A hidroginástica na terceira idade La gimnasia acuática en la tercera edad |
|||
*Discente da Faculdade de Educação Física do Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UNIÍTALO **Mestre em Biodinâmica do movimento Humano pela USP Docente na Universidade Nove de Julho e Centro Universitário Ítalo brasileiro (Brasil) |
Derli Drumond* Eveline de Oliveira Amorim* Fabrício Tiago Viana* Priscila Rodrigues de Almeida* Caio Graco Simoni da Silva** |
|
|
Resumo O processo de envelhecimento é acompanhado de diversas alterações fisiológicas, sociais e psicológicas que causam modificações no organismo, na vida pessoal e profissional. Desta forma a hidroginástica é uma atividade ideal para os idosos, sua pratica de maneira adequada e regular confere vários benefícios para a saúde. O presente trabalho pesquisou sobre a história da hidroginástica, as propriedades físicas da água, o envelhecimento e benefícios da hidroginástica. Neste trabalho podemos comprovar que através da hidroginástica pode-se obter uma vida mais saudável, promovendo benefícios psicológicos, sociais e fisiológicos para a terceira idade. Unitermos: Hidroginástica. Terceira-idade. Benefícios.
Abstract The aging process is accompanied by various physiological, social and psychological modifications in the body that cause, in the personal and professional life. Thus water aerobics is an ideal activity for seniors, their practice appropriately and regularly confers several benefits to health. This paper researched the history of the water aerobics, the physical properties of water, aging and benefits of water aerobics. In this research we show that through aerobics can get healthier lives, promoting benefits psychological, social and physiological for seniors. Keywords: Water aerobics. Third-age benefits.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 188, Enero de 2014. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
Atualmente é cada vez maior a procura da pratica de exercícios físicos na terceira idade, o que antigamente não era comum, pois a saúde vinha em segundo lugar depois do trabalho e da família.
A terceira idade esta se cuidando mais, tentando preencher o vazio das perdas, a procura do bem estar, socialização integração e outros fatores que busque uma boa qualidade de vida.
As atividades aquáticas vêm sendo muito procurado, uma delas é a hidroginástica, principalmente, por idosos, alguns procuram por orientação médica, outras por proporcionar uma menor pressão nas articulações e diminuindo o risco de lesões durante os exercícios e também pela água ser um ambiente agradável, além de promover modificações psicológicas, sociais, fisiológicas, acrescentando uma melhora na autoestima, autoconfiança e na afetividade com as pessoas que a cercam.
Hidroginástica
A palavra hidroginástica vem do grego e significa “ginástica na água”. Esta atividade aquática surgiu antes de cristo. Hipocrates (460-375 a.c) já utilizava banhos de contraste no tratamento de doenças. Nos dias de hoje esse tipo de tratamento é bastante utilizado nos tratamentos fisioterapêuticos. (GONÇALVES, 1996; PAULO, 1994).
A hidroginástica surgiu na Alemanha em 1722 para atender pessoas com idade avançada, que precisavam praticar algum tipo de atividade física e a hidroginástica é uma prática segura que diminuía os riscos de lesões e por isso tornou-se uma atividade ideal para esse grupo proporcionando bem estar físico e mental. (BONACHELA, 1994; ROCHA, 1994).
A hidroginástica é qualquer exercício físico que seja praticado na água, melhora as capacidades aeróbicas, onde o idoso pode se beneficiar com uma atividade eficiente e motivador, onde os resultados são inúmeros benefícios para a sua saúde. (SANTANA, 2007).
Densidade: A densidade de uma substância é a relação entre sua massa e seu volume. A densidade relativa da água pura é 1, um corpo com densidade menor que 1 flutuará, maior que 1 afundará. (BARROS, 2007; PAULO, 1994).
É interessante notarmos que algumas pessoas de acordo com o seu biotipo têm maior flutuabilidade, isto faz com que sintam maior facilidade em executar exercícios de flexibilidade, por exemplo, e ao mesmo tempo encontram maior resistência no momento da força. Isto tem a ver com o peso dos ossos e a quantidade de massa magra e percentual de gordura.
Flutuação: É a capacidade de um corpo manter-se sem apoio na superfície, ou seja, é a força utilizada como empuxo para cima que atua em sentido oposto a força da gravidade, ou seja, isto se dá o nome de principio de Arquimedes. (BONACHELA, 1994; BATES e HANSON, 1996).
Pressão Hidrostática: a pressão do liquido é exercida igualmente sobre todas as áreas da superfície de um corpo imerso em repouso, a certa profundidade. (BATES e HANSON, 1996; SOVA, 1998).
Viscosidade: definida pelo atrito que ocorre entre as moléculas de um elemento. O líquido é considerado de alta viscosidade quando flui lentamente e de baixa viscosidade, quando flui mais rapidamente, variando também com a temperatura deste líquido. (ROCHA, 1994; MANUAL DO PROFISSIONAL DO FITNESS AQUATICO, 2001).
Temperatura da água: a temperatura é uma propriedade física muito importante no trabalho da hidroginástica. As atividades realizadas a uma temperatura de aproximadamente 26 a 29 Cº colaboram para um desenvolvimento fisiológico muito melhor. (MANUAL DO PROFISSIONAL DO FITNESS AQUÁTICO, 2001; BONACHELA,1994).
Terceira idade
O idoso é considerado como aquela pessoa a partir dos 60 anos de idade em países em desenvolvimento (como o Brasil) e a partir dos 65 anos de idade em países desenvolvidos. (IBGE, 2008; NERI, 2001).
O envelhecimento pode ser algo que vem da sociedade, ou seja, além dos fatores fisiológicos, psicológico e fisiológico o meio e as condições em que vivemos influenciam no processo do envelhecimento. (SALGADO 2007; ZIMERMAN, 2000).
As alterações psicológicas sociais e fisiológicas são diversas na vida do idoso, essas alterações são situações de estresse, perda de papeis sociais, doença que dificultam a capacidade de adaptação dos idosos. (FERNANDES, 2002; RAUCHBACH, 2001).
Benefícios da hidroginástica para terceira idade
Através da hidroginástica, as pessoas poderão adquirir benefícios, sendo uma atividade segura sem causar riscos ou lesões ajudando a melhorar o condicionamento físico, promovendo mudanças psicológicas, fisiológicas e sociais do idoso. BONACHELA (1994).
A hidroginástica também é indicada para os idosos, nos quais ficaram por muito tempo sem praticarem atividades físicas, a hidroginástica diminui os riscos de obter lesões, e o idoso adquiri benefícios nas capacidades físicas, no condicionamento aeróbio, na flexibilidade e composição corporal. (SOVA, 1998; BONACHELA, 1994).
A hidroginástica é vista como uma das atividades físicas mais adequadas para o idoso, tanto pela possibilidade de manutenção da forma física como pelo meio em que é realizada. A água proporciona diversas situações de prazer e relaxamento. Além de muitos benefícios proporcionados pelas propriedades físicas ao corpo humano, ressalta-se ainda a importância e a vantagem do exercício na água em relação à flexibilidade. (MOREIRA, 2001).
Conclusão
Esta revisão literária foi feita com o objetivo de analisar os benefícios que a hidroginástica traz para a terceira idade.
A população idosa vem aumentando, porém, as pessoas ao envelhecer estão muito debilitadas, com doenças que afetam a vida diária. E este envelhecimento é acompanhado de alterações fisiológicas, sociais e psicológicas. A hidroginástica pode ajudar o idoso na qualidade de vida, Pois é uma atividade segura, confortável e muito prazerosa. (RODRIGUES, 2000; BONACHELA, 1994)
Uma das vantagens da hidroginástica é que o corpo na água fica mais leve, o que permite uma facilitação dos movimentos, diminuindo riscos de lesões, porque o impacto sobre as articulações é mínimo. Para o idoso a hidroginástica é uma possibilidade de melhorar o condicionamento físico, as relações sociais, adquirindo uma vida mais saudável com mais dinamismo, autonomia e se sinta melhor consigo mesmo.
Constata-se que a prática desta atividade tem crescido devido a eficácia comprovada por inúmeros trabalhos realizados, sendo por isso utilizada em programas públicos e privados. Os praticantes da hidroginástica na melhor idade têm aumentado em grande escala, já que o impacto nas articulações e as tensões do dia-a-dia são diminuídos e a musculatura fortalecida, contribuindo de maneira significativa para a manutenção da aptidão física do idoso.
Consideramos, portanto que, para o público da melhor idade, uma das atividades físicas mais indicadas para a manutenção de um estado saudável e melhoria das capacidades necessárias para as atividades de vida diárias seja a hidroginástica.
Referência
BONACHELA, V. Manual básico de hidroginástica. Rio de Janeiro: Sprint, 1994
BARROS, A. Hidroginástica. 2007. Disponível em http://adsonbarros.blogspot.com/2007/08//hidroginstica.html. Acesso em 18 de março de 2013.
BATES A. HANSON, N. Exercícios Aquáticos terapêuticos, São Paulo: Manole, 1996.
FERNANDES, P. A depressão no idoso. Coimbra: Quarteto Editora,2002.
GONÇALVES, V. L. Treinamento em hidroginástica. São Paulo: Ícone, 1996.
IBGE. Este é o nosso país. Disponível em http://www.ibge.gov.br/censo/revista8.pdf Acesso em fevereiro de 2013.
Manual do profissional de fitness aquático. Rio de janeiro: Shape ed.2001
MOREIRA, C. A. Atividade física na maturidade. Rio de Janeiro: Shape, 2001.
RODRIGUES, R. A. Como cuidar dos idosos, São Paulo: Papirus, 2 Ed, 2000.
NERI, A. L. (Org.). Maturidade e velhice: trajetórias individuais e socioculturais. Campinas, SP: Papirus, 2001.
PAULO, M. N. Ginástica aquática. Rio de Janeiro: Sprint, 1994
RAUCHBACH, R. A atividade física para 3ª idade “ Envelhecimento ativo: uma proposta para a vida”. Londrina: Midiograf, 2001.
ROCHA, J.C.C. Hidroginástica: teoria e pratica. Rio de Janeiro: Sprint, 1994
SALGADO, M. A. Os grupos e a ação pedagógica do trabalho social com idosos. A Terceira idade, v.18, n.39, 2007
SANTANA, A. B. Hidroginástica. 2007 Disponível em: www.adsonbarros.blogspot.com. Acesso em 14 de abril de 2013
SOVA. R. Hidroginástica Na Terceira Idade. São Paulo: Manole, 1998
ZIMERMAN, G. Velhice: aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 18 · N° 188 | Buenos Aires,
Enero de 2014 |