efdeportes.com

A prática do lazer dos deficientes intelectuais
de Conceição do Araguaia, PA

La práctica de la recreación de los discapacitados mentales de Conceição do Araguaia, PA

 

Universidade do Estado do Pará, Campus VII

(Brasil)

Antonio Franklin Xavier Cunha

Hecton Alves Lima

Carlos Nauan e Santos Santos

hectonn_@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          Este trabalho visa mostrar a importância da prática do lazer como um fator de socialização da pessoa deficiente intelectual em Conceição do Araguaia, PA, que ainda sofre uma série de preconceitos em nossa sociedade, mais apesar de todos esses problemas enfrentados por essas pessoas, eles buscam através da pratica de exercícios uma vida mais saudável e feliz. O trabalho foi desenvolvido em forma de entrevista com os tutores dos alunos deficientes intelectuais da instituição APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), e pode-se constatar que o lazer que os alunos praticam e no período em que estão dentro da instituição, e que através dessas praticas conseguem um melhor desempenho físico e mental.

          Unitermos: Lazer. Deficientes intelectuais. APAE.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 189, Febrero de 2014. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O lazer enquanto uma pratica sócio-econômico-cultural, abrange todos os indivíduos independentemente de suas restrições físicas ou mentais que é o caso dos deficientes intelectuais de Conceição do Araguaia que por muitas vezes são subestimados por um conceito errôneo de que essas pessoas são dependentes eternos de serviços assistências e que são pouco produtivos. Trabalhar com pessoas portadoras de deficiência mental pode parecer deprimente para alguns e despertar sentimentos de pena em outros. No entanto, quando se sonha com um mundo melhor para elas, o que permeia o trabalho não são sentimentos de depressão ou pena, mas sim a certeza de que é possível construir algo maior e mais digno . Um mundo melhor não apenas nos sonhos, mas sim no dia-a-dia de cada um de nós. Essa pesquisa vem por fim fazer uma analise de como os deficientes intelectuais utilizam seu tempo para o lazer e com isso verificar assim os benefícios que esse estágio lhes oferece.

Metodologia

    Utilizamos o método de entrevistas com os tutores dos alunos da instituição APAE de Conceição do Araguaia, PA, foi usada também uma ficha para anotações, notebooks e o programa Excel da Microsoft. Os dados foram coletados por meio de um questionário semi-estruturado elaborado especificamente para este estudo, com perguntas discursivas.

Resultados e discussão

    O local de pesquisa escolhido foi a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), do município de Conceição do Araguaia, PA que é uma entidade beneficente que acolhe pessoas com deficiência psicológica e física, oferecendo aos mesmos atividades educacionais, recreativas e clinicas, visando uma melhora no desenvolvimento físico e mental dos alunos. A instituição dispõe de 10 turmas sendo quatro no período matutino e seis no período vespertino, cada turma possui um professor fixo e outros auxiliares, o processo de divisão de cada turma vai de acordo com a “idade mental” de cada aluno, não levando em consideração a idade cronológica. Embora as atividades em classe sejam coletivas a entidade presa pelo estimulo individual, pois cada aluno possui uma dependência particular.

    Podemos analisar pelas respostas dos tutores que os alunos têm acesso a praticas de lazer dentro da instituição, mesmo não dispondo de espaço adequado para praticas de lazer.

Conclusões

    A partir dos resultados adquiridos com as entrevistas concluímos que a prática de lazer de muitos portadores da deficiência intelectual em Conceição do Araguaia se resume as aulas de educação física onde o professor realiza atividades recreativas, oficinas de artesanatos e também as comemorações de datas festivas como: festa junina, natal e até mesmo aniversario; e podemos notar pelas respostas dadas pelos tutores que os alunos têm um desempenho bem melhor por causas dessas atividades, como: os alunos se tornam menos agressivos, eles tem uma maior alto estima e com isso se tornam mais felizes e com um melhor desenvolvimento intelectual. Mas, também esse processo de desempenho só não e mais rápido, pois esses alunos não têm um acompanhamento fora da instituição, ou seja, essa pratica de lazer.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 189 | Buenos Aires, Febrero de 2014
© 1997-2014 Derechos reservados