Relações entre o estado
nutricional Las relaciones entre el estado nutricional y el patrón postural en pre-adolescentes |
|||
*Acadêmica do Curso de Educação Física URCAMP, São Gabriel, RS **Professores do curso de Educação Física da URCAMP, São Gabriel, RS (Brasil) |
Gabriela Caleffi* Marcia Gonzalez Feijó** Valdir Bairros Duarte** |
|
|
Resumo O presente estudo teve como objetivo avaliar os aspectos de índice de massa corporal (IMC) e o Padrão Postural em escolares pré-adolescentes da Rede Pública de Ensino do Município de Caçapava do Sul-RS. As avaliações e os testes foram efetuados em 24 escolares pré-adolescentes na faixa entre 12 e 14 anos de idade, de ambos os gêneros (12 meninas e 12 meninos), de forma intencional. O estado nutricional foi avaliado através do IMC, tendo como base o peso e a estatura dos pré- adolescentes, enquanto o Padrão Postural por meio de um posturógrafo e o fio de prumo. Conclui-se que os mesmos apresentaram algum tipo de desvio de postura e anormalidade em seus pesos em relação às suas estaturas. Foi identificado que as meninas que estavam acima de seus pesos, possuíam níveis de desvios na cintura pélvica e proeminência de abdome bem mais acentuados do que os meninos acima do peso normal. Unitermos: Nível postural. Estado nutricional. Pré-adolescentes.
Abstract The present study aimed to assess aspects of body mass index (BMI) and Standard Postural preadolescent schoolchildren from public schools in the Municipality of South Caçapava-RS. Reviews and tests were conducted in 24 pre-school adolescents in the age between 12 and 14 years of age, of both genders (12 girls and 12 boys), intentionally. Nutritional status was assessed by BMI, based on weight and height of pre-teens, while the Standard Postural through a posturograph and plumb line. It is concluded that they had some type of misuse of position and abnormality in their weights relative to their heights. It was identified that girls who were above their weight, had levels of deviations in the pelvis and abdomen prominence of well more pronounced than boys overweight. Keywords: Postural Level; Nutritional Status; Preteens.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 175, Diciembre de 2012. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
A “boa postura” é basicamente a melhor forma de manter o equilíbrio do corpo E este equilíbrio permite que todos os órgãos funcionem com o menor esforço muscular possível.
Segundo Bankoff (2002), é na infância que costumam surgir os primeiros problemas relacionados à postura, principalmente no que diz respeito às patologias da coluna vertebral.
As causas mais comuns para uma postura inadequada adotada pela criança têm relação direta com as características físicas. A identificação precoce de tendências a problemas posturais possibilita que os indivíduos desenvolvam uma maior consciência Postural (Vieira, 2003).
De acordo com Fisberg (2004), indivíduos obesos podem apresentar desvantagens mecânicas devido ao excesso de massa corporal e alterações posturais da coluna vertebral e dos pés, sendo mais suscetíveis a dificuldades nas atividades locomotoras.
O conhecimento e acompanhamento da situação nutricional constituem instrumentos essenciais para aferição das condições de saúde, além de oferecer medidas objetivas das condições de vida da população em geral.
2. Metodologia
2.1. Delineamento da pesquisa
A presente pesquisa é de caráter descritivo, e tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população, fenômeno ou estabelecimento de relações entre variáveis, segundo Gil (1999).
2.2. Universo da pesquisa
A amostra constou de 24 escolares pré-adolescentes (12 meninas e 12 meninos), de forma intencional, da Cidade de Caçapava do Sul, RS.
3. Resultados e discussão
3.1. Níveis de postura dos escolares
Dentre os 24 escolares avaliados, 42% apresentaram um ligeiro desvio de cabeça para a lateral e ombros desnivelados. Na avaliação de pescoço para frente, 50% dos avaliados apresentaram ligeiro desvio, assim como para o peitoral abaixado e ombros para frente.
Na avaliação da cintura pélvica, 25% apresentaram desvios de antroversão e retroversão. Dos avaliados, 42% apresentaram proeminência do abdome. Nenhum dos avaliados apresentou algum tipo de desnivelamento do quadril com um dos lados para baixo.
Tabela 1. Desvios posturais encontrados
Segundo Vieira (2003) a maioria dos problemas posturais encontrados nos adolescentes são devido ao rápido desenvolvimento estrutural de seu corpo, onde a postura incorreta á adquirida através de maus hábitos posturais para encontrar um melhor equilíbrio para seu corpo.
3.2. Identificação do nível do estado nutricional
Na avaliação do estado nutricional realizado com os 12 meninos, 33% deles foram classificados como acima de seu peso ideal, 16% estavam abaixo do peso e o restante estava no peso ideal. Na avaliação do estado nutricional das meninas, foi identificado que 66% delas estavam sobrepesas.
Tabela 2. Estado nutricional dos avaliados
Essa diferença pode ser justificada devido aos fatores ambientais como: maior engajamento dos meninos nas aulas de Educação Física e provavelmente melhores hábitos alimentares, pois nesta idade as meninas já atingiram o estado de crescimento enquanto os meninos ainda não alcançaram. Vieira (2003) afirma que os adolescentes possuem hábitos alimentares irregulares, muitas vezes omitindo refeições ou substituindo-as por lanches. O hábito de não se alimentarem corretamente associado com o sedentarismo e um dos principais motivos da super-nutrição entre os adolescentes.
Tabela 3. Principais desvios em cada gênero
Para os resultados encontrados nos meninos avaliados os desvios constatados estão relacionados com a má postura adquirida ao carregar o material escolar somente de um lado do corpo, ou acomodar-se de maneira incorreta na classe. Para as meninas os desvios constatados têm relação direta com o estado nutricional e a fase de pré-adolescência em que se encontram. Bankoff (2002) menciona que a fase da pré-adolescência é o período de maior desenvolvimento do corpo, período este de vital importância para o desenvolvimento estrutural do corpo feminino.
4. Conclusão
Conclui-se que os mesmos apresentaram algum tipo de desvio de postura e anormalidade em seus pesos em relação às suas estaturas. Foi identificado que as meninas que estavam acima de seus pesos, possuíam níveis de desvios na cintura pélvica e proeminência de abdome bem mais acentuados do que os meninos acima do peso normal.
Referencias
BANKOFF, A.D.P. Alterações morfológicas do sistema locomotor decorrente dos hábitos posturais associados ao sedentarismo. In: Ministério da Saúde. Laboratório de Eletromiografia e Biomecânica da Postura. Campinas: FEF-UNICAMP, 2002.
FISBERG M. Primeiras palavras: uma introdução ao problema do peso excessivo. In: Fisberg M. Atualização em obesidade na infância e adolescência. São Paulo, Atheneu, 2004.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas em pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 17 · N° 175 | Buenos Aires,
Diciembre de 2012 |