efdeportes.com

Os métodos de treinamento da força rápida no

atletismo. Uma revisão sistemática da literatura

Los métodos de entrenamiento de la fuerza rápida en el atletismo. Una revisión sistemática de la literatura

The methods of fast strength training in track and field a systematic review of the literature

 

*Discente do Curso de Graduação em Educação Física da UFPE

**Professor do Curso de Educação Física da Faculdade dos Guararapes, FG

Faculdade Boa Viagem, FBV. Mestre em Hebiatria

Treinador da Seleção Brasileira de Atletismo

(Brasil)

Fellipe de Tácio do Nascimento Diniz

fellipediniz@hotmail.com

Vanthauze Marques Freire Torres

vanthauze@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          Atualmente com o grande nível de exigência nos esportes, técnicos e atletas vem procurando diferentes métodos de treinamento que proporcione um melhor desempenho em suas modalidades, sendo a força rápida uma das capacidades musculares mais requisitadas em uma grande parte dos esportes, tornando-se o desenvolvimento dessa mesma de fundamental importância. Objetivo: revisar as bases de dados eletrônicas sobre os métodos de treinamento de força rápida no atletismo. Métodos: Pesquisa de revisão sistemática em artigos indexados na base de dados eletrônicos SPORTDiscus e no portal eletrônico Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) publicados entre os anos 2000 a 2012 e que continham resumos. Foram utilizados como descritores: atletismo; força muscular; e atletas. Resultados: Foram encontrados 86 artigos, destes foram selecionados 3 artigos que possuíam os critérios de inclusão. Os artigos discutiam a melhora da força rápida e os seus métodos de treinamento. Conclusão: Dentre os meios de treinamento encontrados destaca-se o pliométrico, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento dessa capacidade, desenvolvendo características musculares, tais como: força muscular elástica; força muscular concêntrica; e a força excêntrica.

          Unitermos: Métodos de treinamento. Força rápida. Atletismo.

 

Resumen

          Actualmente con el alto nivel de exigencia en los deportes, entrenadores y atletas van a la búsqueda de distintos métodos de entrenamiento que les proporcionen un rendimiento óptimo en sus deportes, siendo la fuerza rápida una de las capacidades requiere más compromiso muscular en gran parte de los deportes, convirtiéndose en fundamental su desarrollo. Objetivo: Analizar en las bases de datos electrónicas los métodos de entrenamiento de la fuerza rápida atletismo. Métodos: Se realizó una revisión sistemática de artículos indexados en el sistema electrónico de bases de datos electrónica SPORTDiscus, portal Biblioteca Virtual en Salud (BVS), publicados entre los años 2000 y 2012 y los resúmenes que contienen. Se utilizaron como descriptores: atletismo, fuerza muscular, y atletas. Resultados: Se encontraron 86 artículos, que fueron seleccionados cumpliendo los criterios de inclusión. Los artículos discuten la mejora de la fuerza rápida y ​​sus métodos de entrenamiento. Conclusión: Entre los medios de formación encontrados se destacan la pliométrico y es de importancia fundamental para el desarrollo de esta capacidad el desarrollo de las características musculares como la fuerza muscular elástica, la fuerza muscular concéntrica, y la fuerza excéntrica.

          Palabras clave: Métodos de entrenamiento. Fuerza rápida. Atletismo.

 

Abstract

          Currently with the high level of demand in sports, coaches and athletes comes looking for different training methods that provide optimal performance in their sports, being one of the fast power capabilities required more muscle in a big part of sports, becoming the development this same fundamental. Objective: To review the electronic databases and methods of strength training in athletics fast. Methods: A systematic review of articles indexed in the database SPORTDiscus electronics and electronic portal Virtual Library in Health published between the years 2000 to 2012 and containing summaries. Were used as descriptors: track and field, muscle strength, and athletes. Results: Found 86 articles, these three articles were selected that had the inclusion criteria. The articles discussed the rapid improvement in strength and its training methods. Conclusion: Among the means of training found highlight the plyometric and is of fundamental importance for the development of this capacity, developing muscle characteristics such as muscle strength elastic, muscular strength concentric, eccentric and strength.

          Keywords: Methods of training. Fast strength. Track and Field.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 184, Septiembre de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Atualmente com o grande nível de exigência nos esportes, técnicos e atletas vem procurando diferentes métodos de treinamento que proporcione um melhor desempenho em suas modalidades, para Kreamer & Häkkinen (2004) o treinamento de força muscular é um dos meio que os atletas mais utilizam para a melhora deste desempenho.

    Nas provas de potencia do atletismo foram desenvolvidas pesquisas para conhecer elementos que melhorem a performance desportiva, evidenciando treinamentos que melhorem a potência muscular, Moura (2001) relata que nas provas de saltos do atletismo, os atletas devem ser fundamentalmente portadores um alto nível de força, especialmente a força explosiva e a força reativa.

    Delecluse et al. (2010) realizaram uma pesquisa onde observaram os efeitos do treinamento em plataformas vibratórias na melhoria da força rápida em atletas velocistas, não sendo observadas melhorias significativas deste método do aumento da performance. Moura (2001) mostrou que o treinamento pliométrico é um dos meios para se obter ganhos de força e potência muscular em saltadores. Fernandez et al. (2003) relata que a pliometria é o método de treinamento idealizado, no meio desportivo, por Yuri Verkhoshansky, para potencializar os ganhos da força rápida de atletas velocistas. Calvo (2005) avaliou a relação entre o treinamento de força através de exercícios resistidos de carga livre e a saída de bloco em um atleta velocista, não evidenciando relação entre os exercícios de agachamento livre e a saída de bloco.

    Através desses estudos surge possível questionamento, sobre esse tema: quais são os métodos possíveis que ajudam os atletas a gerarem uma maior quantidade de força rápida, otimizando assim a sua performance nas provas do atletismo?

    Neste sentido o objetivo desse estudo foi revisar as bases de dados eletrônicas sobre os métodos de treinamento de força rápida no atletismo, para servir como embasamento teórico, para técnicos desportivos que almejam uma melhoria da performance de seus atletas, auxiliando assim na prescrição e entendimento sobre esse tipo de treinamento. Assim esse estudo ajudará aos atletas a terem um acompanhamento de melhor qualidade e dessa forma fazendo que eles possam atingir o ápice do seu rendimento.

Materiais e métodos

    Este foi um estudo teórico de revisão sistemática da literatura. A revisão sistemática da literatura é uma forma de síntese das informações disponíveis em dado momento, sobre um problema específico, de forma objetiva e reproduzível, por meio do método científico (DE LIMA et al, 2000).

    Foi realizada uma pesquisa no portal de dados eletrônicos, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), e na base de dados eletrônica SPORTDiscus, no período de 01 a 31 de janeiro de 2013, onde foram utilizados os descritores em português: atletismo; força muscular; e atletas, e seus correspondentes em inglês, muscle strength; track and field; e athletes; e em espanhol, fuerza muscular; atletismo; e deportistas. Como critérios de inclusão foram utilizados artigos publicados nos idiomas inglês, português e espanhol publicados entre os anos de 2000 até 2012. Foram excluídos os artigos que não tinham assunto relevante com o tema, sem resumo e que não estavam disponíveis por completo nessas bases de dados.

Resultados

    No total foram encontrados 86 artigos nas bases, onde duas publicações estavam na base BVS e não foram aproveitadas, pois se enquadravam nos critérios de exclusão, os outros 84 artigos foram encontrados na base SPORTDiscus, desses foram excluídos 81 publicações, pois se enquadravam nos mesmos critérios de exclusão, sobrando assim apenas 3 estudos que serviram com base para esta pesquisa (Tabela 1).

Tabela 1. Distribuição das publicações segundo o autor, ano, país, objetivo, amostra e resultados

Discussão

    Em seu estudo, realizado na Espanha, com 78 atletas velocistas Martínez et al.(2010) verificou a eficiência do treinamento de Eletroestimulação Neuromuscular (EN) combinado com o treinamento pliométrico, em seqüências diferentes de execução, obtendo assim melhoras significativas e distintas em cada grupo avaliado. Sendo importante destacar que o grupo que foi realizado o treinamento de EN seguido do treinamento pliométrico obteve resultados mais expressivos comparado com os demais grupos.

    Já Judge (2007) em seu estudo de revisão sobre desenvolvimento da força rápida em arremessadores/lançadores, verificou o efeito do método complexo de treinamento, que é a combinação do treinamento de força e do treinamento pliométrico. Esse autor alegou que esta prática tem o potencial de melhorar a força rápida devido à utilização da postactivation potentiation, que é a melhoria da força e da taxa de desenvolvimento da força como resultado da ativação previa do músculo.

    Nesse mesmo estudo, Judge (2007) destacou a importância do treinamento pliométrico de forma singular e a seleção dos exercícios pliométricos para o desenvolvimento de determinadas características musculares, tais como: exercícios que são designados para desenvolver a força muscular elástica; exercícios que desenvolvem força muscular concêntrica; e exercícios que quando justapostos ao treinamento servem para desenvolver força excêntrica.

    Judge (2007) também mencionou que o treinamento resistido é de fundamental importância para o desenvolvimento da força e da força rápida, capacidades essas que são de extrema importância visto que atletas com uma maior nível de força e força rápida são capazes de desenvolver e refinar a técnica muscular mais rápido que atletas mais fracos. Esse mesmo autor também ressaltou a importância na seleção dos exercícios para o desenvolvimento da força, pois para que se possa alcançar uma melhor eficiência mecânica, exercícios como o levantamento de peso olímpico e suas variações podem ser uma excelente escolha para a melhoria da força máxima e também da força rápida, pois esse tipos de exercícios se mostram mais eficientes que apenas o treinamento de levantamento de peso convencional.

    Em um estudo anterior realizado com 14 arremessadores/lançadores Judge et al. (2003) verificou as adaptações neurais ocasionadas pelo treinamento resistido de força e observou que esse tipo de treinamento é responsável por adaptações neurais nas unidades motoras musculares otimizando e sincronizando-as de forma mais eficiente, tornando a musculatura mais hábil, quando requisitada por completo e em um espaço curto de tempo.

    Sendo assim, podemos observar que existem diversos meios de treinamento da força rápida no atletismo, destacando os métodos de EN e o de treinamento pliométrico, que foram os métodos que obtiveram melhorias significativas no aumento da força rápida em atletas velocistas. Já no grupo dos arremessadores/lançadores observou-se que o treinamento resistido de força, o treinamento pliométrico e o treinamento complexo auxiliam os atletas de forma significativa.

Conclusões

    Pode-se concluir que existem meios bastante eficientes, para a melhoria da força rápida, que permitem a progresso do desempenho de atletas, destacando-se o treinamento pliométrico entre os autores pesquisados, sendo de fundamental importância para o aumento dessa capacidade muscular, visto que o treinamento pliométrico é capaz de desenvolver características musculares, tais como: força muscular elástica; força muscular concêntrica; e a força excêntrica.

    Outro ponto que merece destaque é a escassez de estudos nacionais que tenham relevância com o tema, visto que através desta pesquisa não foi encontrado nenhum artigo em português. Dessa forma surge uma maior dificuldade em relação ao idioma para a capacitação dos técnicos na prescrição de exercícios que venham a otimizar a performance desportiva no atletismo.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 184 | Buenos Aires, Septiembre de 2013
© 1997-2013 Derechos reservados