efdeportes.com

Promoção em saúde através da prática
do taekwondo em Bom Jesus da Lapa, BA

La promoción de la salud por medio de la práctica del taekwondo en Bom Jesús de Lapa, BA

 

*Licenciada em Educação Física (FASB) e pós-graduanda em Saúde Coletiva

com Ênfase em PSF (FG). Integrante do corpo docente

da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)

**Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU - MG)

Mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB – DF)

Professor da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF - BA)

Deise Bastos de Araújo*

Luiz Humberto Rodrigues Souza**

deisetkd@hotmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          O Taekwondo é uma Arte Marcial oriunda da Coréia do Sulque tem como filosofia “o caminho dos pés e das mãos”, trabalhando os aspectos psicomotores, afetivos e sociais, de seus praticantes, objetivando a formação de seres humanos, capazes de buscar a em si a paz interior e transmiti-la, não apenas no local de treinamento, mas em todos os outros meios sociais. Historicamente, esta atividade física tem uma grande significância social e vem sendo praticada em várias partes do mundo, inclusive na cidade de Bom Jesus da Lapa – BA, que há 34 anos promove saúde através de projetos sociais e assim conquistando, a cada ano, um espaço relevante na educação e ressignificação de crianças, jovens, adultos e idosos, partindo de intervenções coerentes com a filosofia desta arte/cultura coreana. Partindo do supracitado, através de revisão bibliográfica e análise documental, este artigo objetivou proporcionar estudos e reflexões a cerca da promoção em saúde através do Taekwondo no município de Bom Jesus da Lapa – BA e em contrapartida conhecer os benefícios e o processo histórico que perpassou esta modalidade, desde a sua origem a inserção nesta cidade.

          Unitermos: Bom Jesus da Lapa, BA. Saúde. Taekwondo.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 189, Febrero de 2014. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    O termo saúde é algo variável, que depende dos interesses e necessidades individuais e coletivas, neste caso, muitos são os caminhos de se promover/proporcionar saúde, dentre eles pode-se destacar a prática de atividades físicas, que são referências no contexto das políticas públicas.

    Nestes atributos, o Taekwondo enquanto atividade física que proporciona diversos benefícios motores, cognitivos e sociais, pode ser considerado um importante meio de promover saúde, pois ao ser trabalhado com base em sua filosofia e objetivos, muito tem a contribuir.

    E focando na questão de promover saúde, esta arte marcial, há anos, tem contribuído para a sociedade do município de Bom Jesus da Lapa – BA, através de projetos de intervenções que objetivam a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos.

    Sendo assim, por meio de revisão bibliográfica e análise documental, este artigo teve como objetivo geral, proporcionar estudos e reflexões a cerca da promoção de saúde através do Taekwondo em Bom Jesus da Lapa – BA, bem como elucidar os seus benefícios e conhecer o seu processo histórico, desde sua origem à inserção no município supracitado.

2.     Processo histórico do taekwondo: da origem a inserção no município de Bom Jesus da Lapa, BA

    Nos tempos remotos, com a necessidade de defender-se contra animais predadores e grupos rivais, o ser humano com uso do próprio corpo e de armas brancas, deu origem a vários tipos de lutas e artes marciais, que perpassaram por um processo histórico de evolução e influência de várias culturas.

    Dentre estas artes marciais, se pode citar o Taekwondo – o caminho dos pés e das mãos, arte milenar coreana que “se desenvolveu junto com a filosofia oriental, pois deriva; principalmente com a influência das religiões e da cultura, como o Budismo e o Confucionismo” (KIM e SILVA, 2000, p. 21). E referindo a sua origem, relatos históricos apontam que:

    No Reino Koguryo foi comprovado através de livro da época a prática do Soo Bak nas festas de colheita e também foram descobertos desenhos na muralha de Muyong-Tchong na prosaica Hwando-San, capital do reino, desde o ano 200, onde se apresentam pinturas que mostram cenas de pessoas lutando o Taekwondo, ou melhor dizendo, uma espécie de ancestral desta modalidade (KIM e SILVA, 2000, p. 17).

    Desta forma, “podemos considerar que o Taekwondo surgiu aproximadamente há 1800 anos” (KIM e SILVA, 2000, p. 21), tal modalidade com o passar dos tempos foi sendo praticada em todo mundo e sua chegada ao Brasil foi proveniente da atitude do General Choi Hong Hee que:

    Passou a treinar instrutores, enviando-os a diversos países, a fim de difundir a prática dessa Arte Marcial pelo mundo [...] em 1970, o General envia para o Brasil o seu aluno preferido, Grão-Mestre Sang Min Cho, para difundir a Arte Marcial na América do Sul. Com a fundação da Academia Liberdade, no dia 8 de agosto, iniciou a prática do Taekwondo no Brasil (KIM e SILVA, 2000, p. 19).

    Desta forma, contribuindo para a formação de vários instrutores brasileiros, que na década de 80 de acordo com a “Confederação Brasileira de Pugilismo, através do seu Departamento Especial de Taekwon-Do [...], pela primeira vez faz uma apresentação de todos os faixas pretas oficiais no Brasil [...] que perfazem o total de 180” (LEE,1980, p. 50).

    Dentre estes, na época Kiossan-nim (professor), o Kwanjan-nim (Grão Mestre – Gm.) Valdemir Teixeira de Araújo, “primeiro mestre de Taekwondo do estado da Bahia, mais antigo e premiado atleta de luta em atividade, mestre com maior numero de faixas pretas. Responsável pelo maior projeto social envolvendo o Taekwondo na Bahia” (FTIB, 2011, S/P).

    Assim, o Gm. Valdemir, também é considerado pioneiro do Taekwondo no município de Bom Jesus da Lapa – BA, que junto com a Associação Desportiva Lapa Taekwondo Clube “iniciou suas atividades em vinte e dois de abril de um mil novecentos e setenta e oito, (22-04-1978)” (ATA, 2008, p. 1).

Grão Mestre Valdemir Teixeira de Araújo

    Desde então, foi-se desenvolvendo projetos sociais neste município, em destaque o Projeto Oportunidade, em que sua “idéia principal é atuar na formação de crianças e adolescentes em situação vulnerável, expostas aos grandes problemas sociais como drogas e prostituição e, com isso, incentivar e estimular as mesmas a frequentarem a escola” (BUENO e TORRES, 2011, p. 131). E, além disto:

    Outro grande objetivo do Projeto é descobrir novos talentos em distintas modalidades esportivas e, através do esporte, educar e socializar por meio da inserção, ensinando valores éticos e morais de cidadania e, dessa forma, democratizar o esporte (BUENO e TORRES, 2011, p. 131).

    Assim vale ressaltar que, este Projeto não trabalha somente com o Taekwondo, mesmo sendo este o seu eixo norteador, mas com outras modalidades esportivas individuais e coletivas, que também contribuem na qualidade de vida local, e isto:

    Tem incentivado a prática de todos esses esportes para crianças e adolescentes, inclusive aos portadores de necessidades educacionais especiais, tanto físicas quanto mentais. Essa nobre atitude tem feito grande diferença na formação do caráter de cidadãos de bem, através disso, o esporte é melhor divulgado e se torna uma ferramenta primordial (BUENO e TORRES, 2011, p. 131).

3.     Os benefícios da prática do taekwondo

    Bom Jesus da Lapa é um “município do interior da Bahia que possui cerca de 62.446 (sessenta e dois mil quatrocentos e quarenta e seis) habitantes” (BRASIL, 2010), cidade turística e de clima tropical, que possui 89 anos de emancipação política.

    Nesta cidade, dentre as atividades físicas realizadas, pode-se destacar o Taekwondo, que há anos desenvolve atividades benéficas à saúde da população e contribui para a divulgação deste município a nível estadual, nacional e mundial, através de atletas que participam de diversas competições neste segmento. Neste ensejo, é importante considerar que:

    O objetivo do Taekwondo não é unicamente formar um vitorioso nas competições, mas sim um vitorioso na sua vida cotidiana, onde os problemas sociais [...] podem ser tratados, evitados ou minimizados. E seus efeitos colaterais, com a sua prática, podem oferecer uma qualidade de vida digna, através da melhor formação corporal e espiritual (KIM e SILVA, 2000, p. 28).

    E assim, compreendendo que a prática desta atividade pode contribuir de forma ampla no cotidiano de seus discípulos, também permite o aperfeiçoamento das habilidades psicomotoras e sociais, que são fundamentais para a convivência humana. Além disto, “o taekwondo estimula o desenvolvimento moral e artístico do praticante, de forma a alcançar uma maturidade técnica e mental e, assim, contribuir para a construção de uma sociedade mais ética e pacífica” (GOULART e CAMPOS, S/D, p. 21).

    Nesta esfera de benefícios, Lima (2005, p.62) revela:

    Penso que o Taekwondo, contribui e bastante para a socialização das crianças enquanto arte marcial fundamentada em ensinamentos filosóficos e físicos. Através de sua prática, é possível diminuir o nível de agressividade das crianças, aumentar da sua auto-estima e intensificar as responsabilidades para com seus colegas ou semelhantes.

    Baseando-se nisto, pode-se citar um estudo realizado em uma escola, que trabalha em parceria com um projeto extracurricular e desenvolve a prática de Taekwondo para crianças e adolescentes, que constatou que:

    Os alunos tiveram uma melhora significativamente no seu comportamento e no rendimento escolar, adquirindo maior respeito com os pais e com os professores. Os alunos demonstraram mudanças quanto aos hábitos do seu dia a dia em que está inserido, principalmente quanto à alimentação (VIEIRA e MOREIRA, 2008, p. 7).

    De acordo com Costa et al (2012, p. 1), vale ressaltar que, um dos principais fatores que determinará na aprendizagem e por conseqüência na obtenção destes benefícios, é a intervenção de professores e instrutores, pois “uma ferramenta que deve ser bem utilizada na promoção do desenvolvimento da criança e que é capaz de promover vivências que irão facilitar o seu aprendizado, contribuindo desta forma para o desenvolvimento pleno”, ou seja:

    A Arte Marcial, quando ministrada com efeitos de respeito mútuo, disciplina, cortesia, integridade e perseverança, pode ser uma alternativa no auxílio na melhora do comportamento de seus praticantes. A luta é considerada uma das vertentes para o auxílio do controle comportamental. É importante cuidados especiais com crianças e adolescentes que possuam algum desvio de comportamento, para que o mesmo possa ter a utilização da arte marcial como uma válvula de escape e também como um fator de socialização (FAVORITO, 2011, p. 18).

    Senso assim, ao referir aos benefícios provenientes desta prática, nota-se que o Taekwondo também é uma atividade física capaz de promover saúde nas mais variadas dimensões do sujeito e isto fica em evidência quando o termo “saúde” for compreendido de forma abrangente, pois este:

    Reflete a conjuntura social, econômica, política e cultural. Ou seja: saúde não representa a mesma coisa para todas as pessoas. Dependerá da época, do lugar, da classe social. Dependerá de valores individuais, dependerá de concepções científicas, religiosas, filosóficas. O mesmo, aliás, pode ser dito das doenças. Aquilo que é considerado doença varia muito (SCLIAR, 2007, p. 30).

4.     Conclusão

    Atualmente falar em saúde é olhar para cada indivíduo de forma integral, por este possuir concepções e realidades distintas que interferirá na interpretação do próprio e/ou de outrem em relação aos aspectos de uma vida saudável.

    Desta forma, o Taekwondo não será capaz de proporcionar uma saúde total ao indivíduo, mas ele pode contribuir e muito para a aquisição de elementos, que podem ser considerados, fundamentais para a vida de qualquer pessoa.

    Para tanto, através do Taekwondo, pode-se educar e reeducar cidadãos das mais variadas faixas etárias e classes econômicas, produzindo saúde individual e coletiva, através, não somente de exercícios físicos característicos desta modalidade, mas de todo um contexto filosófico de conhecimento e controle das habilidades físicas e emocionais, ou seja, um trabalho não dualista que exige respeito e disciplina consigo, com o próximo e com o meio ambiente, qualquer que seja ele.

    E mediante a isto, pode-se propor que esta modalidade seja reconhecida como uma ferramenta de importante valor ao município em estudo, pois se há profissionais e mestres qualificados, que há anos vem desenvolvendo intervenções de grande relevância à população, porque não ampliar o acesso a esta atividade? E isso pode partir de vários setores, desde as secretarias de saúde e esporte/lazer do município aos governantes municipais e estaduais.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 189 | Buenos Aires, Febrero de 2014
© 1997-2014 Derechos reservados