Fatores que levam as pessoas a procurarem a academia para a prática de exercício físico Factores que llevan a las personas a concurrir a los gimnasios para la práctica de ejercicio físico |
|||
*Discentes do Curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira ** Orientador. Docente do curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira (Brasil) |
Eliane Aquino dos Santos* Raquel Carvalho da Silva* Sérgio Ricardo Guimarâes* Kleber Mirallia**
|
| |
Resumo Este estudo tem como principal objetivo de identificar e verificar o motivo pelo qual as pessoas procuram as academias para a prática de exercício físico. Sendo assim foram estabelecidos alguns fatores que estão interligados, como a postura do profissional de Educação Física relacionado com a profissão, identificando os fatores da procura pelas academias de ginástica, se realmente são pertinentes, estética, saúde, lazer e qualidade de vida. Unitermos: Estética. Exercício físico. Prática de exercício físico.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 18 - Nº 180 - Mayo de 2013. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
Sabemos que nos tempos modernos que estamos vivendo atualmente o individuo tende a ser pouco saudável, devido ao grande ritmo que as pessoas levam estresse do dia-a-dia e também ao estilo de vida sedentário, se alimentam de forma incorreta e não praticam atividade física com regularidade. Assim a qualidade de vida fica cada vez mais comprometida.
A adoção de hábitos saudáveis pode, então, proporcionar às pessoas melhor condição para enfrentar a atual vida cotidiana, muito agitada e repleta de estímulos estressantes (TAHARA, SCHWARTZ, SILVA, 2003).
Apesar de todos esses fatores negativos, notamos hoje que as pessoas têm procurado cada vez mais as academias para a prática de exercício físico, boas partes procuram por orientação médica, bem estar qualidade de vida e entre outros fatores que fazem essas pessoas procurarem mais as academias.
Objetivo geral
Identificar os principais fatores que levam as pessoas a procurarem por academias para a prática de atividade física.
Objetivos específicos
Aplicar um questionário as pessoas que vão à academia em busca da prática de exercício físico.
Identificar quais os motivos que levam essas pessoas a procurarem as academias.
Metodologia
A pesquisa se classifica como descritiva, que segundo Cervo e Bervian (2002) caracterizam-se por observar, registrar, analisar e correlacionar variáveis sem manipulá-las, procurando descobrir, com a precisão possível, a freqüência com que um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e características.
Este trabalho é parte componente de ações desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado I.
Onde, Segundo Gonçalves e Pimenta (1990) o estágio é uma maneira de aproximação da realidade. Procuramos a partir de esse entendimento traçar como objetivo geral do nosso trabalho é identificar quais os motivos que levam as pessoas a procurarem as academias para a prática de exercício físico.
Para a realização do nosso trabalho, acompanhamos aulas em uma academia de ginástica, para coleta de dados e confecção do trabalho.
Tivemos como acompanhamento uma professora que está em processo de especialização na sua formação. Define-se como um instrumento legitimador do exercício da Profissão, sujeito, portanto, a um aperfeiçoamento contínuo que lhe permita estabelecer os sentidos educacionais, a partir de nexos de deveres e direitos CONFEF (2003).
O espaço da academia dispõe de uma variedade de equipamentos e aulas, espaço amplo e funcionários motivados.
Nosso estágio teve por duração de 75 horas de acompanhamento no ambiente escolhido.
Será construída uma anamnese para que possamos aplicar aos alunos para obtenção de informações sobre a aptidão física dos mesmos, ter uma breve descrição do seu histórico de vida.
Meyer (1999) a história da saúde e hábitos (anamnese) pode ser breve, mas direcionada para alertar o profissional sobre áreas que merecem atenção especial. A anamnese é fundamental para individualizar o direcionamento do exame físico e os testes de aptidão física, sendo muitas vezes mais conveniente que cada centro elabore um próprio, adequado às necessidades locais.
Será aplicado um questionário, para se descobrir o que as pessoas buscam, quando se matriculam em uma academia.
As aulas da academia serão observadas, para que seja possível a construção do trabalho, seguidas de relatórios para analise sobre a metodologia adotada, a postura do profissional, a espaço onde as aulas serão realizadas em relação ao ambiente, musicas e organização e planejamento.
Baseado nos dados coletados percebe-se que tem um planejamento das aulas, os profissionais são organizados, em relação ao material utilizado e a forma com que se relacionam com os alunos, os ambientes dispõe de uma boa limpeza, e o profissional tem uma boa conduta, uniformes limpos, cabelos arrumados, e com uma boa postura.
Quantos as aulas pode se contribuir para o conhecimento futuro que propõe, são aulas motivantes e bem elaboradas e com uma metodologia que atende a todos os alunos.
O questionário foi aplicado a 25 pessoas sendo 15 mulheres sendo todos adultos jovens com idade entre 18 e 35 anos, onde o objetivo era de descobrir quais fatores levariam essas pessoas a se matricularem em uma academia de ginástica.
Referencial teórico
A cada dia que passa as pessoas tem se preocupado em melhorar a qualidade de vida, a mídia tem enfatizado bastante nesse aspecto, principalmente focando em aspectos como o risco de doenças cardiovasculares o que de certa forma preocupa muito essa população.
A vida moderna tende a ser pouco saudável, uma vez que provoca estresse e estafa, agravada por uma alimentação inadequada e pela não regularidade na prática de exercícios físicos.
Independente dos objetivos que conduziram uma pessoa à procura da atividade física, e possíveis benefícios que a mesma possa alcançar quanto à melhoria da condição do ser humano, acredita-se que um fator primordial para que se possam alcançar os objetivos esperados com o máximo de eficiência, respeitando sua integridade física, psicológica ou moral é a conduta ética que o profissional terá durante o desenvolvimento de seu trabalho (OLIVEIRA e SILVA, 2003).
De acordo com Marinho e Gulielmo (1997) foi a partir da década de 70 que aconteceu a expansão das Academias. A crescente aderência às atividades oferecidas nas academias tem motivos e fatores variados.
Para Marcellino (2003) As academias vêm sendo procuradas por diferentes classes sociais, às vezes sendo entendida como opção ou substituição da Educação Física escolar e nos momentos de lazer.
As academias vêm ocupando cada vez mais espaço no contexto social, como organizações especializadas, prestadoras de serviços relacionadas com as atividades motoras, ou físico-esportivas, ou do movimento, de acordo com a nomenclatura utilizada (MARCELLINO, 2003).
Tahara, Schwartz, Silva (2003) o início da prática de qualquer tipo de atividade física depende de um estímulo e/ou incentivo. Influências sociais da família, amigos, entre outros, são de enorme importância para o início da prática de exercícios físicos.
Tahara, Schwartz, Silva (2003) relata que a questão estética é hoje uma preocupação de grande parcela da população, bem como adotar para si um estilo ou hábito saudável e, por conseguinte, melhorar a qualidade de vida. O tempo disponível é o fator mais citado como dificuldade para a prática regular de uma atividade física.
Não podemos deixar de enfatizar que hoje a mídia tem bastante influencia para essa grande procura pela prática de exercício físico, onde por meio de revistas, jornais, televisão e também outros meios de comunicação estão sempre divulgando a cultura e a busca pelo corpo perfeito. E assim a população vem se importando mais com os benefícios do exercício físico.
Saba apud Pimenta et al (2001) em seu estudo já apontava a estética corporal como um dos objetivos principais da procura por academias, ficando assim evidenciado que a uma grande busca das pessoas por um corpo bonito
Para Saba apud Pimenta et al (2007), a atividade é benéfica tanto no aspecto biológico, como também no nível psicológico.
Os efeitos positivos sobre os aspectos psicológicos originam do prazer que se é obtido na atividade realizada. Podemos então dizer que a motivação é um fator essencial para o desempenho do aluno nas academias.
Donizete apud Pimenta et al(2007) nos diz que qualquer que seja a tarefa a ser realizada, a motivação é o elemento fundamental no processo finalizador ou no fracasso do alcance total do próprio objetivado.
Sendo assim podemos dizer que se matricular em uma Academia e iniciar a prática de atividade física não são a parte mais difícil. Os alunos precisam de estímulos e motivação para alcançar determinado objetivo e continuarem fieis a prática de atividade física.
Segundo Paim apud Pimenta et al(2007), motivação é um termo que abrange qualquer comportamento dirigido para um objetivo que se inicia com um motivo, esse provoca um determinado comportamento para a realização do que se foi objetivado, sendo assim indivíduos diferentes podem praticar a mesma atividade, só que animados por razões incomuns.
Assim é de suma importância que nós Profissionais de Educação Física saibamos identificar os motivos e fatores pelos quais as pessoas procuram as academias, na qual poderemos agir de acordo com as necessidades e assim intervir e assim proporcionar ao aluno a busca pelo seu objetivo e fazer com que ele cumpra sua meta.
Bach e Beresford apud Pimenta (2007) nos falam que o profissional tem o papel de interventor em qualquer que seja o objetivo queira alcançar, possibilitando que este atinja sua meta.
Resultados e discussão
Com base nos dados coletados na aplicação dos questionários, percebe-se que o grande fator que levam essas pessoas para uma academia de ginástica é a possibilidade de reduzir o seu peso, dentre as pessoas que responderam o questionário 52% das pessoas optaram por essa opção, 24% das pessoas escolheram melhora do seu condicionamento físico, 16% das pessoas escolheram por recomendação médica, 8% das pessoas optaram pelo fator estético.
As facilidades da vida moderna deixaram a vida mais prática e confortável, mas, por outro lado, diminuíram os níveis de atividade física. O homem entrou na era do menor esforço e poupa os mínimos gastos de energia (CAMPOS, BERNARDES, CAETANO et al, 2006).
O estilo de vida que as pessoas têm levado no seu dia-a-dia tem contribuído para esse aumento de peso nas pessoas com relação ao sedentarismo e hábitos alimentares, dentre outros fatores como fatores psicológicos e de doenças cardiovasculares, tendo relação direta com a obesidade, colesterol alto e diabetes.
A atividade física regular reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol, retarda a osteoporose e minora a obesidade, os sintomas de ansiedade e de depressão e a artrite (KATCH, MCARDLE e KATCH, 2011). Campos (2006) afirmam que o principal agente causador de infarto, câncer e derrame é o estilo de vida inativo.
O Estágio na academia trouxe uma experiência positiva em relação à atuação do profissional de Educação Física e os fatores que as pessoas buscam na academia, a postura, o comprometimento desses profissionais com os alunos, em prestar um serviço de qualidade e seu interesse em conhecer o seu aluno, pode estar em evidência nas aulas que acompanhamos nas aulas de estágio.
Considerações finais
Pode se concluir que as pessoas tem cada dia mais se preocupado com a situação crítica que as mesmas têm enfrentado, com base nos resultados coletado, percebe-se que o número de pessoas acima do seu peso ideal tem crescido, porém elas têm cada dia mais se prontificando em reverter essa situação procurando as academias para a realização de exercícios físicos. Onde foi realizado o estágio, pode-se perceber que há comprometimento por parte dos professores, em se preocupar com a didática das aulas, com a postura, com alunos que relata algum tipo de patologia. A prática de estágio agregou conhecimentos, em relação ao campo de academias, qual o publico alvo, as pessoas que freqüentam o que buscam.
Pode-se vivenciar como é um atendimento, desde o procedimento da anamnese, avaliação física, como se realiza uma ficha de treinamento, prescrição de treinamento, e mudança de ficha.
Como é estruturada uma aula de ginástica coletiva; o inicio o termino, o aquecimento e a volta a calma de cada aula, foi um momento de aprendizagem, onde o acadêmico pode colocar em prática o que aprende na sala de aula.
Referencial bibliográfico
ARAÚJO, A, S; PIMENTA, F, H, R; BARAÚNA, M, A; JÚNIOR, J, M, N; SILVA, A, L, S; PINTO, M, V, M; RAMOS, D, E, F; COTTA, D, O; ANDRADE, G, D; PAULA, A, H. Fatores motivacionais que levam as pessoas a procurarem por academias para a prática de exercício físico. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 12 - N° 115 - dezembro de 2007. http://www.efdeportes.com/efd115/fatores-motivacionais-que-levam-as-pessoas-a-procurarem-por-academias.htm
CAMPOS, R. S. Adesão dos universitários aos diversos níveis de atividade física. Estudos, Goiânia. 2006.
CERVO, AL; BERVIAN, PA Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.
DONIZETE, Adilson da Costa. Fundamento e Aprimoramento Técnico: 2001. Enciclopédia Encarta, 2001.
MARCELLINO, N.C Academias de ginástica como opção de lazer. R. Bras. Ci. e Mov. Brasília v. 11 n. 2 p. 49-54 junho 2003.
MARINHO, A; GULIELMO LGA. Atividade física na academia, objetivo dos alunos e suas implicações. In: Congresso Brasileiro de Esporte 10. 1997 Goiânia, Anais Goiânia Potencia 1997.
MC ARDLE, W.D. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
SABA, F. Aderência: A pratica do exercício em academias, São Paulo, Mande 2001.
TAHARA, A.K, SCHWARTZ, G. M, SILVA, K. A. Aderência e manutenção da prática de exercícios em academias. R. bras. Ci. e Mov. Brasília v. 11 n. 4 p. 7-12 out./dez. 2003.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 180 | Buenos Aires,
Mayo de 2013 |