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Desenvolvimento infantil e a influencia da tecnologia

El desarrollo infantil y la influencia de la tecnología

Bambino sviluppo e influenza della tecnologia

 

*Estudante de Graduação Sanduíche em Scienze Motorie pela Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”

pelo programa Ciências Sem Fronteiras. Graduanda em Educação Física

pela Universidade Rural do Rio de Janeiro

**Estudante de Graduação Sanduíche em Scienze Motorie pela Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”

pelo programa Ciências Sem Fronteiras. Graduando em Educação Física

pela Faculdade Metodista Granbery, Juiz de Fora, MG

***Professor Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Faculdade de Belford Roxo. RJ

(Brasil)

Luana Silva dos Santos*

luanasantos.ar@gmail.com

Gleyson Custódio da Silva**

gleysoncustodio@gmail.com

Eduardo Rodrigues da Silva***

prof.eduardorodrigues1@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          Atualmente, as experiências motoras, cognitivas e afetivas vividas, são diferentes de vinte anos atrás. O avanço tecnológico influencia o desenvolvimento psicomotor, não somente pela introdução de objetos e jogos eletrônicos como também pelos grandes avanços nas construções civis, urbanização de cidades e avanços industriais, diminuindo o “espaço livre” que tínhamos para que as crianças brincassem e desenvolvessem suas habilidades motoras.O desenvolvimento motor é influenciado por diversos fatores, sendo eles ambientais e biológicos. A criança com predisposição genética para ter uma boa coordenação psicomotora não garante um desenvolvimento adequado. Tal característica dependerá das vivências motoras nos primeiros anos de vida, de estilo de vida, convivência com outras crianças e entre outros. A reconquista do espaço das crianças deve ser um caso a se pensar, pois retornando à cultura lúdica a criança pode adquirir melhores vivencias motoras e uma melhora no seu desenvolvimento motor.

          Unitermos: Psicomotricidade. Desenvolvimento motor. Tecnologia. Criança.

 

Resumen
          En la actualidad, las experiencias motrices, cognitivas y afectivas vividas son diferentes a las de hace veinte años. Los avances tecnológicos afectan el desarrollo psicomotor, no sólo por la introducción de objetos y juegos electrónicos sino también por los grandes avances en la construcciones civiles, la urbanización de las ciudades y los avances industriales, la reducción del "espacio libre" que existían para que los niños desarrollaran sus habilidades motoras. El desarrollo motor está influenciado por varios factores, tanto ambientales como biológicos. El niño con una predisposición genética a tener una buena coordinación psicomotriz no garantiza un desarrollo adecuado. Esta función depende de las experiencias motoras en los primeros años de vida, el estilo de vida, la convivencia con otros niños y otras personas. La reconquista del espacio para los niños debe ser un tema para pensar, porque volviendo a la cultura lúdica el niño puede adquirir mejores vivencias motrices y una mejora en el desarrollo motor.

          Palabras clave: Psicomotricidad. Desarrollo. Tecnología. Niño.

 

Sintese

          Attualmente le esperienze motorie, cognitive e affettive vissute, sono diverse rispetto a vent'anni fa. Il progresso tecnologico influenza lo sviluppo psicomotorio, non solo per l'introduzione di oggetti e giochi elettronici ma anche per i grandi sviluppi nelle costruzioni civili,l'urbanizzazione della città e i progressi industriali, diminuendo lo "spazio libero" che c'era e che permetteva ai bambini di giocare e sviluppare le abilità motorie.lo sviluppo motorio è influenzato da diversi fattori: ambientali o biologici . Il bambino con predisposizione genetica per avere una buona coordinazione psicomotoria non garantisce uno sviluppo adeguato. Questa caratteristica dipenderà dalle esperienze motorie dei primi anni di vita, dallo stile di vita e dalla convivenza con gli altri bambini. Si deve pensare alla riconquista dello spazio dei bambini. Tornando alla cultura ludica il bambino può acquisire esperienze e sviluppo motorio migliori.

          Parole chiavi: Psicomotricità. Sviluppo motorio. Tecnologia. Bambino.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 186, Noviembre de 2013. http://www.efdeportes.com/

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Introdução

    A psicomotricidade tem como objetivo estudar o homem através de seu corpo em movimento, com relação ao seu ambiente externo e ao processo de maturação biológico do seu organismo, que se origina das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

    A psicomotricidade, segundo a Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP), é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto, o desenvolvimento psicomotor ocorre principalmente nos primeiros anos de vida se iniciando na fase intrauterina. “Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.” (ASB, 2013).

    O psicomotricista é um profissional da área de saúde e educação. Para a ABP ele pesquisa, avalia, previne e trata do Homem na aquisição, no desenvolvimento e nos transtornos da integração somato-psíquica e da retrôgenese. 

    O profissional de Educação Física utiliza como poderoso instrumento auxiliador do desenvolvimento das crianças, jogos e brincadeiras, tanto no plano psicomotor quanto no afetivo e cognitivo, tendo a finalidade de promover uma vida ativa e saudável à criança, proporcionando uma qualidade de vida satisfatória. Por isso a importância do professor de Educação Física na pré-escola, pois é nessa fase que o organismo se torna estruturalmente capacitado para o exercício de atividades psicológicas mais complexas como, por exemplo, o uso da linguagem articulada (KLACZIK, 2012) e também, a época da aquisição de habilidades motoras básicas.

    Segundo Rosa Neto (2002 apud Queiroz, 2010), o desenvolvimento motor na infância caracteriza-se pela obtenção de um vasto repertório de movimentos, possibilitando que a criança adquira um amplo domínio dos elementos da motricidade: fina, global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal e lateralidade. O desenvolvimento motor depende de fatores ambientais, psicológicos e genéticos e sistematiza nas experiências vividas pelo individuo.

    Atualmente, as experiências motoras, cognitivas e afetivas vividas, são diferentes de vinte anos atrás. O avanço tecnológico influencia o desenvolvimento psicomotor, não somente pela introdução de objetos e jogos eletrônicos como também pelos grandes avanços nas construções civis, urbanização de cidades e avanços industriais, diminuindo o “espaço livre” que tínhamos para que as crianças brincassem e desenvolvessem suas habilidades motoras.

    Essa revisão bibliográfica tem como objetivo investigar a influência da tecnologia no desenvolvimento motor da criança em seus diversos estágios maturacionais, bem como discutir fatores prós e contras na utilização de diversos equipamentos eletrônicos (videogame, computadores, etc.) na contribuição das vivencias motoras da criança.

Tecnologia e psicomotricidade

    Por conta do avanço da tecnologia, crescimento econômico e industrial os hábitos sociais foram se modificando junto com qualidade de vida da população. Com a rápida expansão urbana das cidades e o aumento do número de condomínios prediais, os espaços destinados para o lazer de crianças ficaram limitados determinando o aumento do sedentarismo, diminuindo a autonomia e seu desenvolvimento motor. De acordo com Queiroz e Pinto (2010) Tudo é importante para a criança se desenvolver: jogos, aventuras, vivência com outras crianças, espaço físico natural.

    É notório que a possibilidade de ação motora da criança vem minimizando como consequência dessa mudança de estilo de vida, bem como suas relações com a família e a sociedade em que estão inseridas. O desenvolvimento motor é influenciado por diversos fatores, sendo eles ambientais e biológicos. A criança com predisposição genética para ter uma boa coordenação psicomotora não garante um desenvolvimento adequado. Tal característica dependerá das vivências motoras nos primeiros anos de vida, de estilo de vida, convivência com outras crianças e entre outros.

    O movimento é precioso e está presente em todos os momentos de nossa vida, da inabilidade para a habilidade e, novamente, para a inabilidade na idade avançada (KRETCHMAR, 2000 apud SANTOS, DANTAS E OLIVEIRA, 2004). Nas considerações de Torres et al. (1999) apud Neto et al. (2004), A criança estimulada de forma ampla, por meio da exploração do meio ambiente, tem mais chances de praticar as habilidades motoras e, consequentemente, de dominá-las com facilidade.

    A sociedade atual já não permite que as crianças brinquem livremente pelas ruas da cidade dado ao problema da falta de segurança, levando os pais a privar cada vez mais os filhos dos espaços livres, fazendo com que cada vez menos as crianças utilizem o corpo para explorar e descobrir o mundo que as rodeia (MATSUDO, 1995 apud NETO et. al, 2004).

    A criança sofre influências negativas ao seu desenvolvimento face a erros na educação da família, quando esta superprotege ou deixam de dar estimulação necessária. A criança estimulada de forma ampla, por meio da exploração do meio ambiente, tem mais chances de praticar seus movimentos e, consequentemente, de dominá-los com facilidade. (TORRES e colaboradores, 1999).

    A situação atual aumentou a inserção de aparelhos eletrônicos, como computadores, videogames, celulares e tablets favorecendo o sedentarismo e prejudicando o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo.

    De acordo com Waldemar W. Setzer (Professor titular do Departamento de Ciência da Computação da USP e autor do livro “Meios eletrônicos e a Educação: Uma visão Alternativa”, Editora Escrituras), o computador força certo tipo de atividade intelectual que não é própria para as crianças. “Elas perdem a criatividade, adquirem rigidez mental, diminuem a sociabilidade e terão mais dificuldade para se adaptar e ser útil profissionalmente” afirma. Pode colocar o que quiser, joguinho eletrônico ou educacional, o computador, segundo o professor, sempre força um tipo de raciocínio matemático chamado logico-simbólico, que não é adequado para a criança. “ela não deveria pensar quadrado, desse jeito matemático”.

    Se uma criança consegue pensar quadrado assim, já está pensando como adulto, já não é mais “criança”. “no caso do computador, nós estamos queimando etapas de anos e anos que a criança teria que passar. (Oliveira, 2004). De fato, a criança do século XXI está preferindo seus jogos e suas conversas por meio da tecnologia eletrônica, que a jogar futebol no campinho de areia vizinho ou “bater um pique” com os amigos. É mais cômodo e os pais preferem. Porém o desenvolvimento psicomotor se compromete e é o professor de educação física na escola que percebe e trabalha de acordo com as dificuldades do aluno oferecendo a vivencia motora. Percebemos o quão as crianças estão cada vez mais sedentárias e inseguras e com menores possibilidades no desenvolvimento de sua motricidade.

    A cultura requer das crianças, já nos primeiros anos de vida e particularmente no início de seu processo de escolarização, o domínio de vários elementos (SANTOS 2004); na fase a criança começa a perceber e vivenciar o mundo em que está inserido. Por isso devemos proporcionar maiores probabilidades de experiências motoras.

    A Educação Física age como auxiliar nesse processo de desenvolvimento, permitindo ao profissional da área criar experiências motoras, proporcionando atividades que promovam e atendam as necessidades de crianças com diferentes níveis de habilidades e experiências, promovendo sua autonomia e colocando-as como sujeito de sua própria aprendizagem (Queiroz e Pinto, 2010).

Considerações

    A tecnologia pode ser usada a favor das características cognitivas e sensório-motor, existem alguns consoles que englobam essa interação entre esses dois fatores psicomotores como o Xbox Kinect e Nintendo Wii, por exemplo, estes tem por objetivo maior interação da criança com o jogo através de movimentos corporais. A reconquista do espaço das crianças deve ser um caso a se pensar, pois retornando à cultura lúdica a criança pode adquirir melhor vivencias motora e uma melhora no seu desenvolvimento motor. O uso da tecnologia pode ser usado a favor do desenvolvimento psicomotor, como por exemplo, a utilização de consoles que integram o jogador ao jogo (Xbox Kinect, Nitendo Wii), onde a criança através de movimentos corporais consegue manusear todas as funções de um determinado jogo. Queiroz e Pinto (2010) afirma que a escola deve personalizar a oferta de atividades através da criatividade e interação dos profissionais que lidam diretamente com estas crianças. No entanto, tais objetivos só poderão ser alcançados se houverem estratégias de articulação e harmonia entre a escola, família e a sociedade, sendo esses três pilares os mais frequentes que contextualizam o cotidiano das crianças. Devendo ser direcionadas as atividades a cada fase do desenvolvimento e também para ampliar e desenvolver de forma mais eficaz as políticas públicas para o ensino da Educação Física com qualidade. É necessário mais pesquisas acerca da influência da tecnologia no desenvolvimento motor de crianças, a fim de determinar quais seriam as faixas etárias mais afetadas e enriquecer o conhecimento do tema para acrescentar na formação de diversos profissionais, principalmente os professores de Educação Física.

Referencias

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