efdeportes.com

O esporte em foco: analise crítica dos trabalhos
publicados em alguns periódicos nacionais

El deporte en foco: análisis crítico de los trabajos publicados en algunas revista nacionales

 

Curso de Educação Física

UVA/NEEFE/GETHED

(Brasil)

Alisson Slider do Nascimento de Paula

alisson.slider@yahoo.com

José Luiz Pereira de Sousa

gm_luis@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          Este trabalho buscou analisar algumas publicações no âmbito da Educação Física acerca do tema esporte, ressaltando que não houve restrições na seleção dos trabalhos analisados. Com isso, buscou-se identificar qual vertente do esporte é mais explorada pelos acadêmicos, qual é o tipo de pesquisa mais abordado para tratar de algum assunto referente ao esporte, entre outros fatores. Em tempos de “megaeventos” o esporte vem sendo o tema mais discutido e envolvido em polêmicas em debates políticos e sociais. O esporte pode ser tema de grandes debates e polêmicas no âmbito da Educação Física. Todavia, percebe-se que este elemento da cultura corporal, é um rudimento relevante para a sociedade, pois é uma prática que faz parte do projeto histórico da humanidade.

          Unitermos: Esporte. Análise crítica. Cultura Corporal.

 

Abstract
          This study aimed to analyze some publications in the Physical Education about the sport theme, noting that there were no restrictions on the selection of the studies analyzed. Therefore, we sought to identify which aspect of the sport is further explored by academics, what kind of research most approached to discuss any subject related to sports, among other factors. In times of "mega events" the sport has been the most discussed topic and controversies involved in political and social debates. The sport can be the subject of much debate and controversy within the Physical Education. However, it is perceived that this element of body culture, is a rudiment relevant to society as it is a practice that is part of the historical project of humanity.

          Keywords: Sport. Critical analysis. Culture body.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 176, Enero de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O esporte vem sendo bastante abordado em publicações no âmbito da Educação Física, o que também não se pode deixar de mencionar as pesquisas publicadas em áreas das Ciências do Esporte e Ciências da Motricidade Humana. O que se deve levar em consideração, é a pergunta: O que é esporte? Refletindo a partir desta indagação pode-se alegar que o esporte enquanto prática sócio-cultural é incontestável sua relevância na sociedade. A quem pense que o esporte seja apenas uma prática institucionalizada composta por regras acabadas, que pode ser praticado em meio social. Mais afinal o esporte se resume apenas em considerações semelhantes a esse pensamento?

    Partindo de pressupostos filosóficos, a partir de uma analisa dialética, pode-se considerar o esporte sendo um fenômeno social composto por prática de atividades físicas elaboradas e sistematizadas, sendo um elemento da cultura corporal historicamente criada pelo homem e culturalmente desenvolvida por ele. Sua prática pode promover diversos sentimentos em seus sujeitos, como o estresse em perder ou o prazer em vencer a partir de uma vivência do esporte dentro de sua dimensão competitiva.

    Contudo, o esporte é um elemento bombardeado pela mídia, a qual promove apenas concepções do esporte enquanto fator hegemônico no âmbito das escolas e projetos sociais, dentro de sua característica competitiva que advém de sua ramificação institucionalizada.

    O referido trabalho teve como ponto de partida analisar algumas publicações no âmbito da Educação Física acerca do tema esporte, ressaltando que não houve restrições na seleção dos trabalhos analisados. Com isso, buscou-se identificar qual vertente do esporte é mais explorada pelos acadêmicos, qual é o tipo de pesquisa mais abordado para tratar de algum assunto referente ao esporte, entre outros fatores. Em tempos de “megaeventos” o esporte vem sendo o tema mais discutido e envolvido em polêmicas em debates políticos e sociais.

Objetivos

    Analisar alguns artigos de periódicos nacionais, com a temática voltada para o esporte seja qual for sua ramificação, buscando identificar elementos significativos acerca da pesquisa no âmbito das ciências do esporte.

Metodologia

    Optou-se por estudo de caso, através de pesquisa bibliográfica. Desenvolveu-se um estudo de cunho quantitativo (MARQUES, 2006). Realizou-se uma pesquisa em alguns periódicos nacionais. Foram selecionados artigos que abordasse a temática “esporte”. Com isso, buscou-se identificar qual a vertente que os pesquisadores mais abordam do esporte, quais são os sujeitos mais freqüentados pelas pesquisas, qual o local que mais publica no campo do esporte.

    Analisou-se 49 (quarenta e nove) artigos da revista em foco, estes trabalhos variam de 1995 a 2012. Sendo assim, através de dados quantitativos alegaremos algumas peculiaridades dos trabalhos abordados, sendo elas:

  1. Tipo de pesquisa;

  2. Ano dos artigos abordados na pesquisa;

  3. Metodologia utilizada nos artigos;

  4. Abordagens esportivas;

  5. Os estados que mais estiveram presentes nos trabalhos selecionados.

Resultados e discussões

    Através de analise em 49 artigos dos periódicos nacionais que abordassem a temática esporte, pode-se constatar que, os tipo de pesquisa que os pesquisadores abordavam a empírica era mais abordada do que a teórica conceitual no âmbito do tema esporte.

    Buscou-se abordar um quantitativo significativo de artigos em diferença de ano de publicações também. Ressaltando que os artigos abordados foram do ano de 1995 a 2012. Contudo o ano de 2011 houve um numero significativo de publicações com o tema esporte.

    Artigos publicados em uma das mais tradicionais e renomadas revistas científicas do âmbito da Educação Física, necessitou-se analisar os tipos de metodologias que os pesquisadores adotavam para seus trabalhos. Com isso, constatou-se que o estudo de caso é a metodologia mais utilizada por pesquisadores das ciências do esporte, por se tratar de peculiaridades que necessitam de uma ênfase mais restrita. Identificou-se também a forte influencia do estudo de campo e bibliográficos, e também trabalhos que não idenficavam a metodologia utilizada na pesquisa.

    Dando continuidade nas analises, buscou-se também identificar qual a esfera do esporte os pesquisadores abordavam, pois é um tema abordado cotidianamente pela mídia e praticado pela sociedade não apenas contemporânea, mas, histórica.

    Para finalizar as analises buscou-se identificar quais os estados que mais publicavam e abordavam sobre o tema esporte.

    Sendo assim, a partir dos gráficos constituídos através da analise dos artigos, pode-se identificar uma grande influencia do esporte em sua ramificação performance, o estado de São Paulo possui o maior numero de publicações acerca do tema esporte, grande maioria dos estudos se caracterizam em estudar minuciosamente um determinado caso que o esporte possa causa, caracteriza-se isso como estudo de caso, o ano de 2011 foi um ano produtivo na vertente esporte para as revistas científicas nacionais da Educação Física, a pesquisa empírica predominou os artigos analisados.

    Será que a relevância de pesquisa se encontra somente no esporte performance? Com pode-se observar o estado de SP detém o quantitativo maio em pesquisa acerca do esporte, todavia o Ceará não possui uma publicação na referida revista com o tema esporte e a região nordeste não apresentou grande quantitativo em publicações, mais por que da baixa produção de conhecimento do Nordeste e principalmente do Ceará? A pesquisa empírica é mais relevante do que a pesquisa bibliográfica?

Considerações finais

    A partir dos resultados, pode-se identificar diversos fatores que influenciam o meio acadêmico, tratando-se do esporte, em diversos estudos em periódicos nacionais e internacionais no âmbito da Educação Física, pode-se analisar que o esporte de rendimento/performance é o mais abordado cientificamente. Contudo, será que o esporte enquanto prática de lazer, ou educacional não possui nenhuma relevância cientifica? Será que o esporte que mais detém prestígio acadêmico e social é o esporte exclusivo? São diversas as questões de abordar o esporte enquanto fenômeno sócio-cultural, entretanto são poucas as pesquisas desenvolvidas acerca do esporte cooperativo.

    Se o esporte de rendimento é tão relevante para a sociedade, pois é um elemento muito abordado em artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, por que o esporte de rendimento no âmbito escolar é tão discriminatório? Pois é por meio dele que será definido e hierarquizado os mais habilidosos dos menos habilidosos, poderá promover pseudo-perspectivas acerca do futuro do aluno, desviando-o completamente de seu processo de formação (TAFFAREL, 2001).

    O esporte pode ser tema de grandes debates e polêmicas no âmbito da Educação Física. Todavia, percebe-se que este elemento da cultura corporal, é um rudimento relevante para a sociedade, pois é uma prática que faz parte do projeto histórico da humanidade, que estar sendo bombardeado pela mídia e pelos megaeventos assim nublando as concepções educacionais e de lazer do esporte, levando-o em detrimento nas aulas de Educação Física, pois este possui uma preferência por parte dos alunos, fazendo-os rejeitar outras práticas que contemplam a cultura corporal.

    Por fim, o referido estudo serviu para identificar as influencias do esporte no meio não somente social, mas também, no meio acadêmico.

Referências

  • ARANTES, P E. Ajuste Intelectual. In: HADDAD, F. Desorganizando o consenso. Petrópolis: Vozes, 1998.

  • BATISTA, P N. O Consenso de Washington. A visão neoliberal dos problemas latino-americanos. Consulta popular. Cartilha 07. São Paulo, 1999.

  • COLETIVO DE AUTORES. Metodologia de Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

  • FREITAS, Luiz Carlos. A dialética da inclusão e da exclusão: Por que as mudanças não acontecem. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. Campinas/SP, julho de 2003.

  • GRAMSCI, A. Concepção dialética da História. 5ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974.

  • MARQUES, H. R. Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico. Campo Grande: UCB, 2009.

  • MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2007.

  • PETRAS, J. Os intelectuais em retirada. In: COGGIOLA, O. (Org.). Marxismo hoje. São Paulo: Xamã, 1996.

  • PORTELLI, H. Gramsci e o Bloco Histórico. 4ª ed. Rio Janeiro: Paz e Terra, 1977.

  • TAFFAREL, C. N. Z. A Carta de Carpina: Educação Física - Novos compromissos: Pedagogia, movimento, miséria. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas - SP, v. 23, n.1, p. 41-55, 2001.

  • ________________. Programas Sociais de Esporte e Lazer na Escola e na Comunidade: as evidências da exclusão social e educacional na sociedade brasileira. Motrivivência (Florianópolis), v. 38, p. 135-148, 2012.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 17 · N° 176 | Buenos Aires, Enero de 2013
© 1997-2013 Derechos reservados