efdeportes.com

Jogos Olímpicos na Educação Física escolar: um relato 

de experiência com séries iniciais do ensino fundamental

Los Juegos Olímpicos en la Educación Física escolar: un relato de una experiencia con los niveles iniciales de la educación primaria

 

*Professor. Escola Municipal em Tempo Integral Profa. Ana Lucia de Oliveira Batista

**Coordenadora em Educação Física. Escola Municipal

em Tempo Integral Profa. Ana Lucia de Oliveira Batista

(Brasil)

Leonardo Liziero*

Rosimeire da Conceição Pereira França**

leonardoliziero@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          O Olimpismo é um conjunto de valores que, utilizando-se do esporte como instrumento pedagógico, visa a consolidação de valores para uma sociedade mais justa. Diversos autores justificam a sua importância como conteúdo nas aulas de Educação Física na Educação Básica. Este estudo teve por objetivo relatar um plano de ensino com enfoque no Olimpismo para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como proposta norteadora do trabalho pedagógico utilizou-se a metodologia da problematização, proposta por Berbel (1995). Percorrendo as etapas da metodologia os alunos conheceram os Jogos Olímpicos, sua origem e valores propagados, correlacionaram os valores aprendidos com as atitudes necessárias no cotidiano, desenvolveram seu repertório motor por meio da vivência de diversas modalidades esportivas olímpicas (individuais e coletivas) e participaram dos Jogos Olímpicos da escola. Os alunos refletiram criticamente sobre os valores olímpicos para o convívio coletivo, compreendendo que seus atos podem influenciar negativa ou positivamente o ambiente que vive.

          Unitermos: Olimpismo. Metodologia da problematização. Educação Física Escolar.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 178, Marzo de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Os Jogos Olímpicos são o maior evento esportivo mundial, com a confraternização de atletas das mais variadas modalidades esportivas e de todos os Continentes do Mundo. Mais que um evento com competições simultâneas de diversos esportes, os Jogos Olímpicos representa a união de atletas, propagando um ideal. O Olimpismo, termo utilizado para designar o conjunto de valores olímpicos, tem por principal finalidade “(...) promoção do entendimento internacional e o correto ensinamento do conceito de liberdade para a juventude, criando condições para a coexistência social” (TODT et al., 2007, p. 150). O Olimpismo utiliza o esporte como ferramenta pedagógica para a construção e fortalecimento de valores, visando à construção de um homem melhor e uma sociedade mais justa.

    O Olimpismo está embasado em três valores fundamentais: excelência, amizade e respeito.

    “Excelência: dar o melhor de si, no campo de jogo, na escola e em casa. Significa fazer o melhor não apenas para vencer, mas para participar sempre. Ter objetivos e crescer junto com eles.

    Amizade: entender que todos – da turma, da escola, do país e do mundo – podem ser amigos e que as diferenças (econômicas, raciais, religiosas) não têm importância e devem ficar para trás.

    Respeito: por si mesmo, pelo outro, pelas regras, pelo meio ambiente. Respeitar o fair play (jogo limpo) e lutar contra a utilização de doping no esporte”. (COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO, s/d)

    Ao entender que o Olimpismo é um sistema de princípios que buscam a construção de uma sociedade mais justa por meio da prática esportiva, o presente texto teve por objetivo relatar uma experiência de aplicação do tema Jogos Olímpicos na Educação Física escolar com séries iniciais. O presente relato é um recorte do trabalho desenvolvido com as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano da Escola Municipal em Tempo Integral Profª. Ana Lúcia de Oliveira Batista (Campo Grande/MS) e focou no trabalho desenvolvido com os alunos dos 3º anos. O trabalho foi norteado pela Metodologia da Problematização (BERBEL, 1995), descrita a seguir.

Metodologia da problematização

    A metodologia que embasa o presente relato é Metodologia da Problematização, proposta por Berbel (1995) e que está fundamentada na Pedagogia Problematizadora de Paulo Freire, que busca “(...) servir para a emancipação do homem, para a sua humanização” (BERBEL, 1999, p. 2).

    Partindo sempre da práxis (relação teoria-prática), a Metodologia da Problematização leva o aluno a analisar a sua realidade social de maneira consciente, identificando nela situações que geram conflitos e/ou desequilíbrios. Para seu desenvolvimento utilizam-se as seguintes etapas: “Observação da Realidade”, “Problematização”, “Levantamento dos Pontos-chave”, “Teorização”, “Hipóteses de Solução” e “Aplicação à Realidade”. Uma vez identificado o problema, por meio da observação da realidade, é feita uma análise para definir os pontos-chave, ou seja, as possíveis causas do problema definindo os aspectos que precisam ser conhecidos e estudados. Em seguida, chega-se a teorização que caracteriza a busca de informações técnicas, científicas e empíricas para subsidiar a busca de alternativas de resolução do problema. A próxima etapa é o levantamento de hipótese de solução objetivando instigar o aluno a criar, elaborar, encontrar alternativas para superação do problema e por fim parte-se para a aplicação à realidade, etapa em que se definem ações para solucionar o problema identificado, voltando dessa forma à realidade com uma ação intencional, consciente e transformadora.

    Esclarecido a metodologia utilizada, passaremos agora a descrever o caminho pedagógico percorrido para problematizar os Jogos Olímpicos com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.

Caminho pedagógico percorrido

    Na Observação da Realidade foi percebido que alguns alunos têm a tendência de chegar à escola no início do ano, com alguns valores e atitudes não adequadas para o bom convívio na rotina escolar, ainda, que alguns alunos relatavam ter observado na mídia sobre as Olimpíadas, mas sem conseguir explicar o que era esse evento. Importante observar que os alunos tinham em média quatro anos de idade na última edição dos Jogos Olímpicos (em Pequim, 2008).

    Para iniciar a o percurso pedagógico foi realizada a Aula Mobilizadora, na qual os alunos assistiram ao desenho animado Campeão Olímpico, do Pateta e realizaram registro dos fatos observados no vídeo por meio de questionário para diagnosticar o nível de conhecimento sobre o tema. Vivenciaram também atividades práticas das modalidades esportivas que deram origem aos Jogos. Por meio de roda de conversa os alunos elencaram os Pontos-Chaves, com as principais curiosidades identificadas pelos alunos e os principais direcionamentos que o professor selecionou para os estudos, foram eles:

  • As Olimpíadas surgiram na Grécia antiga;

  • As primeiras provas foram de corridas;

  • Nas Olimpíadas vemos muitos esportes diferentes;

  • Com as Olimpíadas aprendem-se diversos valores;

  • Os Jogos Olímpicos nos mostram a importância das regras para boa convivência.

    A próxima etapa realizada foi a de Teorização. Os alunos assistiram a um documentário que relata os Jogos da Era Antiga (documentário Os campeões de Olímpia: os jogos antigos) e um vídeo que apresentava os Jogos Olímpicos dos dias atuais, ainda pesquisaram em ambiente virtual texto sobre a evolução, símbolos e valores dos Jogos, para posterior socialização em grupo, com ênfase nos valores olímpicos (excelência, amizade e respeito).

    Na etapa de Hipóteses de Solução os alunos vivenciaram as principais modalidades esportivas e confeccionaram um varal com as todas as modalidades presentes nos Jogos Olímpicos de 2012. As modalidades vivenciadas foram atletismo, com provas de corridas e provas de campo (arremessos e lançamentos) e esportes coletivos (futebol, handebol, basquete e vôlei). Optou-se por jogos pré-desportivos, com regras simples das modalidades selecionadas. Outra atividade realizada foi a confecção de um varal olímpico, atividade semelhante a um quebra-cabeça. Havia o pictograma oficial da modalidade, o nome da modalidade e uma breve descrição. Eles estavam misturados. Os alunos deviam associar o pictograma, o nome e a descrição da modalidade.

    Na etapa de Aplicação à Realidade os alunos vivenciaram os Jogos Olímpicos da escola. Nestes Jogos, os alunos dos 5º anos organizaram as provas e regras. Houve 10 provas, entre provas de Atletismo e Esportes coletivos. Houve uma cerimônia de abertura, com cerimonial semelhante ao dos Jogos Oficiais e envolvimento de toda a escola. Como Cerimônia de Encerramento optou-se pela premiação aos alunos destaques do bimestre.

    Ainda, ao término dos Jogos Olímpicos, os alunos destaques foram convidados a dar um depoimento sobre os aprendizados do bimestre. Nestas entrevistas os alunos reforçaram os valores propagados pelo Olimpismo e a importância da prática do esporte de uma forma saudável, com competição justa.

Considerações finais

    Problematizar sobre os Jogos Olímpicos possibilitou aos alunos mais do que compreender a magnitude deste evento esportivo, mas compreender os valores propagados pelo Olimpismo. Por meio destes valores os alunos refletiram criticamente sobre a importância das regras e combinados quando se tem um objetivo e convive-se coletivamente. Apresentaram durante o período de estudo uma reflexão crítica diante de situações cotidianas vivenciadas nas práticas esportivas e demais atividades de sua rotina escolar, compreendendo que seus atos podem influenciar negativa ou positivamente o ambiente que vivem. Desta forma constataram que seguir as regras e ter disciplina a partir de suas condutas diárias, quer seja na escola quer seja em sua casa, bem como ter solidariedade e respeito aos outros é essencial quando vivemos coletivamente e ao dar o máximo de seu empenho nas atitudes práticas adotadas estará favorecendo a vida em sociedade.

Referências

  • BERBEL, N. A. N. (Org.) Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: Ed. UEL, 1999.

  • BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina (Londrina), Londrina/PR, v. 16, n. 2, p. 9-19, 1995.

  • COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO. Cartilha: Olimpismo: sua origem e seus ideais. s/d. Disponível em: http://www.cob.org.br/movimento_olimpico/docs/cartilha_olimpismo.pdf

  • TODT, N. S.; REPPOLD FILHO, A. R.; STOBAUS, C. D.; MOSQUERA, J. J. M. A educação olímpica e a formação de professores. In. MESQUITA, R., RUBIO, K. REPPOLD FILHO, A. R., TODT, N. S. Ética e compromisso social nos Estudos Olímpicos. Porto Alegre, RD: EDIPUCRS, 2007. p. 147-166.

Vídeos

Pateta: o campeão Olímpico

 

Os campeões de Olímpia – Os Jogos Antigos

 

Texto-base para os alunos

  • Jogos Olímpicos de Verão. Disponível em: http://www.professorleonardoef.com/2012/02/jogos-olimpicos-de-verao-2012.html

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 17 · N° 178 | Buenos Aires, Marzo de 2013
© 1997-2013 Derechos reservados