efdeportes.com

Estilo de vida de alunos soldados do curso de formação 

de soldados (CFSd) 2008/SC e policiais militares formados 

do 11º Batalhão de Polícia Militar de São Miguel do Oeste, SC

Estilo de vida de alumnos soldados del curso de formación de soldados (CFSd) 2008/SC y 

policías militares formados del 11º Batallón de Policía Militar de Sao Miguel do Oeste, SC

 

*Especialista em Atividade Física e Saúde

pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, SC

**Mestre em Ciência do Movimento Humano pela UFSM

Professora do curso de Educação Física da Unoesc

campus de São Miguel do Oeste, SC

***Graduação em Educação Física

pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, SC

Fátima Bisutti*

fatima.bisutti@unoesc.edu.br

Andréa Jaqueline Prates Ribeiro**

andrea.ribeiro@unoesc.edu.br

Jéssica Karine Berté***

jessikaberte@hotmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          O presente estudo objetivou analisar o estilo de vida de alunos soldados do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2008/SC e Policiais Militares formados do 11º Batalhão de Polícia Militar de São Miguel do Oeste/SC. Após o levantamento de dados percebeu-se que o Grupo 01 (Alunos Soldados) apresentou estilo de vida positivo nos componentes comportamento preventivo e relacionamentos. Já os componentes controle do estresse e atividade física apresentaram tendência à positividade e o componente nutrição à negatividade. O Grupo 02 (Policiais Militares Formados) apresentou estilo de vida positivo para os componentes comportamento preventivo e relacionamentos. Atividade física, controle de estresse e nutrição têm tendência à positividade menores. Dessa forma, conclui-se que entre os grupos 01 e 02, o perfil do Estilo de Vida do Grupo 01, é levemente superior, o que indica ser mais positivo que o Grupo 02. Os resultados da pesquisa foram entregues aos sujeitos pesquisados, sendo orientados a melhorar aspectos relacionados ao estilo de vida. Sugere-se que outras pesquisas desta natureza sejam realizadas e que sejam efetuadas orientações e acompanhamento profissional especializado dentro das Organizações Militares para um maior rendimento e uma melhor qualidade de vida destes policiais.

          Unitermos: Perfil do estilo de vida. Policiais Militares. Soldados.

 

Abstract

          This study aimed to analyze the lifestyle of students Soldiers Training Course (CFSD) 2008/SC and formed the Military Police Battalion 11th Military Police of Sao Miguel do Oeste, SC. After the survey data it was noticed that the Group 01 (Student Soldiers) showed positive lifestyle components in preventive behavior and relationships. Since the components stress management and physical activity tended to positivity and negativity nutrition component. Group 02 (Military Police Trained) showed positive lifestyle components for preventive behavior and relationships. Physical activity, stress management and nutrition tend to lower positivity. Thus, we conclude that between 01 and 02 groups, the profile of the Lifestyle Group 01, is slightly higher, which indicates to be more positive than Group 02. The survey results were presented to the subjects studied, being told to improve aspects related to lifestyle. It is suggested that further research of this nature are carried out and are made up guidelines and specialized professional organizations within the military to a higher yield and better quality of life of these officers.

          Keywords: Profile of lifestyle. Military Police. Soldiers.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 178, Marzo de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O processo de globalização das últimas décadas fez o homem esquecer-se de cuidar da própria saúde, levando-o a um processo degenerativo e sedentário. A tecnologia, a substituição do trabalho braçal e o corre-corre diário fazem com que haja uma redução nos níveis de atividade física, causando assim o aumento das mais variadas doenças ou enfermidades, diminuindo a qualidade de vida do ser humano. Imaginamos que ter saúde é somente estar provido da ausência de alguma doença, mas ter saúde não é somente isso, é caracterizado por manter e desenvolver todas as funções fisiológicas e biológicas naturais do ser humano, sendo influenciadas pelos aspectos sociais e psicológicos. (NIEMAN, 1999).

    A saúde deriva do estado global sendo que o estado físico interfere no mental e vice-versa, portanto, a saúde do homem depende de seus comportamentos, deve estar em equilíbrio, pois seu comportamento reflete em seu corpo, seu psicológico e nos seus sentimentos. Nosso estilo de vida interfere contra nossa saúde, pois, não temos mais tempo e muitas vezes nos acomodamos nos tornando cada dia mais sedentários. (SABA, 2003).

    Alguns estudos como em Saba (2003), Santos e Knijnik (2006) entendem que a saúde tem a ver com a adaptação do homem ao meio em que vive, sendo a doença o resultado da má adaptação ao meio como um estilo de vida, causando doenças crônico-degenerativas, acidentes e violência, associado ainda, o uso de drogas, alimentação inadequada, fumo, promiscuidade sexual e pouca atividade física que se deve à impossibilidade de acesso a locais de lazer, atividades recreativas e esportivas causando a obesidade, doença coronariana e problemas de coluna vertebral, diminuindo assim a qualidade de vida do indivíduo.

    O estilo de vida é determinante para a saúde de um indivíduo, o grupo que vive e a comunidade em geral, pois os riscos para a saúde e o bem-estar originam-se no comportamento individual, sendo resultante do meio em que o indivíduo vive. O autor destaca ainda, que muitos estudos sobre a importância da atividade física e de um estilo de vida saudável para pessoas de todas as idades têm sido feitos, porém, apesar de todas as comprovações de seus benefícios um grande número de pessoas não se conscientizou e ou não estão interessadas nos benefícios a médio e longo prazo da prática de atividades físicas regulares, de uma nutrição equilibrada e de outros comportamentos relacionados à saúde. (NAHAS, 2010).

    O desenvolvimento sócio-econômico e a globalização nos levou a grandes mudanças no estilo de vida da população mundial, diminuindo assim a qualidade de vida das pessoas. Por este motivo as pessoas estão tendo hábitos de vida, não muito saudáveis, sua alimentação, suas relações pessoais, sociais e familiares estão sendo prejudicadas e conseqüentemente o lado profissional também. A busca pelo lazer e qualidade de vida, em alguns casos, está sendo buscada de forma errônea, refugiando-se às drogas, álcool e tabagismo.

    O termo qualidade de vida “(...) reflete a satisfação harmoniosa dos objetivos e desejos de alguém. Estão associados à qualidade de vida, fatores sociais biológicos e psicológicos, com forte influência da percepção subjetiva, da história e do contexto na qual a pessoa está inserida (...)”. Um dos fatores mais relevantes da qualidade de vida é o estilo de vida que as pessoas adotam, consciente ou não. E que o estilo de vida ativo apresenta uma grande importância como componente na promoção da saúde e qualidade de vida do indivíduo, prevenindo assim problemas futuros. (ANDRADE, 2001).

    Por estes motivos faz-se necessário investigar, analisar e diagnosticar o estilo de vida dos colaboradores do 11º Batalhão de Policia Militar de São Miguel do Oeste/SC, pois assim poderá ser desenvolvido um trabalho individual e/ou coletivo com esta população que tem hábitos de vida diferentes da população em geral, em relação ao trabalho, exposição ao estresse, relacionamentos, nutrição, atividade física e quanto aos comportamentos preventivos.

Metodologia

    Após o projeto ter sido aprovado no Comitê de Ética da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, Campus de São Miguel do Oeste – Processo / Parecer nº136/2008 fez-se contato com os Comandantes, alunos soldados e os policiais para que os mesmos autorizassem sua participação no estudo através da assinatura do TCLE – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para tanto a pesquisadora se deslocou até a instituição, reuniu os sujeitos que fizeram parte da amostra e explicou o propósito e natureza deste estudo. Com a entrega do TCLE assinado, foi agendado horário para entrega e preenchimento do questionário proposto por Nahas (2010), que verificou o Perfil do Estilo de Vida Individual, avaliando os componentes de: nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamentos e controle de stress. Após os questionários estarem respondidos, os dados foram tabulados e analisados.

Amostra

    A amostra foi composta de 72,53% dos Alunos Soldados e Policiais do 11º Batalhão de Policia Militar de São Miguel do Oeste/SC, no total 103 indivíduos, sendo 57 alunos soldados e 46 Policiais Formados com idade entre 18 e 50 anos de idade (GRUPO 01 - 21,88 ± 1,88; GRUPO 02 - 37,07 ± 5,92). A amostra foi selecionada de forma aleatória, utilizando-se como critério todos os indivíduos que se apresentaram como voluntários para participar do presente estudo e que entregaram o TCLE assinado.

Análise dos resultados

    Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva (média e desvio padrão) para caracterizar a amostra estudada. Foi utilizada a análise de freqüência e a moda para a análise do questionário.

Resultados e discussão

    Através da aplicação do questionário proposto por Nahas (2010), foram analisados os cinco componentes do Pentáculo do Bem Estar: Nutrição, Atividade Física, Comportamento Preventivo, Relacionamentos e Controle do Stress, para melhor visualização.

Figura 01. Apresentação do perfil do estilo de vida de Alunos Soldados do Curso de Formação de

 Soldados (CFSd) 2008/SC do 11º Batalhão de Policia Militar de São Miguel do Oeste/SC - (Grupo 01).

    Como se pode verificar (Figura 01) o Grupo 01 (Alunos Soldados) apresenta variáveis positivas em relação aos componentes; Comportamento Preventivo e Relacionamentos, portanto, para estas variáveis pode-se considerar que o estilo de vida é positivo, já os componentes Controle do Estresse e Atividade Física possuem tendência à positividade. O componente Nutrição para o Grupo 01(Alunos Soldados), como pode ser observado, tem tendência à negatividade.

Figura 02. Apresentação do perfil do estilo de vida de Policiais Militares Formados

 do 11º Batalhão de Policia Militar de São Miguel do Oeste/SC - (Grupo 02).

    Analisando a figura 02, pode-se observar que o perfil do estilo de vida do Grupo 02 (Policiais Militares Formados) para os componentes: Comportamento Preventivo e Relacionamentos apresentam-se positivos. Os componentes Atividade Física e Controle de Estresse têm tendência à positividade menores que os componentes citados anteriormente.

    Em relação ao componente Nutrição para o Grupo 02 (Policiais Militares Formados) apresenta tendência à negatividade.

    Quando se comparou o perfil do estilo de vida entre os Grupos 01 (Alunos Soldados) e Grupo 02 (Policiais Militares Formados), vê-se que o perfil do Grupo 01 é levemente superior, isso nos indica ser mais positivo que o Grupo 02. Quanto aos componentes Comportamento Preventivo e Relacionamentos estão muito parecidos, sendo que o Grupo 01 apresenta-se mais positivo.

    O Grupo 01 apresenta uma maior positividade para o componente Atividade Física e Controle do Estresse que o Grupo 02, sendo que para o componente nutrição ambos os grupos apresentam perfil negativo e é muito importante que isso seja enfatizado.

    Como se pode verificar os resultados do presente estudo revelaram que o Perfil do Estilo de Vida de Alunos Soldados (Grupo 01) e Policiais Formados (Grupo 02) possuem características muito parecidas com variações pequenas entre os componentes.

    A análise feita revela uma defasagem quanto ao Componente Nutrição. Nesse sentido, é importante salientar que a Nutrição é um dos fatores que interfere diretamente no estilo de vida de qualquer indivíduo, pois se apresenta diretamente ligada à saúde; seja ela relacionada à qualidade de alimentos, suas fontes nutricionais ou a quantidade ingerida (acima ou abaixo do recomendado). Portanto, indica-se a estes indivíduos um acompanhamento nutricional, sendo que deveria ser incluído na alimentação de cada indivíduo, ao menos 5 porções de frutas e hortaliças, 4 a 5 refeições diárias e balanceadas que evitassem a ingestão de alimentos gordurosos como carnes gordas, frituras e também doces.

    É importante lembrar que os hábitos alimentares baseados em uma dieta balanceada levam a uma aproximação maior do estilo de vida saudável do que uma alimentação de excessos de alguns alimentos, como gorduras, quando comparado a outros, como frutas e verduras.

    Portanto quando se busca uma nutrição equilibrada é fundamental que se verifique aspectos como a qualidade e quantidade dos alimentos, número e local das nossas refeições e também a rotina de horários alimentares.

    A quantidade de alimentos necessários para cada indivíduo depende de suas necessidades energéticas, salientando também que a escolha dos alimentos também tem grande influência no estilo de vida. Uma alimentação adequada deveria ser composta de no mínimo 4 grupos básicos de alimentos, leites, carnes, cereais, vegetais e frutas. Quanto ao número de refeições diárias os autores ressaltam que apesar dos estudos já feitos, existem dados convergentes, entretanto, esclarecem que o ideal seriam 3 refeições diárias, mais lanches pouco calóricos entre as mesmas. (FOX et al., 1991).

    Ainda Fox et al (1991) salientam que nossas necessidades energéticas vão diminuindo com o passar dos anos, sendo que a quantidade de alimentos ingeridos também deveria diminuir.

    A nutrição seja através da qualidade dos alimentos ingeridos e fontes nutritivas, quantidade de alimentação seja ela acima ou abaixo das calorias recomendadas é um fator muito importante e que interfere diretamente no estilo de vida das pessoas. (SILVA, 2006).

    Quanto à atividade física como já foi salientado anteriormente, é de grande importância, a mesma é essencial para a saúde e o bem estar de um indivíduo, ela é um fator decisivo na qualidade de vida das pessoas, independente de sua idade ou condição. Está associada a uma melhor capacidade física e mental, dando mais entusiasmo e uma sensação positiva de bem estar para a vida. (NAHAS, 2010).

    Muitos estudos Nahas (2010), Santos e Knijnik (2006) sobre a importância da atividade física e de um estilo de vida saudável para pessoas de todas as idades têm sido feitos, porém, apesar de todas as comprovações de seus benefícios um grande número de pessoas não se conscientizou e ou não estão interessadas nos benefícios a médio e longo prazo da prática de atividades físicas regulares, de uma nutrição equilibrada e de outros comportamentos relacionados à saúde.

    Atualmente o homem está muito sedentário e seu organismo precisa de movimento, todos os sistemas orgânicos do corpo humano precisam ser estimulados através do movimento, ou seja, atividade física e esporte para que se tenha uma formação, desenvolvimento, manutenção e ou aumento da capacidade diminuindo assim o processo degenerativo do seu organismo. O autor salienta que a prática de atividades físicas é fator número 1 para a nossa saúde, sendo que sua falta também é fator número um para a causa de doenças; a melhoria da saúde devido à prática de atividade física em relação a indivíduos não praticantes e praticantes de atividade física diminui em cerca de 50% o índice de ocorrência de adquirirem doenças ou enfermidades. (WEINECK, 2003).

    O sedentarismo é sem dúvida um dos pontos mais importantes no estudo dos males que acometem a sociedade atual. A falta de atividade é marcada como a causa de vários danos á saúde e tem como conseqüência direta e indireta o aparecimento de doenças, tais como hipertensão, obesidade, doença arterial coronariana, ansiedade e depressão. (ANDRADE, 2001).

    O bem estar depende de nossas atitudes, não engloba somente os conceitos de saúde, qualidade de vida e aptidão, mas sim, é o estado de satisfação física e moral, é a harmonia entre os pensamentos e ações de uma pessoa em relação ao meio em que vive e a si mesma. (SABA, 2003).

Conclusão

    Ao avaliar o Estilo de vida de Alunos Soldados do Curso de Formação de Soldados (CFSd)2008/SC e Policiais Militares formados do 11º Batalhão de Policia Militar de São Miguel do Oeste/SC, concluiu-se, de modo geral, que o Perfil do Estilo de Vida de Alunos Soldados (Grupo 01) e Policiais Formados (Grupo 02) possuem características muito parecidas com variações pequenas entre os componentes.

    Mais especificamente, conclui-se que:

  • O Grupo 01 (Alunos Soldados) apresentou o Perfil do estilo de vida positivo quantos às variáveis: Comportamento Preventivo e Relacionamentos. Já os componentes: Controle do Estresse e Atividade física possuem tendência à positividade e o componente Nutrição tem tendência à negatividade.

  • O Grupo 02 (Policiais Militares Formados) apresentou o perfil do estilo de vida positivo para os componentes: Comportamento Preventivo e Relacionamentos. Os componentes: Atividade Física e Controle de Estresse têm tendência à positividade menores, e em relação ao componente Nutrição também apresenta tendência à negatividade

    Na análise efetuada do perfil do estilo de vida pode-se verificar que entre os grupos 01 (alunos soldados) e grupo 02 (policiais formados), vê-se que o perfil do Grupo 01 é levemente superior, isso nos indica ser mais positivo que o Grupo 02. Sendo assim, conclui-se que mesmo tendo pequenas variações o Grupo 01(Alunos Soldados), apresenta o Perfil do Estilo de Vida mais positivo e melhor que o Grupo 02.

Aplicações práticas

    Os resultados da pesquisa foram entregues aos sujeitos pesquisados, sendo orientados a alterarem seu estilo de vida, principalmente em relação aos componentes que apresentaram-se com tendência negativa ou negativos. Dessa forma devem estar atentos à alimentação, relações sociais, estresse e ao nível de atividade física.

    Sugere-se que outras pesquisas desta natureza sejam realizadas e que sejam efetuadas orientações e acompanhamento profissional dentro das Organizações Militares para um maior rendimento e uma melhor qualidade de vida destes policiais.

Referências bibliográficas

  • ANDRADE, A. Ocorrência e Controle Subjetivo do stress na percepção de bancários ativos e sedentários: A Importância do sujeito na relação “Atividade Física e Saúde”. Tese de Doutorado Apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, do Centro Tecnológico, da Universidade Federal de Santa Catarina. 2001.

  • FOX, Edward L.; BOWERS, Richard W.; FOSS, Merle L.; TARANTO, Giuseppe. Bases fisiológicas da educação física e dos desportos. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

  • NAHAS, Markus Vinícius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 5. ed., rev. e atual. Londrina, PR: Midiograf, 2010. 318 p.

  • NIEMAN, David. Exercício e saúde. São Paulo: Manole, 1999.

  • OLIVEIRA, Hildeamo B. Perfil do estilo de vida dos professores da área de saúde da Universidade Católica de Brasília. 2001. Dissertação (Mestrado), Universidade Católica de Brasília. Brasília. DF, 2001.

  • SABA, Fabio. Mexa-se, atividade física, saúde e bem-estar. São Paulo: Takano editora, 2003.

  • SANTOS, Susan Cotrim; KNIJNIK, Jorge Dorfman. Motivos de adesão à prática de atividade física na vida adulta intermediária. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. v. 5, n.1, p. 23-34. 2006.

  • SILVA, Rodrigo Sinnott. et al. Atividade física e qualidade de vida. Revista Ciência e Saúde Coletiva. v. 15, n. 1, p. 115-120. 2010.

  • SILVA, Rudinei da. Características do estilo de Vida e da Qualidade de Vida de Professores do Ensino Superior Público em Educação Física. Tese de Doutorado – 2006. Florianópolis. Universidade Federal de Santa Catarina.

  • WEINECK, Jurgen. Atividade Física e esporte: para quê? São Paulo: Manole: 2003.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 17 · N° 178 | Buenos Aires, Marzo de 2013
© 1997-2013 Derechos reservados