A prática da modalidade esportiva atletismo nos currículos das instituições de ensino La práctica de la modalidad deportiva atletismo en los currículos de las instituciones educativas The practice of sport athletics in the curricula of educational institutions |
|||
*Mestrando em Hebiatria da Universidade de Pernambuco, UPE **Professor Mestre da Universidade de Pernambuco, UPE ***Professora Doutora da Universidade de Pernambuco, UPE (Brasil) |
Vanthauze Marques Freire Torres* Warlindo Carneiro da Silva Filho** Sandra Conceição Maria Vieira*** |
|
|
Resumo A prática do Atletismo é tão antiga quanto o próprio homem e sua utilização. Deve fazer parte do currículo escolar, por apresentar qualidades fundamentais no desenvolvimento motor da criança e suas possibilidades na escola são de uma intensidade indescritível. Objetivo: Explorar as publicações científicas relacionadas à prática do atletismo nos currículos em instituições de ensino. Métodos: A pesquisa foi realizada através de artigos indexados em 16 (dezesseis) base de dados eletrônicos, publicados até novembro de 2011 e que continham resumos. Foram utilizados como descritores: atletismo; instituições de ensino; curriculo. Resultados: Foi selecionado 1 artigo que possuía os critérios de inclusão. Considerações finais: Percebeu-se a escassez de estudos envolvendo a prática do atletismo nos currículos em instituições de ensino, no âmbito nacional e internacional. Unitermos: Atletismo. Instituições de ensino. Curriculo.
Resumen La práctica del atletismo es tan antigua como el hombre mismo y su uso. Debe ser parte del currículo escolar, por presentar cualidades fundamentales para el desarrollo motor del niño y sus posibilidades en la escuela son de una intensidad indescriptible. Objetivo: Explorar las publicaciones científicas relacionadas con los programas de atletismo en las instituciones educativas. Métodos: El estudio se llevó a cabo a través de artículos indexados en dieciséis (16) bases de datos electrónicas, publicados hasta noviembre de 2011 y que contenían resúmenes. Se utilizaron como descriptores: atletismo, currículo, instituciones educativas. Resultados: Se seleccionó un artículo que poseía los criterios de inclusión. Reflexiones finales: Se percibe la escasez de estudios que comprendan programas de atletismo en las instituciones educativas, a nivel nacional e internacional. Palabras clave: Atletismo. Currículo. Instituciones educativas.
Abstract The practice of athletics is as old as man himself and their use. Should be part of the curriculum by presenting fundamental qualities in motor development of children in school and their chances are of an indescribable intensity. Objective: To explore the scientific publications related to athletics in the curricula of educational institutions. Methods: The survey was conducted through articles indexed in sixteen (16) electronic database, published by November 2011 and contained summaries. Were used as descriptors: athletics, educational institutions, curriculum. Results: We selected an article that had the inclusion criteria. Conclusion: It was noted the paucity of studies involving the practice of athletics in the curricula in educational institutions, nationally and internationally. Keywords: Sports. Educational institutions. Curriculum.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 178, Marzo de 2013. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
A prática do Atletismo é tão antiga quanto o próprio homem. Afinal, o ser humano já corria, saltava obstáculos e lançava objetos, muito tempo antes de fabricar suas primeiras ferramentas. Assim, por representar movimentos próprios do ser humano, o Atletismo é chamado de esporte base (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO, 2010; BALLESTEROS, 1980).
Como forma de competição o atletismo existe desde 4.000 A.C, porém foi na Grécia Antiga que o atletismo se desenvolveu. No Brasil surgiu em 1910 e em 1914 foi criada a Confederação Brasileira de Desporto (CBD); sendo os primeiros eventos de atletismo realizados no Brasil em 1918 (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO, 2010).
O atletismo pode ser considerado como uma atividade física integrada a ações naturais como a corrida, o salto e o lançamento, realizada de uma forma ou de outra, desde a origem da espécie humana (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO, 2010; BALLESTEROS, 1980).
Em seu formato moderno, o programa olímpico do Atletismo apresenta provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras e corridas com obstáculos), de campo (saltos, arremesso e lançamentos), provas combinadas (decatlo e heptatlo), maratona e marcha atlética. Também faz parte do atletismo às corridas de rua, estrada, montanha e provas de Cross country (CARNEIRO, 2001).
A formação do currículo na educação é uma ligação das idéias de unidades, ordem e seqüência dos elementos de um curso e, a elas subjacentes com o intuito de impor maior rigor à organização do ensino, entendendo, portanto, como a formalização, envolvendo plano, método e controle (SAVIANI, 2003; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, 1998).
Na atualidade existe uma tendência de se reduzir o currículo a um núcleo cognitivo tradicional, com os conteúdos que privilegiam as aquisições mais facilmente mensuráveis e que não é levada em consideração competências, atitudes, relação com o saber, desenvolvimento social ou dimensão reflexiva (PERRENOUD, 2003).
Outra perspectiva é que o atual currículo escolar obedece aos critérios de divisão dos conhecimentos, com áreas do saber científico e erudito que se desenvolveram especializada e isoladamente, a educação física não se enquadra nesse modelo e ocupa hoje um lugar incomodo na escola (BETTI, 2002).
É papel da Educação Física, preparar o aluno para ser um praticante lúcido e ativo que incorpore o esporte e os demais componentes da cultura corporal em sua vida, para deles tirar o melhor proveito possível (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, 1998; PERRENOUD, 2003).
O atletismo deve fazer parte do currículo escolar, por apresentar qualidades fundamentais no desenvolvimento motor da criança e suas possibilidades na escola são de uma intensidade indescritível. Sua importância esta atrelada ao desenvolvimento das qualidades físicas como: força, resistência, flexibilidade e agilidade (SOUZA, 2005; FROMETA, 2004; SANT, 1996; BRAVO, 1990; SCHMOLINSKY, 1982; FERNANDES, 1979).
Diante do exposto, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática em 16 (dezesseis) bases de dados eletrônicas sobre a prática da modalidade atletismo nos currículos das instituições de ensino.
Métodos
Foi realizada pesquisa da literatura utilizando-se as bases de dados eletrônicos MedLine, Lilacs, CidSaúde, Paho, Repidisca, Adolec, Desastres, Ibecs, Wholis, MedCarib, Homeoindex, Bdenf, BBO, Biblioteca Cochrane, Scielo e PubMed. Foram empregadas as seguintes categorias de descritores DeCS / MeSH: atletismo, instituições de ensino e currículo.
A pesquisa eletrônica incluiu todos os trabalhos publicados até o mês de novembro de 2012, em todas as línguas, que possuíam resumo e utilizaram em seu trabalho a análise curricular da modalidade esportiva atletismo nas instituições de ensino.
Foram excluídos estudos sem resumo, os repetidos nas bases de dados, bem como aqueles cujo foco não limitava-se a investigar a analise curricular da modalidade esportiva atletismo nas instituições de ensino.
A análise dos artigos foi realizada em duas etapas. Na primeira, foram identificados os dados de localização do artigo, ano, periódico de publicação, autoria, objetivo, metodologia e resultados principais, utilizando uma planilha elaborada especificamente para este estudo com base nas questões da pesquisa. Na segunda etapa ocorreu a análise dos artigos, cujos resultados foram sintetizados e discutidos posteriormente.
Resultados e discussão
Foram encontradas 26 publicações que envolviam os descritores de interesse. Depois da avaliação do resumo dessas publicações foram excluídos, 15 artigos por não abordarem a temática, 6 artigos por não possuírem resumo e 4 artigos que estavam repetidos nas bases de dados. Os estudos foram selecionados e solicitados na integra e apos a leitura desses artigos, 1 estudo foi incluído nesta revisão, por preencher os critérios de inclusão, discriminados anteriormente.
A amostra do estudo consistiu em um artigo, na língua portuguesa, publicado no Brasil. A quantidade de artigos encontrados representou uma grande escassez no tema em questão, uma vez que os estudos publicados em sua maioria focaram a temática da prática do atletismo em clubes esportivos, federações esportivas, centros de reabilitação em saúde ou parâmetros fisiológicos para desempenho no esporte.
Tabela 1. Caracterização do artigo, segundo país e ano de publicação
De acordo com a pesquisa realizada nas bases de dados, foi possível identificar a ausência de artigos de interesse neste estudo, nas seguintes bases eletrônicas: MedLine, Lilacs, CidSaúde, Paho, Repidisca, Adolec, Desastres, Ibecs, Wholis, MedCarib, Homeoindex, Bdenf, BBO, Biblioteca Cochrane e PubMed, o que reforça a ausência de publicações latino-americanas e européias, induzindo a necessidade de mais estudos neste campo de pesquisa.
Tabela 2. Caracterização dos artigos, segundo base de dados e número de publicações
O estudo selecionado foi uma pesquisa qualitativa, que utilizou uma amostra intencional de 4 (quatro) cursos de graduação em educação física do estado de São Paulo, sendo 2 (dois) cursos em instituições públicas que ofereciam o curso de bacharelado e licenciatura e 2 (dois) cursos em instituições privadas que ofereciam exclusivamente o curso de licenciatura (SILVA, 2011).
O estudo teve como objetivo investigar o papel e as características do ensino das disciplinas relacionadas à modalidade esportiva Atletismo, utilizando como procedimento a triangulação de 3 (três) fontes de pesquisa: a analise documental, a observação de aulas e a entrevista (SILVA, 2011).
Quadro 1. Informações do artigo selecionado segundo autor, ano, país de publicação, país do estudo, objetivo, amostra, modalidade de ensino, tipo de estudo, coleta de dados e resultado
Informações |
Artigo |
Autores
|
Silva e Darido |
Ano
|
2011 |
País de Publicação
|
Brasil |
País de Estudo
|
Brasil |
Objetivo
|
Investigar o papel e as características do ensino das disciplinas relacionadas à modalidade esportiva Atletismo |
Amostra
|
- Foi intencional formada por 4 (quatro) cursos de graduação em Educação Física do estado de São Paulo.
- 2 (duas) instituições públicas que ofereciam o curso de Bacharelado e Licenciatura.
- 2 (duas) instituições privadas que ofereciam exclusivamente o curso de Licenciatura. |
Modalidade de Ensino
|
Ensino Superior |
Tipo de Estudo
|
Pesquisa Qualitativa |
Coleta de Dados
|
- Foi composta de 3 (três) procedimentos: a analise documental, a observação de aulas e a entrevista.
- Na analise documental foi estudada as grades curriculares dos cursos de graduação em educação física.
- A entrevista foi realizada por um questionário semi-estruturado dirigido aos professores responsáveis pela disciplina e seus alunos.
- Na observação foram utilizadas 4 (quatro) aulas em cada instituição.
- Foi realizada uma triangulação das três diferentes fontes de pesquisa. |
Resultado
|
- Foi percebido neste estudo que as disciplinas relacionadas à modalidade esportiva atletismo nas instituições analisadas estão deixando de se pautar em algumas características típicas do modelo de formação tradicional – esportivo, passando para um modelo de formação mais técnico – cientifico.
- A presença em alguns momentos de um modelo de formação voltado ao profissional reflexivo.
- Notou-se que a maior parte dos docentes tem procurado desenvolver as aulas mais próximas a realidade das condições de ensino no Brasil. |
Na analise documental foi estudada as grades curriculares dos cursos de graduação em educação física, além dos programas, ementas, competências finais e carga horária das disciplinas com ênfase no atletismo. A entrevista foi realizada por um questionário semi-estruturado dirigido aos professores responsáveis pela disciplina e seus alunos, buscando informações sobre a ligação do discurso docente e os objetivos dos respectivos cursos. Na observação foram utilizadas 4 (quatro) aulas em cada instituição e teve por objetivo checar e complementar as informações obtidas pela entrevista (SILVA, 2011).
Conclusão
O único estudo encontrado dentro da temática de interesse deste artigo, relatou que as disciplinas relacionadas a modalidade esportiva atletismo nas instituições analisadas têm passado por um processo de modificação de suas características, pois vão deixando de se pautar em algumas características típicas do modelo de formação tradicional – esportivo e vão incluindo, cada vez mais, aspectos que podem ser atribuídos a um modelo de formação mais técnico – científico, por meio da valorização de questões teóricas.
Foi identifica no estudo a presença em alguns momentos de um modelo de formação voltado ao profissional reflexivo, notando-se que a maior parte dos docentes tem procurado desenvolver as aulas mais próximas a realidade das condições de ensino no Brasil.
Desta forma, percebeu-se a escassez de estudos publicados nas 16 (dezesseis) bases da dados eletrônicos pesquisados: Scielo, MedLine, Lilacs, CidSaúde, Paho, Repidisca, Adolec, Desastres, Ibecs, Wholis, MedCarib, Homeoindex, Bdenf, BBO, Biblioteca Cochrane e PubMed que envolviam a tematica sobre a prática da modalidade esportiva atletismo nos curriculos das instiuições de ensino. É de fundamental importância uma dedicação dos pesquisadores nesta temática que exige uma demanda de atenção diferenciada e atuação dos diversos profissionais de educação para uma melhoria na qualidade do ensino da educação física e do atletismo nas instituições de ensino, seja ela da educação básica a superior.
Referências
BALLESTEROS, José Manuel. Manual Didáctico de Atletismo. Bogotá: Cincel-Kapelusz, 1980.
BETTI, M; Zuliani LR. Educação Física Escolar. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. 2002;1(1):73–81.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, 3º e 4º ciclos. Brasília, DF: [S.n.], 1998.
BRAVO, Julio, et al. Atletismo I: Carreras y Marcha. Spain: Comité Olímpico Español, 1990.
CARNEIRO, Warlindo Filho. Atletismo: A sua contribuição enquanto conhecimento da área pedagógica da Educação Física no contexto escolar em uma perspectiva de promoção da saúde. 2011. 193f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Desporto) – Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, Universidade do Porto, Porto, 2001.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO. Atletismo: Regras oficiais de competição: 2010-2011. São Paulo: Phorte, 2010.
FERNANDES, José Luís. Atletismo: Corridas. São Paulo: EPU, 1979.
FRÓMETA, Edgardo Romero; TAKAHASHI, Kiyoshi. Guia metodológico de exercícios em atletismo: formação, técnica e treinamento. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004.
PERRENOUD, Philippe. Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo!. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 119, 2003.
SANT, Joan Rius. Metodologia del Atletismo. 5ª ed. Barcelona: Ed. Paidotribo, 1996.
SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 4 ed. rev. e ampl. – Campinas, SP: Autores Associados 2003 (coleção educação contemporânea).
SCHMOLINSKY, Gerhardt. Atletismo. Lisboa: Estampa, 1982.
SILVA, Eduardo Vinícius Mota e, Darido Suraya Cristina. O atletismo nos cursos de graduação em educação física. Motriz: Revista de Educação Física. (Online) [serial on the Internet]. 2011 Sep [cited 2011 Dec 05]; 17(3): 525-532.
SOUZA, Edison Roberto. O atletismo no Ensino Fundamental: Reflexões teóricas e Possibilidades Pedagógicas. Florianópolis: Ed. do Autor, 2005.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 17 · N° 178 | Buenos Aires,
Marzo de 2013 |