Experiências inovadoras na Educação Física através do Festival do Sairé: o protagonismo da cultura paraense Experiencias innovadoras en la Educación Física a través del Festival de Sairé: el protagonismo de la cultura paraense |
|||
*Acadêmicas do Curso de Educação Física. UEPA **Mestre em Educação. Docente do CEDF, UEPA (Brasil) |
Áurea Maria de Sousa Santos Tembé* Samantha Castro Vieira de Souza* Higson Rodrigues Coelho** |
|
|
Resumo O presente estudo discute os resultados da pesquisa “Cultura Paraense: Experiências Inovadoras na Prática Pedagógica em Educação Física”, especificamente a Cultura do Festival do Sairé. Constatou-se que municípios do Pará irradiam manifestações folclóricas da região Amazônica, concebidas nas práticas da cultura popular e seu cotidiano, como os bois bumbas e os cordões de pássaros, no artesanato, nas festividades religiosas e nos seus monumentos históricos e culturais, unindo-se características e manifestações importantes para a cultura. Instrumentaliza a prática pedagógica dos professores de educação Física para tratar o Festival do Sairé como um autêntico representante da cultura do Baixo Tapajós, especificamente, o município de Santarém.Possibilita a efetivação do conhecimento do Sairé nas aulas de Educação Física através da sua gênese e desenvolvimento do Festival do Sairé e sua problematização nas aulas de Educação Física, contribuindo assim para a formação sociocultural dos jovens e a valorização da cultura Amazônica. Unitermos: Experiências inovadoras. Possibilidade didática. Cultura. Educação Física.
O presente trabalho contou com apoio financeiro do Programa institucional de Bolsas de Iniciação Científica: PIBIC/UEPA.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 186, Noviembre de 2013. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
A proposta de estudo insere-se entre as ações investigativas do conjunto de pesquisadores do “Ressignificar”, linha de pesquisa que desenvolve estudos sobre “Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física”, a mesma está vinculada a Linha de Formação de Professores do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
O objeto de estudo privilegiado nesta pesquisa são as Manifestações culturais das regiões paraense, essencialmente, folclóricas dos municípios. A aproximação com a temática foi devido à necessidade conjunta de aprofundamento das referências conceituais, teóricas e epistemológicas do coletivo de pesquisadores, investimos em uma pesquisa de ampla abrangência que tem problematizado as “Experiências Inovadoras na Educação Física Escolar no Século XXI”. E especificamente, estamos propondo “as experiências inovadoras na prática pedagógica das manifestações da cultura popular regional”.
Os municípios do Pará são pólos de irradiação folclórica da região Amazônica. É um estado que possuem várias cidades históricas que preservam suas riquezas naturais e seu patrimônio artístico e cultural. Concebidas nas práticas da cultura popular, como os bois bumbas e os cordões de pássaros, no artesanato, nas festividades religiosas e nos seus monumentos históricos e culturais, unindo-se características e manifestações importantes para a cultura da cidade, por exemplo, a marujada caracteriza-se como a manifestação mais expressiva do município de Bragança para o Estado do Pará.
Assim, o presente trabalho está sendo proposto em um momento em que a cultura regional vem ganhando grande espaço na mídia nacional. No entanto, percebemos sérios equívocos referentes à organização social de nosso povo e das manifestações culturais. Assim, constata-se que a mídia tem sido a grande divulgadora da cultura regional, porém a lógica da mercadorização das manifestações culturais predomina nos grandes meios de comunicação.
Neste sentido, o referido estudo visa resgatar a função da escola na disseminação da cultura regional acumulada dentro dos diversos campos de intervenção social, e assim, a prática pedagógica do professor de Educação Física e suas aulas cumpre um papel fundamental para resgatar e promover essas manifestações culturais como: o Carimbó de Marapanim, a Marujada de Bragança, o Boi de Mascara de São Caetano de Odivelas, o Sairé de Santarém, a Agarrada Marajoara da Ilha do Marajó, o Siriá de Cametá, etc.
Como esses conhecimentos são frutos da cultura regional e popular e que, portanto, são perpetuadas por grupos folclóricos e associações, não existe um trato com esse conhecimento para implementar nas escolas públicas e contrapor a visão superficial e restrita que são veiculadas nos meios de comunicação de massa. Neste sentido, nosso problema de pesquisa se materializa em saber quais as possibilidades de tratar as manifestações corporais da cultura regional nas escolas públicas paraense, especificamente nas aulas de Educação Física?
Os objetivos do presente estudo são: Instrumentalizar a prática pedagógica dos professores de educação Física para tratar o Festival do Sairé; Propor possibilidades didáticas para a efetivação do conhecimento do Sairé nas aulas de Educação Física.
Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, pois conforme indica Oliveira (2007, p. 69) é “uma modalidade de estudo e análise de documentos de domínio científico tais como livros, enciclopédias, periódicos, ensaios críticos, dicionários e artigos científicos”. No nosso caso, analisamos a produção do conhecimento em um periódico científico. A busca se deu a partir dos descritores: educação Física escolar, Prática pedagógica, cultura, cultura paraense, manifestações culturais, Festival do Sairé. Nos sítios das revistas científicas da área: Revista Movimento; Pensar a Prática; RBCE; Motrivivencia.
E por fim, elaboração da análise de conteúdo com intuito de fazer a triangulação dos dados coletados em todas as fases da pesquisa. O processo de análise de conteúdo se organiza da seguinte forma: pré-análise (organização do material), descrição analítica dos dados (codificação, classificação, categorização) e interpretação referencial (tratamento e reflexão).
Sairé e a valorização da cultura do Tapajós
A valorização da cultura popular de uma determinada localidade aqui identificada como a do festival do sairé1, é de fundamental importância e necessária para nossa sociedade, porém pode-se perceber que as pesquisas referentes a essas áreas de atuação ainda são muito limitadas, sobretudo quando se trata de estudos que venham a subsidiar os professores de educação física, em suas praticas educacionais, disciplina esta que trata, pedagogicamente, do conhecimento denominado de cultura corporal (SOARES et al., 1992, p. 41), e pensando nisso o estudo em tela visa subsidiar a prática dos professores de Educação Física para implementar as danças folclóricas, mais especificamente do Festival do Sairé, nas aulas de Educação Física. Pois podemos perceber que as danças regionais muitas vezes são parcialmente esquecidas devido a influencia que a mídia exerce na sociedade, pois se dá maior ênfase as danças e músicas ditas “midiáticas”, o que influencia na modificação e nos hábitos culturais das pessoas.
Para contrapor tal processo de massificação é que propõe-se a disseminação do folclore regional através das aulas de Educação Física que podem cumprir um papel importante na valorização das manifestações folclórica de nossa região, o qual pode ser tratado como meio de ressignificação da cultura regional, que segundo o Soares et al (1992, p.22) pode ser “compreendido através do aperfeiçoamento do conhecimento historicamente produzido pela humanidade e o seu papel na história”, além de que o folclore tem significados sociais, culturais até mesmo político para a nossa sociedade.
Visto que este conteúdo surge das “[...] práticas culturais universais, constituindo-se em domínio de conhecimento relativamente autônomos, incorporados pela humanidade e reavaliados, permanentemente [...]” (SOARES et al, 1992, p.19), que podemos afirmar que através do trato com esse conhecimento é possível resgatar a tradição e a cultura de um povo.
Neste sentido, o festival do Sairé que se destaca no município de Santarém, município este que é uma das principais cidades do Estado do Pará e a principal do Oeste do estado, localizando-se a 850 km de Belém, a cidade também é conhecida como a “pérola do Tapajós” e seus munícipes são chamados de “Mocorongo2”. O Festival é desenvolvido na vila de Alter do chão, que localiza-se na margem direita do rio Tapajós, a uma distância de 27 Km do centro da cidade de Santarém. Na Vila de Alter do Chão encontram-se as mais belas praias de água doce da região, por isso a vila é conhecida como o “Caribe da Amazônia”.
Em Alter do Chão existe uma das manifestações culturais mais importante da região oeste do Pará, o Festival do Sairé. Essa manifestação, o Sairé, surge da necessidade de catequização dos indígenas dessa região. Para facilitar o processo de catequização criaram o Sairé (símbolo) que é composto de um semicírculo que contém três cruzes dentro e uma na extremidade. Esse símbolo abrilhantava as festas dos santos daquela vila, onde seguia à frente das procissões, manifestação esta que era considerada inicialmente como uma manifestação puramente religiosa, mas que com o passar dos tempos passou a ter outros significados, pois foram incluídas ao festival, manifestações que misturou o sagrado e o profano em uma mesma festa. O profano que inclui vários tipos de apresentações e danças que depois viria a ser chamado de Festival do Sairé.
Conforme Luíndia (2001, p. 06) o festival inicia com a parte sagrada da festa, em que ocorre à retirada e hasteamento do mastro, isso acontece através de uma disputa entre homens e mulheres na tentativa de levantar o mastro primeiro, dando seqüência a festa tem-se a ladainha e a procissão, que na frente segue o sairé (símbolo).
Em continuidade ao festival do Sairé, tem-se a parte profana da festa, que é representada por varias danças folclórica e pela teatralização de lenda folclórica da região amazônica, ou seja, a lenda do boto e a dança do carimbo. Esta dança tem origem indígena (índios tupinambás) que com a colonização da região e relação com os portugueses e os escravos, foi adquirindo características das danças portuguesas. A Dança do Carimbó inicia em duas fileiras e ao inicio da musica as filas se unem formando pares e a partir daí começam a dançar em rodas.
Outra apresentação que acontece no sairé é o lundú, essa dança tem origem africana e tem como significado um convite feito pelo homem à mulher para um encontro sexual. Esta dança é carregada de sensualidade e rebolado. Os homens nos seus volteios imitam os machos rodeando uma fêmea no cio. As mulheres recuam e ignoram os seus pretendentes, mas, devido a grande insistência dos mesmos terminam por aceitar o convite. Neste momento da dança ambos se deixam levar pela vontade de realizarem o ato sexual quando então os casais realizam a umbigada. O lundú, assim como o sairé, foi proibido pela corte e pelo próprio vaticano, devido os movimentos serem tomados de sensualidade (LUNDU MARAJOARA).
Atualmente, o momento mais esperado do Festival do Sairé são as apresentações dos botos Rosa e Tucuxi, pois nessas exposições os grupos teatralizam uma lenda milenar da região Amazônica, em que um belo rapaz trajando roupa branca e chapéu chega à festa seduz e encanta a primeira moça bonita que ele encontra, e ao final saem da festa sem que ninguém perceba sua ausência. Então a partir de tal crença os moradores da região justificam nascimentos das crianças que são geradas sem a presença da figura paterna, dando a eles o boto como pai.
Para Luíndia (2010, p.10) essa mistura de sagrado e profano, do antigo e do novo, é chamada de neoculturação, pois os elementos se juntam e se completam.
A partir das apresentações que fazem parte do festival do sairé, podemos observar que é uma manifestação folclórica que cresce a cada ano, pois “[...] faz parte de um contexto sócio cultural e que envolve significados e funções”. (CÔRTES, 2009, p.04). O que torna ainda mais importante o seu desenvolvimento nas aulas de Educação Física das escolas publicas de nosso estado, visto que o estado é tão rico em manifestações folclóricas mas ainda são poucos meios de valorização da cultura regional.
Côrtes (2009) afirma que a partir do momento em que a escola se propõe a repassar as manifestações populares como conteúdo de ensino ela também assume a responsabilidade de tornar publico muitos conhecimentos privados de determinadas grupos sociais ou comunidades, como é o caso do Sairé. E ao assumir essa responsabilidade a escola, em especial a disciplina de Educação Física traz grande contribuição para a perpetuação das manifestações culturais de nossa região.
Sairé nas aulas de Educação Física: possibilidade didática para a educação paraense
A partir do exposto anteriormente, iremos sistematizar uma proposta didática para o ensino do Sairé nas aulas de Educação Física que apresentará os elementos a serem tratados como: objetivos, conteúdo, problematização, ensino, metodologia e avaliação.
1. Objetivos
Possibilitar aos alunos (as) aproximação e reconhecimento da cultura paraense, mais especificamente com o festival do sairé, analisando as relações socioeconômicas da região;
Analisar e refletir sobre a origem e os rituais que são apresentados no Festival do Sairé e como eles foram constituídos ao longo da história;
Apresentar possibilidades de incluir o festival do sairé nas aulas de Educação Física;
2. Conteúdo
Festival do Sairé;
Origem do festival do sairé;
Manifestações folclóricas que fazem parte do festival;
Relação do Festival do Sairé com a realidade da sociedade;
3. Problematização
Educação
O que é folclore?
É possivel compreender o folclore paraense através das aulas de Educação Física.?
O Sairé é uma manifestação folclórica?
As instituições escolares trabalham o Festival do Sairé nas aulas?
Lazer
Valorizar a cultura paraense através de bricadeiras e coreografias que promovam a execução do festival do sairé;
Há incentivos para pratica do folclore?
O Sairé pode ser relacionado com a prática dos esportes nas escolas?
Gênero
Como o Sairé pode ser trabalhado com ambos os sexos?
O professor de Educação Física pode tratar as Danças Folclóricas com alunos que se mostram desinteressados pelo conteúdo?
4. Ensino
Poderão ser utilizados materiais áudio visuais;
Montar coreografias junto com os alunos;
Refletir sobre os rituais básicos do festival do Sairé;
Usar materiais teóricos referente ao assunto abordado;
Usar materiais alternativos para o desenvolvimento dos adereços e vestimenta;
Desenvolver teatro referente ao tema
5. Metodologia
A práxis pedagógica se dará através da apresentação do histórico do festival, comentando um pouco de cada manifestação que faz parte do festival do Sairé e ainda demonstrar a pratica do festival através de recursos visuais, a fim de subsidiar os professores na utilização desse assunto em suas aulas de Educação Física.
6. Avaliação
Conhecimento da evolução da história do festival do Sairé;
Compreensão do Festival do Sairé e sua inserção sociocultural e política;
Fazer relação do Sairé com outras práticas culturais da sociedade paraense.
Considerações finais
O festival do Sairé, enquanto manifestação cultural e folclórica da região Amazônica, se desenvolvido nas aulas de Educação Física, poderá contribuir para o processo de valorização e democratização das manifestações culturais nas Escolas de nosso estado, contribuindo assim para o conhecimento histórico das manifestações que fazem parte da cultura de nossa região e ainda conhecendo rituais que muitas vezes não fazem parte de seus cotidianos, o que possibilitará a vivencia de praticas diferente daquelas que são incluídas nas aulas da disciplina.
A partir da contextualização do Festival do Sairé e a vivencia da prática nas aulas de Educação física, é possível intervir no desenvolvimento sócio-cultural dos alunos dando-lhes a oportunidade de conhecer a forma como o Sairé se originou e se perpetuou, aumentando assim a oportunidade de valorização da cultura regional, além de torná-los mais críticos em relação às defesas dos hábitos regionais.
Mas para que isso aconteça, é preciso que os sujeitos envolvidos no fazer pedagógico defendam mudanças, os professores necessitam entender o Festival do Sairé como objeto de estudo da cultura corporal e, através dele, cuidar da formação crítica e histórico-cultural dos alunos. É intenção nossa executar oficinas para instrumentalização prática do professor, desta forma possibilite ao aluno além de vivências práticas, condições de apropriação da cultura regional.
Notas
A palavra Sairé surge a partir do “çairé” que é originaria das palavras indígena Çai Erê o qual significa “salve ! tu o dizes” e só passou a ser escrita com “s” porque não existe, no dicionário português, palavras que se inicie com a letra ‘Ç’.
A palavra tem origem indígena, e significa gente humilde e receptiva.
Referências
A LENDA do Boto. Disponível em: http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2010/10/lenda-do-boto-cor-de-rosa.html. Acesso em: 21 Dez.2012. As 8:51.
A LENDA do Boto. Disponível em: http://www.cdpara.pa.gov.br/boto.php. Acesso em: 21 Dez.2012. As 9:07.
A LENDA do Boto. Disponível em: http://www.sumauma.net/amazonian/lendas/lendas-boto.html. acesso em: 21 Dez. 2012. As 8:47.
ÇAIRÉ. ORIGEM: ALTER-DO-CHÃO (SANTARÉM) – PA. Disponível em: http://www.istoeamazonia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=44&Itemid=1. Acesso em: 14 Jan. 2013. As 16:05.
CÔRTES, G. A Escolarização dos Saberes Populares e a Influencia dos Currículos Escolares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO ESPORTE, CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA DO ESPORTE, 16, 03. 2009, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: CBCE, 2009.
CULTURA, fauna e flora. Lundu Marajoara. Disponível em: http://www.cdpara.pa.gov.br/lundu.php. Acesso em:06 Dez. 2012. As 15:16.
DA SILVA, M.R. As danças folclóricas da Marujada do município de Bragança-PA: Ontem, hoje e suas transformações, trabalho de Conclusão de Curso, 2011.
FESTAS Amazônicas: Festa do Sairé ou Çairé. Disponível em: http://www.istoeamazonia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=104&Itemid=120. cesso em: 14 Jan. 2013 as 16:25.
FESTIVAL do Sairé une celebrações católicas e folclóricas no Pará. Disponível em: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/09/festival-do-saire-une-celebracoes-catolicas-e-folcloricas-no-para.html. Acesso em: 14 Jan. 2013. As 15:18.
HISTÓRIA do Carimbó. Disponível em: http://www.pinducacarimbo.com.br/hist_carimbo.html. Acesso em: 25 Nov. 2012. As 16:38.
IORA, J. A; MARQUES, C. L. O Atletismo como Conteúdo da Educação Física Escolar: Organização de aulas a partir da proposta critico-emancipatória e didática comunicativa: In CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO ESPORTE, CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA DO ESPORTE, 17, 04., 2011, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: CBCE, 2011.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2005.
LENDA do boto. disponível em: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boto.htm. Acesso em: 12 Dez. 2012. As 8:47.
LIMA, M. C. M.; SILVA, E.; AMAZONAS, T. M. M. Informações Municipais de Santarém Semplan/Ciam. Disponível em: http://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&q=sair%C3%A9+na+vila+de+alter+do+ch%C3%A3o&lr=>.pdf. Acesso em: 27 Nov. 2012.As15:10.
LUÍNDIA, L. E. A. Festa, Festas de Santo: Rituais Amazônicos. In CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO, 14.,2001, Campo Grande /MS. Anais.
SAIRÉ. Disponível em: http://www.potyguar.com.br/folclore/index_arquivos/dancasfolcloricas.htm. Acesso em: 10 Dez. 2012. As 9:20.
SOARES, Carmem L. et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 18 · N° 186 | Buenos Aires,
Noviembre de 2013 |