Breve história sobre a equipe do Joinville Esporte Clube (JEC) Breve historia sobre el equipo del Joinville Esporte Clube (JEC) |
|||
Graduado em Licenciatura e Bacharel em Educação Física pela Universidade do Contestado, Unc, Porto União, SC (Brasil) |
William Cordeiro de Souza (Brasil) |
|
|
Resumo O presente estudo de característica descritiva exploratória buscou como objetivo realizar uma breve revisão bibliográfica, sobre a história e origem da equipe de futebol do Joinville Esporte Clube (JEC) da cidade de Joinville, Santa Catarina. Unitermos: História. Futebol. Joinville Esporte Clube.
Abstract
This feature descriptive exploratory study sought to realize a brief
literature review on the history and origin of the football team of Joinville
Sports Club (JEC) of the city of Joinville, Santa Catarina.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 178, Marzo de 2013. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
História
A cidade de Joinville foi fundada em 9 de março de 1851, hoje conhecida como a "Cidade das Flores, dos Príncipes e das bicicletas", com aproximadamente 500 mil habitantes a mesma presenciou o casamento da princesa Francisca Carolina, filha de D. Pedro I para o príncipe François Ferdinand Phillipe Louis Marie. A cidade é situada exatamente entre a Serra do Mar em um dos recortes mais encantadores do litoral brasileiro rica em indústrias, minuciosa na dança e conhecida majestosamente como, Cidade dos Príncipes é o maior município de Santa Catarina. A partir dai oficialmente começa a história da cidade com a chegada da primeira leva de imigrantes europeus.
Segundo Boing e Carelli (2012) o intenso processo de imigração que ocorreu na cidade na década de 70, fez com que a hegemonia dos tempos coloniais cedesse lugar a um ambiente de ampla diversidade cultural e étnica, pois chegavam à cidade milhares de pessoas, vindas de várias partes do Brasil, foram tornando-se cidadãos joinvilenses. Essa chegada ocasionou um grande desenvolvimento econômico e novas manifestações culturais para a cidade. Com o surgimento de algumas das maiores indústrias do país da atualidade, como por exemplo, Tupy, Consul e Tigre.
Foi nessa mesma na década de 70 mais precisamente no dia 29 de janeiro de 1976, nasce o orgulhoso do povo joinvillense e barriga verde, surge o Joinville Esporte Clube. (TAJES JR, 2012).
Conforme o site do clube o Joinville Esporte Clube foi fundado a partir de uma fusão do departamento de futebol das equipes do América e Caxias ambas da cidade de Joinville.
Há relatos que o primeiro jogo do Joinville foi contra o Vasco da Gama (Amistoso) onde o jogo terminou empatado em 1 X 1. A equipe jequeana conquistou algumas façanhas no futebol catarinense sendo 8 vezes campeão catarinense em anos consecutivos (octacampeonato) entre os anos de 1978 a 1985. Claro que conseqüentemente, a equipe conquistou outras vezes o campeonato, mas esses 8 anos ficaram marcados na história do clube.
Em seu site o clube destaca que o Joinville disputou vários campeonatos da série A do campeonato brasileiro, onde teve sua melhor campanha em 1985 quando ficou na oitava posição, sendo desclassificado pela equipe do Coritiba, que acabou sagrando-se campeão Brasileiro daquele ano.
A maior conquista do clube foi no dia 17 de outubro de 2011, o JEC (conhecido carinhosamente pela torcida) consolidou sua ida para Série B ao ganhar da grande equipe do Brasiliense por 4 a 1, com duas rodadas de antecedência e, com a derrota da equipe do Ipatinga para o Brasiliense, garantiu classificação para a final da Série C. No primeiro jogo contra o CRB no Estádio Rei Pelé, em Maceió a equipe do Joinville venceu por 3 a 1. Na volta, a equipe venceu novamente pelo placar de 4 a 0 na Arena Joinville e conquistou seu primeiro título nacional.
Já no ano de 2012 a torcida do clube acreditava que na série B, do campeonato brasileiro a equipe joinvillense, brigaria para não cair para a terceira divisão do futebol brasileiro novamente, mas a equipe mostrou garra e determinação e ficou a 6ª posição com 60 pontos e ficando a 11 pontos do 4º colocado que é foi a equipe do vitória do Bahia que conseguiu acesso para a elite do futebol brasileiro.
Nesses quase 40 anos de clube alguns jogadores tornaram-se ídolos da torcida como, por exemplo: Nardela, Zé Carlos Paulista, Paulo Egídio - Autor do Gol 1000, Renato Tilão - Autor do Gol 2000, Aldair - Autor do Gol 3000. Nos dias de hoje, os ídolos da torcida é o atacante Lima, que está se tornando o maior artilheiro do clube e o goleiro Ivan Soares que no ano de 2012, o mesmo foi o primeiro goleiro a marcar um gol com a camisa do JEC em um jogo contra a equipe do Marcílio Dias de Itajaí, pela Copa Santa Catarina.
Referências
BOING, Eliziane Meurer; CARELLI, Mariluci Neis. Uma reflexão sobre a paisagem cultural de Joinville/SC. Revista VITAS – Visões Transdisciplinares sobre Ambiente e Sociedade, Ano II, Nº 5, dezembro de 2012.
ESTATUTO DO JOINVILLE ESPORTE CLUBE. Dísponivel em: http://jec.com.br/wp-content/uploads/2012/06/ESTATUTO-JEC.pdf acesso em: 02 de Jan. 2013.
SITE DO JOINVILLE ESPORTE CLUBE. Dísponivel em: http://jec.com.br acesso em: 02 de Jan. 2013.
TAJES JR, Douglas. O futebol e as realidades econômicas regionais em Santa Catarina: O futebol profissional explicado pelo desenvolvimento econômico de suas regiões. Dissertação de mestrado apresentada no Programa de Mestrado da Universidade de Contestado (UnC) – 2012.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 17 · N° 178 | Buenos Aires,
Marzo de 2013 |