efdeportes.com

Nado Sincronizado: tipos de movimentos e evolução histórica

Nado sincronizado: tipo de movimientos y evolución histórica

Synchronized Swimming: types of movements and historical evolution

 

*Graduado em Ciências da Atividade Física pela USP

Pós Graduado em Psicologia Política pela USP

Mestrando em Participação Política pela USP

**Graduanda em Fisioterapia pela UMC

***Professor Doutor em Ciências da Atividade Física pela USP

(Brasil)

Eduardo Mosna Xavier*

eduardo.xavier@usp.br

Nicole Franco Bellido**

nick_franco_7@hotmail.com

Marco Antonio Bettine de Almeida***

marcobettine@gmail.com

 

 

 

 

Resumo

          O nado sincronizado, cuja origem remonta o século XIX, surgiu em virtude de movimentos realizados aleatoriamente dentro da água, onde sua complexidade, aliada com a plasticidade, fomentaram a idéia de um grupo executando, com precisão, seqüências acrobáticas de alta complexidade dentro da água, evoluindo para uma espécie de “balé aquático”. Com o passar dos anos, a beleza dos movimentos alinhou-se com um vigor que resultou na chegada deste esporte às Olimpíadas.

          Unitermos: Esporte. Nado sincronizado. Balé aquático. Movimento.

 

Abstract

          The synchronized swimming, whose origin dates back to the nineteenth century, emerged as a result of movements performed randomly into the water, where its complexity, coupled with the plasticity, promoted the idea of a group performing with precision acrobatic sequences of high complexity within the water evolving into a kind of "water ballet". Over the years, the beauty of the movements aligned itself with a vigor which resulted in the arrival of this sport at the Olympics.

          Keywords: Sport. Synchronized swimming. Water ballet. Motion.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 18 - Nº 181 - Junio de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     História do Nado Sincronizado

    A origem do nado sincronizado é controvertida. Não há dados incontestáveis a respeito de onde e quando começou a ser praticado. No entanto, acredita-se que tenha sido originado da natação artística, que, por sua vez surgiu do balé aquático1:

Possivelmente, o nado sincronizado surgiu de uma mistura de natação com balé aquático. Fonte: www.cob.org

    O nado sincronizado teve origem na Europa, no final do século 19, com demonstrações de habilidades acrobáticas dentro d'água nos intervalos das competições da natação. Considerado atualmente um esporte exclusivo para mulheres2, começou a ser praticado por alemães, numa disputa masculina em Berlim, em 1891.

    Existem, porém, registros de que algumas representações artísticas sobre guerras na antiga Grécia eram celebradas com manifestações semelhantes ao nado sincronizado.

Comemorações realizadas nos balneários da Grécia antiga eram realizadas com movimentos similares ao nado sincronizado. Fonte: www.1.bp.blogspot.com

    Antes de se converter em esporte, e posteriormente em modalidade olímpica, o nado sincronizado era apresentado em espetáculos aquáticos com acrobacias nos Estados Unidos. Em 1907, a australiana Annette Kellermen tornou-o conhecido, dançando debaixo d'água num tanque de vidro, em Nova York:

Anette Kellermen foi considerada a uma das criadoras do nado sincronizado. Fonte: www.nadoemsincronia.com.br

    No início do século XX, o nado sincronizado era conhecido através da exibição de coreografias aquática, possuindo 02 terminologias específicas que o caracterizavam, á saber: a natação sincronizada e o balé aquático.

    O termo "Natação Sincronizada" foi citado pela primeira vez por Norman Ross, na primeira feita mundial de Chicago, em 1934 (Jones & Lindeman - 1975, p. 32). A divulgação midiática de esportes e eventos que ocorriam em ambiente aquático era crescente, principalmente nos Estados Unidos. Em 1945, Esther Willians divulga a natação sincronizada através do filme "Bathing Beauties”:

O Filme “Bathing Beauties”, de 1945, gerou a primeira grande divulgação mundial da natação sincronizada, precursora do nado sincronizado. Fonte: www.movieposter.com/posters

    Jones & Lindeman (1975, p. 43) relatam que a atividade passa a ser competitiva em 1939, por idéia de Frank Havlicek apoiado por Katherine Curtis e Lorder Hayes, do Wright Junior College. Para tal, criou as primeiras regras. Rackhan (1980, p. 47) cita que em 1952, nos Jogos Olímpicos de Helsinque, um grupo americano apresenta-se com figuras novas, sincronizando os movimentos com a música.

    Após este acontecimento são criadas ainda em 52 as regras pela Federação Internacional de Natação Amadora (FINA). Em 1955 foi aceito como desporto competitivo nos Jogos Pan-Americanos na cidade do México.

    A estréia do nado sincronizado nos Jogos Olímpicos foi em Londres-1948, mas como demonstração (não valia medalhas). Ele esteve presente nas cinco edições seguintes, até Cidade do México-1968. As três olimpíadas que se seguiram após 1968 não apresentaram o nado sincronizado sequer como modalidade de exibição. Entretanto, nas olimpíadas de Los Angeles, em 1984, o nado sincronizado retornou ao rol olímpico de modalidades já como esporte oficial, distribuindo medalhas aos vencedores.

Nos Jogos Olímpicos de Londres (1948) ocorreu a 1ª Exibição do Nado Sincronizado. Sua estréia como modalidade competitiva ocorreu em Los Angeles (1984). Fonte: www.fina.org

2.     Características do Nado Sincronizado

    O nado sincronizado é praticado, de forma competitiva, apenas por mulheres. É disputado sob três formas:

O dueto e o grupo de oito atletas são espécies de competições de nado sincronizado. Fonte: www.movieposter.com/posters

    Exige-se das praticantes uma técnica aprimorada em suas coreografias, que ocorrem em sintonia com o som sub-aquático. As atletas são avaliadas sob duas formas, em figuras e rotina livre. Na parte de figuras, a avaliação tem como base a técnica e a execução dos movimentos exigidos. Já as rotinas são livres.

O som subaquático facilita a coordenação e o desenvolvimento da coreografia por parte das atletas.

Fonte: www.olimpiadasdepequim.com.br/fotos

    O nado sincroziado é dividiso em 05 categorias, à saber: Infantil A ( 9 e 10 anos), Infantil B (11 e 12 anos), Juvenil (13, 14 e 15 anos), Júnior (16 e 17 anos) e Sênior ( acima dos 18 anos). A disputa competitiva começa a ocorrer a partir da categoria júnior, nas categorias anteriores o nado sincronizado é praticado apenas por exibições, o que afasta as meninas praticantes da pressão competitiva, favorecendo não apenas a parte lúdica deste deporto, como também a aquisição de um maior repertório motor, extremamente necessário para esta prática.

O nado sincronizado tem um início precoce no tocante à idade do atleta, sobretudo, em competições oficiais. Fonte: www.olimpiadasdepequim.com.br/fotos

    O Manual de Elementos Básicos do Nado Sincronizado elenca 11 (onze) elementos básicos de coreografia3, ranqueados pela ordem de intensidade em fáceis (joelho dobrado, perna de balé, dupla perna de balé e flamingo) médios (carpa de frente, sapaccato, carpa de costas e rabo de peixe) e difíceis (vertical, guindas e golfinho) no tocante à sua execução:

Os 11 elementos básicos do nado sincronizado. Fonte: www.fina.org

    As piscinas oficiais para competições de nado sincronizado devem possuir extensões de 25 metros por 50 metros de comprimento, além de 03 metros de profundidade. As medidas das piscinas são necessárias não apenas para um melhor desempenho atlético, como também para garantir a segurança dos atletas que praticam esta modalidade:

Dados gerais sobre o nado sincronizado. Fonte: www.uol.com.br/nadosincronizado

Notas

  1. Segundo Vickers (1965), no final do século XIX o Ballet não era considerado um esporte “porque deixava de lado a técnica para priorizar a plasticidade dos movimentos, com o tempo, foi surgindo a necessidade de aperfeiçoamento para que as coreografias fossem cada vez melhor executadas”.

  2. A Federação Internacional de Desportos Aquáticos (FINA) apenas organiza competições de nado sincronizado para mulheres. Entretanto, vários homens praticam esta modalidade desportiva em caráter não competitivo. Em alguns países da extinta União Soviética (como Rússia, Polônia e Alemanha), é comum eventos que apresentam o nado sincronizado praticado por homens e, até, por conjuntos mistos (Fonte: Jones & Linderman – 1975, pág. 127)

  3. Em competições oficiais, a execução de qualquer movimento fora dos estipulados no Manual da Fina deve ser cientificado anteriormente á comissão julgadora, caso contrário ocorrerá desconto na pontuação ou, até mesmo, a eliminação do indivíduo ou da própria equipe).

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 181 | Buenos Aires, Junio de 2013  
© 1997-2013 Derechos reservados