Qualidade de vida e atividade
física: os benefícios em Calidad de vida y actividad física: los beneficios en mujeres participantes del proyecto “Agita Pau dos Ferros”, RN |
|||
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN Campus Avançado Profª Mª Elisa de Albuquerque Maia, CAMEAM Graduando em Licenciatura Educação Física Pau dos Ferros, RN |
Jefferson Henrique Rodrigues da Silva (Brasil) |
|
|
Resumo Devemos saber que o envelhecimento se refere a um fenômeno fisiológico de comportamento social ou cronológico. Assim A atividade física é um importante meio de prevenção e promoção da saúde A atividade física praticada regularmente beneficia a nossa saúde, pois reduz o colesterol, diminui a taxa de açúcar no sangue e, ainda, promove o fortalecimento dos músculos. Para tanto, utilizamos como procedimento metodológico abordagem qualitativa – quantitativa com pesquisa realizada em campo. Assim o presente trabalho como objetivo geral identificar os benefícios da atividade física para a qualidade de vida das mulheres participantes do Projeto “Agita Pau dos Ferros” – RN, partindo deste objetivo iremos um pouco mais além, passando a reconhecer as mudanças existentes nelas, físicas, sociais e psicológicas, e assim será descrito os benefícios da atividade física. Unitermos: Qualidade de vida. Atividade física. Envelhecimento.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 176, Enero de 2013. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
Crescimento/desenvolvimento, reprodução e envelhecimento: essas são as três fases que todos nós seres humanos podemos passar por elas, ou seja, processo de vida natural. Assim devemos compreender que todo organismo multicelular passa por um processo de transformação que tem sues períodos todos já definidos, onde as transformações fisiológicas serão inevitáveis com o passar do tempo.
É durante a primeira fase que se iniciam as transformações em que os órgãos especializados ira passando por processo de crescimento, e é partindo desta fase que eles vão criando suas capacidades funcionais que futuramente tornara capaz e apto de reproduzir. Prosseguindo esse processo das fases do ser humano a segunda fase é a que se caracteriza pelo poder e capacidade de reprodução de todo indivíduo, fase esta que garante a sobrevivência do individuo e até mesmo pela evolução de sua própria espécie. A chegada da terceira fase é a que todos torcem para chegar até ela, que é representada ou caracterizada pela diminuição de sua capacidade funcional do organismo.
Quando paramos para falar sobre as diferenças, fala-se muitas das vezes corretamente do envelhecimento como se fosse uma fase classificada como “terceira idade”. Para que tudo possa ficar bem mais claro o envelhecimento não é um estado, e sim é um processo de degradação progressiva e diferencial de cada um individuo. Independentemente de tudo esse processo afeta todos os indivíduos e tem como termo natural a morte. Assim é cabível datar o seu inicio porque é partindo do nível que ela esta biológico, psicológico e sociológico, essas mudanças são bastante gradativa no qual varia de cada individuo.
Aspecto Biológico |
Liga-se ao envelhecimento orgânico, à diminuição da capacidade do funcionamento dos órgãos. Cada órgão sofre suas modificações mudando assim o funcionamento durante a vida. |
Aspecto Social |
Esta se refere à capacidade de sociabilidade, da sua ocupação como membro efetivo na sociedade. Essa idade é grandemente determinada pela cultura e historia de um país. |
Aspecto Psicológico |
Competências comportamentais que o homem deve exercer, incluindo também a inteligência, memória e motivação. |
FILHO, 2005
Assim torna-se importante a pratica da atividade física em qualquer que seja a idade ou período que o ser humano se encontre, tendo sempre em vista que a sua pra sempre ira trazer inúmeros benefícios proporcionando sem mais saúde. Segundo Rahal et aI (2007, p. 86), “é importante ressaltar que exercícios físicos não se restringem a uma série de exercícios semelhantes aos da academia ou à prática de atividades esportivas”. Dentre estas estão englobadas também as atividades como dança, ginástica laboral, atividades recreativas, pedalar bicicleta (andar), caminhada (passear com animais), assim toda atividade deve ser feita com prazer e de forma continua, para que as mesmas venham reduzir riscos, auxiliando também no tratamento de doenças. Conforme (RAHAL et al, 2007, p. 87), “a atividade física pode ser considerada um remédio para diversas disfunções do indivíduo”.
Brownell (1995), afirma que, além dos benefícios fisiológicos, o exercício físico gera efeitos psicológicos positivos, tais como melhora do humor, redução do estresse, aumento da auto-estima devido à melhora da auto-eficiência e esquemas cognitivos que favorecem o raciocínio otimista.
Histórico do Projeto Agita Pau dos Ferros da cidade de Pau dos Ferros – RN
Conforme secretário municipal de saúde Luiz Fabrício do Rêgo Torquato, criador do Projeto Agita Pau dos Ferros, no qual funciona na cidade de Pau dos Ferros – RN, na Praça de Eventos e Praça Monsenhor Caminha (praça da matriz). Para a orientação dos trabalhos, a Prefeitura de Pau dos Ferros formou uma parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, que realizou o processo de seleção e escolheu quatro monitores do curso de Educação Física. O projeto conta com profissionais de varias outras áreas como, cardiologistas e nutricionista. O projeto teve inicio de suas atividades no ano de 2009, criado por Fabrício Torquato filho da terra e secretario do município, o projeto tinha como objetivo atender toda a população da cidade, com intuito de proporcionar mais saúde e qualidade de vida para seus praticantes, tornando assim indivíduos de vida mais ativa e com grande qualidade.
Passando por grandes transformações no ano de 2011, o projeto passou a atender uma demande considerável de participantes, onde o número de jovens e idosos passou a ser superior aos anos anteriores, comprovando assim que, a pratica da atividade física é de grande importância para todo ser humano, não importa a faixa – etária. Os locais de atividades são amplos e agradáveis, desde o momento que todos passam sai de suas casas já iniciam sua atividade física, tudo porque deslocam-se até a praça realizando sua deliciosa caminhada. As festas em datas comemorativas já tornou-se tradição, o mês de junho, mês de dançar quadrilha junina, é a data mais aguardada por todos, com escolha de “melhor casal junino”.
Atividade física e saúde
Matsudo & Matsudo (2000) afirmam que os principais benefícios à saúde advindos da prática de atividade física referem-se aos aspectos metabólicos, antropométricos, neuromusculares, e psicológicos. A atividade física praticada regularmente beneficia a nossa saúde, pois reduz o colesterol, diminui a taxa de açúcar no sangue e, ainda, promove o fortalecimento dos músculos e articulações propiciando ainda os seguintes benefícios:
Metabólicos
Aumento do volume sistólico;
Diminuição da freqüência cardíaca em repouso e no trabalho submáximo;
Aumento da potência aeróbia (VO2 Max.);
Aumento da ventilação pulmonar;
Diminuição da pressão arterial;
Melhora o perfil lipídico;
Melhora a sensibilidade e a insulina.
Antropométricos e neuromusculares
Diminuição da gordura corporal;
Incremento da massa muscular;
Incremento da força muscular;
Incremento da densidade óssea;
Fortalecimento do tecido conetivo;
Aumento da flexibilidade.
Efeitos psicológicos
Melhoria da auto-estima;
Melhoria do auto-conceito;
Melhoria da imagem corporal;
Diminuição do stress e da ansiedade;
Melhoria da tensão muscular e da insônia;
Diminuição do consumo de medicamentos;
Melhoria das funções cognitivas e da socialização.
Segundo os autores Guedes & Guedes (1995), a prática de exercícios físicos habituais, além de promover a saúde, influencia na reabilitação de determinadas patologias associadas ao aumento dos índices de morbidade e da mortalidade. Defendem a inter-relação entre a atividade física, aptidão física e saúde, as quais se influenciam reciprocamente.
Assim com todos esses aspectos e efeitos gerais do exercício, tem mostrado inúmeros benefícios. Podemos então citar vários deles, tais como: beneficio no controle, tratamento e prevenção de doenças como diabetes, enfermidade cardíaca, hipertensão, arteriosclerose, varizes, enfermidades respiratórias, artrose, artrite, dor crônica. Segundo Rahal et al. (2007), especificamente ao idoso, a atividade física deve aumentar a reserva funcional, compensar limitações, evitar ou postergar manifestações de doenças, controlar doenças existentes, promover mudanças de hábitos, prevenir traumas e acidentes, incentivar a cidadania e a inserção social. Podemos assim observar é a atividade física realizada na terceira idade torna-se ainda mais que necessário, ou seja de fundamental importância pra solução de inúmeras doenças, não só doença mais pode servir como uma promoção a saúde.
A pratica da atividade física pode trazer benefícios e auxiliar no prolongamento da vida, principalmente na população idosa, aumentando a aptidão física de todos eles. Shephard (2003), é um fator importante para o prolongamento do período de vida independente.
Hayflick (1997), relata que:
(...) as pessoas idosas fisicamente ativas têm capacidade de exercício semelhante a das pessoas jovens ativas. Isso significa que alguns processos fisiológicos que diminuem com a idade podem ser modificados pelo exercício e pelo condicionamento físico: podemos melhorar a eficiência cardíaca, função pulmonar e níveis de cálcio ósseo. Contudo, a despeito dos benefícios da prática de exercícios para a saúde, há bons indícios de que a expectativa de vida é maior nos idosos fisicamente ativos (HAYFLICK, 1997, p.174).
Importância e objetivos: da atividade física
A pratica da atividade física não só para as mulheres praticantes do Agita Pau dos Ferros, mas para o publico em geral tem como objetivos a motivação da socialização e do lazer, oportunizando a manutenção da saúde, tornando-se assim, de suma importância para a qualidade de vida e na promoção a saúde. O exercício físico executado de forma regular planejada proporciona a melhora e manutenção de vários componentes da forma física.
Devemos saber que hoje não só no Brasil mais em todo o mundo a falta da pratica de atividade física é a maior causadora de doenças, não transmissíveis. É com essa falta de atividade que aumenta-se este risco.
Aqueles que não praticam atividades física são mais conhecidos como indivíduos sedentários, esse sedentarismo pode provocar doenças como o aumento da freqüência cardíaca em repouso, podem aumentar o índice de massa gorda, correndo riscos sérios de adquirirem diabetes do tipo II. Rahal et al. (2007, p. 782), afirma e deixa claro que deve-se: “levar em consideração a preferência do indivíduo, sua aptidão prévia, a reserva funcional, a estruturação de potencialidades e o menor risco de eventos adversos durante a atividade física”. Ainda Rahal et al. (2007, p. 86) afirma que “Qualquer atividade deve ser constante e prazerosa, gradual para diminuir riscos, auxiliar prováveis tratamentos, promover a motivação e satisfação”. É partindo dessa concepção e falar do autor que podemos analisar e ter como ponto de vista a seguinte concepção, é praticando atividade física que com ela podemos diminuir o risco de adquirir doenças considerando assim a atividade física um remédio para as disfunções do individuo.
Assim o presente trabalho traz trás como objetivo primordial identificarmos os benefícios da atividade física para a qualidade de vida das mulheres participantes do Projeto “Agita Pau Dos Ferros” – RN, partindo deste objetivo iremos um pouco mais além, passando a reconhecer as mudanças existentes nelas, físicas, sociais e psicológicas, e assim será descrito os benefícios da atividade física.
Metodologia
Levando em consideração aos objetivos do nosso trabalho, o presente artigo é de caráter quantitativo – qualitativo por ser uma das melhores formas de compreender os benefícios advindo da atividade física trabalhada dentro da pesquisa de campo, mantendo contato direto com as participantes da pesquisa. Mas para enriquecimento do nosso trabalho apresentamos um segundo procedimento metodológico, que foi a pesquisa bibliográfica.
Normalmente a pesquisa qualitativa é associada a dados qualitativos, abordagem interpretativa e não experimental, análise de caso ou conteúdo, enquanto a pesquisa quantitativa é associada a dados quantitativos, abordagem positivista e experimental e análise estatística (Patton, 1980).
A pesquisa quantitativa normalmente se mostra apropriada quando existe a possibilidade de medidas quantificáveis de variáveis e inferências a partir de amostras de uma população. Esse tipo de pesquisa usa medidas numéricas para testar construtos científicos e hipóteses, ou busca padrões numéricos relacionados a conceitos cotidianos. Em contrapartida, a pesquisa qualitativa se caracteriza, principalmente, pela ausência de medidas numéricas e análises estatísticas, examinando aspectos mais profundos e subjetivos do tema em estudo. (Dias, 1999).
A amostra do nosso trabalho foi constituída por 21 participantes do Projeto Agita Pau dos Ferros – RN, do sexo feminino. Com faixa – etária ente 24 e 76 anos, onde todas elas concordaram verbalmente em participar da pesquisa. Tendo como instrumento a aplicação de questionário individual.
Questionário atividade física e benefícios com mulheres participantes do Projeto “Agita Pau dos Ferros” – RN
Nome:
Idade:
1. Como você avalia sua saúde, depois de praticar atividade física?
Bom |
Ótimo |
Razoável |
2. Como era o estado de sua saúde antes de praticar atividade física?
Bom |
Ótimo |
Razoável |
3. Que mudança ocorreu após a participação nas aulas de atividade física?
Estar muito satisfeita |
Aumentou ciclo de amizade |
Sente-se mais valorizada |
Outros |
4. Quais as mudanças existente na sua saúde ?
Tudo ótimo |
Nada mudou |
Melhorou |
Insatisfeita |
5. Quantos dias por semana pratica atividade física ?
1 dia |
2 dias |
3 dias |
4 dias |
5 dias |
6 dias |
7 dias |
6. Com a prática da atividade física, você sente-se com mais coragem para desenvolver as atividades do lar e do trabalho?
Sim, aumenta muito minha energia |
Não, sinto-me com certa fadiga |
Resultados e discussão
Quando foi realizado questionário com as participantes não faltaram palavras para serem ditas, tudo relacionado às atividades desenvolvidas por elas, com incentivo do projeto.
Lima (1999) afirma que a Atividade Física tem cada vez mais representado um fator de Qualidade dos seres humanos, possibilitando-lhes uma maior produtividade e melhor bem-estar no seu dia-a-dia. Assim vejamos agora depoimentos das participantes.
“o meu estresse diminuiu, aumentando consequentemente o desempenho do meu sistema imunológico”. Participante: F. D. S – 32 Anos
“devido a pratica de atividades física, meus remédios foram suspensos por parte de minha médica, isso me deixa mais motivada”. Participante: M. G. B. O – 46 Anos
Iremos apresentar o gráfico a seguir no qual mostra as alterações na saúde dos participantes do Agita Pau dos Ferros – RN.
Observa-se que é satisfatório o resultado dos participantes que se encontram satisfeitos com sua saúde depois de praticar atividade física, tendo em vista o numero de 81% classificaram como ótimo, 14% perceberam seus resultados satisfatórios, e apenas 5% delas encontram-se pouco satisfeita.
Matsudo e Matsudo (2000) afirmam que a atividade física atua na melhoria da auto-estima, do auto-conceito, da imagem corporal, das funções cognitivas e de socialização, na diminuição de estresse e da ansiedade e na diminuição do consumo de medicamentos. Vejamos agora depoimento da Sr. M. A. S – 67 Anos.
“meu estresse era muito grande, tanto que tinha dificuldade de interagir com minhas colegas de ginástica, hoje graças a meu professor sempre atencioso e simpático nos motiva nas atividades”. M. A. S – 67 Anos
Toda atividade quando realizada em grupo torna ela mais prazerosa, proporcionando assim o gosto e desejo de esta sempre superando e surpreendendo todos e até mesmo o próprio participante com resultados extraordinários. Stella et al. (2002) enfatizam que a prática de atividade física em grupo eleva a auto-estima do idoso, contribui para a implementação das relações psicossociais e para o reequilibrio emocional. É partindo desta que observamos o quadro a seguir onde mostram como era sua satisfação cantes de praticar atividade física.
Observamos que grande parte dos participantes não estavam nem um pouco satisfeito com estado de sua saúde quando não praticavam nem um tipo de atividade onde 76% mostra-se com clareza sua insatisfação, 19% declaram que mesmo antes de não participar das atividades sentiam-se bem, e apenas 5% alegam que seu estado de saúde era ótimo, e sua presença no Agita é para prevenir doenças futuras.
A seguinte figura mostra as mudanças que ocorre na vida das participantes.
Observa-se que 72% dos entrevistados estão satisfeito com as mudanças existentes pos a participação no projeto, 14% alegam de forma alegre que sente-se feliz pelo ciclo de amizade construída e 14% diz sentir-se bastante valorizada por todos que estão por sua volta. Quando questionas todas queria optar por todas as alternativas mas sempre quando ávidas que tinha como meio somente uma alternativa optavam por muito satisfeita.
Segundo Sharkey (1998), idosos que praticam atividade física encaram cada momento como um momento para ser vivido, e quando se sentem melancólicos ou deprimidos, reagem.
“como é gostoso estar bem comigo mesma, aqui encontrei tudo que desejava, amigas novas, trocamos ate mesmo idéias de tantas coisas”. Participante: M. D. S – 42 Anos
A figura seguinte mostra a satisfação das participantes relacionada com mudanças na saúde.
Observamos que 43% declaram que as mudanças na saúde foram e estão ótimas, 52% diz ter melhorado, e apenas 5% encontram-se insatisfeita. Assim nota-se mudança grande e efetiva na vida das mulheres do Agita Pau dos Ferros – RN.
Observamos agora a fala de participante do Agita Pau dos Ferros – RN.
“graças a Deus estou livre de remédios, você quer mudança maior que essa professor? Estou tão satisfeita”.
A pratica da atividade física deve ser mantida regularmente para que seus resultados sejam vistos e obtidos, como podemos atingir objetivos se não somos capazes de cumprir com o mínimo exigido pela pratica, que são justamente os dias da semana.
Assim a figura abaixo ira mostrar o percentual de freqüência das mulheres do Agita Pau dos Ferros – RN
Observamos que 47% das participantes praticam atividades físicas cinco vezes por semana, ou seja, esta presente todos os dias nas aulas do Agita, 43% tem sua presença regular no projeto, declarando que quando não pode comparecer ao projeto estão realizando atividades extra fora no que o agita oferece e 10% tem suas praticas um pouco reduzidas mais por questões de trabalhos o horários.
Hoje a melhoria da qualidade de vida esta ligada diretamente com a atividade física, é partindo desta analise de freqüência que podemos ver a melhoria da qualidade de vida das mulheres de Pau dos Ferros – RN.
É com essa pratica diária que todas as participantes do Agita Pau dos Ferros – RN aumentam suas energias para enfrentar os desafios do trabalho e de casa (do lar) é assim que todas elas declaram sentir-se muito bem com tantas atividades para desenvolver.
Quando foi perguntado sobre a disposição, todas em uma só voz de unanimidade com 100% declararam que com a pratica de atividade física sentem-se com mais fibra e vigor para enfrentar tudo que for possível, isso é de grande satisfação conviver com tantas guerreiras em um só time.
Conclusão
Foi por meio de pesquisa bibliográfica com base nos dados apresentados, vimos que é com a prática da atividade física que a saúde pode chegar a um patamar impar, não só a saúde mais fatores como a socialização com o próximo pode ser beneficiados consideravelmente.
As mudanças que nos foram apresentadas por meio de falas das participantes era claro que as doenças passaram a tomar menos espaço na vida delas. Como vimos exemplo relatando a exclusão dos medicamentos, a melhora nas capacidades motoras entre outras.
Brownell (1995) afirma que, além dos benefícios fisiológicos, o exercício físico gera efeitos psicológicos positivos, tais como melhora do humor, redução do estresse, aumento da auto-estima devido à melhora da auto-eficiência e esquemas cognitivos que favorecem o raciocínio otimista.
Todavia, conclui-se que a prática regular de atividade física proporciona melhoras em diversos aspectos do seu humano, tanto físicos quanto psicossociais, sendo a atividade física eficaz na promoção da saúde, na autonomia e, por conseqüência, na manutenção da qualidade de vida de todos praticante de atividade física. É por meio de atividade física que o convívio com os outros torna mais afetivo e lúdico, diminuindo os números de quadros depressivos.
Bibliografia
BROWNELL, K. D.Exercise and obesity treatment: psychological aspects. Int. J. Obes. 1995.
DIAS, Cláudia. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Nov. 1999. 16p. (em fase de revisão).
FILHO, Wilson Jacob. Envelhecimento e atendimento domiciliares. In: DUARTE, Yeda Aparecida de Oliveira; DIOGO, Maria José D’ Elboux. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontológico. São Paulo, 2005.
GUEDES, D.P.; GUEDES, J.E.R.P. Exercício físico na promoção da saúde. Londrina: Midiograf, 1995.
HAYFLICK, L. Como e porque envelhecemos. 1 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 365 p.
MATSUDO S, MATSUDO V, BARROS NETO TL. Impacto do envelhecimento nas variáveis antropométricas, neuromotoras e metabólicas da aptidão física. Rev Bras Ciênc Movim, 2000.
PATTON, Michael Q. Qualitative evaluation methods. Beverly Hills, CA: Sage, 1980. 381p.
RAHAL, Miguel Antônio et al. Atividade Física para o Idoso e Objetivos. In: PAPALÉO NETTO, Matheus; Tratado de Gerontologia. 2. ed. Ver. e ampl. São Paulo: Atheneu, 2007. pp. 781-793.
RAHAL, Miguel Antônio et al. Atividade Física para o Idoso e Objetivos. In: PAPALÉO NETTO, Matheus; Tratado de Gerontologia. 2. ed. Ver. e ampl. São Paulo: Atheneu, 2007. pp. 781-793.
STELLA, Florindo et al. Depressão no Idoso: Diagnóstico, Tratamento e Benefícios da Atividade Física. Revista Motriz, Rio Claro, Ago/Dez. vol. 8. n. 3. PP. 91-98. 2002.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 17 · N° 176 | Buenos Aires,
Enero de 2013 |