Promoção em saúde através da
prática La promoción de la salud por medio de la práctica del taekwondo en Bom Jesús de Lapa, BA |
|||
*Licenciada em Educação Física (FASB) e pós-graduanda em Saúde Coletiva com Ênfase em PSF (FG). Integrante do corpo docente da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) **Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU - MG) Mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB – DF) Professor da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF - BA) |
Deise Bastos de Araújo* Luiz Humberto Rodrigues Souza** (Brasil) |
|
|
Resumo O Taekwondo é uma Arte Marcial oriunda da Coréia do Sulque tem como filosofia “o caminho dos pés e das mãos”, trabalhando os aspectos psicomotores, afetivos e sociais, de seus praticantes, objetivando a formação de seres humanos, capazes de buscar a em si a paz interior e transmiti-la, não apenas no local de treinamento, mas em todos os outros meios sociais. Historicamente, esta atividade física tem uma grande significância social e vem sendo praticada em várias partes do mundo, inclusive na cidade de Bom Jesus da Lapa – BA, que há 34 anos promove saúde através de projetos sociais e assim conquistando, a cada ano, um espaço relevante na educação e ressignificação de crianças, jovens, adultos e idosos, partindo de intervenções coerentes com a filosofia desta arte/cultura coreana. Partindo do supracitado, através de revisão bibliográfica e análise documental, este artigo objetivou proporcionar estudos e reflexões a cerca da promoção em saúde através do Taekwondo no município de Bom Jesus da Lapa – BA e em contrapartida conhecer os benefícios e o processo histórico que perpassou esta modalidade, desde a sua origem a inserção nesta cidade. Unitermos: Bom Jesus da Lapa, BA. Saúde. Taekwondo.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 189, Febrero de 2014. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
1. Introdução
O termo saúde é algo variável, que depende dos interesses e necessidades individuais e coletivas, neste caso, muitos são os caminhos de se promover/proporcionar saúde, dentre eles pode-se destacar a prática de atividades físicas, que são referências no contexto das políticas públicas.
Nestes atributos, o Taekwondo enquanto atividade física que proporciona diversos benefícios motores, cognitivos e sociais, pode ser considerado um importante meio de promover saúde, pois ao ser trabalhado com base em sua filosofia e objetivos, muito tem a contribuir.
E focando na questão de promover saúde, esta arte marcial, há anos, tem contribuído para a sociedade do município de Bom Jesus da Lapa – BA, através de projetos de intervenções que objetivam a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos.
Sendo assim, por meio de revisão bibliográfica e análise documental, este artigo teve como objetivo geral, proporcionar estudos e reflexões a cerca da promoção de saúde através do Taekwondo em Bom Jesus da Lapa – BA, bem como elucidar os seus benefícios e conhecer o seu processo histórico, desde sua origem à inserção no município supracitado.
2. Processo histórico do taekwondo: da origem a inserção no município de Bom Jesus da Lapa, BA
Nos tempos remotos, com a necessidade de defender-se contra animais predadores e grupos rivais, o ser humano com uso do próprio corpo e de armas brancas, deu origem a vários tipos de lutas e artes marciais, que perpassaram por um processo histórico de evolução e influência de várias culturas.
Dentre estas artes marciais, se pode citar o Taekwondo – o caminho dos pés e das mãos, arte milenar coreana que “se desenvolveu junto com a filosofia oriental, pois deriva; principalmente com a influência das religiões e da cultura, como o Budismo e o Confucionismo” (KIM e SILVA, 2000, p. 21). E referindo a sua origem, relatos históricos apontam que:
No Reino Koguryo foi comprovado através de livro da época a prática do Soo Bak nas festas de colheita e também foram descobertos desenhos na muralha de Muyong-Tchong na prosaica Hwando-San, capital do reino, desde o ano 200, onde se apresentam pinturas que mostram cenas de pessoas lutando o Taekwondo, ou melhor dizendo, uma espécie de ancestral desta modalidade (KIM e SILVA, 2000, p. 17).
Desta forma, “podemos considerar que o Taekwondo surgiu aproximadamente há 1800 anos” (KIM e SILVA, 2000, p. 21), tal modalidade com o passar dos tempos foi sendo praticada em todo mundo e sua chegada ao Brasil foi proveniente da atitude do General Choi Hong Hee que:
Passou a treinar instrutores, enviando-os a diversos países, a fim de difundir a prática dessa Arte Marcial pelo mundo [...] em 1970, o General envia para o Brasil o seu aluno preferido, Grão-Mestre Sang Min Cho, para difundir a Arte Marcial na América do Sul. Com a fundação da Academia Liberdade, no dia 8 de agosto, iniciou a prática do Taekwondo no Brasil (KIM e SILVA, 2000, p. 19).
Desta forma, contribuindo para a formação de vários instrutores brasileiros, que na década de 80 de acordo com a “Confederação Brasileira de Pugilismo, através do seu Departamento Especial de Taekwon-Do [...], pela primeira vez faz uma apresentação de todos os faixas pretas oficiais no Brasil [...] que perfazem o total de 180” (LEE,1980, p. 50).
Dentre estes, na época Kiossan-nim (professor), o Kwanjan-nim (Grão Mestre – Gm.) Valdemir Teixeira de Araújo, “primeiro mestre de Taekwondo do estado da Bahia, mais antigo e premiado atleta de luta em atividade, mestre com maior numero de faixas pretas. Responsável pelo maior projeto social envolvendo o Taekwondo na Bahia” (FTIB, 2011, S/P).
Assim, o Gm. Valdemir, também é considerado pioneiro do Taekwondo no município de Bom Jesus da Lapa – BA, que junto com a Associação Desportiva Lapa Taekwondo Clube “iniciou suas atividades em vinte e dois de abril de um mil novecentos e setenta e oito, (22-04-1978)” (ATA, 2008, p. 1).
Grão Mestre Valdemir Teixeira de Araújo
Desde então, foi-se desenvolvendo projetos sociais neste município, em destaque o Projeto Oportunidade, em que sua “idéia principal é atuar na formação de crianças e adolescentes em situação vulnerável, expostas aos grandes problemas sociais como drogas e prostituição e, com isso, incentivar e estimular as mesmas a frequentarem a escola” (BUENO e TORRES, 2011, p. 131). E, além disto:
Outro grande objetivo do Projeto é descobrir novos talentos em distintas modalidades esportivas e, através do esporte, educar e socializar por meio da inserção, ensinando valores éticos e morais de cidadania e, dessa forma, democratizar o esporte (BUENO e TORRES, 2011, p. 131).
Assim vale ressaltar que, este Projeto não trabalha somente com o Taekwondo, mesmo sendo este o seu eixo norteador, mas com outras modalidades esportivas individuais e coletivas, que também contribuem na qualidade de vida local, e isto:
Tem incentivado a prática de todos esses esportes para crianças e adolescentes, inclusive aos portadores de necessidades educacionais especiais, tanto físicas quanto mentais. Essa nobre atitude tem feito grande diferença na formação do caráter de cidadãos de bem, através disso, o esporte é melhor divulgado e se torna uma ferramenta primordial (BUENO e TORRES, 2011, p. 131).
3. Os benefícios da prática do taekwondo
Bom Jesus da Lapa é um “município do interior da Bahia que possui cerca de 62.446 (sessenta e dois mil quatrocentos e quarenta e seis) habitantes” (BRASIL, 2010), cidade turística e de clima tropical, que possui 89 anos de emancipação política.
Nesta cidade, dentre as atividades físicas realizadas, pode-se destacar o Taekwondo, que há anos desenvolve atividades benéficas à saúde da população e contribui para a divulgação deste município a nível estadual, nacional e mundial, através de atletas que participam de diversas competições neste segmento. Neste ensejo, é importante considerar que:
O objetivo do Taekwondo não é unicamente formar um vitorioso nas competições, mas sim um vitorioso na sua vida cotidiana, onde os problemas sociais [...] podem ser tratados, evitados ou minimizados. E seus efeitos colaterais, com a sua prática, podem oferecer uma qualidade de vida digna, através da melhor formação corporal e espiritual (KIM e SILVA, 2000, p. 28).
E assim, compreendendo que a prática desta atividade pode contribuir de forma ampla no cotidiano de seus discípulos, também permite o aperfeiçoamento das habilidades psicomotoras e sociais, que são fundamentais para a convivência humana. Além disto, “o taekwondo estimula o desenvolvimento moral e artístico do praticante, de forma a alcançar uma maturidade técnica e mental e, assim, contribuir para a construção de uma sociedade mais ética e pacífica” (GOULART e CAMPOS, S/D, p. 21).
Nesta esfera de benefícios, Lima (2005, p.62) revela:
Penso que o Taekwondo, contribui e bastante para a socialização das crianças enquanto arte marcial fundamentada em ensinamentos filosóficos e físicos. Através de sua prática, é possível diminuir o nível de agressividade das crianças, aumentar da sua auto-estima e intensificar as responsabilidades para com seus colegas ou semelhantes.
Baseando-se nisto, pode-se citar um estudo realizado em uma escola, que trabalha em parceria com um projeto extracurricular e desenvolve a prática de Taekwondo para crianças e adolescentes, que constatou que:
Os alunos tiveram uma melhora significativamente no seu comportamento e no rendimento escolar, adquirindo maior respeito com os pais e com os professores. Os alunos demonstraram mudanças quanto aos hábitos do seu dia a dia em que está inserido, principalmente quanto à alimentação (VIEIRA e MOREIRA, 2008, p. 7).
De acordo com Costa et al (2012, p. 1), vale ressaltar que, um dos principais fatores que determinará na aprendizagem e por conseqüência na obtenção destes benefícios, é a intervenção de professores e instrutores, pois “uma ferramenta que deve ser bem utilizada na promoção do desenvolvimento da criança e que é capaz de promover vivências que irão facilitar o seu aprendizado, contribuindo desta forma para o desenvolvimento pleno”, ou seja:
A Arte Marcial, quando ministrada com efeitos de respeito mútuo, disciplina, cortesia, integridade e perseverança, pode ser uma alternativa no auxílio na melhora do comportamento de seus praticantes. A luta é considerada uma das vertentes para o auxílio do controle comportamental. É importante cuidados especiais com crianças e adolescentes que possuam algum desvio de comportamento, para que o mesmo possa ter a utilização da arte marcial como uma válvula de escape e também como um fator de socialização (FAVORITO, 2011, p. 18).
Senso assim, ao referir aos benefícios provenientes desta prática, nota-se que o Taekwondo também é uma atividade física capaz de promover saúde nas mais variadas dimensões do sujeito e isto fica em evidência quando o termo “saúde” for compreendido de forma abrangente, pois este:
Reflete a conjuntura social, econômica, política e cultural. Ou seja: saúde não representa a mesma coisa para todas as pessoas. Dependerá da época, do lugar, da classe social. Dependerá de valores individuais, dependerá de concepções científicas, religiosas, filosóficas. O mesmo, aliás, pode ser dito das doenças. Aquilo que é considerado doença varia muito (SCLIAR, 2007, p. 30).
4. Conclusão
Atualmente falar em saúde é olhar para cada indivíduo de forma integral, por este possuir concepções e realidades distintas que interferirá na interpretação do próprio e/ou de outrem em relação aos aspectos de uma vida saudável.
Desta forma, o Taekwondo não será capaz de proporcionar uma saúde total ao indivíduo, mas ele pode contribuir e muito para a aquisição de elementos, que podem ser considerados, fundamentais para a vida de qualquer pessoa.
Para tanto, através do Taekwondo, pode-se educar e reeducar cidadãos das mais variadas faixas etárias e classes econômicas, produzindo saúde individual e coletiva, através, não somente de exercícios físicos característicos desta modalidade, mas de todo um contexto filosófico de conhecimento e controle das habilidades físicas e emocionais, ou seja, um trabalho não dualista que exige respeito e disciplina consigo, com o próximo e com o meio ambiente, qualquer que seja ele.
E mediante a isto, pode-se propor que esta modalidade seja reconhecida como uma ferramenta de importante valor ao município em estudo, pois se há profissionais e mestres qualificados, que há anos vem desenvolvendo intervenções de grande relevância à população, porque não ampliar o acesso a esta atividade? E isso pode partir de vários setores, desde as secretarias de saúde e esporte/lazer do município aos governantes municipais e estaduais.
Referências
ATA, Reforma do estatuto da Associação Desportiva Lapa Taekwondo Clube. Registro nº 15, Livro a-15, fls. 27v. e folha 30v. Nº AV-7-15, Fev. 2008.
BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. CENSO 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/dados_divulgados/index.php?uf=29. Acesso em: 15 de novembro de 2011.
BUENO, F. A., TORRES, J. A. M. Grandes mestres das artes marciais. 3ª ed. Santos: Bueno Editora, 2011.
COSTA, O. M., SANTOS, V. F., BERNALDINO, J. A. S., NASCIMENTO, G. S., SOUZA, F. T. R. O Taekwondo e sua contribuição na educação infantil: um estudo lúdico. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, v. 17, n. 167, p. 1-1, Abr. 2012. http://www.efdeportes.com/efd167/o-taekwondo-na-educacao-infantil.htm
FAVORITO, J. R. Artes marciais como recurso pedagógico no ambiente escolar. Monografia, Brasília – DF, p. 1-22, abr. 2011. Disponível em: http://www.tkdgoias.com.br/mestretkd/documentos/TCC%20Ricardo%20Favorito-%20Ed%20Fisica%20-%20FALBE%202011.pdf. Acesso em: 02 de novembro de 2012.
FTIB - FEDERAÇÃO DE TAEKWONDOINTERESTILOS DA BAHIA. Honra ao Mérito aos Baluartes da Bahia. 2011. Disponível em: http://www.ftib.com.br/honra_ao_merito.html. Acesso em: 14 de novembro de 2012.
GOULART, F., CAMPOS, T. Taekwondo o caminho dos pés e das mãos. ONLINE EDITORA. Ed. 3, São Paulo – SP, S/D.
KIM, Y. J., SILVA, E. Arte Marcial Coreana Tae Kwon do. EDITORA ROADIECREW. Ed. 2, São Paulo – SP, 2000.
LEE, S. H. Dô/Kung Fu. EDITORA BRASIL-AMÉRICA. Ed. 7, Rio de Janeiro – RJ, 1980.
LIMA, M. J. Contribuição do Taekwondo frente a comportamentos agressivos: uma proposta pedagógica construtiva e transformadora. MONOGRAFIA, Novo Hamburgo – RS, p. 1-70, Jun. 2005.
SCLIAR, M. História do conceito de saúde. Physis: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 29-41, 2007.
VIEIRA, C. A., MOREIRA, V. C. Os benefícios da prática do Taekwondo para crianças e adolescentes. Boletimef, Cascavel – PR, p. 1-8, 2008.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 18 · N° 189 | Buenos Aires,
Febrero de 2014 |