efdeportes.com

São Gabriel, RS e a Copa do Mundo
de 2014. Legados e oportunidades

Sao Gabriel, RS y la Copa del Mundo 2014. Legados y oportunidades

 

*Faculdade Sogipa de Educação Física de Porto Alegre

**Escola de Educação Física da UFRGS

(Brasil)

Esp. Dinarte Texeira Júnior*

Dr. Rogério da Cunha Voser**

rpvoser@ig.com.br

 

 

 

 

Resumo

          O estudo objetiva identificar expectativas de diversos segmentos da sociedade em relação às oportunidades e legados que a Copa do Mundo de 2014 poderá trazer para a cidade São Gabriel-RS. A presente pesquisa, de caráter qualitativa e descritiva, realizou uma entrevista semi-estruturada, com 3 secretários municipais (educação; trabalho, indústria e comércio; e turismo, cultura, desporto e lazer), 3 diretores de escolas, 3 representantes da rede hoteleira e 3 comerciantes de referência na cidade. O roteiro de entrevista continha 5 perguntas abertas, sendo que os entrevistados poderiam abordar qualquer tema que julgassem relevante em relação a pesquisa (NETO e TRIVIÑOS, 2004). Os entrevistados assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, e tiveram seus depoimentos gravados em uma filmadora Sony Handycam DCR-DVD 105 e depois de transcritos e validados pelos próprios. Com os dados em mãos, realizou-se uma análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Os achados mostraram que a Copa poderá deixar um legado significativo na cidade, visto que independentemente de projetos já estarem em pauta ou não, o assunto foi abordado nos setores impactados mais fortemente pelo evento. Ficando a certeza de que a educação, turismo, hotelaria e comércio terão a oportunidade de comprovar que um megaevento não poderá estar restrito às suas sedes, e sim oferecer uma oportunidade ímpar para qualquer localidade ou segmento.

          Unitermos: Copa do Mundo. Legados. Oportunidades. São Gabriel.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 18 - Nº 181 - Junio de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    Este estudo irá focar nas oportunidades e legados que os jogos da Copa de 2014 no RS poderão trazer as cidades da Fronteira Oeste Gaúcha, em especial São Gabriel.

    Discute o quê os gestores municipais deverão fazer para obterem benefícios significativos, visto que a Copa trará inúmeras novas oportunidades de negócios, a maioria deles para as cidades sedes e sub-sedes, contudo a mobilização em torno do evento poderá render bons lucros em qualquer lugar.

    A possibilidade da captação de verbas para projetos sociais e esportivos, a expansão da prática esportiva, a venda de produtos esportivos, o desenvolvimento de projetos culturais, temáticos e turísticos, passará obrigatoriamente pela preparação de todos os profissionais envolvidos nestes processos, principalmente em relação à cultura e língua dos países participantes.

    Sabendo-se que São Gabriel habitualmente hospeda turistas argentinos e uruguaios em deslocamento, poderá utilizar-se de atividades temáticas em academias, clubes e hotéis aumentando assim a permanência e o consumo na rede hoteleira e no comercial local, além da exploração de potencialidades turísticas, estando ou não suas seleções no RS.

    Outra questão que se refere ao campo educacional é a implantação de atividades multidisciplinares, a serem desenvolvidas nas diferentes áreas do saber, em contrapartida, a Educação Física escolar deverá ser alavancada de maneira substancial através do forte apelo da Copa do Mundo, gerando grande interesse na prática do futebol e favorecendo a criação de novas competições, paralelamente a inclusão de modalidades difundidas em outros países.

    O aproveitamento deste evento passará pelas ações de professores, gestores municipais e dirigentes comerciais que vislumbrem a oportunidade que a Copa de 2014 trará no seu período de realização, bem como, o legado que poderá deixar após seu encerramento.

    Baseado neste cenário, este estudo objetiva identificar as expectativas dos diversos segmentos da sociedade em relação as oportunidades e legados que a Copa do Mundo de Futebol 2014 poderá trazer para a cidade São Gabriel-RS.

2.     A Copa de 2014 na fronteira oeste gaúcha

    Na preparação da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, uma série de obras de infraestrutura, reformas e construção de estádios está em pleno andamento. Eventos como a Copa geram estímulos para os negócios domésticos (restaurantes, hotéis e outros negócios) e, portanto, benefícios econômicos maiores que os custos (Noll e Zimbalist, 1997).

    Contudo, é notório que tais benefícios estão concentrados nas cidades sedes e sub-sedes deste megaevento. As transformações que já fazem parte do cotidiano de Porto Alegre, por exemplo, em função da Copa de 2014 estarão conduzindo, inevitavelmente, seu povo a uma significativa melhoria na qualidade de vida.

    O impulso que é dado ao comércio local, bem como aos setores hoteleiro e turístico atingem níveis nunca antes vistos na história da Capital Gaúcha, servindo inclusive como fator de qualificação de mão de obra e agindo significativamente na qualidade da educação.

    Caetano (2012) justifica esta afirmação ao dizer que a Copa de 2014 trará 456 novas oportunidades de negócios, contudo a maioria destes estão concentrados nas cidades envolvidas diretamente com o evento. E, mais especificamente nas áreas da construção civil, tecnologias da informação, turismo, comércio varejista, serviços entre outros.

    Desta forma, entende-se a Copa do Mundo não como um evento que beneficiará todo o país, mas sim como um grande evento localizado em núcleos específicos que darão suporte a tais demandas e, em contrapartida irão colher os frutos de seus investimentos.

    Por outro lado, acredita-se que tal megaevento poderá render bons lucros em qualquer lugar e nos mais variados setores da economia nacional. Dependendo unicamente e exclusivamente da criatividade e do planejamento desenvolvido pelos gestores que desejarem estar envolvidos neste processo e queiram também desfrutar dos benefícios que a Copa do Mundo de 2014 deixará nas cidades que souberem trabalhar em função desta oportunidade.

    “Ao organizarmos um evento é imprescindível que tenhamos um claro entendimento do que é administração. Justificamos esta afirmação lembrando que qualquer evento, por menor que seja, é sempre administrado, ou seja, administração é uma complexa atividade que precede as outras funções básicas, que são: planejamento, organização, direção e controle.” (POIT, 2004).

    Partindo-se desta afirmação, administradores de cidades que estão fora dos núcleos envolvidos diretamente com os jogos somente poderão usufruir de tal evento a partir de um planejamento que prepare estas localidades para obterem benefícios nas áreas da educacional e turística.

    Nesta mesma linha de raciocínio pode-se dizer também que uma cidade como São Gabriel, localizada na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, região marcada pelas longas distâncias entre as cidades, baixos investimentos em turismo e situada a uma distância superior a 300 Km da sede mais próxima da Copa do Mundo, dependerá exclusivamente da organização de pequenos eventos temáticos por parte de seus administradores (mini fan-fests) e investimentos na área educacional que poderão favorecer sobretudo as práticas esportivas em geral e agir como mecanismo de estudo de novas e diversificadas culturas. Fatores estes que envolveriam a população local e serviriam como legado para a cidade após o término do evento.

    A infraestrutura deficiente, que freqüentemente restringe o crescimento econômico de uma região, quando revitalizada em virtude de Copa do Mundo, pode produzir uma redução de custo e fornecer um impulso de produtividade à própria economia (Swinnen e Vandemoortele, 2008).

    Outro fator a ser analisado com atenção é a constante presença de turistas vindos de países como Argentina, Uruguai e Chile que utilizam a cidade como dormitório em seus deslocamentos durante o verão em direção às praias gaúchas e catarinenses.

    Desta forma, acredita-se que haverá este mesmo fluxo de turistas durante a realização da Copa de 2014. Assim, a estruturação das redes hoteleira e comercial, a qualificação dos serviços prestados e principalmente o planejamento de projetos turísticos a serem desenvolvidos durante a realização deste megaevento deverão fazer com que estes turistas aumentem sua permanência e consumo na cidade, aquecendo o comércio local e fazendo a diferença entre a obtenção de lucros significativos e a indiferença da cidade em relação à realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e principalmente com a participação ativa do Rio Grande do Sul.

    “... além do planejamento, é necessário avaliar a demanda de longo prazo de residentes locais e turistas. Tais turistas, além de gerar retorno para os investimentos despendidos nos estádios, também despendem recursos na economia local. A renda e trabalho adicional produzem uma maior receita de impostos para o orçamento público, que poderá ser usada para financiar novos projetos.” Golden Goal (2010 apud Schwester, 2007).

    Este indicador evidencia que tais receitas além de financiarem novos projetos estarão criando um círculo virtuoso que deverá perpetuar a Copa do Mundo de 2014 através de seus legados, assim influenciando positivamente na elevação da qualidade de vida das comunidades que se utilizarem deste evento como uma oportunidade única de negócio.

    Para tanto, se faz necessária a busca incessante e imediata de pessoas capazes de criar situações favoráveis a implementação de tais projetos, capazes de agregar valores e conceitos novos, com capacidade de liderança a fim de tornar produtivo um evento que, de forma geral, se desenha lucrativo apenas para os núcleos envolvidos diretamente.

    “Avaliar as capacidades técnicas ou o talento de uma pessoa que queremos contratar para nossa empresa, averiguar como ela é, que caráter tem, que atitude demonstra em determinadas circunstâncias, prever que comportamento terá, tudo isso tem como finalidade avaliar as possibilidades de que ela irá se encaixar no grupo.” (SORIANO, 2010).

    Cabe ressaltar ainda, que tal perfil empreendedor ainda é algo raro no mercado e, estes profissionais fazem parte de um seleto grupo questão de pessoas que desempenham suas atividades voltadas na área da gestão esportiva. Área esta que está em fase de expansão e ainda carente de estudos mais aprofundados no Brasil.

    Soriano (2010), afirma ainda que será positiva a contratação de pessoas de diferentes setores capazes de contribuir com novos ângulos de pensamento, com inovações e por fim, capazes de importar formas de fazer e pensar de outros segmentos vencedores. Profissionais que possam agregar experiências e conhecimentos oriundos de outras atividades e com possibilidades de adaptação às áreas da educação, turismo e comércio.

3.     Metodologia

    A presente pesquisa, de caráter qualitativa e descritiva, realizou uma entrevista semi-estruturada, com 3 secretários municipais (educação; trabalho, indústria e comércio; e turismo, cultura, desporto e lazer), 3 diretores de escolas, 3 representantes da rede hoteleira e 3 comerciantes de referência na cidade. O roteiro de entrevista continha 5 (cinco) perguntas abertas, sendo que os entrevistados poderiam abordar qualquer tema que julgassem relevante em relação a pesquisa (NETO e TRIVIÑOS, 2004).

Roteiro da entrevista

  1. Comente sobre os benefícios e oportunidades que a Copa de 2014 poderá trazer para São Gabriel?

  2. Em sua opinião, que ações/projetos deveriam ser realizadas na sua área de atuação para um melhor aproveitamento deste evento?

  3. Como as pessoas que atuam nos setores impactados pela Copa do Mundo deveriam se preparar para este evento?

  4. O quê poderá ficar de legado para a cidade após a Copa de 2014?

  5. Você gostaria de acrescentar algo que não foi perguntado ou tem alguma sugestão?

    Tais entrevistas foram realizadas no período de 12/02/2013 a 04/03/2013. Todos os entrevistados, antes da entrevista assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e tiveram seus depoimentos gravados em uma filmadora Sony Handycam DCR-DVD 105 e após transcritos e validados pelos próprios. Com os dados em mãos realizou-se uma análise de conteúdo (BARDIN, 2004).

4.     Apresentação e discussão dos resultados

    O principal aspecto evidenciado nas entrevistas faz referência ao que poderá ser realizado em cada seguimento para que estes sejam beneficiados com tal evento. A grande maioria remete-se a hipóteses, onde argumentam que, por exemplo, que na área educacional a Copa poderá trazer grandes benefícios através do estudo de línguas diversas e no aumento do interesse pelas culturas dos países participantes deste evento como é salientado abaixo:

    “Trabalhar mais profundamente a questão, a questão do inglês e do espanhol, que são as línguas que atingem a maior parte dos nossos turistas. E como escola fazer um estudo na área de todos os países, um estudo interdisciplinar: Geografia, Matemática,... envolver várias disciplinas. Fazer com que o aluno conheça o quê aconteceu no mundo e a importância desses países no contexto da nossa sociedade.” (R.A.B.R.A. – Vice Diretor)

    “... uma convivência com pessoas diferentes da situação que eles vivem na escola, mudando, observando a cultura dos outros... Fazer com que nossos alunos se interessem pela língua estrangeira para que eles também possam ter uma comunicação com estes visitantes.” (L.S.F. – Diretora)

    Questão fundamentada na afirmação sobre o legado educacional dos Jogos Pan-Americanos de 2007, servindo ainda como referência para o legado educacional que a Copa do Mundo poderá deixar em São Gabriel.

    “O Esporte e os megaeventos são poderosos instrumentos para educação a julgar, sobretudo, pelas suas repercussões sócio-culturais. Nestas condições, diversas situações positivas e negativas que ocorrem durante a apresentação dos espetáculos esportivos podem ser utilizadas como temas de discussões e debates. Sugerimos então que a proposta envolvendo os professores na utilização das diversas situações vivenciadas e presenciadas pelos Jogos Pan-Americanos e Para-Pan, seja adaptada à proposta pedagógica de suas escolas, tendo por base os PCNs, de modo a se ter uma legitimação em termos de Educação Física.” (DA COSTA et al. 2008).

    Contudo, não foi referido neste período nenhum projeto em execução como se pode observar anteriormente, porém já existem manifestações significativas no sentido da qualificação dos jovens, com o objetivo de oportunizá-los experiências significativas no voluntariado da Copa de 2014:

    “Eu acho que Porto Alegre, que vai sediar a competição é muito próxima, e nós temos condições de mandar nossos jovens para de alguma forma trabalharem nesse evento. De quê forma? Incentivando, ham..., incentivando por exemplo o estudo da língua inglesa que é uma língua universal e que vai ser precisa, incentivando esses jovens a desenvolverem alguma formação técnica que possa ser útil...” (G.F.F. - Sec. Educação)

    Ainda no que tange a preparação e qualificação de estudantes para o trabalho voluntário como forma de experiência de vida, foi feita a seguinte citação que também pode ser entendida como uma preparação para o exercício profissional:

    “... eu vejo que é importante que a pessoa trabalhe, que ela... trabalhe com projetos sociais para que ela aprenda como é que funciona o trabalho social, um projeto social, um trabalho voluntário...” (R.A.B.R.A. – Vice Diretor)

    Opiniões estas referendadas pela afirmação que retrata a participação dos voluntários nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro 2007:

    “Partindo da premissa que voluntários devidamente treinados são o grande diferencial para eventos esportivos, confirmou-se o papel chave de capacitação específica, voltada à gestão de pessoas e aliada à excelência das ações e foco nos resultados. Nestes termos, as etapas da gestão de pessoas (recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento) foram respeitadas de acordo com os objetivos propostos pelo programa. A etapa de seleção dos candidatos à voluntários foi fundamental e esteve de acordo com o perfil traçado e com os pré-requisitos necessários para as funções, orientando assim a metodologia dos treinamentos.” (DA COSTA et al. 2008)

    No que se refere à rede hoteleira do município existem evidências de que a Copa do Mundo deixará benefícios significativos neste setor. Inclusive, sendo elemento prioritário para a contratação e capacitação de novos funcionários e mudanças estruturais.

    Salientam ainda que tal evento poderá transformar a cidade em referência neste segmento. Ampliando o fluxo de turistas nos anos seguintes devido a qualidade do atendimento e dos serviços prestados.

    “Com certeza os argentinos vão parar conosco aqui em São Gabriel! Não é? Teremos que contratar mais funcionários, sendo que abriria mais oportunidades de emprego...” (T.R.M. – Rede Hoteleira)

    “Pessoas que nunca vieram ao Brasil vão vim acompanhar o evento, vão conhecer São Gabriel, vão ter os hotéis como referência e noutra oportunidade que vierem de veraneio já vão ter os hotéis como referência. Ah! Vou ao litoral, mas parar em São Gabriel. Esse hotel vai ser ponto de referência, vou indicar pros meus familiares, pros meus amigos.” (T.R.M. – Rede Hoteleira)

    Afirmação semelhante é citada em estudo que retrata os legados dos megaeventos:

    “Eventos internacionais, como os Jogos Olímpicos ou, em menor escala, os Jogos Pan-americanos, são especialmente atrativos para a indústria do turismo, uma vez que são considerados como responsáveis por impactos positivos de larga escala. De acordo com alguns autores (HALL, 1992; BRETON, 1997; MALFAS; THEODORAKI; HOULIHAN, 2004; HOUGHTON, 2005), eventos internacionais, especialmente eventos esportivos, têm condição de ampliar o orgulho cívico e de fortalecer a identidade regional; importantes impactos intangíveis difíceis de mensurar, mas muito valiosos para a comunidade-sede. Além disso, argumentasse em favor de tais eventos que eles contribuem para a expansão da temporada turística tradicional (HINCH; HIGHAM, 2003) assim como para a criação de uma imagem positiva para o destino (HOUGHTON, 2005).” (DA COSTA et al., 2008).

    Ainda existe, em relação a este tema, a tentativa do governo municipal de implantar pequenos projetos turísticos que buscam desenvolver um elo entre o turismo, a indústria e o comércio com o objetivo comum de agregar mais um serviço aos turistas dos países vizinhos como consta no depoimento abaixo:

    “Estamos pleiteando justamente com algumas autoridades que detém a situação de gerir essas questões, aí... uma pequena rota turística de uns 40 – 50 Km, para que as pessoas tenham um primeiro contato com o quê posteriormente, com o desenvolvimento junto com o turismo, indústria e comércio possa ser futuramente uma peça piloto para que nós tenhamos agregado mais algum serviço.” (A.L.R.B. – Sec. Trabalho, Indústria e Comércio)

    Contudo, existe por parte deste mesmo seguimento a idéia de que a Copa não trará benefícios significativos à cidade. A afirmação a seguir reflete a idéia de que poucos turistas passarão pela cidade e que não terão significância nenhuma no comércio e na rede hoteleira local.

    “Alguma coisa poderá aparecer, mas olha, com a situação que tá a Argentina, o Uruguai e o Chile, hoje não há muitas probabilidades... “ (L.M.L.C. – Rede Hoteleira)

    Quando o foco direciona-se para o comércio fica evidente que a influência deste evento será, em sua ampla maioria, no setor de alimentação e hotelaria, intimamente interligadas à questão da circulação dos turistas dentro das cidades antes de chegarem aos seus destinos finais.

    “... nós temos que ter um horário diferenciado para que haja um atendimento e o comércio se beneficie. Porque nós temos basicamente alguns setores do comércio que diretamente se beneficiam: Seriam setor hoteleiro, restaurantes e postos de combustível. Então dentro de um projeto que nós estamos trabalhando para São Gabriel consta na pauta juntamente com as entidades laborais uma ampliação na abertura desse comércio. Acho que nessa condição de estarmos a uma proximidade da Copa do Mundo é muito bem vindo e já é interessante que essas coisas comecem a ser desenvolvidas e preparadas.” (A.L.R.B. – Sec. Trabalho, Indústria e Comércio)

    Outro ponto abordado neste segmento foi o da qualificação da mão de obra com o foco voltado para o atendimento do turista, como demonstra a seqüência do depoimento do representante do governo municipal:

    “...vamos aportar aqui uma série de cursos. Com a valorização e a qualificação e requalificação do nosso pessoal, justamente direcionado a esses setores que vão tratar com o turista. Desde a questão da língua, do atendimento, do serviço prestado. Porque nós sabemos que o turista quando vêm ele traz dinheiro e quer ser bem atendido, ser bem tratado...” (A.L.R.B. – Sec. Trabalho, Indústria e Comércio)

    Assim, tais argumentos encontram fundamentação em afirmação feita pela pesquisa “Brasil, a Bola da Vez” como poderemos analisar a seguir:

    “A Copa do Mundo, organizada pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), também é um evento que suplanta seu caráter esportivo, oferecendo uma grande oportunidade para acelerar o desenvolvimento econômico e social das cidades-sede e de todo o País. As edições mais recentes da Copa demonstraram claramente os benefícios que um evento como este pode gerar.” (Brasil, bola da vez, 2010)

    Ao se encerrar este capítulo cabe ainda ressaltar a afirmação que retrata o desejo da maioria das pessoas entrevistadas e que atuam nos segmentos que podem ser afetados diretamente pela Copa do Mundo de 2014:

    “Bem! Isso aí nós temos que tirar proveito disso, né! Nós vamos ter várias culturas reunidas na nossa capital, esperamos que a gente sofra um bom reflexo disso e mesmo porque nós vamos estar vivendo um momento de ansiedade de 12/06 a 13/07, nós vamos ter um momento de ênfase no ápice do nosso futebol...” (J.S. – Gerente Comercial)

5.     Conclusões

    Este estudo objetivou focar nas oportunidades e legados que a Copa do Mundo de 2014 poderá deixar para a cidade de São Gabriel-RS. Buscou também despertar o interesse de setores específicos da sociedade para os benefícios significativos que a Copa poderá alavancar na cidade.

    Identificou a possibilidade de o evento ser amplamente explorado no que se refere a educação, através do incentivo do estudo de culturas e línguas estrangeiras motivado pelo grande apelo que a Copa desperta nos jovens. Além, ainda, do incentivo ao voluntariado como forma de experiência preparatória para a vida profissional.

    Em relação à questão turística, foi constatado que já estão sendo preparadas ações concretas a esse respeito, com a sinalização por parte dos gestores municipais de implementação de projetos piloto de turismo e também com a preparação e qualificação de pessoal para a atuação junto ao turista que normalmente se encontra em deslocamento pela BR 290. Ainda a esse respeito é referida a expectativa da rede hoteleira em relação ao evento, com o aumento do efetivo e com o objetivo de tornar a uma cidade referência no setor nos anos seguintes.

    Porém, em se tratando de comércio, os ganhos são mais pontuais, com ênfase principalmente no ramo da gastronomia, mas ainda assim com boas expectativas para 2014.

    Então, conclui-se ao final deste estudo, que a Copa do Mundo de 2014 poderá deixar um legado significativo na cidade de São Gabriel, visto que independentemente de projetos já estarem em pauta ou não, o assunto foi abordado de forma direta nos setores impactados mais fortemente pelo evento. E, sem ter a pretensão de esgotar o tema ou que o estudo em questão tenha fim em si mesmo, fica a certeza de que os setores da educação, turismo e hotelaria e comércio terão a oportunidade de comprovar que um megaevento como a Copa do Mundo jamais poderá ser um evento de núcleos específicos, restrito às suas sedes e sub-sedes, e sim uma oportunidade ímpar para qualquer localidade ou segmento dotado de criatividade e comprometimento.

Referências

  • CAETANO, Bruno. SEBRAE apresenta oportunidades de negócios para a Copa 2014 em evento do GEPAE. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://www.gepae.wordpress.com/. Acesso em: 25/11/2012.

  • BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

  • BRASIL, Bola da vez. Deloitte e IBRI, 2010.

  • DA COSTA, Lamartine; CORRÊA, Dirce; RIZZUTI, Elaine; VILLANO, Bernardo; MIRAGAYA, Ana. Legados de Megaeventos Esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008.

  • GOLDEN GOAL SPORTS VENTURES LTDA (GOLDEN GOAL). Calculando o impacto econômico de mega-eventos esportivos. 2010. Disponível em: http://www.goldengoal.com.br/br/downloads/Retorno_Jogos_Olimpicos.pdf . Acesso em: 05 de fev de 2010.

  • NETO, Vicente Molina; TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. A pesquisa qualitativa em Educação Física: Alternativas metodológicas. Porto Alegre: Sulina, 2004.

  • NOLL, R. G.; ZIMBALIST, A. Build the Stadium – Create the Jobs. In: Noll, R.G. & A. Zimbalist (Eds.) Sports, Jobs and Taxes: The Economic Impact of Sports Teams and Stadiums. Washington, DC: Brookings Institution Press. 1997.

  • POIT, Davi Rodrigues. Organização de eventos esportivos. 3ed. São Paulo: Phorte, 2004.

  • SCHWESTER, R. W. An examination of the public good externalities of professional athletic venues: Justifications for public financing? Public Budgeting & Finance, v.27, n. 3, p. 89-109, 2007.

  • SORIANO, Ferran. A bola não entra por acaso: Estratégias inovadoras de gestão inspiradas no mundo do futebol. São Paulo: Larousse, 2010.

  • SWINNEN, J.; VANDEMOORTELE, T. Sports and development: An economic perspective on the impact of the 2010 World Cup in South Africa. ICSSPE Bulletin, v.53, p. 1-6, 2008.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 181 | Buenos Aires, Junio de 2013  
© 1997-2013 Derechos reservados