efdeportes.com

Perfil antropométrico de praticantes de futsal 

masculino de uma equipe amadora da cidade de Crato, CE

Características antropométricas de jugadores de futsal masculino de un equipo aficionado de la ciudad de Crato, CE

Antropometric profile of practitioners of futsal men amateur team of Crato, CE

 

*Grupo de Estudos em Fisiologia e Treinamento (GEFIST). Universidade Regional

do Cariri – Unidade Descentralizada de Iguatu, CE

**Docente do Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri

Unidade Descentralizada de Iguatu, CE

***Graduado em Educação Física pela Universidade Federal

Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Rio de Janeiro (Brasil)

**** Mestre em Biocinética pela Faculdade de Ciências

do Desporto e Educação Física. Universidade de Coimbra (Portugal)

Anastácio Neco de Souza Filho* **

Thaynã Alves Bezerra*

Raimundo Nonato de Sales Mendonça***

Rubens Vinícius Letieri* ** ****

anastacioneco@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          Introdução: O objetivo do presente estudo foi identificar o perfil antropométrico de praticantes de futsal masculino amador da cidade de Crato, através de análise das características antropométricas destes indivíduos de acordo com as diferentes posições de jogo. Metodologia: Participaram do estudo 15 jogadores de uma equipe de futsal amadora. Para a determinação do perfil antropométrico da equipe foram utilizadas as seguintes medidas: percentual de gordura relativa (% gordura), massa corporal (MC), estatura, idade, massa corporal magra (MCM) e massa gorda (MG). Após os registros dos dados manualmente foi confeccionado um banco de dados em pacote estatístico Statiscal Package for Science Social (SPSS). Aplicou-se à estatística descritiva de medidas de tendência central e dispersão com média, desvio padrão, máximo e mínimo. Para as diferenças entre grupos foi realizado um teste de variância de Anova One Way. O nível de significância adotado foi de 5 %. A distribuição foi realizada por meio de tabelas. De acordo com os resultados apresentados, os testes não comprovaram haver diferenças estatisticamente significantes dentre as variáveis analisadas referentes às posições de jogo exercidas pelos atletas dentro de quadra. Sendo assim os resultados do presente estudo permitem concluir que mesmo uma equipe amadora sem nenhuma estrutura para treinamento físico dos atletas, possui plenas condições de alcançar um perfil antropométrico que se assemelhe com equipes profissionais.

          Unitermos: Antropometria. Composição corporal. Futsal amador.

 

Abstract

          This study has goal identify the amateur indoor soccer practicing anthropometric profile from a city called Crato, CE, trough the analysis of the anthropometrical characteristic of this athletes according to the different game positions. 15 players from an amateur indoor soccer team participate in this study. It was used the following measures to determinate the team profile: relative fat percentage (%fat) body mass (BM). After the records of the data it was made manually a database with average, standard deviation, maximum and minimum. For differences between groups it was made a test of variance of Anova One Way. The significance adopted level of 5%. The distribution was done through tables. According to the results presented, the tests have not shown statistically significant differences among the variables for the deferent positions of play performed by athletes in the gym. Thus the results of this study show that even an amateur team without any structure for physical training of athletes, is able to achieve a full anthropometric profile that is similar to professional teams.

          Keywords: Anthropometry. Body composition. Amateur Indoor soccer.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 179, Abril de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O futsal é a versão indoor do futebol que atualmente é organizada e gerenciada pela Fédération Internationale de Football Association (FIFA) e conta com vários países filiados a entidade (Castagna et al., 2009). Segundo Dias et al. (2007) no Brasil, o futsal é considerado a modalidade esportiva com maior número de praticantes, com aproximadamente 11 milhões de adeptos, dos quais a grande maioria é de crianças e adolescentes. O aumento no número de praticantes possibilita a realização de inúmeras pesquisas científicas de cunho sociológico, educacional, antropométrico, entre outras capazes se explorar a questão do futsal sob diferentes perspectivas.

    Sabe-se que, em se tratando de estudos sobre questões antropométricas, o futsal amador tem sido muito pouco explorado se comparado com a modalidade praticada profissionalmente, a qual, por sua vez, tem recebido atenção especial por pesquisadores. Neste sentido, pode-se afirmar que nas últimas décadas os estudos que buscaram analisar o padrão morfológico de atletas de futsal foram realizados com equipes profissionais em detrimento das amadoras (AVELAR et al., 2008).

    Assim, considerando esta flagrante lacuna em termos de carência de pesquisas desse gênero com equipes amadoras e que existem milhões de praticantes de futsal espalhados por este país afora, os estudos a serem realizados com atletas destas equipes amadoras parecem ser de significativa relevância, uma vez que estas necessitam ser exploradas por estudos desta ordem tanto quanto de melhoria das condições objetivas e materiais para sua dinâmica e funcionamento.

    De acordo Queiroga et al. (2005) a estrutura corporal segue tendência de homogeneização em grupos específicos de atletas competitivos em relação a um perfil que se acredita como adequado ou indicado para uma determinada atividade. A importância em se determinar o perfil físico de esportistas reside no fato da existência de uma relação entre forma corporal e desempenho físico.

    De fato, Avelar (2008) diz que pouco se conhece sobre o padrão morfológico dos atletas de futsal, especialmente aqueles envolvidos em competições de alto nível. Tais informações parecem relevantes tanto para a escolha das estratégias de preparação física a ser aplicadas quanto para a detecção e seleção de jovens talentos para a modalidade esportiva.

    Neste sentido, para conhecer melhor essa condição torna-se importante a utilização de técnicas antropométricas para a determinação da composição corporal e do perfil desses praticantes amadores, comparando com as informações existentes na literatura sobre as características antropométricas de futsal de equipes profissionais.

    Partindo deste pressuposto, o presente estudo teve por objetivo analisar o perfil antropométrico de praticantes de futsal masculino amador da cidade de Crato-CE, através da apreciação e interpretação das características antropométricas destes indivíduos, de acordo com as diferentes posições de jogo.

Metodologia

Amostra

    Participaram do estudo 15 jogadores de uma equipe de futsal amadora da Cidade de Crato-CE. Antes da coleta de dados, os jogadores foram informados dos objetivos e procedimentos a respeito das intenções do estudo. Após tomarem ciência, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

    O estudo foi norteado pela resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Incorpora-se sob a ótica do indivíduo e da coletividade através dos quatro referenciais básicos da bioética: autonomia, não maledicência, beneficência e justiça, visando assegurar os direitos e deveres que dizem respeito à comunidade científica, ao sujeito da pesquisa e ao Estado (GAUTHIER et al. 1998).

Instrumentação e procedimentos

    Durante a coleta dos dados, a equipe estava participando de um campeonato regional (Campeonato Juazeirense de Futsal). A freqüência de treinamento da equipe durante esta competição era de dois dias por semana com duração de duas horas cada, sendo que o treinamento técnico-tático era a prioridade naquele momento.

    Para a determinação do perfil antropométrico da equipe foram utilizadas as seguintes medidas: percentual de gordura (% gordura), massa corpora (MC), estatura, idade, massa corporal magra (MCM) e massa gorda (MG). Além disso, para a mensuração da gordura corporal relativa (% gordura), foi utilizada a equação de Siri (1961), a partir da estimativa de densidade corporal determinada pela equação proposta por Jackson e Pollock (1978).

    Um compasso da marca Sanny® (American Medical do Brasil Ltda., São Bernardo do Campo, SP) com precisão de 1mm foi utilizado para medidas das dobras cutâneas; a massa corporal foi verificada por meio da utilização de uma balança da marca Tanita® e a estatura por meio de um estadiômetro Sanny® com escala de medida de 0,1cm. As medidas de perimetria foram coletadas com uma fita flexível do modelo Sanny® com precisão de 0,1cm.

    A coleta dos dados ocorreu no mesmo local de treino da equipe sendo que a avaliação foi marcada para um dia em que não houvesse nenhum tipo de treinamento, permitindo assim à aplicação dos testes antropométricos selecionados para a pesquisa.

Análise estatística

    Para o estudo utilizou-se a técnica estatística descritiva do tipo medidas de tendência central e de dispersão para as variáveis antropométricas. Após os registros dos dados manualmente foi confeccionado um banco de dados em pacote estatístico Statical Package Science Social (SPSS). Aplicou-se a estatística descritiva de medidas de tendência central e de dispersão com média, desvio padrão, máximo e mínimo. Para as diferenças entre grupos foi realizado um teste de variância Anova One Way. O nível de significância adotado foi de 5%.

Resultados e discussão

    As características físicas dos praticantes estão discriminadas na tabela 1 e as variáveis elencadas por esse estudo foram: média, desvio padrão (DP), mínimo e máximo.

Tabela 1. Características físicas de praticantes de futsal masculino de 

uma equipe amadora da Cidade de Crato-CE no ano de 2012 (n=15)

 

Tabela 2. Características gerais de praticantes de futsal masculino de uma equipe amadora 

da Cidade de Crato-CE no ano de 2012, de acordo com as posições de jogo (n=15)

    A tabela 2 refere-se às médias de idade, massa corporal, estatura e percentual de gordura, e além das médias, aplicou-se para comparação de médias a análise de variância a fim de verificar possíveis diferenças entre os grupos (por posição de jogo) e não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (p>0,05).

    De acordo com os resultados apresentados, os testes não comprovaram haver diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis analisadas referentes às diferentes posições de jogo exercidas pelos atletas dentro de quadra. Um fato importante de ser registrado decorre de que, o goleiro em relação aos demais atletas, em todas as variáveis estudadas não apresentou diferenças significantes, de acordo com a função tática desempenhada em quadra.

    Isto se explica porque o goleiro, por ser uma posição que dentre todas é a que se tem em tese menor desgaste físico e calórico durante as partidas. Mesmo com todos os avanços nas regras de jogo e em termos técnico-tático, fazendo com que os goleiros participem mais intensamente da partida fora da sua área de gol, ainda assim esperava-se que estes em algumas variáveis como, por exemplo, percentual de gordura, estatura e massa corporal, pudessem apresentar valores altos em relação aos outros jogadores. Em estudo realizado por Avelar et al. (2008) com equipes profissionais, verificou-se haver diferenças significantes dos goleiros com relação aos alas nas variáveis da massa corporal e massa corporal magra.

    Soares et al. (2006) diz que essas diferenças podem ser atribuídas em grande parte à especificidade da posição, tanto durante os treinamentos quanto durante os jogos, uma vez que os goleiros executam com freqüência ações de saltos e deslocamentos curtos, na tentativa de evitar gols, ao passo que demais jogadores executam predominantemente ações de deslocamentos em velocidade e mudança de direção.

    Os resultados dos demais jogadores estão dentro de um mesmo padrão, pois, no futsal moderno exige-se uma movimentação intensa dos quatro jogadores de linha, fazendo com que os mesmos não permaneçam em posições específicas no decorrer da partida. No estudo de Lima et al. (2005), os autores correlacionam também, as variáveis relacionadas ao desempenho físico observado nos valores de VO2 máx. obtidos tanto em testes diretos quanto em testes indiretos, no qual afirmam que os testes indiretos possuem boa aceitação para aplicação no futsal.

    Além disso, um fator de fundamental importância é o estado de hidratação e desidratação dos indivíduos, além das condições ambientais em que estes se encontram (LETIERI, FURTADO & LETIERI, 2012).

    A média geral do percentual de gordura dos jogadores foi de 10,58%, percentual esse que está um pouco acima do nível de atletas profissionais, como relatado no estudo de Avelar et al. (2008) no qual os autores constataram um percentual de gordura de 9,4%. Isto é um indicador muito forte de que a prática da modalidade em si influencia muito no desenvolvimento de um perfil antropométrico que se acredita ser “ideal” para o futsal.

Considerações finais

    Os resultados indicaram que não houve diferenças significativas entre as variáveis analisadas, dando um destaque maior para o nível de percentual de gordura relativa. Em relação à comparação das diferentes posições de jogo desempenhadas pelos atletas, não houve nenhuma diferença significativa entre as variáveis estudadas, demonstrando assim, que pelo fato de uma equipe amadora não dispor de estrutura mínima para o treinamento físico dos atletas, não significa que a mesma não seja capaz de alcançar um perfil antropométrico que se assemelhe com equipes profissionais.

    Esses resultados podem estar ligados com todas as evoluções do futsal, que tem tornado a prática desta modalidade esportiva muito mais dinâmica, imprimindo ritmo e movimentação intensa dos atletas, impondo-lhes uma maior ocupação e participação em todas as posições de jogo.

    Apesar de a pesquisa ter sido realizada com indivíduos praticantes de futsal amador, os procedimentos metodológicos adotados seguiram um padrão rigoroso, o que contribuiu fortemente para a obtenção de dados concretos. No entanto, recomendam-se mais estudos acerca do tema.

Referências bibliográficas

  • AVELAR, A., SANTOS, K.M., CYRINO, E.S., CARVALHO, F.O., DIAS, R.M.R., ALTIMARI, L.R., GOBBO, L.A. Perfil Antropométrico e de Desempenho Motor de Atletas Paranaenses de Futsal de Elite. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Londrina, v. 10(1): 76-80, 2008.

  • BRACHT, Valter. Crítica do Esporte: uma introdução. 2ª ed. Revisada – Ijuí: Unijuí, 2003.

  • CASTAGNA, C., D'OTTAVIO, S., VERA, J.G., ÁLVAREZ, J.C.B. Match demands of professional Futsal: A case study. Journal of Science and Medicine in Sport. 12:490-494. doi:10.1016/j.jsams.2008.02.00, 2009.

  • DIAS, R.M.R., CARVALHO, F.O., SOUZA, C.F., AVELAR, A., ALTIMARI, L.R., CYRINO, E.S. Características Antropométricas e de Desempenho Motor de Atletas de Futsal em Diferentes Categorias. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. 9(3):297-302, 2007.

  • GAUTHIER, M. Elementos Metodológicos da Pesquisa. In: Ludke, M; André, M.E.D. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo. Atlas, 1998.

  • JACKSON, A.S. POLLOCK, M.L. Generalized equations for predicting body density of men. Br J Nutr. 40(3):497- 504, 1978.

  • LETIERI, R.V.; FURTADO, G.E.; LETIERI, M. Exercício Físico, Reposição Hidroeletrolítica e a Desidratação Em Atletas: Mecanismos e Conseqüências. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 175, 2012. http://www.efdeportes.com/efd175/exercicio-fisico-e-a-desidratacao-em-atletas.htm

  • LIMA A.M.J., SILVA, D.V.G., SOUZA, A.O.S. Correlação entre as medidas direta e indireta do VO2max em atletas de futsal. Rev Bras Med Esporte. 11(3):164-166, 2005.

  • QUEIROGA, M.R., FERREIRA, S.A., ROMANZINI, M. Perfil Antropométrico de Atletas de Futsal Feminino de Alto Nível Conforme a Função Tática Desempenhada no Jogo. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. 7(1): 30-34, 2005.

  • SIRI, W.E. Body composition from fluid spaces and density. In: Brozek J, Henschel A, editors. Techniques for measuring body composition. Washington: National Academy of Science. p. 223-244, 1961.

  • SOARES, B., TOURINHO-FILHO, H. Análise das distâncias e intensidade dos deslocamentos em uma partida de futsal, nas diferentes posições de jogo. Rev Bras Educ Fis Esp. 20(2):93-101, 2006.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 179 | Buenos Aires, Abril de 2013
© 1997-2013 Derechos reservados