efdeportes.com

Perfil, motivos das escolhas acadêmicas e expectativas 

profissionais dos estudantes de licenciatura em 

Educação Física do IFCE, campus Canindé

Perfil, motivos de elecciones académicas y expectativas profesionales de los 

Estudiantes de la licenciatura en Educación Física del IFCE, campus Canindé

 

*Professor/a efetivo/a do IFCE – campus Canindé

**Doutoranda em Psicologia pela UFRN

***Graduado em Medicina pela UFPB

****Graduanda em licenciatura em Educação Física pelo IFCE – campus Canindé

(Brasil)

Fabrício Augusto de Freitas Melo*

Isabel Cristina Carlos Ferro*

Cynthia de Freitas Melo**

João Lins de Araújo Neto***

Marcilene Abreu de Freitas****

fabricioaugustofm@yahoo.com.br

 

 

 

 

Resumo

          O presente artigo buscou descrever o perfil dos estudantes de licenciatura em Educação Física do IFCE – campus Canindé, identificar os motivos das suas escolhas, concernentes ao ingresso nesta modalidade de ensino, ao curso e à sua instituição provedora, e verificar as expectativas profissionais relacionadas às decisões tomadas. A metodologia envolveu pesquisa exploratória e descritiva, de natureza quantitativa. Para isto, questionários estruturados foram aplicados junto a 119 estudantes. A análise de dados foi realizada a partir de estatística descritiva, com o apoio do software SPSS. Observou-se que a maioria dos estudantes é proveniente de famílias de baixa renda e com pouca escolaridade e cursou o ensino básico totalmente em escola pública. Em grande parte, eles alegaram que o curso escolhido era o que queriam cursar e que fizeram a escolha correta. Quanto aos motivos de suas escolhas acadêmicas, houve maior incidência dos seguintes fatores: crescimento profissional, capacitação para o mercado de trabalho e conhecimento, para cursarem o ensino superior; afinidade e perspectiva das melhores oportunidades no mercado, para a escolha do curso; e qualidade de ensino, ausência de pagamento de mensalidades, localização, reputação no mercado e infraestrutura, para escolha do IFCE. Por fim, as expectativas profissionais dos estudantes se mostraram positivas.

          Unitermos: Expectativas. Motivos. Escolha profissional. Prestígio profissional. Fatores de atração em instituições de ensino superior.

 

Abstract

          This article aimed at describing the profile of students of the bachelor’s degree in Physical Education enrolled at the Canindé campus of IFCE, identifying the reasons for their choices regarding the entry into this mode of teaching, the course and your institution provider and verifying the professional expectations related to the decisions made. The methodology employed an exploratory and descriptive quantitative research. For this, structured questionnaires were applied to 119 students. At the end of data collection, a descriptive analysis was conducted with the support of SPSS software. It was observed that most of the students are from families with low income and little education and attended basic education in public school. Largely, they claimed that the chosen course was what they wanted to attend and that the right choice was made. Regarding the reasons for their academic choices, there was a higher incidence of the following factors: professional growth, qualification for the labor market and knowledge, to enroll in higher education; affinity and prospect of the best opportunities in the market, for the course choice; and teaching quality, free education, location, market reputation and infrastructure for the choice of IFCE. Finally, the professional expectations of the students were positive.

          Keywords: Expectations. Reasons. Professional choice. Professional prestige. Attraction factors in higher education institutions.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 18 - Nº 181 - Junio de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) tem como missão produzir, disseminar e aplicar o conhecimento tecnológico e acadêmico para formação cidadã, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para o progresso socioeconômico local, regional e nacional, na perspectiva do desenvolvimento sustentável e da integração com as demandas da sociedade e com o setor produtivo. Para isso, a instituição, que busca ser uma referência educacional, assume o compromisso com a socialização do saber, a excelência e a qualidade da educação, sempre preservando a identidade cearense (IFCE, s/d).

    No ano de 2010, foram iniciadas as atividades acadêmicas de um novo campus do IFCE em Canindé, município do norte cearense com 74.486 habitantes (IBGE, 2010), como parte do processo de expansão da rede que completa mais de um século de existência, com a responsabilidade de propagar os valores e a missão de uma instituição que já está presente em mais de duas dezenas de municípios cearenses. Destacando que esta é a primeira instituição federal de ensino na região dos Sertões de Canindé e a única a oferecer ensino público de nível superior.

    Atualmente, o campus Canindé conta com 131 estudantes regularmente matriculados no ensino de licenciatura em Educação Física, conforme dados da Coordenadoria de Controle Acadêmico da própria instituição. Contudo, apesar de esta nova unidade estar em funcionamento há mais de dois anos, ainda não havia sido feita uma pesquisa no intuito de conhecer estes estudantes, suas características, seus motivos, e a importância relativa deles, para a decisão de ingressar no quadro discente institucional e suas expectativas profissionais. Conforme Sousa (2006), este tipo de conhecimento favorece o delineamento de serviços educacionais e do processo de comunicação, que é prejudicado com uma compreensão deficiente do público-alvo (DEIGHTON, 2002), além do cumprimento da missão organizacional.

    O processo de escolha do estudante deve ser bem estudado, haja vista que para decisões de maior envolvimento de recursos ou maior valor de aquisição, como é o caso da educação, o processo tende a ser o mais ponderado e completo possível (HOYER; BROWN, 1990). Também, mesmo que nem toda escolha profissional requeira formação superior, deve-se assumir que os estudantes escolhem um curso superior pensando na atuação profissional que lhes é possibilitada (MORETTO, 2004). Assim, “além da escolha, é necessário considerar o encontro do sujeito com a situação de trabalho” (TEIXEIRA; HASHIMOTO, 2005, p. 66). Acrescente-se que “o conceito de expectativa encontra-se directamente ligado aos projectos [...] profissionais [...], num processo de progressivo confronto com a antecipação de uma actuação futura” (SIMÕES, 2008, p. 33). Logo, torna-se interessante desenvolver um estudo que considere as expectativas profissionais dos estudantes com os seus motivos de escolhas educacionais. Diante disso, busca-se responder aos seguintes problemas de pesquisa: Qual o perfil dos alunos do ensino de licenciatura em Educação Física do IFCE – campus Canindé? Quais os motivos das suas escolhas, concernentes ao ingresso nesta modalidade de ensino, ao curso e à sua instituição provedora? Quais as expectativas profissionais destes alunos?

    Em função dos problemas apresentados, busca-se responder aos seguintes objetivos de estudo: (1) descrever o perfil dos alunos do ensino de licenciatura em Educação Física do IFCE – campus Canindé; (2) identificar os motivos das escolhas, em relação ao ingresso nesta modalidade de ensino, ao curso e à sua instituição provedora; e (3) verificar as expectativas profissionais relacionadas às decisões tomadas.

Metodologia

    Foi realizada uma pesquisa exploratória bibliográfica – documental e descritiva, de natureza quantitativa, por meio de uma survey (MALHOTRA, 2001) aplicada aos estudantes de licenciatura em Educação Física do IFCE - campus Canindé.

    A pesquisa exploratória bibliográfica, por meio de livros, artigos, anais de congressos, dissertações e teses, abrangeu os escritos sobre escolha profissional e fatores de atração em instituições de ensino superior, tendo como finalidade familiarizar os autores com o assunto, elevando o conhecimento e a compreensão do problema e clarificando os conceitos usados, além de servir de referencial para a construção do instrumento de coleta de dados (MARCONI; LAKATOS, 1999; GIL, 2008). Também, foi conduzida uma pesquisa exploratória documental, por meio do endereço eletrônico institucional e dos registros de controle acadêmico, a fim de obter dados gerais sobre o IFCE e o campus de Canindé.

    A pesquisa descritiva (SAMARA; BARROS, 2007) buscou alcançar os objetivos do trabalho, que compreendem descrever o perfil dos alunos de ensino superior em Educação Física do IFCE – campus Canindé, identificar os motivos das escolhas, em relação ao ingresso nesta modalidade de ensino, ao curso e à sua instituição provedora, e verificar as expectativas profissionais relacionadas às decisões tomadas. Envolveu a aplicação de um questionário estruturado, com 31 questões, junto a 119 alunos de licenciatura em Educação Física, regularmente matriculados no IFCE - campus Canindé, que foi aplicado no horário das aulas, com a anuência dos professores. Destaca-se que, anteriormente à sua aplicação efetiva, foi feito um pré-teste do instrumento. O quadro abaixo (QUADRO 1) apresenta o conjunto de variáveis sob investigação:

Quadro 1. Variáveis sob investigação

Fonte: Elaborado pelos autores

    Buscou-se realizar uma amostra censo de todos os estudantes de licenciatura em Educação Física, regularmente matriculados no IFCE – campus Canindé, que, conforme dados do Controle Acadêmico, totaliza um universo de 131 discentes. Devido a alguns fatores como desistência sem a oficialização do desligamento ou mesmo o não comparecimento às aulas, ao final, foram aplicados 119 questionários junto aos estudantes, distribuídos conforme a Tabela 1:

Tabela 1. Alunos matriculados por semestre e turno

    Ao final da coleta dos dados, foi conduzida uma análise descritiva, considerando-se as freqüências das variáveis em estudo, anteriormente citadas. Ressalte-se que esta fase de pesquisa contou com o apoio do software estatístico SPSS (Statistical Package of Social Science).

Resultados

    Nesta seção são apresentados e analisados os resultados empíricos, obtidos por meio de uma survey, junto aos estudantes de licenciatura em Educação Física do campus Canindé do IFCE. Ressalte-se que, em consideração à categorização das variáveis sob investigação, esta seção está dividida entre três partes: perfil dos estudantes; motivos das escolhas acadêmicas; e expectativas profissionais.

Perfil dos estudantes

    De acordo com a pesquisa realizada, o perfil dos estudantes matriculados no curso de licenciatura em Educação Física do IFCE – campus Canindé apresentou a maioria dos pesquisados com até 24 anos (68,9%), do sexo masculino (56,3%), solteiros (73,9%) e de religião católica (72,3%).

    Com relação a onde cursaram o ensino básico, 62,2% estudaram totalmente em escola pública, e apenas 27,7% fizeram curso preparatório para o vestibular. Também, a maior parte dos estudantes (78,2%) reside na cidade de Canindé, desloca-se para o campus através de ônibus (52,9%) e considera se dedicar de duas a três horas diárias para estudos extraclasses (55,5%).

    No que se refere ao nível de instrução do pai, a maior parte dos estudantes (50,4%) alegou que o pai possui o Ensino Fundamental incompleto, sendo que apenas 8,4% possui o Ensino Superior completo. Quanto o nível de instrução da mãe, 34,5% afirmaram que a mãe possui o Ensino Fundamental incompleto e 17,6% possui o Ensino Superior completo.

    Observou-se que 51,3% dos estudantes trabalham e 64,7% possuem uma renda familiar de um (33,6%) a dois (31,1%) salários mínimos. Apesar de haver uma predominância de uma renda familiar relativamente baixa, 78,2% dos entrevistados afirmaram possuir computador.

    A respeito do momento de escolha pelo curso de graduação que gostariam de cursar, 80,6% decidiram às vésperas da inscrição no vestibular (61,3%) ou no último ano do ensino médio (19,3%), o que vai de encontro aos achados de Moretto (2004) e Soares e Milan (2008). Quando indagados sobre como souberam da existência do curso matriculado, 50,4% afirmaram que foi por indicação de um conhecido, 22,7% através da página virtual do IFCE e 18,5% por divulgação na sua escola.

    No que se fere ao grau de conhecimento sobre o curso escolhido, no momento da inscrição no vestibular, 52,1% relataram que tinham algum conhecimento sobre seu curso e 36,1% conhecimento razoável. Por fim, 54,6% dos estudantes alegaram que o curso que escolheram era a primeira opção e 68,9% acreditam que fizeram a escolha correta, enquanto que 28,6% estão indecisos sobre a correta escolha do curso.

Motivos das escolhas acadêmicas

    Ao buscar saber quais os motivos que levaram os estudantes a fazer um curso superior, foi identificado que a maioria busca, respectivamente: crescimento profissional (58,8%), capacitação para o mercado de trabalho (48,7%) e conhecimento (36,1%). É interessante comentar que o fator prestígio e status apareceu como de baixa relevância, com apenas 7,6% das indicações dos estudantes. Enquanto que na pesquisa de Camargos et al. (2008), ele havia aparecido como de grande destaque.

    No que se refere aos motivos para a escolha do curso matriculado, observou-se que 58,0% escolheram pela afinidade com o curso e 26,9% alegaram que é o curso que oferece melhores oportunidades no mercado. Estes dois fatores também apareceram como os mais importantes nos estudos de Fronzino (2006) e Camargos et al. (2008).

    É interessante observar que a pressão dos pais ou demais familiares apareceu como de baixa relevância, com somente 4,2% das respostas. Silva e Machado (2007) apontam que esta influência dos parentes vem diminuindo bastante no processo de escolha profissional. Ressalte-se que o fator curso de baixa pressão e exigência de estudos, assim como no presente estudo, também apareceu como de baixa relevância em Silva e Machado (2007).

    Ao serem questionados sobre os motivos para escolherem estudar no IFCE, a maioria dos estudantes deu preferência pela qualidade de ensino (74,8%), em seguida pela ausência de pagamento da mensalidade (36,1%), pela localização (26,9%), pela reputação no mercado (26,1%) e pela infraestrutura (24,4%). Os fatores qualidade de ensino, reputação no mercado e infraestrutura também se destacaram na pesquisa de Martins (2006). Isso mostra que os estudantes têm grande preocupação com a sua formação e com a credibilidade e reconhecimento, enfim a imagem positiva, da instituição que os forma perante o mercado. Dessa forma, eles dão grande importância em estudar numa instituição de ensino percebida como de qualidade para eles e para o mercado.

    Os fatores localização e ausência de pagamento de mensalidade mereceram destaque devido ao município não contar com muitas opções de ensino superior, sendo que o IFCE é a única instituição pública na região. É interessante ressaltar, conforme se observou na seção anterior, que a maioria dos estudantes de licenciatura em Educação Física do IFCE - campus Canindé (62,2%) é oriundo totalmente de escola pública, cujos pais têm o ensino fundamental incompleto (50,4%) e cuja renda familiar é de até dois salários mínimos (64,7%). Logo, o ensino superior gratuito e próximo à localidade de residência representa a alternativa mais palpável para uma porção significativa dos estudantes.

Expectativas profissionais

    Dentre as principais pretensões após a conclusão do curso, destacam-se prestar concurso público (72,3%) e fazer pós-graduação (56,3%). Também, observou-se que 49,3% dos estudantes acham que o curso que está matriculado vai favorecer muito a conseguir um emprego, ou já está favorecendo muito, o que denota certo otimismo.

    Com relação à percepção do mercado de trabalho para o curso há uma grande predominância dos entrevistados, com 93,3%, em considerarem que o mercado de trabalho para o seu curso é promissor, ainda está crescendo.

    A maioria dos estudantes (37,0%) estima receber de dois a três salários mínimos, com a conclusão do curso. Isso mostra uma perspectiva positiva dos estudantes em melhorar de vida, com o término do ensino de graduação, visto que, no geral, a renda familiar deles é inferior a esta estimativa inicial de renda.

    No que se refere ao prestígio do futuro profissional formado no curso, perante o mercado, 95,8% dos respondentes disseram que é muito bom (66,4%) ou bom (29,4%).

Considerações finais

    Este artigo teve como objetivo identificar o perfil, os motivos das escolhas acadêmicas e as expectativas profissionais dos alunos de licenciatura em Educação Física do IFCE - campus Canindé.

    Constatou-se que a maioria dos alunos regularmente matriculada possui até 24 anos de idade, reside na cidade de Canindé e se desloca para a instituição através de ônibus. Há uma predominância daqueles que estudaram totalmente em escolas públicas e que não fizeram curso preparatório para o vestibular. Observou-se, também, uma maior incidência de solteiros e pertencentes à religião católica. Verificou-se, ainda, que, em média, tanto o nível de instrução do pai quanto o da mãe é o ensino fundamental incompleto, trabalham e possuem uma renda familiar de até dois salários mínimos, apesar de possuir computador, sendo que se dedicam de duas a três horas por dia para estudos extraclasse. De maneira geral, souberam da existência do curso matriculado por indicação de um conhecido, pela página virtual do IFCE ou por divulgação na sua escola e decidiram pelo curso de graduação às vésperas do vestibular ou no último ano do ensino médio. Apesar deste último ponto, a maioria alegou ter algum conhecimento sobre seu curso, no momento da inscrição no vestibular. Por fim, em grande parte, eles disseram que o curso escolhido era o que queriam cursar e acreditam que fizeram a escolha correta.

    Ao apontarem os motivos das escolhas acadêmicas, observou-se que a maioria optou por fazer um curso superior para ter crescimento profissional, capacitação para o mercado de trabalho e conhecimento. Quanto aos motivos para a escolha do curso matriculado, a maior parte citou afinidade e a perspectiva de o curso representar aquele que oferece melhores oportunidades no mercado. Quando questionados sobre porque escolheram estudar no IFCE, de maneira geral, destacaram a qualidade de ensino, a ausência de pagamento de mensalidades, a localização, a reputação no mercado e a infraestrutura.

    Em relação ao terceiro ponto que este estudo buscou levantar, que são as expectativas profissionais, verificou-se uma maior incidência daqueles que pretendem prestar concurso público ou cursar pós-graduação, após a formatura, e julgam que o curso matriculado vai favorecer muito a conseguir um emprego, ou já está favorecendo, e que o mercado de trabalho para ele é promissor, ainda está crescendo. Também, houve a predominância de uma estimativa inicial de renda individual, com a conclusão do curso, entre dois e três salários mínimos. Por fim, a maioria estima que será muito bom o prestígio do futuro profissional formado no curso, perante o mercado de trabalho.

    Cabe mencionar que as opiniões aqui discutidas e apresentadas dizem respeito à realidade do perfil dos alunos do curso licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Canindé. Acredita-se que esta pesquisa tenha contribuído para um melhor entendimento sobre motivos das escolhas acadêmicas destes alunos, concernentes ao ingresso nesta modalidade de ensino, ao curso e à sua instituição provedora, e sobre as expectativas profissionais, relacionadas às decisões tomadas.

Referências

  • CAMARGOS, M. A. et al. Motivos da Escolha, percepções e perspectivas de alunos do curso de Administração de IES privadas de Minas Gerais. E-Civitas (Revista Científica do Departamento de Ciências Jurídicas, Políticas e Gerenciais do UNI-BH), v. 1, p. 1-21, 2008.

  • DEIGHTON, John. A prática das comunicações integradas de marketing. In.: JONES, John Phillip (org.). A publicidade como negócio. São Paulo: Nobel, 2002.

  • FRONZINO, Alessandra Damas. Formação profissional: percursos e desafios para a escolha da carreira. 2006. 152f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) – Universidade de Taubaté, Taubaté, 2006.

  • GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

  • HOYER, Wayne D.; BROWN, Steven P. Effects of brand awareness on choice for a commom, repeat-purchase product. Journal of Consumer Research, Chicago, v. 17, n. 3, p.141-147, 1990.

  • INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Primeiros dados do Censo 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/primeiros_dados_divulgados/index.php?uf=23. Acesso em: 03 set. 2012.

  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCE. Sobre nós. Disponível em: http://www.ifce.edu.br/index.php/instituicao/sobre-nos. Acesso em: 31 mar. 2011.

  • MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

  • MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

  • MARTINS, Jane Maria Diniz. Marketing educacional: um estudo sobre atributos e imagens das instituições de ensino superior. 2006. 157f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC, Belo Horizonte, 2006.

  • MORETTO, C. F. Os processos de decisão no ensino superior: algumas evidências para os universitários do município de São Paulo. Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 183-209, 2004.

  • SAMARA, B. S; BARROS, J. C. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. 4. ed. São Paulo: Pearson Education, 2007.

  • SILVA, W. R.; MACHADO, M. A. V. Motivos que levam os alunos a cursar graduação em Administração: uma análise comparativa entre instituições públicas e privadas do Estado da Paraíba. Revista de Administração Mackenzie (Impresso), v. 8, p. 125-152, 2007.

  • SIMÕES, Aida de Jesus Correia. Motivações e expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem – Estudo numa escola da área de Lisboa. 2008. 219f. Dissertação (Mestrado em Comunicação em Saúde) – Universidade Aberta, Lisboa, 2008.

  • SOARES, F. L. B. ; MILAN, G. S. Fatores de decisão que influenciam a escolha no ensino superior. In: SEMEAD - Seminários em Administração, 11., 2008, São Paulo - SP. Anais... São Paulo: SEMEAD, 2008.

  • SOUSA, Érico Tavares de. Análise de fatores determinantes para a escolha de uma faculdade privada pelo público estudantil: um estudo de caso em Pernambuco. 2006. 148f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.

  • TEIXEIRA, Marco Antônio Rotta; HASHIMOTO, Francisco. Família e escolha profissional: a questão espacial, temporal e o significado dos nomes. Pulsional - Revista de Psicanálise, São Paulo, v. 182, p. 63-73, 2005.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 181 | Buenos Aires, Junio de 2013  
© 1997-2013 Derechos reservados