efdeportes.com

O conteúdo esporte nas aulas de Educação Física escolar: 

a influência da infra-estrutura na prática pedagógica

El contenido deporte en las clases de Educación Física escolar: la influencia de la infraestructura en la práctica pedagógica

 

Graduandos em Educação Física pela Universidade

do Estado do Pará. Conceição do Araguaia, PA

(Brasil)

Eduardo Campos Carvalho

educampos09@hotmail.com

Silvio José Bicho de Oliveira

silviobicho_edf@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          Este trabalho tem como proposta aborda o conteúdo esporte nas aulas de educação física escolar, buscando entender a influencia da infraestrutura escolar com a prática pedagógica desenvolvida no ambiente educacional, sendo desenvolvido estudos bibliográficos destacando os autores Elenor Kunz (2006), Francisco Eduardo Caparroz (2007), Valter Bracht (2005) e Manoel Tubino (2010), onde concluímos que o contexto estrutural precário influi de forma negativa na aplicação do conteúdo esporte, por conta disso os professores acabam em sua maioria não tendo uma prática pedagógica comprometida na formação de indivíduos críticos e reflexivos.

          Unitermos: Conteúdo esporte. Educação Física Escolar. Infra-estrutura. Prática pedagógica.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 18 - Nº 181 - Junio de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Neste trabalho, acerca do conteúdo esporte, vamos buscar entender como vem se dando sua aplicação frente à realidade escolar levando em conta a relação do contexto esporte e a infra-estrutura. As condições físicas são muito importantes, pois ajudam a estimular um fazer pedagógico por parte dos professores, priorizando a formação de cidadãos critico e reflexivos.

    Precisa necessariamente de uma infra-estrutura que oportunize o trabalho do esporte, porém esses estímulos e condições básicas que devem ser reconhecidas como essenciais para um bom trabalho do professor e também para uma boa absorção do conteúdo por parte dos educandos, assim, essas condições básicas ajudam no que diz respeito a aplicação do conteúdo esporte nas aulas de educação física formando cidadãos críticos e reflexivos para sociedade.

Fundamentação teórica

    Este trabalho tem como embasamento teórico dos autores Elenor Kunz (2006), Francisco Eduardo Caparroz (2007), Valter Bracht (2005) e Manoel Tubino (2010), onde estes discutem como vem se desenvolvendo o esporte na Educação Física escolar. Caparroz e Bracht comentem os caminhos que a educação física segue em seu processo de ensino e aprendizagem e a forma que a mesma vem se desenvolvendo numa cultura de hegemonia do esporte, já Kuns e Tubino discutem que a educação física escolar deve através do esporte ter uma aprendizagem sistematizada, e que o mesmo é importante na formação dos alunos, destacam que esse esporte ainda está muito distante da educação e mais próxima dos melhores tempos.

    “A afirmação e cristalização da esportividade como estilo de vida altamente valorizado, legítimo e almejado” [...] (Bracht, 2005, p. 92). Sendo assim, não se tem como negar que este conteúdo predomina nas aulas de educação física, uma vez que a disciplina tem um leque de conteúdos (jogos, dança, ginástica), a serem aplicados na escola que estimulam o desenvolvimento da cultura corporal, mas que por conta da hegemonização do esporte na cultura educacional veio propagada historicamente delineando o real sentido que a educação física se desenvolveu e se desenvolve em torno do esporte.

    Sendo assim, o professor deve buscar através da educação física escolar, ter em sua proposta em formar cidadãos críticos e reflexivos, uma vez que o rendimento é predominante no ambiente escolar. Para Kunz (2001, p. 73):

    a escola se configura como um dos espaços de organização social onde as práticas esportivas acontecem, cabendo ao profissional da Educação Física proporcionar, pela tematização do seu conteúdo específico, uma compreensão crítica das práticas esportivas, potencializando os sujeitos a estabelecer vínculos com o contexto sociocultural em que estão inseridos.

    Portanto é notório, que devido ao processo cultural que a educação física se desenvolveu em torno do esporte é bastante enraizado, uma vez que este desenvolvimento em sua maioria não segue uma lógica comprometida com o processo de aprendizagem. Souza (2009) relata que não devemos julgar o professor de educação física e sim tentar compreender que o mesmo acaba por influência política induzindo-se de maneira predominante a prática do esporte no âmbito escolar, isso que deve se buscar uma proposta que vise um real sentido na formação cidadã.

    Kunz (2006, p. 22). “Um fator extremamente influente no desenvolvimento do esporte de forma cada vez mais normatizado e com movimentos padronizados é a organização do espaço físico”. Sendo assim, é notório que uma estrutura de qualidade favorece que o conteúdo venha ser desenvolvido na proposta que abranja todos, cabendo ao professor que tenha uma prática pedagógica comprometida na aplicação do esporte enquanto conteúdo prioritário na educação física escolar. Já Souza Lima (1998), afirma que:

    Escola não é estacionamento de crianças. O espaço físico é material riquíssimo e está sendo totalmente desprezado. Nos projetos de construções escolares não há lugar para bibliotecas, laboratórios e quadras de esportes, o que limita as possibilidades de aprendizado (p. 31).

    Desta forma, quando se tem uma infraestrutura de qualidade, conseqüentemente a escola assume o real sentido na formação e o professor por sua vez se sente mais estimulado e também e comprometimento com o aprendizado do aluno, e fica evidente que a realidade do ensino público em sua maior parte não proporciona ao professor desenvolver uma boa formação a seus alunos, pois em sua maioria não se tem na realidade das escolas estruturas como quadras adequadas e bons materiais, pois é preciso querer ver transformações acontecendo além da prática pela prática.

Considerações finais

    Perante a leitura realizada, é inevitável não apontar a precária infra-estrutura como aspecto central nas aulas de educação física, sendo esse um fator que compromete o desenvolvimento de uma boa prática pedagógica, pois quando o professor desfruta de instrumentos como: ótimas quadras e bons materiais é mais possível que se venha ser desenvolvido o conteúdo esporte nas alas de educação física abrangendo o desenvolvimento maior por parte do professor/aluno.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 181 | Buenos Aires, Junio de 2013  
© 1997-2013 Derechos reservados