efdeportes.com

A influência do esporte na vida social dos participantes 

do Projeto Social Sementinhas, Araranguá, SC

La influencia del deporte en el proyecto Social Sementinhas (Semillas), Araranguá, SC

 

Acadêmica do curso de licenciatura em Educação Física

da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC

Licenciado em Educação Física pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Criciúma, Santa Catarina

Emanuelle Maciel Fernandes

ielle_mfernandes@hotmail.com

Ms. Rômulo Luiz da Graça

romulo.luiz@unisul.br

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          Este trabalho teve como objetivo interpretar qual a influência do esporte na vida social de participantes do Projeto Social Sementinhas, instalado na cidade de Araranguá, SC, a partir da percepção de pais e responsáveis pelos alunos. O estudo caracterizou-se como pesquisa de campo, de natureza qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados através de pesquisas semi-estruturadas com pais e responsáveis pelos alunos. A analise dos dados foi elaborada com base nos processos de categorização. Concluiu-se que os projetos sociais esportivos, influenciam diretamente na vida social de seus participantes a partir do momento que tiram crianças e adolescentes das ruas e através do esporte faz com que os participantes fortifiquem seus valores morais e sociais.

          Unitermos: Projeto Social. Esporte. Influência social.

 

Abstract

          This study aimed to interpret the influence of sports in society participants the Projeto Social Sementinhas, installed in Araranguá, SC, from the perception of parents and responsible students. The study was characterized as field research, qualitative and descriptive. The data collected through semi-structured surveys with parents and responsible students. The data analysis was prepared based on the categorization processes. It was concluded that the social sports projects, directly influence the social life of its members from the moment they take children and teens from the streets and through sports makes participants fortify their moral and social values​​.

          Keywords: Social Project. Sport. Social influence.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 189, Febrero de 2014. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Atualmente, estamos presenciando na sociedade grandes problemas envolvendo crianças, adolescentes e jovens, como aliciamento de menores, violência e evasão escolar, gerando poucas oportunidades e perspectivas para o futuro. A iniciativa de pesquisar sobre esse assunto surge por diversos motivos, um deles é a curiosidade de saber se os projetos sociais esportivos influenciam na vida social dos participantes, auxiliando no convívio em comunidade, reafirmação/fortificação dos valores morais, assim, diminuindo a freqüente participação de crianças e adolescentes em situações de criminalidade na sociedade. Além disso, participar destes projetos se torna um fator determinante para despertar ainda mais a busca por conhecimento sobre a construção de valores na prática esportiva em projetos sociais, atendendo as necessidades dos alunos.

    Sendo assim, o presente trabalho, com o tema A influencia do esporte na vida social dos participantes do Projeto Social Sementinhas – Araranguá/SC, tem o pressuposto de interpretar qual a influência do esporte na vida social dos participantes do Projeto Social Sementinhas, e tem como objetivo principal analisar de que forma o esporte pode beneficiar na formação do caráter social do individuo que participa de projetos sociais esportivos; Identificar se o trabalho realizado no Projeto Social Sementinhas contribui na integração dos alunos na comunidade, bem como, na interação social e no ambiente escolar; e ainda, Verificar junto aos pais aspectos significativos de mudança no comportamento social do filho após o tempo de participação nas atividades do Projeto.

Metodologia

    De acordo com a caracterização da pesquisa, quanto ao procedimento de coleta de dados, o estudo foi determinado como pesquisa de campo, de natureza qualitativa e quanto ao nível, considerada descritiva. Os dados foram coletados a partir da pesquisa semi-estrutrada, construída a partir dos objetivos de estudos. A amostra foi composta por 25% de pais e responsáveis de alunos participantes do Projeto Social Sementinhas, totalizando 10 pais ou responsáveis, escolhidos aleatoriamente.

    Instalado no bairro Jardim Cibele, na cidade de Araranguá, SC, o Projeto Social Sementinhas é uma instituição não governamental. Sendo desenvolvido com o objetivo de promover a integração de crianças e adolescentes, a sua inserção na comunidade e a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, semeando os valores éticos e noções de cidadania vigentes na sociedade. Além disso, visa enfrentar diretamente a evasão escolar e o aliciamento de menores pelo tráfico de drogas.

    O público alvo desse Projeto são crianças com idade de oito até quatorze anos. Sendo que para integrar o elenco de alunos, é necessário que sejam moradores da cidade de Araranguá, sendo obrigatório que estejam devidamente matriculados, com boa freqüência e aproveitamento na rede de ensino regular. Hoje, são atendidas cerca de 70 crianças e adolescentes no Projeto.

    O Projeto Social Sementinhas acredita que a participação da criança e do adolescente engajado no projeto, os distanciará do tráfico ao mesmo tempo em que terão oportunidade de conhecer novos conceitos e valores na medida em que desenvolverão trabalho em equipe, orientados por profissionais qualificados que no decorrer das atividades introduzirão as boas práticas de viver em comunidade, prezando por valores éticos da formação do cidadão.

    O processo de analises de dados se deu com base na categorização, que segundo Moraes (1999), é uma operação de classificação dos elementos de uma mensagem seguindo determinados critérios. Ela facilita a análise da informação, mas deve fundamentar-se numa definição precisa do problema, dos objetivos e dos elementos utilizados na análise de conteúdo.

    As entrevistas transcritas foram analisadas e quando necessário, frases, palavras, idéias, assuntos ou termos foram destacados quando manifestaram relevância nas respostas dos entrevistados. Este processo foi feito para construir as unidades e significados de todas as entrevistas. Procurou-se separar estas unidades de significados por proximidade temática, que deram origem as categorias de análise, que tratam de entender e compreender o problema de pesquisa, em seguida procurou-se dar um nome a estas categorias, ou seja, que tivesse coerência com as unidades de significados.

    O próximo passo foi trabalhar as categorias que são as informações (falas) disponibilizadas pelos participantes da pesquisa, relacionando com as teorias investigadas e apresentadas no referencial teórico.

Revisão de literatura

Origem dos projetos sociais esportivos

    Diante do contexto socioeconômico brasileiro atual e das dificuldades nas práticas de atividades físicas em locais públicos, é possível perceber o constante crescimento de implantações de projetos sociais, principalmente aqueles que utilizam o esporte como instrumento de aprendizagem e valorização social.

    Os programas e projetos aparecem no Brasil com destaque no cenário das práticas educativas da década de 1990, tendo como objetivo promover o exercício da cidadania. São implementados e fomentados por entidades que se caracterizam como organizações não governamentais (ONG), entidades filantrópicas, associações comunitárias, fundações e outros. (BORGES, 2009)

    Os Projetos Sociais Esportivos no Brasil surgem através do Ministério do Esporte, que adota a Política Nacional do Esporte (PNE), que visa beneficiar a todos os brasileiros através do esporte, em especial aqueles excluídos socialmente e economicamente. A prática esportiva propiciará e desenvolverá no individuo mais disciplina, capacidade de liderança, respeito às regras e noções de trabalho em equipe dentre outros valores (BRASIL, 2007)

    Segundo o Ministério do Esporte (apud Borges, 2009), o esporte desenvolvido em projetos sociais, que por sua própria característica de socialização e inclusão social, poderá a longo ou médio prazo, enfatizar valores morais e sociais como, por exemplo, a participação, cooperação, liderança, respeito e outros valores nos sujeitos que foram atendidos pelas suas ações, influenciando diretamente na comunidade em que essas crianças irão participar.

    Para Bretãs (2007), no que se diz respeito à Educação Física, é comum surgir novos projetos destinados às crianças e aos jovens das camadas menos favorecidas economicamente e socialmente. Essas iniciativas possuem um forte caráter preventivo e sustentam o objetivo de livrar as crianças que deles participam dos perigos das ruas, das drogas, más companhias, enfim, da marginalidade.

Esporte e suas dimensões sociais

    O esporte atualmente é considerado um dos maiores fenômenos sociais do século. Esta evolução fez com que o mesmo assumisse múltiplas possibilidades, interessando diversos setores como, por exemplo, o político, o econômico, o social, o cultural, o educacional, entre outros. Inclusive, é possível até se sugerir que se pode construir uma sociedade mais humana através do esporte. (MAIA, 2010)

    Segundo Tubino (2001) após a revolução conceitual do esporte, a partir do pressuposto do direito de todos à prática esportiva, ele passou a ser compreendido através de três manifestações esportivas, que na verdade são as formas de exercício deste direito, e constituem-se nas efetivas dimensões do esporte: a) o esporte-educação; b) o esporte-participação; c) o esporte-performance.

  • O esporte-educação: o principal objetivo do esporte-educação é a democratização do movimento, dando oportunidade a todos sem discriminação nenhuma, promovendo assim a inclusão através da participação e envolvimento do sujeito nessa ação que se faz através do esporte enquanto prática pedagógica com características educacionais que visa à cidadania e formação do indivíduo. (MAIA, 2010)

  • O esporte-participação: Ocorre em espaços não comprometidos com o tempo e fora das obrigações da vida diária, tem como propósitos a descontração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e as relações entre as pessoas, tendo como finalidade o bem-estar social dos seus participantes. (TUBINO, 2001)

  • O esporte-performance: Está preocupado em conseguir novos êxitos, vitórias e é regido por regras preestabelecidas. Nessa tendência o esporte segue uma linha que quem o pratica são considerados os melhores, pois um dos objetivos é a vitória deixando de lado um caráter de democracia, onde quem quisesse praticar poderia praticar. (MAIA, 2010)

Esporte na escola: inclusão social através do esporte

    O esporte na escola pode ser um dos meios mais efetivos de formação de crianças e adolescentes, a prática esportiva como educação social é indispensável no desenvolvimento de suas personalidades e determinante nos seus processos de emancipação. (TUBINO, 2001)

    Para Maia (2010 apud Santos 2006) na escola o esporte tem que tomar uma conotação diferente, na qual o aluno tenha uma perspectiva crítica, onde possa realmente fazer o seu esporte levando em consideração suas características e a sua situação real e não apenas praticá-lo. Fazendo com que o aluno dialogue com o professor e participe nas decisões tomadas nas aulas.

    Para Tubino (2001 apud Lima 1987) uma orientação educativa no esporte deve vincular-se a três áreas de atuação pedagógica “A de integração social, a desenvolvimento psicomotor e a das atividades físicas lúdicas”.

    Na área da integração social, deve se assegurar aos alunos uma participação autêntica, oferecendo oportunidades de decisões na própria organização das atividades. Na área de desenvolvimento psicomotor, deve ser oferecidas oportunidades de participações que atendam principalmente as necessidades de movimento. Por fim, na área das atividades físicas educativas, a orientação deve direcionar-se para coisas concretizações das aptidões em capacidades e na aquisição de níveis superiores nestas capacidades. (TUBINO, 2011)

Analises e discussões

    Para a análise dos resultados obtidos a partir da realização das entrevistas, as mesmas foram categorizadas a partir dos elementos mais importantes e recorrentes nas respostas. Após a identificação das categorias foi realizada a interpretação das mesmas, com posteriores citações e estudiosos da área.

Dados pessoais dos entrevistados

    A tabela 1 mostra a identificação dos dados pessoais desses indivíduos e como serão identificados no decorres das análises.

Tabela 1. Dados pessoais dos entrevistados

Análises das categorias

    Após a transcrição das entrevistas, as falas foram interpretadas e emergiram as seguintes categorias: a) A influência do esporte na formação social dos participantes; b) O participante na escola, na comunidade e no esporte; c) A participação no Projeto Social Sementinhas.

a.     A influência do esporte na formação social dos participantes

    Esta categoria traz a relação dos participantes e familiares com o esporte e com a escola, ressaltando a importância do Projeto Social Sementinhas na comunidade e na vida social dos envolvidos.

    Durante as entrevistas, os familiares relataram sobre a relação e participação dos seus filhos no esporte, destacando o futebol como modalidade favorita e mais praticada pelas crianças dentro e fora do Projeto Social Sementinhas.

    Quanto à importância do esporte como instrumento de aprendizagem na vida das crianças, foi encontrada diferença entre os entrevistados. B-2 mostrou pouco conhecimento e clareza sobre o assunto, para ele o esporte serve como um passatempo para o filho, um atrativo para que o filho não passe as tardes em casa.

    Já A-1 e G-7, mostraram um maior entendimento sobre o esporte em relação ao desenvolvimento das crianças:

    “O esporte é muito importante para ele, porque praticando algum esporte ele aprende muitas coisas, como respeitar seus amigos, esperar sua vez e também desenvolve o físico, coordenação motora.” (A-1)

    “Desde pequeno sempre incentivei meus netos a praticarem esporte, tanto na escola, como em escolinhas. É um jeito de mantê-los ocupados, quando estão no esporte não estão na rua, isso também é importante. O esporte pode ensinar respeito, educação com os amigos, só traz coisas boas.” (G-7)

    Pode-se perceber que os entrevistados consideram o esporte importante na vida das crianças, que através da pratica esportiva, os alunos podem desenvolver os aspectos cognitivos, motores e sociais. Para Scaglia “o esporte só tem um sentido educativo, quando tem por finalidade passar um conhecimento ao aluno, tanto em nível técnico-esportivo, quanto em valores culturais que levarão a um desenvolvimento global.” (1996, p. 37, apud Montagner, 1993, p. 57) O desenvolvimento global que abrange os aspectos sensitivos, cognitivos, afetivos, sociais e motores.

b.     O participante na escola, na comunidade e no esporte

    Esta categoria identifica se o trabalho realizado no Projeto Social Sementinhas contribui na integração dos participantes na comunidade, na interação social destes e no ambiente escolar.

    Em certo ponto da entrevista, o assunto a ser tratado foi à convivência e o desempenho no ambiente escolar dos alunos em questão.

    Nesta direção, C3 salienta:

    “Meu filho sempre foi muito bem na escola. Ele está adiantado um ano em relação à idade. [...] Nunca recebi reclamação alguma dele e acho que isso se deve ao acompanhamento que tenho dele junto à escola.”

    Já D-4 enfatiza em sua fala “ele é brigão e não gosta muito de estudar”, que o comportamento do filho na escola é regular, mas sempre o acompanha neste ambiente, utilizando as aulas do Projeto Social Sementinhas como um instrumento para cobrar boas notas e comportamento na escola.

    O entrevistado, I-9 se mostra pouco preocupado com o desempenho escolar do filho, como podemos perceber na fala abaixo:

    “Não vou muito à escola, porque não tenho muito tempo, trabalho o dia todo. [...] Às vezes vou quando a diretora me chama, quando ele fez algo errado, como brigar com algum colega ou professora. Depois que ele começou a fazer aula de futebol, ela não me chamou mais, sinal que ele diz que ele está melhorando.”

    Dos entrevistados, I-9 é o único que não apresenta preocupação com a aprendizagem do filho, coloca sempre o trabalho a frente, tendo no primeiro plano o comprometimento com as despesas familiares cotidianas.

    A qualidade da educação para López (2002, p.82), depende do envolvimento da família. “A eficácia da educação escolar depende do grau de implicação, enfim, do grau de participação dos pais”.

c.     A participação no Projeto Social Sementinhas

    A terceira e última categoria relata o período de participação das crianças no Projeto Social Sementinhas, destacando as mudanças do comportamento dos alunos após o período de vivencia no Projeto.

    Iniciei o assunto com os entrevistados, questionando quais os motivos os levaram a inscrever seus filhos na instituição. As causas mencionadas foram parecidas, a maioria dos entrevistados justifica a inscrição das crianças no Projeto Social Sementinhas, vendo o esporte como uma oportunidade para desenvolver as capacidades comunicativas, cognitivas e motoras dos filhos. Porém, diferente disso, F-6 relata que o próprio filho fez a inscrição, ele apenas deu a permissão para que o garoto pudesse participar, sem apresentar motivos ou justificativas.

    Após dialogar sobre os resultados esperados pelos pais e responsáveis, com a participação das crianças nas atividades desenvolvidas no Projeto, questionei sobre os benefícios e mudanças significantes no comportamento dos filhos. Para J-10, após iniciar as aulas de futebol, o filho ficou mais comprometido com o horário e tendo mais responsabilidade, como cuidar de seu uniforme.

    Os entrevistados A-1 e G-7 explicam mais detalhadamente as mudanças positivas que ocorreram na vida social das crianças após o período participando das aulas no Projeto Social Sementinhas.

    “Pude perceber mudanças significantes, principalmente no comportamento teimoso dele, antes quando contrariávamos algo que ele queria, ele sempre ficava nervoso e nos atacava com gritos. Agora ele respeita mais o que falamos, consegue ter um pouco mais de paciência para esperar e aceitar as coisas, mesmo que não sejam do jeito que ele deseja.” (G-7)

    “Uma das mudanças foi na timidez, ele era muito tímido e não tinha muito contato com outras crianças. Era mais fechado, agora é um pouco mais “solto”, conversa mais e conheceu novas pessoas. Ele teve melhorias na escola também, pois a professora do futebol cobra as notas boas, então ele ficou mais preocupado em fazer as tarefas e estudar mais.”. (A-1)

    Os pais afirmaram que após estarem envolvidas em praticas esportivas, as crianças tiveram mudanças em seu comportamento social. Segundo eles o esporte é um grande instrumento de aprendizagem para seus filhos. Bruel (1989) afirma que o esporte deve ser entendido e tratado como fenômeno social e político, capaz de influenciar o conjunto de transformações culturais de uma sociedade.

    Outro elemento comentado nas entrevistas foi à relação dos professores do Projeto Social Sementinhas com as crianças participantes. Para Sartori (2003), o impacto dos projetos extracurriculares está relacionado à maneira como os responsáveis se inserem nas comunidades, para que a partir dessas interações ocorra uma transformação em benefício dos participantes.

    Sobre esse assunto, praticamente todos os entrevistados possuem pensamentos comuns, todos definem os professores como grandes incentivadores para que seus filhos continuem no esporte, tendo como conseqüência uma melhoria constante na vida social dos alunos. É possível confirmar esta questão, lendo a fala abaixo:

    “Devemos muito aos professores do Projeto Social Sementinhas, graças ao empenho deles o bairro tem algo para as crianças. Eles sempre se preocupam, não só com meus filhos, mas com todos. [...] Além de fazer confraternizações entre pais e filhos, ensinam a ter respeito, e oferecem oportunidade para todas as crianças, tratando todos eles iguais.” (E-5)

    Além dos comentários positivos aos indivíduos que compõe o quadro de profissionais da instituição, os entrevistados destacam a contribuição do projeto na vida social das crianças e a importância para a comunidade:

    “Não só eu como todos na comunidade aprovaram esse projeto. É uma maneira de unir o povo, todos ajudam, colaboram, todos vejam que isso vai ser bom para o nosso bairro. Hoje tem muitas crianças que andam “largados” na rua e ali estão ocupados. Tenho certeza que a participação do meu filho ali vai trazer muitos resultados para o futuro dele”. (A-1)

    Ainda para G-7:

    “O esporte sempre é uma boa influência para as crianças, envolve muita interação e aprendizado. As crianças aprendem coisas boas, como ter uma boa convivência e respeito com pessoas diferentes, aprendem a serem educadas, a ter responsabilidades. Estou adorando as aulas no Projeto Sementinhas”.

    Para Sartori (2003), o impacto de projetos sociais no desenvolvimento dos participantes envolve não apenas a aquisição de conhecimentos, destrezas e habilidades, mas envolve mudanças nas características pessoais que geram um potencial para encorajar as pessoas no ambiente social em que se encontra e fornecerem novas oportunidades em outros ambientes.

Considerações finas

    Como foi possível observar ao longo desse estudo, os projetos sociais esportivos vem se tornando algo freqüente na sociedade atual com o intuito de mudar a realidade social de muitas crianças e adolescentes, tirando-os dos perigos encontrados nos dias de hoje, tais como violência, drogas e evasão escolar.

    Levando em consideração o assunto principal da pesquisa realizada, percebe-se que o esporte é de extrema importância na vida social dos alunos. Sendo este considerado um instrumento de aprendizagem onde através das práticas esportivas os praticantes desenvolvem suas capacidades sociais, aspectos cognitivos, apresentam maior comunicação, fazem novas amizades e interagem com outras crianças.

    Em relação à contribuição do Projeto Social Sementinhas na integração na comunidade, na interação social e no ambiente escolar, foi possível perceber que o esporte tem colaborado na formação dos participantes em relação à integração e a interação, a partir do momento com que faz com que o participante compreenda realmente qual o seu papel na comunidade, reconheça seus direitos e deveres, tenha responsabilidades para com a sua vida de estudante, possa trocar conhecimentos através da interação com outros, e assim, se torne um cidadão crítico, consciente e educado, saindo dos padrões impostos pelo sistema.

    Tratando-se da participação destas crianças no Projeto Social Sementinhas, concluiu-se que o esporte tem se tornado um fator positivo em relação a mudanças comportamentais dos participantes, transmitindo muito mais do que apenas gestos técnicos, mas valores éticos, sociais e morais, para que se possa fazer do participante um ser agente e transformador de seu tempo, preocupado com uma cidadania que lhe permita viver bem em qualquer que seja o caminho escolhido.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 189 | Buenos Aires, Febrero de 2014
© 1997-2014 Derechos reservados