O conhecimento acadêmico influenciando o ensino da capoeira: um relato de experiência El conocimiento académico influenciando en la enseñanza de la capoeira: un relato de experiencia The academic knowledge influencing the teaching of capoeira: an experience report |
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*Estudante de graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal **Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG. Professora do curso de Educação Física do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal, Florestal, MG |
Jânio Jose Quirino de Sousa* Osvaldo Costa Moreira** (Brasil) |
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Resumo Introdução: Este relato de experiência mostra a transição de um estudante do curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal, de técnico de Capoeira para professor de Capoeira, por meio da reflexão de suas ações e da adoção de métodos de ensino contemporâneos, rompendo com o paradigma das concepções de ensino tradicionais. Objetivo: Relatar a experiência de um estudante do curso de Educação Física que passou pela transição de um trabalho técnico para um trabalho baseado na reflexão e na prática pedagógica cujo eixo central é a Capoeira. Descrição da experiência: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo. A duração da experiência foi de aproximadamente 11 meses, sendo que as atividades foram desenvolvidas com carga horária de 20 horas semanais. As aulas aconteciam sob a coordenação da Divisão de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal e orientação do Professor Osvaldo, com a participação de um discente do curso de Licenciatura em Educação Física. Realizaram-se atividades acadêmicas por meio de metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Tal experiência culminou por enriquecer a formação universitária desse indivíduo, através processos pedagógicos inovadores que estimularam a construção de um cidadão crítico e consciente de sua responsabilidade social. Além disso, essa prática pedagógica no projeto “Capoeira: expressão e arte na cultura brasileira” articulou-se com ensino, por meio da práxis, adquirindo um saber teórico e, a partir da colisão dessa teoria com a prática, o estudante teve a possibilidade de aquisição de um novo saber, que foi fruto de sua própria experiência. Unitermos: Relato de experiência. Capoeira. Cultura. Lazer. Saúde. Conhecimento acadêmico.
Abstract Introduction: This experience report shows the transition of a Physical Education student of Universidade Federal de Vicosa – Campus Florestal, of Capoeira technical for Capoeira professor, through the reflection of your actions and the adoption of contemporary education methods, breaking the paradigm of traditional teaching conceptions. Objective: To report the experience of a Physical Education student who made the transition from technical work to a work based on reflection and pedagogical practice whose central axis is Capoeira. Description of experience: The present work it is an experience report. The experiment duration was approximately 11 months, and the activities were developed with a workload of 20 hours a week. The classes took place under the coordination of the Divisao de Extensao e Cultura da Universidade Federal de Vicosa – Campus Florestal and guidance of Professor Osvaldo, with the participation of one Physical Education student. There were academic activities through active methodology of teaching and learning. This experience culminated by enriching university education that individual through innovative teaching processes that stimulated the construction of a critical citizen and conscious of its social responsibility. Moreover, this pedagogical practice in project "Capoeira: expressao e arte na cultura brasileira" articulated with teaching through praxis, enabled acquiring theoretical knowledge and, from the collision between theory and practice, the student was able of acquire new knowledge, which have been result of his own experience. Keywords: Experience report. Capoeira. Culture. Leisure. Health. Academic knowledge.
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EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 178, Marzo de 2013. http://www.efdeportes.com/ |
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Introdução
A capoeira traz consigo um passado de sofrimento e luta por libertação, em que o negro vindo da África, e escravizado no Brasil, desenvolveu esta prática corporal, que também pode ser entendida como arte, como forma de luta para que estes pudessem se defender dos capitães do mato e, ao mesmo tempo, conseguissem fugir para os quilombos (FONTOURA e GUIMARÃES, 2002). Atualmente, essa prática corporal, que antes era luta, incorporou status de arte e vem conquistando um número cada vez maior de adeptos, contudo, sua prática ainda é muito descriminada (FRIGÉRIO, 1989). Assim, cabe ao professor que trabalha com a Capoeira, utilizar-se de instrumentos pedagógicos no ensino desta prática corporal, no intuito de romper com esse paradigma de preconceito, e torná-la um meio de esclarecimento e formação cidadã.
“Capoeira: expressão e arte na cultura brasileira” é um projeto que desenvolveu-se a partir do momento em que se viu a necessidade de proporcionar aos estudantes dos cursos Técnico, Tecnólogo e Superior da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal uma forma de lazer e cultura corporal, na qual a Capoeira se insere, envolvendo elementos cognitivo motores, culturais, dança, musica, e trazendo para estes alunos a discussão do arcabouço histórico que envolve esta prática (SOUSA, MOREIRA e SIMPLÍCIO, 2011). Além disso, por meio desse projeto pode auxiliar na promoção de saúde juntamente com a prática esportiva dessa modalidade.
O projeto tem como objetivo fazer uma interação com os estudantes de diferentes graus de ensino (técnico, tecnológico e superior), onde nas aulas são desenvolvidas as praticas de golpes típicos da Capoeira como armada, meia lua de compasso, benção, queixada entre outros. As aulas são desenvolvidas através da observação do desenvolvimento dos alunos, respeitando a individualidade de tempo de aprendizado de cada um, partindo de movimentos mais simples para movimentos mais complexos, e as práticas instrumentais são realizadas com os alunos, utilizando elementos típicos da Capoeira, como pandeiro, atabaque, berimbau agogô, reco-reco. É também uma meta a ser alcançada por meio do projeto, oportunizar ao aluno praticante a se graduar nesta prática corporal, através do batizado, em que o aluno adquiri a sua primeira graduação (corda), como prova de seu desenvolvimento, com aquisição das habilidades motoras específicas e conhecimentos teóricos relacionados à Capoeira.
A prática da Capoeira envolve vários elementos importantes para aquisição de novas habilidades motoras, e para o desenvolvimento destas, como a coordenação de braços e pernas, o ritmo, a dança, a agilidade e a velocidade (AREIAS, 1984), visando o desenvolvimento do aluno enquanto praticante e disseminador dessa prática típica e culturalmente afro-brasileira, na qual se inserem pessoas de várias faixas etárias, e de ambos os gêneros, quebrando preconceitos impostos pela sociedade, dando oportunidade as várias classes sociais praticarem, sem distinções. Nas aulas do projeto “Capoeira: expressão e arte na cultura brasileira” busca-se trabalhar com o aluno a visão que a sociedade tem em torno desta prática corporal, e também auxiliar no entendimento, por parte do aluno, de seu papel na sociedade, na condição de cidadão, desenvolvendo discussões sobre a Capoeira enquanto elemento da cultura afro-brasileira, a construção histórico-cultural da Capoeira no Brasil, buscando desenvolver processos educativos, através da prática e do entendimento da Capoeira em suas várias dimensões e, ao mesmo tempo uma formação humanitária do estudante universitário.
Nesse sentido, este relato mostra a transição de um estudante do curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal, modalidade licenciatura, de técnico de Capoeira para professor de Capoeira, por meio da reflexão de suas ações e da adoção de métodos de ensino contemporâneos, como a Cultura Corporal de Movimento (COLETIVO DE AUTORES, 1992), rompendo com o paradigma das concepções de ensino tradicionais. Tal fato culminou por enriquecer a formação universitária desse indivíduo, através processos pedagógicos inovadores que estimularam a construção de um cidadão crítico e consciente de sua responsabilidade social. Além disso, essa prática pedagógica no projeto “Capoeira: expressão e arte na cultura brasileira” articulou-se com ensino, por meio da práxis, adquirindo um saber teórico e, a partir da colisão dessa teoria com a prática, o estudante teve a possibilidade de aquisição de um novo saber, que foi fruto de sua própria experiência.
Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é relatar a experiência de um estudante do curso de Educação Física que passou pela transição de um trabalho técnico para um trabalho baseado na reflexão e na prática pedagógica cujo eixo central é a Capoeira.
Descrição da experiência
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo. A duração da experiência foi de aproximadamente 11 meses, sendo que as atividades foram desenvolvidas com carga horária de 20 horas semanais. As aulas aconteciam sob a coordenação da Divisão de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal e orientação do Professor Osvaldo, com a participação de um discente do curso de Licenciatura em Educação Física. Realizaram-se atividades acadêmicas por meio de metodologia ativa de ensino-aprendizagem, e a busca qualificada do professor.
Por já ter a vivência na pratica da Capoeira, quando vim para cidade de Florestal-MG, em 2010, logo procurei por esta prática corporal. Foi quando conheci o Contramestre Chacal e, de imediato, criei grande vinculo de amizade. Por influencia de minhas experiências anteriores e da amizade recém-criada, escrevi o meu primeiro projeto de Capoeira, sob a orientação do professor Afonso Timão Simplício. Pouco depois conheci o professor Osvaldo Costa Moreira que me ajudou a reformular a escrita e a forma de realização do projeto, com base em metodologia de ensino contemporâneas e críticas. Em seguida, procedemos ao registro do mesmo e submetemo-lo ao edital do Procultura 2011, sendo agraciados pelo mesmo. No ano de 2012, iniciei a execução do projeto, nos novos moldes propostos.
Já de início, pude perceber a importância do conhecimento acadêmico, sobretudo dos pressupostos teóricos associados a esta prática corporal e à prática docente, pois esses elementos teóricos se faziam necessários quando da elaboração dos planos de aulas, da execução das aulas, do ensino das atividades planejadas para os alunos, e da própria avaliação da aula. Através de pesquisas bibliográficas em bases de dados na internet, comecei a buscar conhecimentos que agregassem valor tanto à minha formação acadêmica, quanto à minha formação enquanto capoeirista. Ficou claro, a partir daí que a Capoeira se revelara para mim, enquanto licenciado em Educação Física, como uma alternativa de trabalho pedagógico a ser inserido no contexto escolar.
Por meio das vivências pedagógicas no projeto “Capoeira: expressão e arte na cultura brasileira” foi possível perceber que a prática e o aprendizado da Capoeira acrescentam muito na vida dos alunos, pois aumenta a percepção dos mesmos sobre cultura, onde aprendem a valorizar a cultura brasileira, não somente como prática corporal, mas também como elemento de resistência e valorização étnica, forma inserção social, possibilidade de lazer e promoção de saúde, e elemento de formação da cidadania, de modo crítico e reflexivo.
Além disso, também notei que desenvolvera de forma mais refinada percepção sobre as dificuldades e limitações de cada aluno, que auxiliaram na reformulação do ensino durante as aulas, no intuito de promover o desenvolvimento equiparado de todos os praticantes, constituindo assim uma prática pedagógica sistematizada, seguindo pressupostos teóricos, tendo seqüência pedagógica, e promovendo a reflexão, ao final da aula, sobre os objetivos propostos e os objetivos atingidos. Durante essas aulas buscava-se desenvolver não somente desenvolver a prática corporal, mas também a análise sobre o arcabouço cultural próprio da Capoeira e a socialização do saber relacionado a essa prática por meio de ações como palestras, mostras e vídeos sobre temas como Capoeira, cidadania e educação, manifestação da Capoeira enquanto elemento da cultura afro-brasileira, a construção histórico-cultural da Capoeira no Brasil, buscando desenvolver processos educativos, através da prática e do entendimento da Capoeira em suas várias dimensões.
Discussão
Em primeiro lugar, é importante considerar a prática pedagógica como parte de um processo social e de uma prática social maior. Ela envolve a dimensão educativa não apenas na esfera escolar, mas na dinâmica das relações sociais que produzem aprendizagens, que produzem o “educativo”. Assim, os movimentos sociais produzem uma prática pedagógica, que é social, tendo como conteúdos centrais a política, a estratégia de negociação, a organização, a definição de objetivos, a articulação com outras organizações sociais, desenvolvendo teias ou redes de informação e ação política (GIROUX, 1997 apud SOUZA, 2004).
O trabalho educacional através da Capoeira, sendo este em escolas ou projetos sociais em universidades, como é o caso deste projeto, é uma forma de promover atividades culturais, tipicamente brasileiras, levando em consideração o arcabouço histórico que a Capoeira traz consigo, o qual influencia na formação de um conceito crítico dos praticantes e da sociedade, em relação a esta prática, e oportuniza ao aluno praticante uma formação dentro desta atividade, que permite ao mesmo ascender da posição de aluno, para a posição de professor de Capoeira. Para tanto, não basta apenas à formação técnica, com domínio dos golpes e das técnicas de instrumentação, mas é necessário a busca de conhecimentos teóricos, nas mais diversas fontes de conhecimento (livros, artigos, filmes, ...) para que se efetue, não somente a formação do técnico, mas a formação de quem quer exercer a função de educador através desta prática corporal.
Com a formação acadêmica, se tem um esclarecimento sobre as diferentes formas de ensinar, o que não desvaloriza a formação de prática, mas sim, fornece ao “prático”, como era o meu caso, informações que possibilitam a aquisição de conhecimentos sobre as mais variadas dimensões da Capoeira, permitindo, durante as aulas de Capoeira, ações pedagógicas nas dimensões atitudinais, procedimentais e conceituais (DARIDO e RANGEL, 2005), para alunos em diferentes estágios de aprendizagem. Nesse sentido, o conhecimento acadêmico atua como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração as vivências pregressas de cada aluno, respeitando as individualidades e os estágios de desenvolvimento.
Os conteúdos propostos historicamente para a Educação Física escolar no Brasil, valorizam as diferenças regionais, sendo eles os jogos, os esportes, as ginásticas, as danças, as lutas e a Capoeira (COLETIVO DE AUTORES, 1992), que ganha destaque no contexto escolar por ser uma expressão tipicamente brasileira, e também, por possuir caráter de jogo, luta, dança, ginástica e esporte.
Darido e Rangel (2005) classificam a Capoeira como um exemplo de conteúdo das lutas por considerar que: “as lutas são disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjulgado(s), através de técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e de deslealdade. Podem ser citados como exemplo de lutas desde brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro até as práticas mais complexas como Capoeira, judô e caratê”.
Diante destes termos podemos afirmar que a Capoeira pode ser inserida no contexto acadêmico do ensino superior, na licenciatura em Educação Física, mais especificamente na disciplina de lutas, para que futures professores de Educação Física possam trabalhar os elementos teórico-práticos da Capoeira dentro e fora das escolas, por ser esta uma prática que traz consigo arraigados elementos da cultura afro-brasileira, além de possuir uma relevante construção histórica dentro de nossa sociedade. Não obstante, também possibilita aos alunos vivências corporais que são importantes no processo de desenvolvimento desse indivíduo.
Em relação ao trabalho com os elementos práticos da Capoeira, como os golpes, entende-se sua importância como forma de aquisição e desenvolvimento de habilidades motoras, a partir da vivência desses movimentos. Contudo, cabe ressaltar que elementos teóricos devem ser abordados, relacionando-os aos elementos práticos, como a construção histórica da Capoeira e sua relação com os nomes e as formas de execução dos golpes. De forma semelhante, relacionar os tipos de toques de berimbau com seus significados no contexto da roda de Capoeira, bem como relacionar as várias identidades da Capoeira como jogo, luta, dança, esporte, por meio da prática dessa modalidade de diferentes formas, para que o aluno amplie seu entendimento sobre o(s) significado(s) da Capoeira. Essa atitude por parte do professor permite que os alunos compreendam os significados da prática corporal que realizam e entendam que tal prática foi culturalmente construída e possui saberes e valores próprios.
É possível considerar que a Capoeira possui características que se aproximam um pouco de diferentes manifestações, como dança, luta, esporte, jogo, ritual..., as quais o praticante utilizará, dependendo de seu interesse e do objetivo em relação a essa prática corporal. Por esse motivo, reforça-se a afirmação de que a Capoeira deva estar inserida no contexto escolar, em virtude de sua diversidade de possibilidades de trabalho, desde que a mesma esteja de acordo com pressupostos educacionais e seja transformada conforme as necessidades do contexto escolar (BRASIL, 1998; DARIDO e RANGEL 2005).
O supraexposto é reforçado por Areias (1984) e Castellani Filho (1988) que consideram que “a Educação Física brasileira precisa, resgatar a Capoeira enquanto manifestação cultural, ou seja, trabalhar com a sua historicidade, não desencarná-la do movimento cultural e político que a gerou. Esse alerta vale nos meios da Educação Física, inclusive para o judô que fora, nesse contexto, totalmente despojado de seus significados culturais, recebendo um tratamento exclusivamente técnico”.
A partir das vivências e experiências acumuladas por meio da atuação no projeto “Capoeira: expressão e arte na cultura brasileira” foi possível compreender que o trabalho educacional através da Capoeira deve ser implementado em diferentes meios como o acadêmico, escolas e em academias, e que essa prática corporal deve ser entendida e abordada nos seus mais diferentes aspectos, visando a opurtunização de um conhecimento amplo dos elementos teórico-práticos, elementos histórico-culturais e função e diálogo social, na busca pelo esclarecimento de seus praticantes, possibilitando assim, a formação de um senso crítico sobre o papel da desta prática nos diferentes meios sociais.
Referências
AREIAS. A. O que é capoeira. 2. ed. São Paulo, Brasiliense, 1984.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física, Terceiro e Quarto Ciclo. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CASTELLANI FILHO, L. Educação física: projeto de Diretrizes Gerais para o ensino de 2' grau. Núcleo Comum. MEC, 1988.
DARIDO, S. C.; RAGEL, I. C. A. Educação Física Escolar: Implicações para a Prática Pedagógica. Editoras da Série Irene Conceição Andrade Rangel, Suraya Cristina Darido. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
FONTOURA, A. R. R.; GUIMARÃES, A. C. A. História da Capoeira. Revista da Educação Física/UEM, v.13, n.2, p.141-150, 2002.
FRIGÉRIO, A. Capoeira: de arte negra a esporte branco. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.4, n.10, p.85-98, 1989.
SOUSA, J. J. Q.; MOREIRA, O. C.; SIMPLÍCIO, A. T. Projeto “Capoeira: expressão e arte na cultura brasileira”. Universidade Federal de Viçosa, 2011. Disponível em: http://www.raex.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividade.php. Acessado no dia: 22/02/2013.
SOUZA M. A; Prática Pedagógica: conceito, características e inquietações. IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares E Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola, agosto de 2004.
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Marzo de 2013 |