efdeportes.com

A influência da tecnologia na concreção do ensino a 

distância em um município do norte de Minas Gerais, Brasil

La influencia de la tecnología en la concreción de la capacitación a distancia en un municipio del norte de Minas Gerais, Brasil

The influence of technology in the concretion of the distance education in a municipality in the north of Minas Gerais, Brazil

 

* Professora Mestre da Faculdade Promove de Janaúba, Minas Gerais

**Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Americana, Assunção, Paraguai

***Professora Mestre da Universidade Estadual de Montes Claros

e das Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros

****Professora especialista da Faculdade de Saúde Ibituruna, Minas Gerais

*****Enfermeiro pós-graduando em Didática e Metodologia pela Universidade Estadual de Montes Claros

******Professora Mestre da Universidade Estadual de Montes Claros

*******Doutorando em Ciências da Educação

pela Universidad Americana, Assunção, Paraguai

Maria Lina de Santana Freitas*

Irany Gomes Barros**

Wanessa Moura Silva***

Simarly Maria Soares****

Luís Paulo Souza e Souza*****

Carla Silvana de Oliveira e Silva******

Jansen Maxwell de Freitas Santana*******

mlinasf2002@yahoo.com.br

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          Este trabalho teve como objetivo demonstrar a influência do uso da tecnologia nos cursos de educação a distância para concreção do ensino. Trata-se de estudo qualitativo, descritivo, do tipo estudo de caso, realizado no segundo semestre de 2012, no polo de ensino a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Janaúba – MG. Os dados foram coletados através de observações, análise dos processos de ensino mediados pelas tecnologias disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem da UAB/Unimontes, tendo como parte inerente o portal de ensino denominado “Virtualmontes” e pesquisas bibliográficas. Para o diagnóstico, utilizaram-se os recursos tecnológicos disponibilizados na plataforma de ensino. Verificou-se que os recursos tecnológicos disponíveis em ambientes virtuais de aprendizagem estabelecem a condição sine qua non para estruturação dos processos de ensino aprendizagem mediados por tecnologias no ensino de educação a distância. Considerou-se as ferramentas tecnológicas, objeto do estudo, como efetivas na construção da aprendizagem significativa. Auferiu-se nos relatos que 67% dos envolvidos no estudo deste objeto de pesquisa consideraram que os recursos didáticos e/ou ferramentas oferecidas pelo curso suprem as necessidades para o desenvolvimento do ensino aprendizagem. Conclui-se que o êxito no ensino da educação a distância sofre direta influência das tecnologias na concreção do ensino-aprendizagem.

          Unitermos: Educação a distância. Tecnologia. Aprendizagem significativa.

 

Abstract

          This work aimed to demonstrate the influence of the use of technology in distance education courses to concretion of teaching. It is descriptive, qualitative study, case study, conducted in the second half of 2012, at distance learning from the Open University of Brazil-UAB in Janaúba-MG. Data were collected through observations, analysis of educational processes mediated by technologies available in the virtual learning environment of the UAB Unimontes, having as inherent part educational portal called "Virtualmontes" and bibliographic searches. For the diagnosis, we used the technological resources available in the learning platform. It was found that the technological resources available in virtual learning environments provide the sine qua non for the structuring of the educational learning process mediated by technologies in distance learning education. It was considered the technological tools, object of study, as effective in the construction of meaningful learning. Received in reports that 67 of those involved in the study of this object of study considered that the resources tools offered by the course supply the needs for the development of education. It is concluded that the success in teaching of distance education suffer direct influence of technologies in realization of teaching learning.

          Keywords: Distance education. Technology. Meaningful learning.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 189, Febrero de 2014. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    A educação a distância vem ganhando grandes proporções no âmbito educacional e tem proporcionado a inclusão de diversas pessoas no ensino superior. A EAD (sigla utilizada para Educação Aberta a Distância) tem oferecido oportunidade de estudo a um número expressivo de brasileiros, de diferentes idades, que não podem frequentar presencialmente no decorrer da semana um curso superior em virtude de diversos fatores: jornada de trabalho ou horário incompatível com a inflexibilidade do sistema presencial; longa distância entre a cidade de residência e a instituição de ensino superior mais próxima e com o curso pretendido pelo candidato, além dos custos dos cursos presenciais serem bem mais elevados, tornando-os inacessíveis a grande parte da população brasileira.

    Maturano e Lemes (2012) corroboram cientificando que “nesta conjuntura, o ensino a distância atrelado ao avanço tecnológico, é um importante auxiliar do processo educativo, podendo ser utilizado com proficuidade no enriquecimento dos cursos de formação de professores”.

    Esse processo educacional envolve diversas tecnologias de informação e de comunicação (TIC), possibilitando o acesso de uma quantidade maior de pessoas ao mundo do conhecimento, mediante a aplicação das novas metodologias que viabilizam o desenvolvimento das diversas habilidades.

    Quando se fala em cursos de graduação a distância, ainda se percebe certa resistência e certo preconceito por parte dos pretendentes no que se refere à qualidade dos cursos oferecidos e da aprendizagem.

    Contundo, o avanço da tecnologia nos permite condições plenas de interação sem a necessidade da presença física, conforme afirma Kenski (2008):

    Dentre as tecnlogias inventadas pelo homem, algumas afetaram profundamente a educação: a linguagem, a escrita alfabética, a imprensa e enfim, o conjunto das tecnologias eletro-eletrônicas que desde o século passado afetam, de forma revolucionária, nossa vida como: o telégrafo, o telefone, a fotografia, o cinema, o rádio, a televisão, o vídeo, e mais tarde, o fax, o computador e as redes de comunicação a distância, como a internet. Hoje, através de uma tela de computador é possível “interagir com pessoas e instituições de todo o mundo (KENSKI, 2008, p. 24).

    Sabe-se que a educação é a porta para a inclusão social. É através do conhecimento que o cidadão tem garantido o sucesso da carreira profissional em qualquer área de atividade.

    Nesse novo paradigma desdobra-se, então, a educação a distância, e, dentre tantos programas e universidades que aderiram a essa modalidade, surge a Universidade Aberta do Brasil (UAB), no âmbito do Ministério da Educação, em crescimento constante democratizando o acesso à educação, especialmente para aquelas pessoas que se encontram “distantes das Regiões Metropolitanas, longe dos grandes centros de ensino presenciais”.

    Assim, o objetivo deste trabalho pretende demonstrar a influência do uso da tecnologia nos cursos de educação a distância.

Metodologia

    Trata-se de estudo qualitativo, descritivo, do tipo estudo de caso, realizado no segundo semestre de 2012, no polo de ensino a distância da Universidade Aberta do Brasil - UAB, em Janaúba – Minas Gerais, Brasil.

    A UAB oferta cursos de graduação com aulas em modalidade virtual (80%) e presencial (20%). Os cursos contam com projeto político-pedagógico e materiais didáticos específicos, além de contar com professores formadores, tutores presenciais e a distância que dão apoio aos estudantes. Tais profissionais, além do suporte aos estudos propriamente ditos, promovem a inclusão digital dos acadêmicos através de assistência intensiva e regular a fim de que sejam vencidas as barreiras com a tecnologia.

    A coleta de dados foi realizada durante as práticas de alunos matriculados no curso de Letras Inglês, na modalidade de ensino a distância. Os dados foram coletados por meio da técnica de coleta de dados primários, através de observações durante as atividades; análise dos processos de ensino mediados pelas tecnologias disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem; e secundários, que foram pesquisas bibliográficas sobre aplicação das tecnologias no processo de ensino aprendizado.

    Para o diagnóstico, utilizaram-se como base os recursos tecnológicos disponibilizados na plataforma de ensino, ou seja, no ambiente virtual de aprendizagem, visando identificar, desse modo, a influência da tecnologia na concreção do ensino a distância.

Desenvolvimento

Recursos tecnólogos no Ambiente Virtual de Aprendizagem

    O conceito de ambiente digital de aprendizagem, também denominado de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), é conceituado por Campos, Rocha e Campos (1998) como sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Permitem integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos. As atividades se desenvolvem no tempo, ritmo de trabalho e espaço em que cada participante se localiza, de acordo com uma intencionalidade explícita e um planejamento prévio denominado design educacional.

    Nesse sentido, a UAB/Unimontes, possui como parte inerente do desenvolvimento do curso o portal de ensino denominado “VIRTUALMONTES”.

Figura 1. Ilustração do Ambiente Virtual de Aprendizagem da UAB/Unimontes

    O ambiente virtual de aprendizagem disponibiliza então, os recursos que possibilitam o aprendizado on-line, demostrados na seguinte tabela:

Quadro 1. Recursos tecnológicos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem

    Considera-se de grande relevância os recursos, uma vez que o uso entre os alunos e os professores possibilita a interatividade, seja em atividades síncronas ou assíncronas, ou seja, atividades realizadas em simultaneidade com outrem que esteja on-line no mesmo momento ou em atividades que possam ser realizadas indistintamente do estado de interação no dado momento. Ressalta-se ainda que para êxito no desenvolvimento do processo de ensino aprendizado mediado por tecnologias é fundamental que exista o papel de um tutor (professor) para desenvolver a orientação, o incentivo, o atendimento individualizado, o suporte tecnológico e o estímulo.

    Lévy (1999) contribui na discussão afirmando que a função do professor não é mais de um fornecedor de conhecimentos, considerando a existência de meios mais eficazes a este fim. Neste sentido Silveira et a. (2012) descreve o papel atual do educador é centrar-se no incentivo a aprendizagem e o pensamento, tornando-se um animador da inteligência coletiva dos grupos que estão sob a sua coordenação. Sua atividade principal será o acompanhamento e gestão das aprendizagens, incentivando a troca de saberes, mediação das relações e dos percursos de aprendizagem.

    Assim, observa-se que, sem os recursos tecnológicos dentro do AVA e sem a mediação do professor e do tutor o portal de ensino perde as propriedades de interação e mediação, limitando-se a uma página da internet com informações para leitura ou consulta.

Descrição do caso

    Para a elaboração do estudo de caso, realizou-se pesquisa de campo no ambiente virtual de aprendizagem da UAB/Unimontes do curso de Letras Inglês, tal como consulta em pesquisa recente desenvolvida sobre o referido ambiente, onde foram identificados os resultados descritos a seguir.

    O curso de Letras Inglês conta com 30 acadêmicos cursistas com conclusão em dezembro de 2012.

    Segundo afirmações sobre o curso em questão, Freitas (2011) conclui que o curso é avaliado com o conceito “bom” em investigação realizada junto aos acadêmicos.

    Considera-se ainda as ferramentas tecnológicas, objeto do mesmo estudo, como efetivas na construção da aprendizagem significativa.

    Assis et al. (2012) contribui sobre a utilização das ferramentas, afirmando que somente a partir da utilização dessas ferramentas e da reflexão sobre as práticas desenvolvidas no quotidiano da sala de aula que se oportunizará uma natural inserção das TICs no processo de ensino-aprendizagem. Afinal, num mundo onde as ferramentas tecnológicas são cada vez mais preponderantes, a educação tem que acompanhar todos os avanços e, assim, conseguir educar sujeitos para o futuro.

    Auferiram-se ainda nos mesmos registros de investigação que 67% dos 30 acadêmicos do curso de Letras Inglês afirmaram que os recursos didáticos e/ou ferramentas oferecidos pelo curso suprem as necessidades para o desenvolvimento do ensino aprendizagem.

    Nesse contexto, Campos, Santos e Costa (2008) contribuem que a EAD pode ser vista como um sistema de ensino positivo para o desenvolvimento da autonomia da aprendizagem, pois permite que o estudante assimile o conhecimento em seu próprio ritmo.

    Outrossim, o conteúdo das disciplinas ofertadas pelo curso, foram avaliados com o conceito “bom” nos quesitos: adequação, linguagem, organização, sequência e qualidade do material disponibilizado.

    Neste sentido, compreender o conhecimento hoje, revela atividades decorrentes da utilização dos aplicativos da internet e da Web 2.0 favorecendo o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias no século XXI (LISBÔA, BOTTENTUIT JUNIOR e COUTINHO, 2010).

    Deste modo, Candido Pereira e Bizelli (2012) abordam a influência das tecnologias no ensino a distância referenciando dados do Censo da Educação Superior do ano de 2010, divulgados pelo Ministério da Educação. Estes autores informam que o Brasil possui 6,5 milhões de universitários, sendo 6,3 milhões em cursos de graduação e 173 mil na pós-graduação. Destes, quase um (01) milhão de alunos estudam em cursos a distância.

    Segundo os mesmos autores, os dados do censo apontaram que 14,6% das matrículas da graduação do ensino superior do Brasil estão representados no universo da educação a distância.

    Demonstra-se assim, que a tecnologia, influencia diretamente a possibilidade de formação de educadores através do ensino a distância, onde os recursos tecnológicos são a ponte dialógica para este processo cognitivo.

Considerações finais

    Verificou-se que os recursos tecnológicos disponíveis em ambientes virtuais de aprendizagem estabelecem a condição sine qua non para estruturação dos processos de ensino aprendizagem mediados por tecnologias no ensino de educação a distância. Sem tais recursos as plataformas de ensino, ou ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) não configurariam a integração ou processo colaborativo, condição que estabelece a possibilidade da concreção do ensino nesta modalidade de formação.

    Os recursos tecnológicos são reconhecidos e avaliados pelos próprios acadêmicos que as utilizam como parte integral deste processo, estabelecendo condições entre o homem e a máquina, ainda, entre o homem e o homem, quando o fator presença física é inviabilizado.

    Conclui-se que para efetivação das práxis educativas nas relações existentes entre a teoria e a prática nos cursos em Educação a Distância da UAB/Unimontes, o papel do educador representa a esfera máxima que viabiliza a condição do ensino aprendizado onde este, se não por meio das relações humanas, seria capaz de promover o processo de inclusão digital, ou aprimoramento dos conhecimentos específicos para utilização dos recursos tecnológicos. Conclui-se, ainda, que o êxito no ensino da educação a distância sofre direta influência das tecnologias na concreção do ensino aprendizagem.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 189 | Buenos Aires, Febrero de 2014
© 1997-2014 Derechos reservados