Estudo bibliográfico sobre Educação Física e mídia: a concepção da imagem corporal e esportiva na mídia televisiva Un estudio bibliográfico sobre
Educación Física y medios de comunicación: la Bibliographic study on physical education and media: the design of body image and sports in the media television |
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Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Leão Sampaio Juazeiro do Norte, CE |
João Paulo da Silva Maciel (Brasil) |
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Resumo Ao discutir sobre concepções, devemos levar em consideração os meios pelo qual a humanidade se apóia para construí-las, qual a origem desses valores, e influenciado ou baseado em quais aspectos. Com isso nos apoiamos em teorias direcionadas para a relação entre Educação Física e Mídia, o que nos dará sustentação para discutir possibilidades de intervenção pedagógica críticas relacionadas aos valores e aspectos da cultura corporal de movimento transmitida através das mensagens televisivas. Utilizando o videocassete para rever as imagens quantas vezes forem necessárias, libertando-nos da leitura “automática” que as imagens televisivas condicionam. Este trabalho tem por objetivo identificar aspectos relacionados à concepção de corpo e esporte, inseridos na cultura corporal de movimento, transmitidos através dos meios de comunicação de massa, neste caso de um programa da mídia televisiva, direcionado ao público jovem/adolescente. Levantamos a partir de diferentes momentos históricos, concepções filosóficas que induziram e influenciaram, através de interesses ideológicos e econômicos, os pensamentos dos filósofos. A partir das análises encontramos valores pautados no esporte-espetáculo, e no rendimento esportivo que seguem uma lógica econômica mundial e que impõe valores contrários aos abordados. Mas ao mesmo tempo conseguimos encontrar aspectos positivos com relação às concepções filosóficas e valores educacionais levantados, partindo da abordagem sobre o ideal de corpo transmitido pelo programa. Unitermos: Educação Física. Mídia televisiva. Corpo.
Abstract When discussing concepts, we must consider the means by which humanity relies to build them, what the source of these values, and influenced or based on which aspects. With this we rely on theories directed to the relationship between Physical Education and Media, which will give us support to discuss possibilities of pedagogical intervention critical aspects related to the values and culture of body movement messages transmitted through television. For image analysis we relied upon a theory of critical discourse analysis of Ricoeur (1988), using the VCR to review images as often as needed, freeing us from reading "automatic" that television images condition. This work aims to identify issues related to the design of the body and sport, inserted in body movement culture, transmitted through the mass media, in this case a program of television, directed to young/teen. Raised from different historical, philosophical conceptions which induced and influenced by ideological and economic interests, the thoughts of philosophers. From our analysis we find values guided the sport spectacle, and sport performance following a global economic logic and imposes values contrary to those covered. But while we can find positive aspects with respect to philosophical and educational values raised, from the approach to the ideal body transmitted by the program. Keywords: Physical Education. Television media. Body.
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EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 185, Octubre de 2013. http://www.efdeportes.com/ |
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Introdução
Ao discutir sobre concepções, devemos levar em consideração os meios pelo qual a humanidade se apóia para construí-las, qual a origem desses valores, e como é influenciado ou baseado em quais aspectos.
A partir do surgimento dos meios de comunicação de massa, principalmente da televisão, passamos a adquirir novos costumes e hábitos, consumindo a ponto de transformar a nossa cultura, tornando uma cultura cada vez mais “televisiva”, “midiática”, que nos fascina diariamente, nos levando a consumi-la cada vez mais, e por isso nos preocupamos com as conseqüências que ela pode causar à cultura corporal de movimento e aos objetivos da Educação Física Escolar.
Uma das principais preocupações da comunidade científica, na área da educação física e da saúde pública, vem sendo a busca de alternativas que possam auxiliar na tentativa de reverter a elevada incidência de distúrbios orgânicos associados à falta de atividade física (BRODIE & BIRTWISTLE, 1990; RIDDOCH & BOREHAM, 1995; SALLIS & MCKENZIE, 1991 apud ZULIANI, 2002).
A prática da Educação Física, assim como o desenvolvimento da maioria das competições esportivas e dos campeonatos das mais diversas modalidades - e nos mais diferentes âmbitos (regional, nacional e internacional) - até bem pouco tempo, não tinham o espaço e a atenção ampliada das mídias, como parece estar ocorrendo nestes últimos anos.
A imprensa escrita, tradicionalmente, dedicava uma ou duas páginas dos jornais para apresentar os resultados dos campeonatos de futebol e, esporadicamente, de algum outro esporte em que as equipes nacionais se destacassem. Salvo em ocasiões especiais - a Copa do Mundo de Futebol, as Olimpíadas, a Fórmula Um do Automobilismo - não havia por parte da imprensa diária um grande destaque sobre os feitos esportivos dos atletas brasileiros.
Historicamente, as concepções sobre a cultura corporal de movimento foram influenciadas a ponto de distorcerem as teorias filosóficas, formando interpretações movidas por interesses ideológicos e condizentes aos dogmas da igreja. Assim, o cristianismo com o passar dos tempos cede lugar aos interesses econômicos que hoje passam a impor costumes, hábitos e valores influenciados pelas relações comerciais, levando-os ao consumo, além de não se corresponderem com os objetivos educativos e pedagógicos, mas à lógica da economia mundial.
Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de corpo transmitidas pela mídia televisiva e refletir a respeito das relações entre a mídia e aspectos da cultura corporal de movimento para possibilidades educacionais através da Educação Física. Para esse tipo de análise transcorremos sobre as concepções de unidade e dualismo relacionados ao corpo, a partir dos interesses que motivaram e influenciaram os pensamentos filosóficos de nossa sociedade no decorrer da história.
Diante do tema abordado o presente trabalho tem como justificativa, possibilitar propor um conhecimento sobre como a mídia pode influenciar na concepção da imagem corporal e na pratica esportiva exercida pelo jovem de hoje. Por se tratar de uma condição que vem sendo cada vez mais presente na vida da população brasileira, com intuito de entender como a atividade física pode ser influencia de maneira positiva no estilo de vida das pessoas.
Metodologia
Caracterização do estudo: Trata-se de uma pesquisa de cunho Bibliográfico, pelo fato da pesquisa bibliográfica abrange toda bibliografia já publicada em relação ao tema de estudo, e tem finalidade de colocar o pesquisador em contado direto com o que for escrito sobre o determinado assunto, (MARCONI e LAKATOS, 2005, p. 190).
Foram utilizados como critério de inclusão para a pesquisa, trabalhos já publicados que fizessem referência ao presente estudo, apresentando definições e considerações importantes sobre educação física e mídia: a concepção da imagem corporal e da pratica esportiva na mídia televisiva.
A busca foi realizada de forma independente utilizando duas bases bibliográficas: Google Acadêmico usando como palavras chaves: Mídia e Educação Física, Atividade Física e esporte, e Biblioteca Virtual do Scielo e a base de dados da Lillacs como as palavras chaves: Concepção da imagem corporal na mídia televisa.
A pesquisa foi realizada no período de Janeiro a Julho do ano de 2013. Os artigos selecionados apresentaram conteúdo de relevância para a revisão de literatura desse estudo.
Foram analisados de forma aleatória artigos dos anos de 1985 a 2002, que apresentam a temática na neuropatia periférica, bem como desta enfermidade associada aos praticantes de atividades físicas. Os artigos foram analisados por meio de interpretação do conteúdo encontrado nas publicações utilizadas.
Resultados e discussões
Concepção de corpo e história: um retrospecto sobre a gênese do dualismo
Em nossa pesquisa investigamos as concepções de corpo do homem ao longo da história e verificamos que os corpos sempre correspondem às idéias filosóficas ou ideológicas, que relacionam à sua época no qual o corpo possui marcas e carrega consigo o que lhe foi determinado pelo pensamento vigente. Identificamos a unidade do primitivo, posteriormente o corpo se apresenta como instrumento da alma, depois o corpo dilacerado pelo dualismo e finalmente as tentativas de unificação e o sentido na unidade humana.
As concepções filosóficas de corpo caracterizam um novo momento, na medida em que abre espaços para melhor compreensão do humano em suas relações com o mundo. Mas, na nossa realidade concreta nos deparamos com algumas questões como, por exemplo: Como está o corpo? O que poderemos contribuir para interpretar a realidade do corpo transmitida pela mídia para as aulas de Educação Física? Como os meios de comunicação estão tratando as concepções de corpo? Qual a influência que esses valores podem trazer para a vida do ser humano? E como o profissional da Educação Física pode se utilizar dos meios de comunicação e as concepções (influenciadas por qualquer outro interesse menos o educacional) para uma proposta educacional mais crítica?
Os avanços tecnológicos e os meios de comunicação: o poder da televisão
Durante muito tempo já vem sendo realizadas pesquisas, em países considerados de primeiro mundo, mostrando que crianças e adolescentes são telespectadores assíduos, exatamente nas fases mais críticas da formação física e mental do ser humano. E segundo Belloni (apud BETTI, 2003, p.93), a questão agrava-se nos países em desenvolvimento, onde a maioria das crianças e jovens não tem acesso fácil a outros meios de comunicação e bens culturais, como cinema, livros, teatro, museus, internet etc., aumentando a importância da televisão e do rádio.
Esses dados só vêm a reafirmar a desigualdade social presente hoje num país como o Brasil onde a maioria das crianças não possui acesso a outros meios de comunicação que não seja a televisão aberta e o rádio, agravando as diferenças entre as crianças das elites e as das camadas mais pobres. Consequentemente, crianças menos favorecidas além de não possuírem acesso aos outros meios de comunicação, não possuem subsídios para fazerem um bom proveito do que tem acesso, caindo assim no dinamismo do consumo televisivo.
Betti (2003) também coloca que desde 1995 escolas estão sendo equipadas com antenas parabólicas e videocassetes e os professores incentivados para a utilização desses meios nas aulas. Com isso há um desenvolvimento desses meios para os professores lecionarem, mas as propostas de intervenção crítica para a utilização desses meios nas aulas de Educação Física inexistem. Babin & Kouloumdjian (apud BETTI, 2003, p. 93) defendem que:
Na era do computador a escola deverá subsistir como um lugar de reagrupamento e comunicação, no qual a individualização e o parcelamento dos conhecimentos vão poder corrigir-se e unificar-se. Porque a multiplicação dos meios de comunicação não leva ao aumento da comunicação entre as pessoas, mas ao aumento das recepções individuais de mensagens, em que cada indivíduo se torna uma esfera receptora autossuficiente [...] o mundo torna-se um vasto self-service. O professor, pela sua experiência e sabedoria, deve exercer papel de “mediador” entre as mídias e os alunos.
Através de Domingues (2003), podemos perceber que há uma série de ações que evidenciam as intenções de certas emissoras, revistas ou sites, sem explicitar os interesses de quem comanda. Bourdieu chama isso de Fundamentos Ocultos de Dominação, na intenção de desvelar algumas situações que, para quem não está atento, se tornaram normais e/ou até corretas.
Verifica-se o aumento crescente da execução de um mesmo tipo de atitude. Essas repetições de gestos e/ou falas de novelas, ou ditados reproduzidos nas mídias, criam uma situação que pode ser denominada “mimeses social” e poderá se constatar como se incorporam os discursos midiáticos no cotidiano das pessoas. Isso é muito próximo do conceito de habitus de Bourdieu, quando há a possibilidade ou necessidade de inserção em grupos determinados. Bourdieu traz uma grande contribuição ao analisar o campo jornalístico, identificando-o como muito semelhante aos outros campos onde o peso comercial é muito maior que qualquer outro fator, importando somente o lucro (NORBERT ELIAS apud DOMINGUES, 2003, p.01).
Nos meios midiáticos, a busca pela audiência – representação e especulação do lucro – torna as mídias (excluindo raríssimas exceções) frívolas, banais, sem conteúdo, com notícias ou reportagens sensacionalistas que, segundo Bourdieu apud Domingues (2003, p. 01) lidam com as sensações mais íntimas e primitivas do homem:
Ele as chama de “sensações primárias”. Há ocasiões em que as sensações, a emoção, o riso, o choro, entre outras coisas, são naturais e necessárias. Porém, a mídia utiliza-se dessas fragilidades humanas e literalmente abusam, quando “entope” seus meios com programas, editoriais, reportagens, etc, que retratam crimes, tragédias, sexo, violência. Tem-se aí uma contradição. Ao mesmo tempo em que toda essa gama variada de atrações chama a atenção, e muitas vezes, consegue “prender” o espectador em frente ao aparelho - pelo menos por alguns instantes – não há o reconhecimento de que, o que está nas manchetes, na verdade está “do nosso lado”, podendo acontecer a qualquer um. Quando Bourdieu critica os cientistas por sua falta de sensibilidade na pesquisa, percebe que muitos deles não se reconhecem no objeto dos seus estudos. Ou seja, isto não é uma questão, somente, cultural, mas algo que acontece com o ser humano.
Na televisão, Barros (2000, p.113) nos salienta que a seqüência de imagens sufoca a análise interpretativa na qual a construção ininterrupta de sua estrutura cria uma expectativa de surpresa permanente, a mobilidade incessante transforma o olho em órgão de compreensão, supervalorizando a hipótese visual, dispensando a demonstração. Sendo assim a construção mental é vítima do choque, a redução dos intervalos impede o pensamento.
A percepção quase imediata das coisas que vêm animar a tela sem se perturbar com a dúvida ou com a razão, oferecendo figuras cristalinas, permite uma paixão pura, logo irreal, transportando-o para um universo puramente ficcional: a ordem visual. Esse tipo de mensagem, em longo prazo, acaba gerando um novo tipo de receptor, acostumado a perceber sensorialmente a mensagem e atribuir-lhe sentido em função do movimento da imagem (BARROS, 2000, p.113).
Por isso a dificuldade de lidar com a televisão, pois nos faz rir, chorar, sentir livres e ao mesmo tempo presos, e a associação entre imagem e som (faltando apenas o olfato e tato) é algo que os torna, pelo menos em parte, reais, fazendo com que as pessoas se sintam dentro da situação, como a “janela de vidro” de suas casas.
Em entrevista à Rede Cultura, o comunicólogo Jesus Martin-Barbero cita o exemplo do cinema mexicano que revoluciona, culturalmente, o país, devido às produções nacionais e suas respectivas exibições. Diz o autor, que estes acontecimentos derivam do fato de que a população se reconhece no “que vê”. As pessoas gostam de se “ver” na TV (mídia), pois se torna uma maneira de se sentirem representadas. Tem-se, então, a possibilidades de entender a proliferação e “sucesso” de programas do tipo “Reality Show”. Domingues (2003) defende que “esses elementos audiovisuais que são ofertados diariamente, fazem a população pensar que precisam dessas bobagens para viver ou conversar, e assim muitas vezes acabam por incorporá-las, ou como “falas midiáticas”, ou mesmo como ações corporais”.
A Mídia e suas relações econômicas
É difícil para um educador aceitar um mundo no qual o desenvolvimento é baseado em suas relações econômicas, ignorando toda evolução intelectual da humanidade em detrimento da acumulação de capital e poder.
Observamos esses valores em Brach (apud OLIVEIRA, 2004, p.03) que defende políticas educativas diferentes nas quais o “alvo seja o social e não o deslocamento das atenções públicas para as exigências do mercado que se impõe como um valor sagrado, de força absoluta e sobrenatural”.
Presenciamos no decorrer dos tempos que antigamente a TV e o rádio se tornaram um meio de reunir a família, pois ficava fácil reunir à família diante de um aparelho que oferece uma grande quantidade de informações e diversidades, e que não questiona nem conflitua as pessoas, nem tão pouco as situações de trabalho ou relações sociais que estão presentes na sua realidade.
Domingues (2003), citando Elias defende que estas são situações que já são consideradas normais, não por assim serem, mas por utilizar-se de um potencial de poder de um nível de persuasão muito evidente, no qual se torna difícil duvidar de algo que está a tanto tempo divulgado na mídia. Por exemplo: a criação do estereótipo corporal, que deve ser magro, forte, esguio, “riscado”, etc...
No caso do esporte a televisão influenciou significativamente ditando formas, construindo novos significados e modalidades de entretenimento e consumo, que com isso o transformou em “esporte telespetáculo” que Betti (2002, p. 29) considera como realidade textual relativamente autônoma em face da prática “real” do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento das câmeras televisivas a edição das imagens e os comentários e sons (música, efeitos sonoros) que se acrescenta a elas, e que interpretam para o telespectador o que ele está vendo.
Betti (2002) disserta a respeito da “falação esportiva” que possui algumas funções como informar e atualizar sobre os fatos esportivos (profissionais e pessoais), conta histórias das partidas e competições, cria expectativas, faz previsões, explica, justifica, promete emoções, cria polêmicas, constrói rivalidades, e elege ídolos. Através dessas funções, a falação garante a coerência e a continuidade do discurso sobre o esporte, no qual notamos uma “mídia para a mídia”, amarrando os temas e possibilitando à programação esportiva uma continuidade dia após dia.
Através de subsídios financeiros e interesses pessoais e/ou políticos envolvidos, a mídia pode ditar tons necessários para que a notícia fique mais atrativa e o “show televisivo” aconteça. Segundo Domingues (2003, p. 01):
“O fator manutenção das distâncias entre as classes sociais pelo fator econômico, não é o único a influenciar e direcionar as ações midiáticas”. Os futuros educadores devem ter em mente o quão importante é a consciência e os valores que são empregados em sua fala, pois nela, deixam-se transparecer seus próprios valores e idéias. O que também ocorre na mídia. Os programas, as propagandas, os editoriais ou sites expressam valores e (pré) conceitos que são intrínsecos a quem os escreve, programa, publica ou edita. Quando se fala sobre a influência da mídia, ou esta influência é negada, tornando-se especulação, ou vem à mente a figura de um “ser maligno, manipulador”.
Vivemos num sistema no qual os valores que aprendemos, seja através da família, escola, nas ruas ou pela mídia, está diretamente ligado aos nossos costumes e ideologias e, consequentemente, ao consumo. Domingues (2003) em seu trabalho se depara com questões como: será que as academias estariam tão lotadas de alunos buscando melhorar a estética? Emagrecer para poder ir para praia com uma “barriguinha sarada”? Será que o consumo de revista, sites ou roupas que ajudam a “melhorar” e “moldar” o corpo, seria tão grande?
Domingues (2003) citando Bourdieu defende que a pressão sobre a televisão é de ordem econômica, citando as relações entre as grandes empresas e as emissoras de TV nos EUA e na Europa, e que devido a isso são necessárias análises de como se relacionam e como se configuram os campos, pois:
Nas relações sociais envolvidas no campo da Mídia não existirão apenas programas destinados ao entretenimento da população, e sim “donos” de emissoras e rádios, políticos, empresários, etc, interessados politicamente em ações ou procedimentos (sociais ou econômicos) que demandarão, por parte da sociedade, da população – menos esclarecida e mais facilmente persuadida – ações que serão determinantes, não só para que atinjam seus objetivos, mas também para que certa “ordem” seja mantida como está.
Estamos consumindo superficialidades, nas quais a televisão nos mantém na ignorância reproduzindo conteúdos pautados no sentido de nos distrair e vender, sem se preocupar em nos educar e informar. Através disso presenciamos diariamente essa violência cometida pela televisão que se preocupa em manter essa ordem regente incorporada em nossa cultura. Não pretendemos com isso crucificar a mídia, mas sim, entender como são feitas e desfeitas as relações entre mídia e sociedade para que haja a compreensão dos fenômenos que estão rodeando a população ditando concepções superficiais.
Educação Física e Mídia: concepções teóricas sobre suas relações
Ao relacionar Mídias-Educação-Educação Física nessa perspectiva adotada por nós se torna necessário uma concepção de Educação Física com ela coerente. Não teríamos motivos para relacionar nossa área com a mídia se considerarmos a Educação Física Escolar como uma disciplina que objetiva desenvolver capacidades físicas e habilidades motoras, ou pela formação de futuros atletas ou ainda que se “responsabiliza pela compensação do sedentarismo presente na vida moderna, e que, portanto deve voltar-se para objetivos ligados à saúde, estilo de vida ativo etc., numa visão compensatório-terapêutica” (BETTI, 2003, p. 96).
Apenas a Educação Física concebida como articulação pedagógica entre vivência corporal/conhecimento/reflexão referenciando-se ao conceito de cultura corporal de movimento, poderá ser pedagogicamente frutífera e relacionar-se criticamente com as mídias.
Portanto, nos apoiamos em Betti (2003) para conceituar Educação Física como sendo “uma disciplina que tem por finalidade introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, visando instrumentalizar e formar o cidadão que possa usufruir compartilhar, produzir, reproduzir e transformar as formas culturais do exercício da motricidade humana”. Assim, entendemos por cultura corporal de movimento:
A parcela da cultura geral que abrange as formas culturais que se vêm historicamente construindo, nos planos material e simbólico, mediante o exercício (em geral sistemático e intencionado) da motricidade humana-jogo, esporte, ginásticas e práticas de aptidão física, atividades rítmico-expressivas e dança lutas/artes marciais, práticas alternativas. (BETTI, 2003, p. 97).
Seguindo a lógica de Betti (2003), o professor deve efetuar uma interpretação e um uso crítico das suas possibilidades formativas e informativas, em especial da televisão, a mídia de maior consumo e impacto entre os alunos. O aluno desenvolverá sua capacidade de realizar conexões a partir das informações que ele presencia diariamente, sendo capaz de analisá-las e aprofundá-las.
Considerando o impacto emocional provocado inicialmente nas pessoas é que apenas numa segunda fase é possível ao telespectador racionalizar e refletir criticamente, e é esta fase que educadores deveriam demonstrar preocupação e não ignorar os meios em sua intervenção didática. Por isso Betti (2003, p.95) defende que “conjugar tal linguagem, que mobiliza a afetividade e a intuição, com a racionalidade e a reflexão crítica é desafio que se impõe aos educadores. Educar para este “segundo tempo” deve ser uma tarefa da escola”.
Orozco-Gómes (2000) considera como um desafio o tipo de conhecimento requerido para interagir com a TV de uma maneira produtiva e que possibilite aos telespectadores um encontro múltiplo, cada vez mais livre, autônomo, expressivo e, eventualmente, mais crítico. Segundo Orozco-Gómes (2000, p.62):
Um conhecimento com essas características supõe, pelo menos, assumir que a relação entre a TV e telespectadores é uma interação múltipla, que envolve a existência da TV em suas três dimensões: meio, linguagem e instituição social. Envolve, igualmente, o telespectador como um sujeito cognoscente, ativo, mental, física e emocionalmente, frente à TV, e situado, de maneira particular, numa cultura, num contexto histórico específico e num estágio de desenvolvimento pessoal determinado.
A partir de todas essas conclusões, nos apegamos à Betti (2003, p.94) ao citar Ferrés que nos propõe as seguintes questões: “se a escola não ensina a assistir à televisão, para que mundo está educando? Se a educação visa formar cidadãos críticos e reflexivos, como alcançar tal objetivo sem prepará-los para realizar de forma crítica a atividade à qual dedicam grande parte do seu tempo?” Ferrés (apud BETTI, 2003, p.94) propõe que a escola eduque para a reflexão crítica:
Levar o aluno a compreender o sentido explícito e implícito das informações e estabelecer relações coerentes e críticas entre o que aparece na tela e a realidade do mundo. Ele propõe que a escola eduque no meio, quer dizer, eduque na linguagem audiovisual característica da televisão, ensine os mecanismos técnicos e econômicos de funcionamento do meio, ofereça orientação e recursos para a análise crítica dos programas, e que eduque com o meio, incorporando audiovisual à sala de aula para aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem.
Barros (2000) nos coloca a mesma questão e nos ressalta que “ou a escola passa a considerar a mídia em seus projetos pedagógicos ou intensificará seu processo de fossilização, para muito já irreversível”. Ele também nos coloca que se a proposta pedagógica visa ao desenvolvimento de um espírito crítico, é inútil transformar o aluno num “deglutidor hipocondríaco de pílulas informativas”, no qual o produto informação jornalística, espécie de “fast food” do pensamento, não se presta, sobretudo quando veiculado pela televisão, à reflexão mais profunda sobre seu conteúdo.
Considerações metodológicas, sobre o uso da mídia como possibilidade de reflexões sobre o corpo na atualidade
Ao pensarmos em uma metodologia para análise das imagens, consideramos através da perspectiva que direcionamos esse trabalho que uma metodologia descritiva, interpretativa e crítica podem possibilitar um diálogo com os fundamentos teóricos que estamos desenvolvendo.
Justificando nossa opção pelo programa Malhação da emissora TV Globo, consideramos a forte influência que esse programa exerce no público jovem, com idade escolar, que assiste e consome esse tipo de programa. Conseguimos a partir das análises das falas, diagnosticar alguns valores enfatizados pelos personagens que se relacionam com autores que utilizamos para o desenvolvimento do trabalho. Dividimos as categorias de análise de acordo com os acontecimentos dos fatos.
Utilizamos então o recurso do videocassete para as descrições das imagens, o que nos proporcionou uma identificação e pré-identificação do discurso televisivo quantas vezes fossem necessárias, libertando o intérprete da leitura “automática” que as imagens televisivas condicionam. Como o foco do trabalho são as imagens transmitidas, iremos fazer transcrições das falas dos personagens e analisá-las segundo os pressupostos teóricos defendidos a partir das concepções abordadas no início de nosso trabalho.
Foi necessária a gravação de 8 episódios que se passaram no período da tarde após 17:30, de segunda a sexta-feira, entre os dias 17 a 27 de outubro, escolhidos aleatoriamente, sem nenhum interesse pré-definido pelos dias da programação. As duas falas identificadas se passaram sob forma de conversa entre duas ou mais pessoas com assuntos e personagens diferentes em cada fala.
Ao analisarmos as imagens, em um primeiro momento são formuladas as reações primárias de gosto ou desgosto, de impacto ou indiferença, que pode se diferenciar em função da sensibilidade do espectador e do tipo de imagens assistidas. Após, numa segunda fase, inicia-se uma tomada de distância em relação às próprias reações, e gradualmente é questionado a respeito do caráter racional que levem a inserir lógica nas reações mais ou menos instintivas. Assim, “a primeira fase é da comunicação espontânea e a segunda é a fase do distanciamento progressivo, do confronto, do diálogo”, Betti (2003, p.101).
Utilizamos de um processo denominado “método global”, no qual a análise e reflexão não são analisadas diretamente sobre as imagens, mas a partir da experiência de vida do pesquisador, no qual o espetáculo televisivo não é renunciado, as emoções e sensações são totalmente aproveitadas, e são utilizadas para fins educativos, como ponto de partida para o trabalho crítico.
Esses pressupostos levam ao trabalho de interpretação hermenêutica que Ricoeur entende como uma dialética entre a compreensão e a explicação que se trata de um duplo movimento: da compreensão à explicação, e depois da explicação à compreensão, no qual o primeiro movimento é composto de duas fases que segundo Ricoeur apud Betti (2003, p.101)
A primeira fase é uma captação “ingênua” do sentido do discurso como um todo, é uma compreensão global, que se faz por conjeturas e se exprime por uma descrição. É ainda uma semântica de superfície. A segunda fase busca validar aquela compreensão, com base em procedimentos explicativos, validação que é garantida por uma investigação do objeto específico da conjetura, e que se fez mediante procedimentos argumentativos (baseado nas teorias explicativas), e pelo conflito de interpretações, que aponta limites e possibilidades das diversas teorias em face da necessidade de sua atualização diante do objeto em foco.
Passaremos então para o movimento de volta, da explicação à compreensão, no qual compreender o discurso torna-se seguir o seu movimento do sentido para a referência, daquilo que ele diz para aquilo de que fala. Portanto sobre o que fala a televisão quando se refere às práticas corporais? Qual a concepção de corpo presente em programas para adolescentes na mídia televisiva? Qual valor é dado ao esporte inserido no cotidiano dos adolescentes? Quais conflitos, perplexidades, perspectivas? Violência, corpo, vitória, derrota, saúde, alegria, competição, ascensão social, diversidade social, discriminação, preconceitos?
Ao final estaremos realizando a apropriação ou reflexão crítica, a fase a conclusão da interpretação hermenêutica: “quando nos apropriamos do sentido de um discurso, apropriamo-nos de uma proposição de mundo, projetamo-nos em novas maneiras de olhá-lo, e, portanto, também em novas maneiras de visualizar a Educação Física” Betti (2003, p.101).
Considerações finais
Estamos em meio a uma revolução tecnológica, na qual os aspectos comunicacionais precisam ser “olhados” e repensados para uma abordagem mais crítica dos educadores em geral. A “cultura das mídias” está presente e não podemos ignorá-las, pois como observamos, a população está cada vez mais consumindo e adquirindo valores transmitidos e impostos pelos meios de comunicação de massa, principalmente a televisão.
Ao analisarmos os aspectos ligados às concepções de corpo identificamos valores que vários autores pesquisados também acreditam serem significativos, e que transportam tais valores para as práticas educativas. Identificamos valores impostos pela economia mundial através do esporte-telespetáculo, e os aspectos relacionados ao corpo, através do esporte rendimento e competitivo que também possui forte influência econômica.
Helal (apud RODRIGUES, 2005, p.08), fala sobre o universo do esporte estar imerso em aspectos competitivos transformando o atleta em herói por causa do agonismo entre vitória e derrota no qual "o 'sucesso' de um atleta depende do 'fracasso' do seu oponente", complementa ainda que esse componente ocorre no bojo do próprio espetáculo.
Porém, abordagens (como a da última analisada não podem ser ignoradas), pois há uma transmissão de aspectos positivos relacionados à cultura corporal de movimento, e que estimulam, através de suas mensagens, a aquisição de hábitos saudáveis e aspectos ligados à satisfação pessoal, através da prática do esporte.
O papel da mídia na educação é um tema de discussões amplas e profundas. O professor deve se instrumentalizar e se aperfeiçoar para saber lidar criticamente com os meios de comunicação no seu cotidiano de aulas, mas deve também ter em mente que não pode substituir o conhecimento pelo meio.
Todo ato comunicativo tem conseqüências educativas. Uma telenovela tem conseqüências educativas para o bem ou para o mal. “Todo ato educativo, por sua vez, tem componentes comunicativos, mas nem todo ato comunicativo tem propósitos educativos” (TORO apud RODRIGUES, 2005, p.08).
A partir disso, ao relacionarmos características da cultura corporal de movimento com a Educação Física, temos que levar em consideração a trajetória histórica da inserção dos aspectos ligados às concepções de corpo e as influências que os interesses ideológicos e econômicos provocaram na construção das suas concepções filosóficas.
Nossa intenção quando começamos esta pesquisa foi de abrir possibilidades para o entendimento sobre a relação entre Educação Física e Mídia, considerando a transmissão de informações e posicionamentos através de um programa televisivo, relevante para os jovens, embora definidos por interesses de mercado e audiência, mas contribuindo para despertar curiosidades, mostrando novas situações e outras realidades.
Assim, através das concepções de dualismo e de unidade, podemos identificar como a Educação Física pode se apropriar dos valores transmitidos na mídia televisiva para direcionar futuros passos para mais um tipo de abordagem como possibilidade de intevenção, em um sentido contrário à fragmentação do corpo, proporcionando com isso uma maior valorização da Educação Física e conseqüentemente às ações educativas dos profissionais.
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Digital · Año 18 · N° 185 | Buenos Aires,
Octubre de 2013 |