efdeportes.com

A disponibilidade de infra-estruturas
desportivas na cidade de Nampula

La disponibilidad de infraestructuras deportivas en la ciudad de Nampula

 

Docente na Universidade Pedagógica de Moçambique-Delegação de Nampula

Licenciado em Educação Física e Desporto pela Escuela Internacional

de Educación Física y Deportes de La Habana. Mestrando em Treino Desportivo

para Crianças e Jovens na Universidade Pedagógica de Moçambique

Lic. Domingos Carlos Mirione

dmirione@up.ac.mz

(Moçambique)

 

 

 

 

Resumo

          A Cidade de Nampula está a crescer fruto de vários factores entre eles o desenvolvimento económico, crescimento da população o que implica o aumento de procura de outros serviços como os desportivos e de lazer. O desequilibrio entre a demanda e a disponibilidade de infraestruturas desportivas pode resultar em população inactiva, obesa e baixo rendimento desportivo ao nível da província. Daí que um diagnóstico precoce desse desequilibrio e a sua correção pode garantir um futuro desportivo promissor e economizar recursos financeiros na correção posterior. Como primeiro passo para esse diagnóstico, levou-se a cabo a identificação de infraestruturas desportivas disponíveis na Cidade de Nampula e a respectiva classificação. A metodologia usada foi a observação directa acompanhada da captação das imagems através de uma cámara fotográfica marca Sumsung com a ajuda de 4 colaboradores previamente treinados e devidamente credenciados para o efeito que se deslocavam de bairro em bairro até abarcar todos os bairros constituintes dos 6 postos administrativos que constituem a Cidade de Nampula e como resultado foram identificadas 50 infraestruturas desportivas sendo 23 campos de grandes jogos, 15 campos de pequenos jogos, 6 salas de desporto, 5 piscinas e 1 pista de Atletismo. Da análise feita chegou-se a conclusão de que em termos relativos, há maior disponibilidade de infraestruturas para a modalidade de futebol do que para as outras modalidades e quase não existe infraestruturas para a modalidade de atletismo apesar de ser uma das modalidades prioritárias do país. Os campos de pequenos jogos e as piscinas estão mais concentradas no Posto administrativo Central que constitui a zona cimento da Cidade, ao passo que os grandes campos estão dispersos pelos bairros suburbanos. Isso pode dever-se ao fato dos desportos de salão serem antes considerados elitistas, daí a sua concentração na zona cimento.

          Unitermos: Infraestruturas. Modalidades prioritárias. Grandes campos de jogo. Pequenos campos de jogo. Salas de desporto.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 186, Noviembre de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O desporto é um dos marcos da civilização humana. Ao longo da história em várias ocasiões o desporto esteve ligado a sociedades desenvolvidas e não menos a grupos sociais elitistas. E isso tem a sua lógica natural já que na maioria dos casos, o desporto está estreitamente ligado ao exercício físico entendido este como qualquer atividade física planificada, estruturada e repetitiva e que tem como objetivo a melhoria ou manutenção de um ou mais componentes da forma física (1). Lógicamente gasta, aquele que tem a tal energia em excesso, ou pelo menos suficiente, daí em termos teóricos a ligação do desporto com o nível de vida da população.

    A máxima expressão do desporto mundial são os Jogos Olímpicos e históricamente os vencedores dos Jogos Olímpicos são sociedades desenvolvidas ou pelo menos potências económicas.

Localização de Nampula

    Moçambique nas últimas décadas tem observado um crescimento económico anual acima de 7% fruto de maior investimento que tem vindo a receber provocando uma alteração do mapa demográfico, produto de maior concentração da população especialmente jovem nos grande centros urbanos do país.

    A Cidade de Nampula é um dos maiores centros urbanos do país com uma população estimada de 483572 habitantes, dos quais 246491 são homens e 237081 são mulheres segundo o Recenceamento Geral da população e Habitação de 2007 que corresponde uma taxa media anual de crescimento de 4,7 em 10 anos, o segundo maior crescimento da província depois do distrito de Nampula Rapale e uma taxa de imigração de 4% segundo maior também depois de Nacala Porto. 55,2% dos habitantes tem 15-64 anos de idade correspondendo a maior concentração da força activa da provincia (2).

    Essa concentração populacional faz com que a demanda de serviços desportivos e de lazer aumente criando a necessidade do seu suporte que são as infra-estruturas desportivas.

    O dicionário Aurélio século XXI define infra-estrutura no ámbito urbano como um conjunto de instalações necessárias a actividade humana. E Instalação o mesmo dicionario define como sendo um conjunto de aparelhos ou peças que compõe uma determinada utilidade.

    Partindo destes dois conceitos podemos entender Infra-estrutura desportiva como sendo um conjunto de instalações necessárias para a atividade desportiva.

    Será que o crescimento populacional na cidade de Nampula é acompanhado com o crescimento de infra-estruturas desportivas para responder a demanda de serviços desportivos e de lazer?

    Para respondemos a esta pergunta seria necessárioum estudo longitudinal da disponibilidade de infra-estruturas na cidade de Nampula.

    Como ponto de partida do tal estudo, efectuou-se um levantamento de infra-estruturas desportivas disponiveis actualmente na cidade de nampula independentemente do seu estado de conservação.

    O objetivo do estudo é identificar as infra-estruturas desportivas existente na cidade de Nampula.

    No presente trabalho identificaremos como infra-estrutura desportiva a todo recinto e instalação desportiva.

    “Instalação desportiva é uma estrutura natural ou artificial previamente preparada para garantir a sua utilização em termos desportivos”. (Sarmento, 2006)

    Para Pires, (1989) citado por Cordeiro (2008), Instalações desportivas são um conjunto de infraestruturas desportivas construidas para a sua prática, incluem instalações de apoio e locais específicos para espectadores, assim como espaços naturais continuamente utilizados pelas populações desde que possuam as mínimas estruturas de apoio (3).

    A importancia das instalações desportivas está implicita na importancia do desporto em si. Sendo as instalações desportivas o suporte do desporto, a falta das instalações desportivas num centro urbano pode inibir a prática desportica e como consequencia desenvolver uma sociedade sedentária com os seus custos na saúde pública assim como pode afectar a pirámide desportiva de alto rendimento.

Tipologia das infra-estruturas desportivas

    O arquitecto José Dava distingue 4 tipos de Infra-estruturas Desportivas (4).

  1. Campo de Grandes Jogos: integra instalações que ocupam uma área de cerca de 10.00 m2. Estão neste grupo os campos de futebol de 11, de hoquei em campo e de reguiby.

  2. Pista de Atletismo: ocupam uma área de 15.000 m2, e podem ter 6 a 8 corredores

  3. Campo de Pequenos Jogos: ocupam área de cerca de 1.500 m2, são descobertos e podem ser polivalentes ou polidesportivos dependendo do número de modalidades que acolhem. São usados para as modalidades de andebol, futebol salão, basquetebol, voleibol, tenis, hoquei em patins,etc.

  4. Instalações Cobertas: são instalações totalmente cobertas que acolhem entre outras, as modalidades de salão como as acolhidas em campos de pequenos jogos, mas também incluem ginásios, campos de squash. Tem uma área de cerca de 1500 m2

    A Carta das Instalações Desportivas Artificiais da RAM distingue 7 tipos de instalações desportivas que são:

    Grandes Jogos, Pequenos Jogos, Salas de desporto (Pavilhões e Ginásios), Pistas de Atletismo, Piscinas (Cobertas e Descobertas), Campos de Ténis e Instalações Especiais (5).

  1. Grandes jogos: destinados para a prática de futebol, com dimensões iguais ou superiores a 90x45 metros.

  2. Pequenos jogos: destinadas a prática de andebol, voleibol, basquetebol, etc, são instalações descobertas cujas dimensões são iguais ou superiores a 40x20 metros.

  3. Salas de Desporto: são instalações cobertas destinadas a prática de modalidades de salão, andebol, basquetebol, tênis de mesa, ginásios, etc. Com dimensões que variam de 27x15 metros.

  4. Pista de atletismo: com perimetro que varia de 400 a 402 metros integrando 6 a 8 pistas.

  5. Piscinas: destinadas a prática de natação, podem ser de 25x8 metros, 50x21 metros ou outras dimensões.

  6. Campos de Tênis: destinadas a prática do tênis, as suas dimensões podem ser de cerca de 38x16 metros.

  7. Instalações especiais:

    São Instalações Desportivas que não pertencem aos tipos anteriormente mencionados e que apresentam características especificas. Por ex.: Campos de Golfe, Kartódromos, Carreiras de Tiro, Pistas de Motocross, etc. (Carta das Instalações desportivas artificiais da RAM) (5)

    Sarmento distingue apenas 5, nomeadamente: campos de grandes jogos, campos de pequenos jogos, salas ou naves de desporto, pista de atletismo e piscina (6). E é nesta tipologia que usaremos no presente estudo.

Metodologia

    Tratou-se de uma pesquisa de campo de tipo exploratória e descritiva dada a não existência de estudos anteriores feitos na Cidade de Nampula relacionados com o tema.

    A amostra foi constituida pelos 6 postos administrativos da Cidade de Nampula, nomeadamente: Posto Administrativo Central, Posto Administrativo de Namicopo, Posto Administrativo de Muatala, Posto Administrativo de Napipine, Posto Administrativo de Muhala e Posto Administrativo de Natikire. Destes, o Posto Administrativo Central é que constitui a zona cimento da Cidade.

    Para a recolha dos dados, utilizou-se a observação directa, complementada com uma entrevista. Elaborou-se uma ficha de observação e um roteiro baseiado na divisão administrativa da Cidade que incluia espaços livres, instituições desportivas, instituições educativas e instituições turísticas. A ficha de observação incluia nome da infra-estrutura, tipo de infra-estrutura e localização.

    Treinou-se a 3 colaboradores para a recolha de dados que devidamente credenciados foram-se apresentar ao Conselho Municipal da Cidade para obter a autorização para que não fossem impedidos de captar as imagens.

    A recolha de dados ocorreu durante 3 meses onde os colaboradores deslocavam-se desde os Postos administrativos até os bairros. A ficha de observação foi complementada com uma guia de entrevista submetida as autoridades locais para apurar dados adicionais como o nome da infra-estrutura, o proprietário e os usuários.

    Os dados recolhidos foram processados no pacote estatístico spss 14.0 para se achar a frequência das infra-estruturas em termos de tipologia e localização.

Resultados

    Foram identificados 50 infra-estruturas desportivas, sendo 19 no Posto Administrativo Central, correspondente a 38% de todas infra-estruturas desportivas, 9 no Posto Administrativo de Muatala, correspondente a 18% de todas infra-estruturas desportivas, 7 no Posto Administrativo de Muhala, correspondente a 14% de todas infra-estruturas desportivas, 7 no Posto Administrativo de Namicopo, correspondente a 14% de todas infra-estruturas desportivas, 4 no Posto Administrativo de Natikiri, correspondente a 8% de todas infra-estruturas desportivas, e 4 no Posto Administrativo de Napipine, correspondente também a 8% como ilustrado na tabela1.

Localização

Tabela 1

    Quanto a tipologia, das 50 infra-estruturas desportivas identificadas na Cidade, 23 corresponde a campos de grandes jogos correspondente a 46% de todas infra-estruturas desportivas identificadas na Cidade, 14 são campos de pequenos jogos, que corresponde a 28%, 7 são salas de desporto, que corresponde a 14%, 5 são Piscinas que corresponde a 10% e uma infra-estrutura é uma pista de atletismoque corresponde a 2% de todas infra-estruturas desportivas existentes na Cidade de Nampula como ilustrado na tabela 2.

Tipologia

Tabela 2

    Dos 23 campos de grandes jogos que a Cidade de Nampula tem, 7 que corresponde a 30,4% estão localizados no Posto Administrativo de Muatala, 6 que corresponde a 26,1% estão localizadas no Posto Administrativo de Muhala, 5 que corresponde a 21,7% estão localizados no Posto Administrativo de Namicopo, 2 correspondente a 8,7% estao localizados no posto Administrativo de Napipine, igual numeros de instalações estão localizados no Posto Administrativo de Natikiri e 1 campo está localizado no Posto Administrativo Central.

    Dos 14 campos de pequenos jogos, 9 que corresponde a 64,3% estão localizados no Posto Administrativo Central e os restantes campos estão distribuidos na proporção de um campo para cada Posto.

    Das 5 piscinas 4 estão localizadas no Posto Administrativo Central e a outra está localizada no Posto Administrativo de Natikiri. O resto dos Postos não dispõe de piscina.

    A única pista de atletismo se encontra no Posto Administrativo de Namicopo.

    Das 7 sala ou naves de desporto, 5 que corresponde a 71,4% estão localizadas no Posto Administrativo Central. Tudo isso está ilustrado na tabela 3 abaixo.

Tipologia

Tabela 3

    Em termos de disponibilidade de tipo de infra-estrutura por Posto Administrativo, notou-se que das 19 infra-estruturas disponiveis no Posto Administrativo Central, 9 que corresponde a 47,4% são campos de pequenos jogos, 5 que corresponde a 26,3% são sala de desporto, 4 que corresponde a 21,1% são piscinas, 1 que corresponde a 5,3% é um campo de grandes jogos, não dispõe de uma pista de atletismo

    O Posto Administrativo de Muatala, das 9 infra-estruturas desportivas que despõe, 7 correspondente a 77,8% são campos de grandes jogos, dispõe apenas de 1 campo de pequenos jogos e 1 sala de desporto correspondendo 11,1% para cada infra-estrutura e não dispõe de nenhuma pista de atletismo nem Piscina.

    O Posto Administrativo de Muhala, das 7 infra-estruturas desportivas que dispõe, 6 que corresponde a 85,7% são campos de grandes jogos, e dispõe de 1 campo de pequenos jogos, não dispõe de sala de desporto, nem pista de atletismo, tampouco uma piscina.

    O Posto Administrativo de Namicopo, das 7 infra-estruturas disponiveis, 5 são campos de grandes jogos, 1 é um campo de pequenos jogos e 1 é uma pista e atletismo. Não dispõe de nenhuma sala de desporto nem uma piscina.

    O Posto Administrativo de Napipine, das 4 infra-estruturas desportivas disponíveis, 2 são campos de grandes jogos, 1 é um campo de pequenos jogos e 1 é uma sala de desporto, não dispõe de pista de atletismo nem Piscina.

    O Posto Administrativo de Natikiri, das 4 infra-estruturas desportivas, 2 são campos de grande jogos, 1 é um campo de pequenos jogos e 1 uma é piscina. Não dispõe pista de atletismo nem sala de desporto como se pode ver na tabela 4 abaixo.

Localização

Tabela 4

Discussão

    Foram identificadas 50 infra-estruturas desportivas na Cidade de Nampula. Esse número de infra-estruturas desportivas está muito longe das infra-estruturas existentes na Cidade de Maputo em 1980 segundo os dados do estudo de Ribeiro (7) que eram 129 instalações desportivas.

    Das infra-estruturas desportivas identificadas na Cidade de Nampula, nota-se maior predominância de infra-estruturas para a modalidade de futebol, em relação as outras infra-estruturas. Quase metade (46%) das infra-estruturas desportivas na Cidade de Nampula são Campos de grandes jogos ou seja para futebol ao contrário da Cidade de Maputo que em 1980 era dominada por campos desportivos polivalentes que neste trabalho são classificados como campos de pequenos jogos. Isso pode dever-se a popularidade dessa modalidade em relação as outras na actualidade. Sendo o futebol um desporto de massas, faz com que o mesmo seja privilegiado entre as outras modalidades pela sua capacidade de viabilizar outros objetivos políticos nacionais como a unidade nacional, e a prática massiva do desporto (Diploma Ministerial nº 134/2006 de 26 de Julho).

    O Diploma Ministerial nº 134/2006 de 26 de Julho (8), estabelece os critérios para a definição das modalidades prioritárias e entre os indicadores, as infra-estruturas estão entre os 3 primeiros indicadores a ter-se em conta, tanto para a massificação desportiva, o alto rendimento assim como a promoção da unidade nacional e redução das assimetrias. Isso pode justificar-se pelo facto de o governo investir mais em termos relativos em infra-estruturas da modalidade de futebol em relaçãos as outras modalidades.

    Outra hipótese pode ser que quando o governo definiu as modalidades prioritárias, o futebol é que contava com mais infra-estruturas desportivas daí a sua aprovação como a primeira modalidade prioritária no país (Resolução nº 17/2007 de 30 de Maio, artigo 1).

    Tendo em conta a ordem de prioridade definida na Resolução nº 17/2007 de 30 de Maio que vigorou até 2012, os resultados desta pesquisa mostram um contraste quando analizados em termos de disponibilidade de pistas de atletismo.

    A Cidade de Nampula tem mais piscinas do que pistas de atletismo, no entanto uma pista de atletismo facilmente pode-se acoplar a um campo de grandes jogos e se houvesse esta estratégia Moçambique teria tantas pistas de atletismo, quantos campos de futebol.

    Com as condições infraestruturais desportivas actuais da Cidade de Nampula é dificil esperar bons resultados na modalidade de atletismo sobretudo nas disciplinas técnicas, velocidade e eventos de campo, apesar de ser uma modalidade prioritária no país. E isso não é apenas caso isolado da Cidade de Nampula, já que dados trazidos por Ribeiro mostram que em 1980 das 129 instalações desportivas existentes na Cidade de Maputo apenas 4 eram pistas de atletismo.

    Quanto a segunda modalidade prioritária que é o Basquetebol, a disponibilidade de infra-estruturas para a mesma na Cidade de Nampula é consideravel ocupando em segundo lugar em termos de disponibilidade. Mais de 1/3 de infra-estruturas desportivas na Cidade de Nampula são campos de pequenos jogos. No entanto, em termos de distribuição interna das mesmas, nota-se que a maioria delas estão concentradas na zona cimento, Posto Administrativo Central.

    Varias hipóteses podem justificar essa concentração de Campos de pequenos jogos na zona cimento. Uma delas é que isso pode ser uma indicação da preferência das modalidades de salão, basquetebol, andebol e voleibol por parte dos antigos habitantes dessa zona uma vez que muitas delas foram construidas no tempo colonial. E a outra é que a concentração das mesmas na zona cimento, considerada zona de elite também pode indicar o caracter elitista destas modalidades.

    A disponibilidade das piscinas é superior a de pistas de atletismo, apesar da natação não ser uma modalidade prioritária e dos custos elevados de sua manutenção. Isso pode dever-se a ligação directa dessas infra-estruturas com o turismo. O aumento de infra-estruturas turísticas faz com que as piscinas também aumente, de fato, muitas delas fazem parte de instalações de hoteis, como o caso do Hotel Milenio, Executivo e Bambum. E muitas delas não são piscinas de formação mas sim de recreação.

    A evolução das piscinas vai acompanhada da evolução das sala de desporto, como o caso de ginasios de musculação que a maioria deles também estão acoplados a Hoteis.

    A concentração dessas duas últimas infra-estruturas (piscinas e salas de desporto) na zona cimento, 80% e 71,4% respectivamente (tabela 3), indica claramente o caráter elitista das mesmas e a sua ligação com as instâncias turísticas, mostrando que o seu principal objetivo é de geração de renda e não de promoção desportiva.

Conclusão

    Da discução feita conclui-se que existe 50 infra-estruturas de diferentes tipos disponíveis na Cidade de Nampula mas com maior predominância de campos de grandes jogos para futebol.

    O futebol é o desporto mais favorecido em termos de infra-estruturas na Cidade de Nampula do que qualquer outro.

    O atletismo é o desporto menos favorecido em termos de infra-estruturas na Cidade de Nampula apesar de ser um desporto prioritário do país.

    Os campos de pequenos jogos e as piscinas estão mais concentradas no Posto Administrativo Central que constitui a zona cimento da Cidade, ao passo que os campos grandes grandes jogos estão dispersos pelos bairros suburbanos.

Referencias bibliográficas

  1. TORRANDELL, M.B. Manual de Educación Física y Deportes. Técnicas e Actividades Práticas. Mmvi Editorial Oceano. Barcelona.

  2. Projecções Anuais da População Total, Urbana e Rural, dos Distritos da Provincia de Nampula 2007-2040 disponivel em http://www.ine.gov.mz/pt/ResourceCenter acessado no dia 09-08-2013.

  3. CORDEIRO, M. F. (2008). Parametrosde Qualidade e Conforto Desportivo em Pavilhões Desportivos. Trabalho de Monografia.

  4. DAVA, J. G (2004). Instalações Desportivas. Dimencionamento e Marcações de Espaços de Jogos. Fundo de Promoção Desportiva. Maputo. pp.3,4

  5. Carta das Instalações Desportivas Artificiais da RAM, disponivel em http://www01.madeira-edu.pt/drjd/cartadesportiva/classificacao.html acessado no dia 16 de maio de 2013.

  6. SARMENTO: Planeamento e Gestão de Instalações Desportivas. Disponivel em http://gestao-desportiva.blogspot.com/2010/05/planeamento-e-gestao-de-instalacoes.html acessado no dia 16 de maio de 2013

  7. RIBEIRO, E.R. (1998). Lazer em Moçambique-a Problemática do Espaço Urbano e dos Equipamentos Desportivos na Cidade de Maputo. Comunicação Apresentada no 5º Congresso Mundial de Lazer e 10º ENAREL.

  8. SERRA,C.(2010). Colectânea de Legislação Sobre Desporto. Centro de Formação Jurídica e Judiciário. Maputo.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 186 | Buenos Aires, Noviembre de 2013
© 1997-2013 Derechos reservados