de Canindé-Ceará School Dance. A study of characterization in the public schools of the Caninde-Ceara |
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*Graduada em Educação Física pelo IFCE campus Canindé **Mestre em Educação e Saúde pela UNIFOR Professora e Pesquisadora do IFCE campus Canindé ***Doutor em Biotecnologia pela UECE Professor e Pesquisador do IFCE campus Canindé |
Marjore Melo Mesquita* Patricia Ribeiro Feitosa Lima** Nilson Vieira Pinto*** (Brasil) |
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Resumo Este estudo caracteriza o conteúdo “Dança” nas aulas de Educação Física em escolas públicas de Canindé-Ceará. A amostra foi composta por 50 adolescentes. A oferta de aulas regulares foi avaliada através dos dados fornecidos pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação e Polo de Artes do Município e caracterizada por questionário aplicado ao responsável pela ação docente. A aptidão motora foi avaliada pela bateria de testes de Bruininks & Ozeretsky e a cognitiva através do teste de Recordação Livre de Palavras adaptado. Pode-se identificar que a dança não está inserida nas aulas de Educação Física, ofertada apenas no contra turno como atividade extracurricular e direcionada pelo monitor de artes. A amostra apresentou baixo desempenho motor e cognitivo. Unitermos: Educação Física. Aptidão motora. Aptidão cognitive. Adolescentes.
Abstract This study features the content "Dance" in Physical Education classes in Public Schools of Caninde-Ceara. The sample consisted of 50 adolescents. The provision of regular classes was evaluated using data provided by the Regional Center of Educational Development and Arts Polo in the City, and characterized by the questionnaire applied by responsible for teaching action. The motor performance was assessed by Bruininks & Ozeretsky test and cognitive by Remembrance Free Word test adapted. Can be identified that dance is not inserted in physical education classes, offered only against extracurricular activity and directed by the Monitor arts. The sample showed low cognitive and motor performance. Keywords: Physical Education. Motor performance. Cognitive performance. Teenagers.
Apoio financeiro: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
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EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 191, Abril de 2014. http://www.efdeportes.com/ |
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Introdução
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) estabelecem as diretrizes pedagógicas na escola, organizando os conteúdos comuns que devem permear o ensino Fundamental e Médio no em âmbito nacional, mas também propõe um currículo diversificado com base nas manifestações locais de cada região do país. Neste documento, o conteúdo Dança está inserido tanto nos Parâmetros Curriculares da Educação Física (no bloco das Atividades Rítmicas) como nos PCN das Artes juntamente com as Artes Visuais, a Música e o Teatro.
A base curricular comum articulada à diversidade regional de conteúdos estabelece uma relação salutar entre a educação, à vida cidadã e as áreas de conhecimento. Todavia, embora tenha se estabelecido estas diretrizes curriculares de ensino, pouco se percebe a abordagem das Atividades Rítmicas dentro da escola como conteúdo no ensino da Educação Física.
Apesar de estar situada, desde 1971, como unidade da disciplina Educação Física, a Dança é minimamente tratada como componente nas escolas, seja pela Educação Física ou pela Educação Artística/Arte Educação sendo geralmente reconhecida apenas como atividade extracurricular em eventos específicos da escola.
A Dança Escolar tem enfrentado inúmeras dificuldades para se inserir dentro dos conteúdos abordados nas aulas de Educação Física, seja por questões estruturais, aceitação por parte dos alunos (especialmente do sexo masculino), motivação, comodismo ou afinidade (SILVA, ALVES & RIBEIRO, 2010; BUOGO & LARA, 2011). Desta maneira a Dança na escola aparece apenas direcionada ao desempenho físico e distanciada do processo de ensino-aprendizagem, integrada com outras disciplinas.
Contudo, a Dança estimula a relação sensório-motora ao aproximar as sensações gerais e especiais (visão, audição, tato, equilíbrio) ao movimento corporal e assim estabelecer um esquema corporal capaz de ampliar as funções intelectuais (GARAUDY, 1980; FERREIRA, VILLELA & CARVALHO, 2010).
Já Lima & Carneiro (2011) salientam que o ensino da dança escolar propõe o conhecimento dos aspectos históricos e sociais das danças, a estimulação da criatividade e expressividade com elaboração e descoberta de movimentos, além do estudo das danças populares e demais manifestações culturais.
Existe ainda, uma estreita relação entre o desenvolvimento da cognição e da aptidão motora com a Dança e as Atividades Rítmicas e expressivas. Muniz & Ribeiro (2010), definem a cognição como processo através do qual o mundo de significados tem origem. À medida que o ser se situa no mundo, atribui significados à realidade em que se encontra. Pereira, Teixeira & Corazza (2011) defendem a premissa de que a coordenação motora é à base de uma boa aprendizagem sensório-motora. O movimento se relaciona com o desenvolvimento cognitivo, a partir da integração das sensações periféricas e centrais provenientes do sistema nervoso em sua atuação eferente sobre o sistema muscular (MUNIZ & RIBEIRO, 2010).
Desta maneira, observando o grau de importância da Dança na formação do estudante, este estudo procurou identificar a inserção do conteúdo “Dança” como um componente curricular das aulas de Educação Física nas Escolas Públicas de Canindé-Ceará, e a partir desta, avaliar as possíveis contribuições no processo motor e cognitivo associadas à sua prática regular.
Método
Caracterização do estudo
Este estudo foi uma pesquisa de campo, observacional, descritivo, transversal, utilizando-se de recursos de analise quantitativa.
Sujeitos da pesquisa
A amostra foi composta por 50 jovens de ambos os sexos, 29 mulheres e 21 homens com idade entre oito a 14 anos, que praticavam a Dança na escola com regularidade de duas vezes por semana.
Instrumentos de coleta e análise dos dados
Os procedimentos de caracterização foram iniciados a partir do levantamento do número de escolas publicas (municipais e estaduais) fornecido pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - 7ª CREDE e Polo de Artes do Município. Em seqüência, uma vez determinada a(s) escola(s) pública(s) que ofertava(m) a Dança, esta modalidade foi caracterizada através de questionário aplicado ao professor responsável pela ação docente.
Para a análise dos dados a amostra foi dividida em dois grupos: Grupo 1, o qual praticava Dança na escola regularmente a menos de um ano e Grupo 2, praticantes de Dança na escola a mais de um ano.
Para a avaliação da aptidão motora ampla e fina foi aplicados à bateria de testes de Bruininks & Ozeretsky (TBO -14), descrito por Etchepare (2004). Este teste é composto por 8 subtestes que, em seu conteúdo, representam aspectos importantes da motricidade e do desenvolvimento dos indivíduos, como: Agilidade; Equilíbrio; Coordenação bilateral – membros superiores e inferiores; Força; Coordenação e acompanhamento visual; Velocidade de resposta; Controle viso-motor; e Velocidade de membros superiores. Nos quais foram categorizados em Tarefas Motoras Grossas, Tarefas Motoras Finas e Tarefas Motoras Amplas.
Para a avaliação cognitiva foi utilizado um teste de Recordação Livre de Palavras adaptado (SANTOS, 1999). O teste de Recordação Livre de Palavras (Lista de Palavras) foi utilizado para avaliar a memória declarativa, fornecendo indícios de memória de curto e longo prazo, geralmente utilizado para o estudo da memória episódica, bem como outros tipos de memória e/ou recordação. Para isso foram listados e apresentados 15 nomes de danças brasileiras, tendo 1 minuto para observar e depois descrever na seqüência correta da lista apresentada.
Os resultados foram tabulados inicialmente em um banco de dados com base em uma planilha em Excel (Windows Office 2007) em seguida, foram classificados de acordo com as tabelas de Bruininks & Ozeretsky (TBO -14).
Considerações éticas
Todos os pais ou responsáveis foram informados sobre os objetivos e delineamentos da pesquisa e em seguida assinaram o termo de consentimento livre esclarecido. Este estudo encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Integrada do Ceará – FIC através do protocolo 126/08. Todos os procedimentos de investigação mantiveram-se dentro das normas que regulamentam a pesquisa em seres humanos, do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde, Resolução Nº 196 de 10 de outubro de 1996 e Resolução Nº 251 de 07 de agosto de 1997.
Resultados
Diante dos dados levantados na 7ª. CREDE e no Polo de Artes do município de Canindé, realizado em dezembro de 2011, ao todo, o município de Canindé possui29 escolas públicas municipais e três escolas públicas estaduais, onde aproximadamente apenas cinco escolas (todas municipais) oferecem a dança, sendo que 60% ofertando-a apenas em períodos próximos a datas comemorativas, e que 80% destas são ministradas apenas por monitores de artes.
Nas escolas estaduais do município não foi encontrado nenhum professor ou responsável em repassar o conteúdo de dança dentro ou fora das aulas de Educação Física. Em todo o município de Canindé, em nenhumas das escolas (municipais ou estaduais) se oferece a dança como uma atividade inserida na aula de Educação Física Escolar. As aulas ocorrem em contra turno, ou seja, fora das aulas de Educação Física, como atividade extracurricular.
Vale ressaltar que a dança ofertada pelas poucas escolas municipais seguem o estilo popular (Funk, axé e similares). Ao se investigar o motivo pelo qual firma-se este procedimento didático, 60% dos profissionais afirmam priorizar a Dança popular por preocuparem-se com o resgate da cultura da Dança, 20% responderam que o objetivo principal era aumentar a participação e o aprendizado dos alunos e 20% direcionam a uma maior socialização e melhora da preparação física do corpo.
Quanto à regularidade de oferta semanal da Dança nestas escolas, 40% oferecem todos os dias da semana com cerca de 1 hora e meia de aula por dia, 40% ofertam de acordo com a necessidade e dificuldade da dança e 20% dos profissionais/monitores afirmaram que esta dependia da disponibilidade dos alunos.
Quanto aos procedimentos didático-pedagógicos, 40% dos profissionais/monitores afirmaram que a estrutura da aula dependia do tema escolhido, 20% que a aula estava dividida nos formatos padrões de uma aula de Educação Física (aquecimento, parte principal e volta á calma), 20% direcionavam suas práticas para a cultura, aulas temáticas e folclore; e 20% retratavam teoria e prática em suas aulas. Vale salientar que a preocupação com a qualidade do repertório, utilizando-o como ferramenta educativa foi apontado por apenas 20% dos profissionais investigados.
Em decorrência destes dados, embora seja alarmante o fato de se ter apenas 05 escolas de um total de 32, ofertando a dança enquanto modalidade, o mais preocupante foi perceber que o monitor de arte é o principal responsável pela prática, que é essencialmente física e de responsabilidade legal do profissional de Educação Física ou de Dança.
Destas, apenas a Escola Municipal Alfredo Coelho de Magalhães, conhecida como o CAIC, possuía o profissional de Educação Física como direcionador da prática de dança.A escola atende cerca de 400 alunos, do ensino Fundamental I e II, no período da manhã e tarde. Totalizando com 45 profissionais, incluindo os professores, monitores de artes, diretor, coordenadora pedagógica, apoio pedagógico, coordenador administrativo e secretaria.
Com base neste fato, optou-se por investigar a aptidão motora e cognitiva dos alunos que praticavam a dança nesta escola.
No tocante a avaliação da aptidão motora, o grupo 1 apresentou na categoria motricidade grossa o conceito “fraco”, motricidade fina “fraco”, e na motricidade ampla o conceito “muito fraco”. O grupo 2 apresentou pouca diferença ou melhoria ficando com praticamente os mesmos resultados: a motricidade grossa conceituada “fraca”, fina com o conceito “fraca” e na motricidade ampla “fraca”.
Na avaliação cognitiva baseada na recordação livre de palavras, no grupo 1, com menos de um ano de prática na Dança, apenas 10% dos alunos conseguiram descrever as palavras numa seqüência correta de até quatro palavras das 15 apresentadas. No grupo 2, alunos com mais de um ano na prática da Dança, os avaliados falaram mais palavras, porém a maioria não apresentou a seqüência exata, sendo assim 13% dos alunos conseguiram falar até cinco palavras.
Discussão
Os resultados apontaram que no município de Canindé-Ceará, no ano de 2011, diferente dos conteúdos sugeridos pelos PCN's para a Educação Física, a Dança não tem sido utilizada como componente curricular regularmente e que esta é ofertada sobre o monitoramento de um profissional de Educação Física apenas em uma Escola Municipal. Mesmo nesta escola, não foram percebidas diferenças na aptidão motora e cognitiva dos alunos que praticavam a dança regulamente a menos de um ano em relação aos que tinham mais de um ano de prática regular.
Para Marques (2003), apesar de a sociedade viver nos tempos do politicamente correto, e falar livremente de pré-conceitos, fazendo parecer coisa do passado, ou até mesmo um assunto repetitivo, o ensino de Dança ainda é recoberto por inúmeros pensamentos e idéias em relação à sua "natureza". O forte preconceito em relação à dança é um motivo, inclusive, para muitos professores (as) darem outros nomes às suas atividades com a dança ("expressão corporal", "educação pelo/do movimento", "arte e criação", "movimento e criação", etc.) que, acabam mascarando suas intenções e, ao mesmo tempo, permitem que um número maior de alunos (as) tenha acesso a ela.
Strazzacarppa (2001) destaca ainda que exista dentro da própria escola, o preconceito, com aqueles que lecionam a dança sendo indiferente a sua existência enquanto conteúdo.
A Dança, enquanto conteúdo das Atividades Rítmicas e expressivas no currículo escolar, tem se distanciado do plano educativo por inúmeros motivos que vão desde a formação acadêmica em relação à Dança, seja por afinidade ou pela negação de sua prática, até a difícil inserção e reconhecimento pela comunidade escolar desta modalidade enquanto um conteúdo educativo e contribuinte na formação integral do educando, reconhecendo-a apenas como um instrumento para eventos festivos específicos da escola.
A instrumentalização adverte Fensterseifer (2001), ocorre quando a ação pedagógica desenvolve-se de modo egocêntrico, visando somente ao produto final, objetivando a apresentação em si sem a preocupação com os conceitos, procedimentos e as perspectivas atitudinais proporcionadas com a aquisição do conhecimento e, nem tampouco, com a interação dos sujeitos envolvidos no processo.
Assim, faz-se necessário aproximar o profissional de Educação Física a apropriação dos procedimentos educativos através das Atividades Rítmicas e expressivas, para que este possa não somente inserir estes conteúdos que são fundamentais na formação ampla do educando, mas proporcionar uma nova estratégia metodológica da prática “física” de maneira interdisciplinar.
A inalterada aptidão motora e cognitiva pode ser justificada ao se perceber quais os processos didáticos utilizados e principalmente como estes eram administrados regularmente. Ao reconhecermos que dentre a diversidade apontada nos conteúdos da dança pelos PCN (eruditas, brasileiras, urbanas e de manifestações musicais), as Danças populares, caracterizadas pelo axé, funk e suas manifestações de massa parem ser as únicas possibilidades exploradas pelos monitores de arte e pelo profissional de Educação Física na escola deste estudo. A limitada utilização dos conteúdos reflete em poucas experiências motoras e por suas cognitivas, restringe a capacidade criativa ao impor os movimentos descritos na música e direcionam o praticante a uma ação repetitiva e sem perspectiva transformadora.
Souza (2011) afirma que o professor em suas experiências didáticas através da docência da dança deve perseguir exercícios mais adequados para introduzir a técnica própria à execução dos elementos criados pelos alunos. O trabalho executado com esta integração professor/aluno permitirá abordagens de universalidade estética: possibilidades de relacionar a dança com outras áreas do conhecimento num trabalho interdisciplinar e multidisciplinar, o que será capaz de ampliar não somente a capacidade motora mas essencialmente estimular sua grandeza cognitiva.
Ferreira (2005) nos fala que a Dança na Educação Física deve estar voltada não só para a recreação, ou só para o treino de habilidade motora, mas também para o equilíbrio psíquico, para a expressão criativa e espontânea assegurando aos alunos as possibilidades de reconhecimento e compreensão do universo simbólico possibilitando o resgate da cultura brasileira, como forma de despertar a identidade social do/a aluno/a no projeto de construção da cidadania.
Nesse sentido, o professor deve intensificara interação social na própria sala de aula, contando com a participação dos alunos na definição do programa de ensino, tratando os conteúdos da maneira mais dialógica possível. É importante, que o professor reflita diariamente sua prática para perceber a trajetória educativa, seu processo de alfabetização motora, buscando assim, identificar os aspectos relevantes de sua vida e desta forma ampliando as possibilidades formativas e educativas através da dança.
Conclusão
A Dança não tem sido um componente curricular inserido nas aulas de Educação Física das escolas públicas do município de Canindé-Ceará. Sua prática, quando ofertada, ocorre no contra turno, como uma atividade extracurricular. Neste município, esta oferta ocorre geralmente direcionada pelo monitor de artes, tendo o profissional de Educação Física como o mediador em apenas uma escola do município. A prática de Dança regular na Escola Municipal Alfredo Coelho de Magalhães, não tem demonstrado diferença significativa no desenvolvimento motor e cognitivo em seus praticantes.
Vale ressaltar que o resultado não significativo da Dança nos aspectos cognitivos e motor dos praticantes da escola averiguada, não recusam potencial de contribuição da Dança sob outros aspectos aqui não levantados, mas que permeiam todo o processo ensino-aprendizagem, como o social, afetivo, expressivo, criativo, cultural e, sobretudo educativo.
Sugere-se a busca por novas estratégias metodológicas, diversidade de conteúdos e aproximação dos profissionais de Educação Física às Atividades Rítmicas e expressivas. Pois poderão promover não somente os desempenhos motor e cognitivo, como ampliar a formação integral do educando, distanciando a Dança de sua relação coma performance física e reconhecendo-a como um forte instrumento educacional.
Referências
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STRAZAZACAPA, M. A Educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Caderno Cedes, Campinas, v. 21, n. 53. Abril. 2001.
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