Processo de seleção de atletas na natação segundo os treinadores El proceso de selección de nadadores según los entrenadores |
|||
Universidade Federal do Amazonas (Brasil) |
Vinicius Cavalcanti André Rodrigues Dantas Mateus Rossato Ivan de Jesus Ferreira Lucidio Rocha Santos |
|
|
Resumo O objetivo deste artigo é analisar o processo de seleção de atletas segundo os treinadores das equipes de natação através do diagnóstico do grau de importância e hierarquia atribuída aos fatores de rendimento e indicadores de desempenho da natação. A metodologia utilizada foi do tipo exploratório e para tal utilizou-se um questionário adaptado. Os dados coletados receberam um tratamento estatístico do tipo descritivo sendo levantadas: média, freqüência e percentagem das respostas. Os resultados apontam para um quadro em que há um conjunto de fatores e indicadores que explicam a seleção de atletas na natação segundo os inquiridos, sendo a hierarquia um dos fatores de rendimento que obedece à ordem seguinte: motores, morfológicos, comportamentais e sociais; os indicadores tamanhos do corpo, dos membros superiores e dos membros inferiores e coordenação obtiveram o grau fundamental pela maioria dos inquiridos que os coloca em estreita relação com o perfil morfo-funcional do nadador de sucesso. Unitermos: Processo de seleção. Treinador. Natação.
Abstract The purpose of this article is to analyze the selection process according to the coaches of athletes swim teams through the diagnosis of the degree of importance and hierarchy assigned to the factors of income and performance indicators swimming. The methodology was exploratory and such used a questionnaire adapted. The data collected were given a statistical descriptive being raised: average frequency and percentage of responses. The results point to a picture in which there are a number of factors and indicators that explain the selection of athletes in swimming according to the respondents, and the hierarchy of factors yield obeys the following: engines, morphological, behavioral and social; indicators body sizes, upper limb and lower limb coordination and obtained the degree essential by most respondents that puts them in close relationship with the morpho-functional profile swimmer's success. Keywords: Selection process. Coach. Swimming.
Presenteado em I Bioergonomics, Congresso Internacional sobre Biomecânica y Ergonomia, Manaus, Brasil, do 30 de maio ao 2 de junho.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 183, Agosto de 2013. http://www.efdeportes.com |
1 / 1
Introdução
O processo de seleção de atletas talentosos envolve um programa de treinamento organizado, que visa descobrir os indivíduos mais talentosos e selecioná-los desde a tenra idade, para então monitorá-los continuamente e auxiliá-los na escalada ao mais alto nível de desempenho assinala Bompa (2002), sendo esta uma das maiores preocupações do esporte contemporâneo.
A forma como o oferecimento do processo de seleção de atletas pode ocorrer em nossa sociedade foi classificada por Matsudo (1999) como sendo: 1) Sistema Estatal - em que o estado ou poder público e coordena e subsidia a aplicação sistemática de testes e medidas na população; 2) Sistema Não-Estatal - em que as condições anteriormente mencionadas são oferecidas pelo sistema universitário ou por empresas; 3) Assistemático - em que a busca de talentos é feita de forma irregular, sendo o estado, a empresa, o clube ou a própria família que procura oferecer parte das condições requisitadas.
A organização do processo de seleção tem obedecido duas configurações: uma baseada em testes objetivos e outra baseada na observação subjetiva do selecionador, alicerçada principalmente na experiência do observador (ALLEN e YEN, 1979; MARCHESE, 1992; GATEWOOD e FEILD, 1994; SANTOS, 1997; MASSA, 1999).
Além deste aspecto, vários autores que afirmam existir poucos estudos abordando especificamente as questões relacionadas ao diagnóstico e prognóstico de talentos esportivos em nosso país (LANARO FILHO, 2001; SANTOS, 1997; MAIA, 1996).
A justificativa de nosso estudo reside no grande crescimento dos patamares de rendimento na natação nas últimas décadas, devido à crescente especialização dos estilos dentro das distâncias, além das particularidades especiais no processo seletivo da natação o que assinala Filin (1998), já que observam na natação exigências especificas da constituição física do atleta, em relação ao estilo (costas, livre, borboleta e peito). Além disso, de 5000 a 6000 crianças examinadas, somente são selecionadas de 8 a 10 crianças, para praticar a natação especializada e, apenas, uma pessoa se torna o esportista com potencial para o alto nível, como afirma Fernandes Filho (2003). Outro motivo importante é conhecermos os parâmetros pelos quais os treinadores tomam as suas decisões.
O objetivo deste artigo é buscar melhor conhecer o processo de seleção de atletas na natação, segundo o discurso dos treinadores. Logo, o que se pretende é conhecer o nível de concordância existente nestes discursos, ou seja, verificar o nível de consenso nas respostas dadas pelos componentes da amostra acerca do grau de importância de cada fator descrito como integrante do rendimento na natação.
Procedimentos metodológicos
Este artigo está caracterizado como sendo do tipo descritivo/exploratório, pois tem por objetivo demarcar as características ou delinear o perfil de determinado grupo ou população e analisar as características do fenômeno da seleção no esporte para Gaya (1994).
A população deste estudo está representada por 18 (dezoito) treinadores de 10 (dez) clubes, todos vinculados a Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (FADA). A amostra total deste estudo é composta por 13 (treze) treinadores que representam 65% da população (n= 13).
Foi aplicado à amostra, um inquérito adaptado de Santos (1998). O objetivo deste questionário é conhecer como é desenvolvido o processo de seleção de nadadores da cidade de Manaus segundo a visão dos inquiridos.
Este artigo compõem o relatório final de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), cujo título é: Processo de seleção de atletas na natação. Um estudo com treinadores em Manaus. Este relatório esta registrado com o seguinte código: PIB-SA/001/2006.
Estabeleceu-se, empiricamente, que um consenso é alcançado quando a maioria das respostas, ou seja, 50% mais um, fossem iguais sendo que quando esta percentagem alcançasse os 75% se estabeleceria um consenso forte. Quando a porcentagem das respostas não atingirem os 50% diremos que não foi alcançado um consenso, registrando-se então uma falta de consenso.
Para a análise estatística deste trabalho, foram utilizados a frequência e a média.
Resultados
Esta análise buscou verificar o grau de importância atribuído pelos inquiridos acerca dos fatores de rendimento presentes na natação. Os Fatores Morfológicos foram considerados Importantes por cerca de 46% da amostra. Já 24% dos inquiridos consideraram estes fatores como Fundamental, enquanto que 24% os consideraram Muito Importante. Já 6% da amostra consideraram Pouco Importante.
Tabela 1. Grau de importância dos fatores de rendimento na natação
Acerca da hierarquia dos fatores de rendimento na natação (tabela 2), os professores e treinadores de Manaus acreditam que em 1º lugar encontram-se os Fatores Motores, em 2º lugar os Fatores Morfológicos, em 3º lugar os Fatores Psicológicos e Comportamentais, em 4º lugar os Fatores Sociais e em 5º lugar os Outros Fatores.
Tabela 02. Hierarquia dos fatores de rendimento na natação
Discussão
Makarenko (2001) e Platonov (2005) assinalam que os Fatores Morfológicos são Fundamentais no processo de seleção de atletas, pois através de uma avaliação visual do somatótipo e da medição dos indicadores antropométricos básicos que costuma ter inicio a determinação do potencial para a prática da natação esportiva. Os Fatores Motores foram considerados Fundamentais por cerca de 46% da amostra. Outros 30% consideraram tais fatores Muito Importante e 24% apenas Importante. Platonov (2005) assinala que os fatores motores são considerados como Fundamentais, pois através da avaliação das qualidades e capacidades motoras é que se inicia o processo de seleção dos atletas.
Os Fatores Psicológicos e Comportamentais foram considerados Muito Importante por cerca de 46% da amostra, com 38% considerando Fundamental e 16% apenas Importante. Platonov (2005) afirma que no primeiro estágio do processo de seleção de atletas se devem dar bastante atenção as qualidades psicológicas pessoais.
Aos Fatores Sociais, 30% da amostra os consideraram como Muito Importante e 30% apenas Pouco Importante. Já 16% responderam que tais fatores são Fundamentais ao rendimento na natação e mais 16% como sendo Importante. 8% da amostra consideraram este item como sendo um item de Nenhuma Importância. À disparidade de opiniões entre os 30% das amostra que consideram os Fatores Sociais Muito Importante e aqueles 30% que atribuem apenas o valor de Pouco Importante, Platonov (2005) afirma que os Fatores Sociais são considerados Importantes, principalmente, quanto à tradição esportiva da família que quando existe, reforça positivamente a idéia da prática esportiva.
Os Outros Fatores citados pelos professores e treinadores, tais como Ambientais e Econômicos, foram considerados Importantes apenas por cerca de 16% da amostra. 8% os consideraram como fatores Fundamentais e mais 8% os consideram apenas Importante. 68% da amostra não responderam a este quesito.
Em relação ao grau de hierarquia proposto pelos professores e treinadores, Platonov (2005) define como sendo os Fatores Morfológicos em 1º lugar, pois segundo o autor, são características estáveis e que sofrerão poucas mudanças no decorrer da vida atlética, além da influência da hereditariedade sobre as qualidades motoras dos atletas, diferentemente do que foi sugerido pelos professores e treinadores.
Já para Makarenko (2001) os Fatores Morfológicos são de fundamental importância, porém não são únicos. Para o autor os critérios primordiais do processo de seleção de atletas devem ser: o nível de desenvolvimento dos Fatores Motores, as possibilidades funcionais dos sistemas cardiovasculares e respiratórios, assim como as qualidades individuais do atleta.
Conclusão
Restrito ao contexto conceitual, da amostra e da metodologia empregue neste trabalho, e tendo em consideração a análise dos resultados apresentados, podemos afirmar que todos os treinadores inquiridos realizam o processo de seleção de atletas na natação através de métodos objetivos e subjetivos, sendo a observação simples do nado o método de seleção de atletas mais utilizado. Afirma-se ainda que há um conjunto de fatores e indicadores que explicam a seleção de atletas na natação segundo os treinadores inquiridos, sendo que a hierarquia dos fatores de rendimento obedece à ordem seguinte: 1º lugar, os Fatores Motores; 2º lugar, os Fatores Morfológicos; em 3º lugar, os Fatores Psicológicos / Comportamentais; em 4º lugar, os Fatores Sociais e finalmente em 5º lugar, os Outros Fatores. Ainda, o indicador Tamanho do Corpo, Tamanho dos Membros Superiores, Tamanho dos Membros Inferiores e Coordenação obtiveram o grau de Fundamental pela grande maioria dos inquiridos o que os coloca como sendo de estreita relação com o perfil morfo-funcional do nadador de sucesso.
Referências bibliográficas
ALLEN, M.J.; YEN, W.M. Introduction to Measurement Theory. Brooks/Cole Publishing Company. Monterrey, 1979.
BOMPA, Tudor O. Treinamento Total para Jovens Campeões. São Paulo, Editora Manole, 2002.
FERNANDES FILHO, José. Detecção e orientação do talento esportivo. A prática da Preparação Física. 5ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.
FILIN, Vladimir Pavlov. Seleção de Talentos nos Desportos. Londrina: Midiograf, 1998.
GAYA, Adroaldo C. A. As ciências do desporto nos países de Língua Portuguesa. Uma abordagem epistemológica. Tese de Doutorado, FCDEF, UP, Porto, 1994.
GATEWOOD, R.D; FELD, H.S. Human Resource Selection. The Dryden Press Fort Worth, 1994.
LANARO FILHO, Pedro. Detecção, Seleção e Promoção de Talentos Esportivos em Ginástica Rítmica Desportiva: Um Estudo de Revisão. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, 15 (2): 154-68, jul/dez.
MAGLISCHO, Ernest W. Nadando Ainda Mais Rápido. São Paulo, 1º edição, Editora Manole, 1999.
MAKARENKO, Leonid P. Natação: seleção e iniciação desportiva. Trad. Edson de Godoy Palomares. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
MARCHESE, M. C. Clinical versus actuarial Prediction: A review of the literature. Perceptual and motor Skills, nº 75, 583-594, 1992.
MAIA, José António Ribeiro. O Prognóstico do Desempenho do Talento Esportivo: Uma Análise Crítica. Rev. Paul. Educ. Fís., São Paulo. 10(2): 179-193, jul/dez, 1996.
MASSA, Marcelo et al. Análises Univariadas e Multivariadas na Classificação de Atletas de Voleibol Masculino. Rev. Paul. Educ. Fís., São Paulo, 13 (2):131-45, jul./dez. 1999.
MATSUDO, Victor Keihan Rodrigues. Detecção de Talentos. O Exercício: preparação fisiológica, avaliação médica, aspectos especiais e preventivos/ editor Nabil Ghorayeb; co-editor Turíbio Leite de Barros Neto. São Paulo, Editora Atheneu, 1999.
PLATONOV, V. N. Treinamento desportivo para nadadores de alto nível/ Vladimir Platonov; (tradução de Denise Regina Sales). – São Paulo: Phorte, 2005.
SANTOS, Lucídio R. Processo de seleção em Andebol. Um estudo exploratório com treinadores brasileiros. Dissertação de Mestrado, FCDEF, UP, Porto, 1997.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 183 | Buenos Aires,
Agosto de 2013 |