efdeportes.com

Fatores relacionados ao absenteísmo entre 

profissionais de enfermagem: uma revisão integrativa

Factores relacionados con el ausentismo de los profesionales de enfermería: una revisión integradora

Factors related to absenteeism between nursing professionals: an integrative review

 

*Enfermeira Docente do departamento de enfermagem

da rede Sociedade Educativa do Brasil/SOEBRAS

**Enfermeira/o

***Médico assistente da Estratégia Saúde da Família do Distrito Federal

****Mestre em Ciências da Saúde. Enfermeira Docente do departamento de Enfermagem

da Universidade Estadual de Montes Claros e da rede Sociedade Educativa do Brasil/SOEBRAS
(Brasil)

Dina Luciana Batista Andrade*

dinalucianab@yahoo.com.br

Alline Antunes Rocha Ferreira**

alline.antunes.3@facebook.com

Gabriel Fellipe Martins Silva. Enfermeira**

guel_fellipe@hotmail.com

Geraldo Marques da Costa***

marquesgeraldo@yahoo.com.br

Fernanda Marques da Costa****

fernandafjjf@yahoo.com.br

 

 

 

 

Resumo

          O absenteísmo nas instituições de saúde vem surgindo decorrente a atestados médicos, pelo desgaste físico, psicológico e social, como conseqüência, o adoecimento. Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura científica que tem como objetivo reunir e sintetizar resultados de pesquisa sobre um determinado assunto. Desejando-se também divulgar informações sobre o problema em si, orientando medidas á serem adotadas na ocorrência do mesmo. Foram selecionados artigos das seguintes bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), foram encontrados 735 artigos sendo 86 em texto completo na base de dados da BVS. Ficou evidenciado as doenças do sistema osteomuculares como a principal causa do absenteísmo; quanto às estratégias foram encontradas as ações preventivas, educação em saúde e o dimensionamento de enfermagem. Concluiu-se que com o conhecimento das ausências dos trabalhadores, pode-se ter uma organização do serviço, minimizando o absenteísmo.

          Unitermos: Absenteísmo. Saúde. Enfermagem.

 

Abstract

          Absenteeism in health institutions is emerging due to medical certificates, by physical stress, psychological and social, as a consequence, the disease. This is a study of integrative review of scientific literature that aims to gather and synthesize results of research on a particular subject. Wishing also disclose information about the problem itself, guiding measures will be adopted in the occurrence of the same. Selected articles from the following databases: the Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), found 735 articles and 86 full-text database in the VHL. Getting evidenced musculoskeletal system diseases as the leading cause of absenteeism; strategies were found regarding the preventive, health education and nursing sizing. It was concluded that the absence of knowledge workers, you can have a service organization, reducing absenteeism.

          Keywords: Absenteeism. Health. Nursing.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 185, Octubre de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Cada vez mais profissionais de saúde tem sido alvo de estudos em razão das peculiaridades dos seus serviços que têm sido associados à gênese do sofrimento e adoecimento ocasionado pelo trabalho. Nesse sentido ressaltam-se muitos fatores que interferem diretamente na saúde desses profissionais, dentre eles destacam-se questões intrínsecas do indivíduo como o consumismo, o individualismo, a competitividade e a agressividade imposta pelo ritmo de trabalho. Além disso, cabe destacar os fatores relacionados às especificidades do trabalho em saúde com o trabalho em turnos, trabalho noturno, o fato de lidar diretamente com o sofrimento alheio, a baixa remuneração, o ambiente insalubre, a fragilidade dos vínculos, entre outros (FRANÇA; RODRIGUES, 2006; MARTINS et al., 2000; SCHIMIDT, 2009).

    Associado a isso o trabalho exige cada vez mais elevado dinamismo, grandes esforços físicos e psicológicos muitas vezes ultrapassando a capacidade e o limite do trabalhador. Muitas vezes os trabalhadores se submetem às exigências das instituições para se manter no mercado de trabalho (MARTINATO et al., 2010).

    Nesse contexto, a competitividade expressa nas instituições, aliada à insegurança no mercado de trabalho e junto com a ausência de condições salubres do ambiente de trabalho, podem afetar a saúde do trabalhador, predispondo-o ao adoecimento e, por conseqüência, ao absenteísmo (ALVES et al, 2006).

    Absenteísmo, absentismo ou ausentismo é uma expressão utilizada para designar a falta do empregado ao trabalho. Essa ausência pode ser explicada por inúmeros motivos, entre eles, o adoecimento e o acidente de trabalho devido às possíveis condições inseguras e inadequadas no trabalho e/ou agentes estressantes que provocam desequilíbrio psicológico e físico (ALMEIDA, 2008; LAUS; ANSELMI 2008).

    O absenteísmo é também um indicador ou coeficiente, que mede a ausência dos trabalhadores no serviço, pode implicar em problemas para a equipe de enfermagem, pois é um fenômeno recorrente nessa profissão. A falta de um membro da equipe é extremamente danosa, pois acaba exigindo um ritmo mais vertiginoso com maior volume de trabalho no processo de cuidar ao cliente para os trabalhadores presentes (FRANCO et al, 2011).

    Adicionalmente, revela-se que o problema do absenteísmo pode resultar em cascata o adoecimento nos trabalhadores de enfermagem, originado não apenas pela ausência de alguns profissionais na equipe, mas estimulado também pelo almejo dos demais a honrar a qualidade do cuidado ao cliente. Situação que acaba por gerar um ciclo vicioso, considerando que os trabalhadores que estão presentes tornam-se mais predispostos ao adoecimento e conseqüentemente com mais riscos de também faltarem ao trabalho aumentando as estatísticas do absenteísmo na enfermagem.

    Na busca de elucidar cada vez mais a temática do absenteísmo na enfermagem realizou-se o presente estudo que pretende investigar na literatura a ocorrência e os prejuízos do absenteísmo na enfermagem, destinando-se a conhecer a produção científica brasileira no período de 2003 a 2012. Trata-se de uma proposta relevante, pois o conhecimento ampliado do absenteísmo na enfermagem e seus prejuízos poderão contribuir para reflexão sobre o assunto, podendo direcionar políticas de cuidado à saúde do trabalhador com vistas à melhoria da qualidade de vida e saúde dos profissionais da enfermagem, além de contribuir para propostas que busquem atenuar os prejuízos do absenteísmo (MARTINATO et al., 2010).

Metodologia

    Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura científica que tem como objetivo reunir e sintetizar resultados de pesquisa sobre um determinado assunto, sendo uma ferramenta para o aprofundamento do conhecimento a respeito do tema pesquisado. Para essa revisão, foram utilizadas as seguintes etapas: estabelecimento do objetivo da revisão integrativa, definição dos critérios para a seleção da amostra de estudos, definição das informações a serem extraídas dos artigos selecionados, análise dos resultados, apresentação e discussão dos resultados.

    A coleta de dados foi realizada por meio de busca online das produções científicas nacionais sobre o absenteísmo dos profissionais de enfermagem, nos últimos 10 anos. Sendo utilizada como base a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram selecionados artigos das seguintes bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Por trata-se de uma revisão em pesquisas, este não apresentou a necessidade de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, uma vez que domina com dados de livre acesso, não se tratando, portanto, de documentos que requeiram sigilo ético.

    Inicialmente, ao utilizar os descritores “absenteísmo and enfermagem” foram encontrados 735 artigos sendo 86 em texto completo na base de dados da BVS. Posteriormente, refinando-se com os artigos na língua portuguesa, encontraram-se 44 artigos.

    A seguir, empregando o critério de inclusão de que o artigo deveria tratar-se da temática central do estudo, ou seja, absenteísmo na enfermagem, foram incluídos 31 artigos indexados na BVS que realmente abordam o assunto.

Resultados e discussão

    Buscou-se identificar na leitura dos artigos selecionados os seguintes aspectos: área do conhecimento; variáveis analisadas, delineamento metodológico; principais resultados. Os resultados estão organizados nas tabelas dispostas abaixo, por meio da quais mostra-se as variáveis envolvidas nos artigos localizados.

    A amostra de artigos selecionados para este estudo estão organizados na tabela 1.

Tabela 1. Artigos da amostra da revisão integrativa – Montes Claros 2012

Titulo

Autor

Ano de publicação

Periódico

Objetivo

Abordagem multifatorial do absenteísmo por doença em trabalhadores de enfermagem

Ferreira RC

Griep RH

Fonseca MJM

Rotenberg L

2012

Revista de Saúde Pública

Analisar fatores associados ao absenteísmo por doença autorreferido em trabalhadores de enfermagem.

Taxa de absenteísmo da equipe de enfermagem como indicador de gestão de pessoas

Sancinetti TR

Soares AVN

Lima AFC

Santos NC

Melleiro MM

Fugulin FMT

Gaidzinsk RP

2011

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Analisar a taxa de absenteísmo dos profissionais de enfermagem em um hospital público de ensino.

Gasto financeiro ocasionado pelos atestados médicos de profissionais da saúde em hospitais públicos no Estado de Rondônia, Brasil.

Junkes MB

Pessoa VF

2010

Revista Latino-Americana de Enfermagem

O objetivo deste estudo foi investigar o gasto adicional na folha de pagamento, causado pelo absenteísmo doença de profissionais de enfermagem e médicos.

Absenteísmo – doença na equipe de enfermagem: relação com a taxa de ocupação.

Sancinetti TR

Gaidzinsk RP

Felli VEA

Fugulin FMT

Baptista PCV

Ciampone MHT

Kurcgante P

Silva FJ

2009

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Objetivo de analisar a quantidade e as causas de afastamentos por doença dos profissionais de enfermagem e sua relação com taxa de ocupação das unidades de internação de um hospital de ensino.

Absenteísmo relacionado à doença entre membros da equipe de enfermagem de um hospital escola

Costa FH

Vieira MA

Sena RR

2009

Revista Brasileira de Enfermagem

Identificar causas do absenteísmo relacionado a doenças, justificado por atestado ou licença médica.

Indicadores de qualidade no gerenciamento de recursos humanos em enfermagem

Lima AFC

Kurganct P

2009

Revista Brasileira de Enfermagem

Constituir significados para indicadores de qualidade no gerenciamento de Recursos Humanos em Enfermagem. 

Estudo do absenteísmo dos profissionais de enfermagem de um centro psiquiátrico em Manaus, Brasil.

Becker SG

Oliveira MLC

2008

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Investigar o índice de absenteísmo dos trabalhadores de enfermagem de um Centro Psiquiátrico em Manaus.

Ausência dos trabalhadores de enfermagem em um hospital escola

Laus AM

Anselmi ML

2008

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Identificar o percentual e os tipos de ausências previstas e não-previstas de trabalhadores de enfermagem em um hospital-escola

Absenteísmo-doença da equipe de enfermagem em unidade de terapia intensiva

Inoue KC

Matsuda LM

Silva DMPP

Uchimura TT

Mathias TAF

2008

Revista Brasileira de Enfermagem

Investigar o absenteísmo-doença em uma UTI-Adulto.

Indicadores para avaliação de qualidade do gerenciamento de recursos humanos em enfermagem.

Kurganct P

Melleiro MM

Trochin DMR

2008

Revista Brasileira de Enfermagem

Objetivo foi resgatar os significados constitutivos de indicadores de qualidade de gerenciamento de recursos humanos em enfermagem.

Índice de segurança técnica da equipe de enfermagem da pediatria de um hospital de ensino

Rogenski KE

Fugulin FMT

2007

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Identificar o Índice de Segurança Técnica da equipe de enfermagem.

Motivos de licenças médicas em um hospital de urgência-emergência.

Alves M

Godoy SVB

Santana DM

2006

Revista Brasileira de Enfermagem

Descrever sobre absenteísmo entre os trabalhadores.

Absenteísmo na enfermagem: uma revisão integrativa

Martinato MCNB, Severo DF, Marchand EAA, Siqueira HCH

2010

Revista Gaúcha de Enfermagem

Conhecer as produções científicas no período de 2003 a 2008.

Assistência preventiva do enfermeiro ao trabalhador de enfermagem

Campos ALA

Gutierrez PSG

2005

Revista Brasileira de Enfermagem

Observar o absenteísmo dos profissionais de enfermagem decorrentes de doenças relacionadas ao trabalho

Fatores relacionados ao absenteísmo por doença em profissionais de enfermagem.

Reis RJ

Rocca PF

Silveira AM

Bonilla IML

Giné AN

Martín M

2003

Revista de Saúde Pública

Analisar os afastamentos de curta duração de profissionais de enfermagem de um hospital universitário. 

Afastamento do trabalho na enfermagem: ocorrência com trabalhadores de um hospital de ensino

Barboza DB

Soler ZASG

2003

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Caracterizar os afastamentos entre trabalhadores de enfermagem

Ausências previstas e não previstas da equipe de enfermagem das unidades de internação do HU-USP

Fugulin FMT

Gaidzinsk RR

Kurcgant P

2003

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Identificar o percentual de ausências previstas e não previstas da equipe de enfermagem 

Ausência dos trabalhadores de enfermagem em um hospital escola

Laus AM

Anselmi ML

2008

Revista da Escola de Enfermagem da USP

 Identificar o percentual e os tipos de ausências previstas e não-previstas de trabalhadores de enfermagem.

Ausência dos colaboradores de enfermagem do pronto-socorro de um hospital universitário.

Fakih FT

Tanaka LH

Carmagnani MIS

2012

Acta Paulista de Enfermagem

Verificar e analisar as ausências dos colaboradores de enfermagem do pronto-socorro de adultos (PSA) de um hospital universitário. 

Trabalho de enfermagem ambulatorial: um estudo descritivo sobre as aplicações na saúde do trabalhador.

Trindade LL

Kirchhof ALC

Beck CLC

Grando MK

2006

Revista Brasileira de Enfermagem online

Fazer um diagnostico inicial acerca das cargas de trabalho existentes neste ambiente

Indicadores de qualidade no gerenciamento de recursos humanos em enfermagem: elementos constitutivos segundo percepção de enfermeiros

Vieira APM

Kurcgant P

2010

Acta Paulista de Enfermagem

Resgatar os elementos constitutivos do processo de gerenciamento de recursos humanos para a construção de indicadores de avaliação em saúde. HU

Absenteísmo-doença entre profissionais de enfermagem da rede básica do SUS Campinas

Junior GG

Filho HRC

Neto JDV

Ferreira NA

Vieira SVR

2007

Revista Brasileira de Epidemiologia

Analisar índices de absenteísmo-doença entre profissionais de enfermagem de 16 Unidades Básicas de Saúde

Fatores relacionados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem.

Manetti ML

Marziale MHP

2007

Estudos de Psicologia (Natal)

identificar evidências científicas sobre a ocorrência de depressão relacionada ao trabalho de enfermagem

O absenteísmo entre trabalhadores de enfermagem no contexto hospitalar.

Magalhães NAC

Farias SNP

Mauro MYC

Donato MD

Domingos AM

2010

Cienc Cuid Saude

 Identificar as causas de absenteísmo do pessoal de enfermagem.

Motivos de afastamento por licença de saúde dos trabalhadores de enfermagem

Carvalho LSF

Matos RCS

Souza NVDO

Ferreira REDS

2010

Cienc Cuid Saude

Motivos mais

freqüentes de afastamento por licenças de saúde fornecidas aos trabalhadores de enfermagem.

Dimensionamento de pessoal de enfermagem das unidades de internação do hospital São Paulo

Matsushita MS

Adami NP

Carmagnani MIS

2005

Acta Paulista de Enfermagem

Visar o dimensionar o pessoal de enfermagem das unidades de internação desta instituição.

Acidentes de trabalho, Riscos ocupacionais e absenteísmo entre trabalhadores de enfermagem hospitalar.

Giomo DB

Freitas FCT

Alves LA

Robazzi MLCC

2009

Revista de Enfermagem UERJ

Identificar acidentes de trabalho, absenteísmo e relacionar riscos ocupacionais com o absenteísmo referentes a trabalhadores de enfermagem.

Ausências por adoecimento na equipe de enfermagem de um hospital de ensino

Abreu RMD

Simões ALA

2009

Cienc Cuid Saude

Caracterizar o índice de absenteísmo e classificar as ausências ao

trabalho por motivo de doença.

O absenteísmo da equipe de enfermagem em unidade de pronto socorro de um hospital universitário

Campos EC

Juliani CMCM

Palhares VC

2009

Revista Eletrônica de Enfermagem

Investigar o real número de ausências dos técnicos e auxiliares de enfermagem

Fatores relacionados ao absenteísmo por doença em profissionais de enfermagem

Reis RJ

Rocca PF

Silveira AM

Bonilla IML

Giné AN

Martín M

2003

Revista de Saúde Publica.

Analisar os afastamentos de curta duração de profissionais de enfermagem de um

hospital universitário

Absenteísmo em unidade de terapia intensiva de um hospital-escola

Inoue KC

Matsuda LM

Silva DMPP

2008

Cienc Cuid Saúde

Verificar o índice de absenteísmo em uma UTI-A de um hospital-escola

    Em relação aos locais de realização dos artigos analisados, obteve o seguinte resultado:

Tabela 2. Distribuição dos estudos conforme os Locais de Realização – Montes Claros 2012

    Em relação aos locais de realização dos 31 estudos, percebe-se uma preocupação pela temática no estado de São Paulo somando 14 (45,16%) artigos entre Campinas, São José do Rio Preto e São Paulo, logo após o estado de Minas Gerais com quatro (12,9%) artigos entre Belo Horizonte, Montes Claros e Uberaba, em seguida o Paraná (9,68%) com três artigos, Rio de Janeiro com duas publicações e os demais com apenas um artigo.

    Quanto ao delineamento metodológico utilizado observou-se: Estudos descritivos-quantitativo-transversal, descritivo-qualitativo, descritivo-quantitativo-retrospectivo, quantitativo-observacional-prospectivo, revisão integrativa, qualitativa-quantitativa e revisão sistemática.

Tabela 3. “Design” metodológico utilizado nos artigos – Montes Claros 2012

    Ao analisar as metodologias utilizadas, observou-se que o método mais usado são os estudos descritivo, quantitativo e transversal (70,96%). A análise realizada por parte dos estudos quantitativos possibilitou o achado das principais causas de absenteísmo, enquanto os outros artigos evidenciaram as estratégias para minimizar o absenteísmo.

    Observa-se na Tabela 4 o grande número de pesquisas feitas em hospitais privados e públicos, e poucos no serviço de atenção básica á saúde.

Tabela 4. Instituições utilizadas nos artigos – Montes Claros 2012

    Pelos números fica evidenciado uma alta predominância de estudos nas instituições hospitalares, sendo o trabalho hospitalar muito estressante e passível de doenças relacionadas à temática, gerando um interesse maior por parte dos pesquisadores. A atenção básica por não ter muitos estudos sobre o tema, não se revela o real motivo pelos funcionários faltarem ao serviço.

Tabela 5. Absenteísmo relacionado às doenças – Montes Claros 2012

    As análises realizadas dos artigos possibilitaram identificar a doença como motivo desencadeador do absenteísmo, merecendo destaque as osteomusculares.

    O método de análise temática possibilitou analisar, interpretar e agrupar os dados semelhantes. Desse agrupamento emergiram dois temas: Tema 1 – Principal causa de absenteísmo na enfermagem; Tema 2 – Estratégias encontradas para minimizar o absenteísmo.

Tema 1: Principal causa de absenteísmo na enfermagem

    Dos 31 resumos de artigos selecionados 16 (51,61%) associaram o absenteísmo a um motivo objetivo, enquanto 10 (32,25%) não tipificaram a causa do afastamento do trabalhador, e os outros 5 (16,12%) artigos foram por outras causas. Ao somar as pesquisas que apresentaram uma forma de doença específica que causou o absenteísmo, com a que simplesmente atribuiu algum agravo, o percentual de absenteísmo causado por doenças específicas abrangeu 42,42%.

    Seis estudos (19,35%) apontaram a doença osteomuscular nos trabalhadores de enfermagem um problema do cotidiano dos profissionais de enfermagem. Essa é agravada pela tríplice jornada de trabalho com maiores exigências físicas, mentais, intelectuais e emocionais, ou então o profissional que trabalha no turno noturno com uma dificuldade de adaptação ao horário, causando distúrbios do padrão do sono e repouso.

    As doenças do aparelho respiratório foram encontradas em quatro artigos (12,9%) e foram caracterizadas como doenças com grande freqüência causadoras de absenteísmo (REIS et al, 2003). Podendo ser causado tanto pelas aspirações de elementos químicos, por elementos biológicos presente no meio de trabalho, ou por gripes, pneumonias ou outras doenças respiratória não relacionada ao ambiente de trabalho.

    Absenteísmo por acidente de trabalho aconteceu em (3,23%) dos artigos, sendo considerado como toda ausência decorrente de algum acidente sofrido durante a jornada de trabalho ou de percurso (SILVA, MARZIALE, 2000). O acidente de trabalho tem uma carência nas suas notificações, devido à falta de conhecimento, burocracia e medo de perder o emprego, por considerar o acidente de trabalho como uma culpa, tornando tal situação sempre subnotificada o que pode produzir dados enganosos e, por conseguinte, incapacidade dos gestores conhecerem o assunto de forma ampla a assim poderem traçar estratégias eficazes para controle dessa forma de absenteísmo.

    Vale ressaltar a sobrecarga do trabalho como fator de afastamento. A sobrecarga é claramente relatada pela literatura como fator de adoecimento por estresse. Posteriormente como causa destacada em apenas um dos artigos, aparecem os problemas do geniturinário, sendo relacionado à categoria profissional da equipe de enfermagem feminina.

    Contudo, as patologias relacionadas ao absenteísmo, são enfermidades, em geral, crônicas e recidivantes, muitas vezes de difícil tratamento, podendo gerar incapacidade para a vida.

Tema 2: Estratégias para minimizar o absenteísmo na enfermagem

    Dentre as 31 pesquisas analisadas, nove (29,03%) sugeriram estratégias para minimizar esse problema. Ficou evidenciado como solução que os gerentes de enfermagem monitorem o índice de ausências dos profissionais de enfermagem, como um indicador de gestão de recursos humanos, e lancem mão de um quantitativo de pessoal adicional para cobertura dessas ausências, evitando a sobrecarga de trabalho e, conseqüentemente, a elevação do absenteísmo dos trabalhadores, que interfere, diretamente, na segurança e qualidade da assistência prestada.

    Enfatizou-se também o uso de ações preventivas e educação em saúde para adequação de condições de trabalho insalubres, a fim de minimizar os efeitos do absenteísmo, possibilitando a redução de estresse e um programa de saúde do trabalhador (MANETTI, MARZIALE, 2007).

    Dentro do aspecto motivacional, os autores incluem a motivação, a satisfação salarial, e outros ganhos adicionais como medidas de se atenuar os índices de absenteísmo.

    Observou-se então uma necessidade de políticas preventivas educação em saúde para adequação de condições de trabalho insalubres propiciando um ambiente saudável e melhoramento das condições de trabalho. O dimensionamento pessoal destaca-se como um método gerencial que pode permitir uma adequação dos recursos humanos às reais necessidades de assistência.

Considerações finais

    Por meio da análise dos estudos acerca da temática central constatou que o ambiente e as condições de trabalho são potenciais causadores de adoecimento aos profissionais de enfermagem precipitando em absenteísmo que por sua vez aumenta ainda mais as predisposições para o adoecimento criando assim um círculo vicioso. Outra evidencia constatada foi a necessidade de se estabelecer estratégias para minimizar o absenteísmo visando à promoção da saúde dos trabalhadores.

    A sensibilização acerca de tal assunto pode ser benéfica tanto para a instituição com a melhoria do serviço prestado, favorecendo a saúde do trabalhador.

    Então se conclui que o conhecimento do absenteísmo na enfermagem aliado a vontade política de se investir na saúde dos trabalhadores, torna possível uma organização do serviço, voltada para a realidade interna de cada instituição e promotora de saúde ocupacional.

Referências

  • ALMEIDA, Mônica. Estudo comparativo dos índices e causas do absenteísmo no trabalho de diferentes grupos em uma organização hospitalar privada. Biblioteca Digital de Monografias, Brasília. 2008.

  • ALVES, Marília; GODOY, Solange Cervinho Bicalho; SANTANA, Daniela Moreira. Motivos de licenças médicas em um hospital de urgência-emergência. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 59, n. 2, Abr. 2006.

  • FRANÇA, A.C.L., RODRIGUES, A.L. Stress e trabalho: guia básico com abordagem psicossomática. São Paulo: Atlas; 2006. 

  • FRANCO, Gianfábio Pimentel et al. Burnout em residentes de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 45, n. 1, mar. 2011.

  • LAUS, Ana Maria; ANSELMI, Maria Luiza. Ausência dos trabalhadores de enfermagem em um hospital escola. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 42, n. 4, Dez. 2008.

  • MANETTI, Marcela Luísa; MARZIALE, Maria Helena Palucci. Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 12, n. 1, Abr. 2007.

  • MARTINATO, Michele; SEVERO, Danusa; MARCHAND, Edison; SIQUEIRA, Hedi. Absenteísmo na Enfermagem: Uma revisão integrativa. Rev. Gaúcha de Enf., Porto Alegre, mar. 2010.

  • MARTINS LMM, BRONZATTI JAG, VIEIRA CSCA, PARRA SHB, SILVA YB. Agentes estressores no trabalho e sugestões para amenizá-los: opiniões de enfermeiros de pós-graduação. Rev Esc Enfermagem USP 2000; 34(1):52-8.

  • REIS, Ricardo José dos et al. Fatores relacionados ao absenteísmo por doença em profissionais de enfermagem. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 37, n. 5, Out. 2003.

  • SCHMIDT, Denise Rodrigues Costa. Qualidade de vida no trabalho e sua associação com o estresse ocupacional, a saúde física e mental e o senso de coerência entre profissionais de enfermagem do bloco cirúrgico. 2009. Tese (Doutorado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009.

  • SILVA, Dóris Marli Petry Paulo da; MARZIALE, Maria Helena Palucci. Absenteísmo de trabalhadores de enfermagem em um hospital universitário. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 5, Out. 2000.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 185 | Buenos Aires, Octubre de 2013
© 1997-2013 Derechos reservados