efdeportes.com

Testes objetivos e testes projetivos: conceito e aplicação

Tests objetivos y tests proyectivos: conceptos y aplicaciones

Projective tests and objective tests: concept and application

 

Graduandas de Psicologia

pela Faculdade de Saúde Ibituruna

(Brasil)

Karen Hanna Fagundes Coutinho

Bianca Amaral Tolentino

Caroline da Silva Santos

Franciana Cristina de Souza

Cariza Maria Alves Borges

karenhannacoutinho@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          Os testes psicológicos são instrumentos capazes de ajudar o sujeito a ter uma visão mais clara de algo que ele ainda não tem muita consciência. São divididos em testes objetivos e projetivos. Os testes objetivos são instrumentos capazes de descrever através de números fenômenos psicológicos. São usados principalmente nas clinicas para obter uma avaliação padronizada dos traços da personalidade. Também podem ser utilizados para o propósito de aconselhamento, para seleção de pessoal e são muito utilizados em pesquisa sobre a personalidade humana. Por sua vez, o teste projetivo é um tipo de teste livre onde o testando irá ter um estímulo seja uma imagem, uma frase, algo que faça com que o testando crie uma resposta consciente ou inconsciente para o estimulo dado. As técnicas projetivas podem ser empregadas nas clinicas, em aconselhamento, em escolas e também usadas em pesquisas.

          Unitermos: Testes psicológicos. Testes objetivos. Testes projetivos.

 

Abstract

          Psychological tests are tools to help the individual to have a clearer vision of something he does not have much awareness. They are divided into objective tests and projective tests. Objective tests are tools to describe psychological phenomena through numbers. They are mainly used in clinics for a standardized assessment of personality traits. They can also be used for the purpose of counseling for personnel selection and are widely used in research on human personality. In turn, the projective test is a type of testing where will have a stimulus, a phrase, something that makes the subject create a conscious or unconscious response to the stimulus given. The projective techniques can be employed in clinical, counseling, in school and also used in research.

          Keywords: Psychological tests. Objective tests. Projective tests.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 18 - Nº 182 - Julio de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

    Os testes psicológicos são instrumentos capazes de ajudar o sujeito a ter uma visão mais clara de algo que ele ainda não tem muita consciência. Através dos testes pode-se mensurar algo do comportamento humano, como também ser projetado algo que está inconsciente para o consciente, seja em forma de histórias, desenhos entre outros.

    De acordo com Anastasi (1954, p. 28) citado em Hongan (2006, p. 28) os testes psicológicos são “uma medida objetiva e padronizada de uma amostra de comportamento”. Já Croanbach (1996, apud SILVA, 2009) os testes são um procedimento sistemático para se observar um comportamento e descrevê-lo com a ajuda de escalas numéricas ou de categorias fixas.

    Segundo Hongan (2006) através dessas definições de testes pode-se extrair seis elementos no que compreende os testes no contexto da ciência do comportamento. Primeiro o teste é um procedimento ou instrumento; o segundo é a informação que os testes podem trazer; em terceiro o teste traz informações sobre o comportamento; em quarto, muitas definições enfatizam que os testes fornece apenas uma amostra de comportamento; em quinto um teste é um procedimento sistemático e padronizado; e em sexto o teste é alguma referência a qualificação ou mensuração, ou seja, a parte numérica das informações obtidas nos testes.

    Os testes objetivos são instrumentos capazes de descrever através de números fenômenos psicológicos. Eles podem ser corrigidos objetivamente, tanto através do ser humano como também pode ser corrigido por um computador e não é necessário um julgamento.

    Os testes objetivos são usados principalmente nas clinica para obter uma avaliação padronizada dos traços da personalidade. Também podem ser utilizados para o propósito de aconselhamento, para seleção de pessoal e são muito utilizados em pesquisa sobre a personalidade humana. Os testes objetivos podem apresentar um grande problema que são as respostas socialmente desejáveis, que são, em geral, aquelas respostas que as pessoas acham que serão aceitas pela sociedade. A resposta falsa é uma tentativa de criar uma boa ou má impressão aos outros. É uma forma que as pessoas têm de responder consciente ou inconscientemente a itens de determinada maneira, independentemente de quais sejam realmente seus sentimentos sobre o que está sendo perguntado. (HONGAN, 2006).

    Por sua vez, o teste projetivo é um tipo de teste livre onde o testando irá ter um estímulo seja uma imagem, uma frase, algo que faça com que o testando crie uma resposta consciente ou inconsciente para o estimulo dado. Essa resposta será interpretada pelo psicólogo, mas este terá que seguir regras estabelecidas em manuais para a correção dos testes projetivos.

    As técnicas projetivas podem ser empregadas nas clinicas, em aconselhamento, em escolas e também usadas em pesquisas. Entre as técnicas projetivas mais utilizadas estão: o teste de mancha de tinta de Rorschach, o teste de Apercepção Temática (TAT) teste de Apercepção infantil (CAT), teste Gestáltico Visuomotor de Bender, teste de Completar Frases, teste de Desenho de Figura humana, teste Casa-Arvore-Pessoa (HTP) e teste de Desenho da família em movimento Hongan (2006).

    Os testes objetivos seguem uma estrutura, onde há opção de respostas e tabelas de correção, já nos testes projetivos as respostas são livres e a testando pode construir sua resposta. Para correção é preciso que o psicólogo faça com certo julgamento, pois não há uma estrutura de respostas e correção onde o psicólogo possa focar.

    Diante destas informações, conclui-se, que ambos os testes possuem suas especificidades e que tem a sua importância para a psicologia. Lembrando que devem ser utilizados como base para uma avaliação junto com outras técnicas e a observação, pois o indivíduo não deve ser resumido a um resultado de teste.

Referências

  • HOGAN, T. Introdução à prática de testes psicológicos. LTC. Rio de Janeiro, 2006.

  • SILVA, Marlene Alves da. Teste conciso de raciocínio e exame teórico-técnico sobre o trânsito: evidência de validade. Itatiba, 2009.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 182 | Buenos Aires, Julio de 2013  
© 1997-2013 Derechos reservados