Relação entre acerto de passes e o resultado final dos jogos. Análise do campeonato brasileiro de futebol de 2011 La relación entre la precisión en los pases y el resultado final de los partidos. Análisis del campeonato brasileño de fútbol de 2011 |
|||
*Ensino Superior em Educação Física (licenciatura) na Faminas, Muriaé Pós Graduando em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa, UFV Atualmente é Diretor de Esportes da cidade de São Francisco do Gloria ** Professor do Programa de Graduação em Educação Físicada FAMINAS – Muriaé, MG |
Rennan Soares Cunha* rennansoarescunha@yahoo.com.br Guilherme Tucher** (Brasil) |
|
|
Resumo Os estudos e pesquisas dentro do futebol tem sido cada vez mais constantes atualmente e a busca pelos aspectos que influenciam e determinam o êxito nas partidas são um dos principais temas abordados. Neste estudo o que se pretende é constatar – ou não - a relação entre o percentual de acerto de passes e o resultado final de um jogo de futebol profissional, visando comprovar a hipótese que o maior percentual de acerto de passes é determinante para um resultado positivo na partida. Foram analisadas os dados das 380 partidas do Campeonato Brasileiro de 2011 e os resultados nos mostram que, ao contrário da hipótese inicial apresentada, houve um maior número de jogos onde o vencedor foi quem teve o menor percentual de acerto de passes. Unitermos: Futebol. Passes. Resultado final dos jogos. Campeonato brasileiro.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 177, Febrero de 2013. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
O futebol vem sendo estudado de forma sistemática por pesquisadores de diversos países na busca pelo entendimento dos aspectos que determinem a obtenção do sucesso no jogo. Dentre as manifestações de jogo – táticas, técnicas, psicológicas, físicas – os fundamentos técnicos são manifestações de capacidade coordenativa específica sob a forma de componentes do jogo que têm grande importância para a construção da vitória (Leães & Xavier, 2011).
O jogo de futebol é atualmente um objeto de estudo. O conhecimento dos fatores determinantes para seu resultado é almejado pelos profissionais que buscam a melhora de performance de jogo de suas equipes. Uma das formas mais utilizadas para a análise dos acontecimentos do jogo é o scout, que pode ser definido como método de quantificação e registro das ações acontecidas ou executadas no jogo (Nascimento et al, 2010).
O scout não é constituído de uma única forma metodológica, podendo diferenciar-se no que tange aos fundamentos técnicos estudados, movimentações táticas consideradas, local de execução, etc., de acordo com as necessidades de cada treinador (Gomes & Souza, 2008).
Os fundamentos técnicos do futebol diferenciam-se entre si no que tange à aplicação e objetivo e todos se manifestam de forma constante e aleatória dentro do jogo. O passe é elo de ligação entre os componentes de uma equipe. Ao efetuar um passe o jogador transfere a bola para seu companheiro, permitindo, assim, que sua equipe mantenha a posse da mesma. Por se tratar da única forma técnica de conexão entre o individual e o coletivo, o passe é o movimento mais importante a ser executado (Leães, 2003).
Frente a essa importância toda dada ao passe no futebol, - sobretudo no momento atual, onde se destaca cada vez mais a questão da posse de bola – é que se pretende observar se há uma relação constatável indicando que quanto maior for o êxito na aplicação desse fundamento técnico, maior serão as chances de vitória.
Objetivo e hipótese
Este trabalho tem o intuito de constatar – ou não - a relação entre o percentual de acerto de passes e o resultado final de um jogo de futebol profissional, visando comprovar a hipótese que o maior percentual de acerto de passes é determinante para um resultado positivo na partida.
Metodologia
Amostra
Para este estudo foram consideradas todas as partidas oficiais (380 partidas) do Campeonato Brasileiro de 2011.
Fonte dos dados de base
Os dados utilizados para análise foram coletados pelo Datafolha e divulgados pelo site Uol Esporte e estão disponíveis no link http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/2011/serie-a/estatisticas/.
Procedimento
Dentre os dados coletados de cada jogo, foram considerados os itens Número de Gols e % de Acerto de passes das equipe. Os dados selecionados então foram armazenados em uma planilha de controle desenvolvida no software Microsoft Excel 2010.
Resultados e análises
Tabela 1. Número total de jogos e resultados relacionados ao percentual de acerto de passes
Tabela 2. Número total de jogos onde houve um ganhador e resultados relacionados ao percentual de acerto de passes
Analisando as duas primeiras tabelas de resultados apresentados, já podemos notar claramente que a hipótese inicial a ser constada, não se confirma, visto que a maioria dos jogos analisados tiveram como vencedor o time que obteve o MENOR percentual de acerto de passes.
Tabela 3. Campeonato Brasileiro 2011: Pontuação e classificação; Percentual médio de acerto de passes e ranking do percentual de acerto de passes
Em análise da tabela 3, confirma-se que não há relação quantificável entre o percentual de acerto de passes e os resultados positivos, destacando, inclusive, que entre os times que ocuparam as três primeiros colocações do Campeonato Brasileiro de 2011, nenhum deles está nem entre os dez primeiros colocados no ranking dos times com maior percentual de acerto de passes.
Conclusão e sugestão de estudos posteriores
Em função dos dados coletados e analisados portanto, não foi possível estabelecer uma associação direta que comprovasse a hipótese inicial de que o maior o percentual de acerto de passes seria determinante para um resultado positivo.
O que se constatou inclusive foi que houve uma tendência maior ao vencedor dos jogos ser aquele que teve o menor percentual de acerto de passes, fato esse que seria um interessante tema para um estudo posterior que objetive justificar tal tendência, ou até mesmo confirmar se essa mesma tendência também ocorre em outros campeonatos.
Referências bibliográficas
Gomes, A.C., Souza, J. (2008). Futebol. Treinamento Desportivo de Alto Rendimento. Porto Alegre: Artmed.
Leães C., Xavier B. (2011). Passes certos e errados e sua relação com o resultado do jogo de futebol. Análise da partida final da Copa Libertadores da América 2011. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, 157: 1-3. http://www.efdeportes.com/efd157/passes-certos-e-errados-do-jogo-de-futebol.htm
Leães C., Xavier B. (2012). Correlação entre vitórias e passes errados no futebol profissional. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, 166. www.efdeportes.com/efd166/finalizacoes-a-gol-e-resultado-do-futebol.htm
Leães, C. (2003). Futebol - Treinamento em Espaço Reduzido. Porto Alegre: Editora Movimento.
Nascimento, V.B., Padilha, J.L., Santos, B.V. (2010). Análise estatística do scout. Uma análise dos jogos da Itália na Copa do Mundo de 2006. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, 145. http://www.efdeportes.com/efd145/uma-analise-dos-jogos-a-italia-na-copa-do-mundo-de-2006.htm
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 17 · N° 177 | Buenos Aires,
Febrero de 2013 |