efdeportes.com

Prática regular de hidroginástica e bem estar
em mulheres adultas e idosas

La práctica regular de gimnasia acuática y wellness en mujeres adultas y mayores

Practice regular of water aerobics and wellness in women and older adults

 

*Autora

**Orientador

Faculdade de Educação Física de Barra Bonita

(Brasil)

Micheli Fernanda Pereira*

Prof. Esp. Robson Aparecido Alves da Rocha**

micheli_edfisica@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          Esse estudo é embasado em vários referenciais teóricos que buscam compreender o bem estar físico em mulheres que praticam hidroginástica. Sabe-se que a atividade física é essencial para uma boa qualidade de vida. A atividade aeróbica aquática permite que os indivíduos alcancem excelentes benefícios dos exercícios, eliminando os efeitos colaterais. A hidroginástica é uma atividade de condicionamento físico seguro e eficaz.

          Unitermos: Hidroginástica. Qualidade de vida.

 

Abstract

          This study is grounded in various theoretical frameworks that seek to understand the physical well-being in women who practice gymnastics. It is known that physical activity is essential for a good quality of life. The aqua aerobic activity allows individuals to achieve great benefits of exercise, eliminating the side effects. The gymnastics is a fitness activity safely and effectively.
          Keywords: Water aerobics. Quality of life.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 175, Diciembre de 2012. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    A atividade física é um fator importante e necessário na vida do ser humano, pois com a sua prática é desenvolvidos vários estímulos positivos, como a confiança, o controle, e exercita a mente.

    Atualmente a hidroginástica vem ganhando adeptos pelo mundo, pois é caracterizada como uma atividade de baixo impacto, podendo ser trabalhada para diversos fins.

    A atividade aeróbica aquática, conhecida como hidroginástica é a modalidade que mais cresce nas academias por não apresentar contra indicações em relação a sua prática.

    A hidroginástica atende diversos grupos, sendo eles: idosos, portadores de problema posturais, gestante, obesos e jovens saudáveis.

    Através desse trabalho, buscamos enfatizar a prática regular e bem estar físico em mulheres adultas e idosas que realizam a prática da hidroginástica pelo menos três vezes semanais.

    No presente estudo, observamos que o fator principal que faz com que as mulheres optem pela a prática da hidroginástica é a satisfação com os resultados que são visíveis logo nos primeiros meses.

Bem estar e atividade física

    A atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos com dispêndio de energia. O exercício, que se distingue por ser previamente planejado, estruturado e repetitivo com o objetivo de manter ou adquirir desempenho físico. Toda atividade física implica em alguma forma de exercício, que pode ter contribuição tanto preventiva como terapêutica, que de modo geral permite melhorar a qualidade de vida¹ (p.149-151).

    A qualidade de vida esta ligada com a prática da atividade física, com uma alimentação equilibrada e um bom relacionamento familiar. Os exercícios melhoram o humor devido à liberação de endorfina no organismo que causa a sensação de bem estar no individuo, causando sensação de relaxamento, reduzindo a ansiedade e o estresse.²

    O exercício físico é um tratamento de prevenção, que melhora a expectativa de vida do indivíduo.

    A atividade física é indispensável para alcançar uma boa forma física, a sua prática precisa ser desenvolvida de uma forma prazerosa ao longo de toda a vida.³

    O Brasil está entre os 10 países com o maior numero de idosos acima de 60 anos, porém para se chegar aos últimos ciclos da vida com uma melhor qualidade de vida é necessário aliar uma rotina do dia-a-dia uma atividade física. A atividade física é uma forma de ter uma vida mais saudável e duradoura.4

    A atividade física, quando indicada para um individuo seja por um médico, ou pelo profissional de educação física, ou mesmo, por iniciativa própria de um sujeito, ela está sempre vinculada de alguma forma, aos benefícios que essa prática pode trazer para a saúde. Para a Organização Mundial de Saúde, o conceito de saúde engloba um estado do completo bem estar físico, mental e social5 (p. 97).

Hidroginástica

    Em comparação com os outros exercícios de solo a hidroginástica é a mais divertida e agradável, além de cômoda e segura. A água permite que o indivíduo atinja excelentes benefícios dos exercícios, com as vantagens de eliminar os efeitos colaterais 6 (p.3-4).

    O exercício na água elimina a autocrítica, pois ninguém pode ver o que ele está fazendo, assim não é preciso ter medo de não se sair bem.6 (p. 3-4).

    A hidroginástica bem orientada trás vários benefícios ao praticante, como: relaxamento muscular, amplitude dos movimentos das articulações, reeducação muscular, coordenação dos músculos semi ou atrofiados, força, resistência e o alivio das dores. A pele e a circulação sanguínea também são melhoradas.7 (p. 22-23).

    Para as mulheres a prática da hidroginástica propicia em disposição e rendimento nos afazeres da vida no cotidiano, pois melhora a aparência, retarda o envelhecimento, ajuda no controle do apetite e do peso, auxilia na gravidez, obesidade, melhora os problemas cardio-respiratório e auxilia a boa postura.7 (p. 22-23).

    Os exercícios realizados durante a aula melhoram a flexibilidade e força nas regiões do corpo usados durante a atividade sexual, proporcionando ao individuo melhor desempenho.8 (p.11).

Método

    A atual pesquisa é do tipo transversal qualitativa, e o critério de seleção da amostra será técnico de amostragem por julgamento.

    A amostra foi constituída por 10 mulheres, na faixa etária de 50 anos, que realizam a prática da hidroginástica 3 (três) vezes na semana no período da tarde.

    O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário sócio – demográfico e uma pergunta geradora: Quais os resultados da prática de hidroginástica para o seu bem estar?

    A pesquisa foi realizada na academia Corpo em Movimento - Morumbi, situada na Rua Vinte e oito de Abril, 249, centro Lençóis Paulista – SP.

    A academia atende o publico de diferentes idades em várias modalidades, como: Musculação, condicionamento físico, natação, hidroginástica, lutas (karate, jiu-jitsu, aeroboxe).

    A hidroginástica, modalidade que foi aplicado o questionário, atende aproximadamente 120 alunos sendo eles: homens e mulheres, com a idade igual ou superior a 18 anos.

    O objetivo da pesquisa foi observar a importância da pratica da atividade física para o bem subjetivo das mulheres em diferentes idades.

    A pesquisa foi acompanhada por professores formados em Licenciatura Plena em Educação física que trabalham com responsabilidade, respeitando o limite de cada individuo.

    Os discursos foram coletados indiretamente e os dados serão avaliados através da metodologia “Analise de Conteúdo” de Barbin (1977).

Resultados

Perfil de amostra

    Resultados dos questionários sócio-demográfico.

    A amostra foi constituída de 10 mulheres acima de 42 anos que praticam a hidroginástica pelo menos 3 vezes na semana, com duração de 1 (uma) hora.

    Cada mulher entrevistada citou os benefícios que a pratica da hidroginástica proporciona para o seu bem estar, cada participante sofre de alguma patologia, sendo das mais simples até as mais graves.

    As entrevistam serão descritas abaixo, cada sujeito refere-se ao discurso de uma mulher entrevistada.

Discursos das entrevistadas

  • Sujeito 1: A hidroginástica para mim está contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Os exercícios são agradáveis e muito importantes para melhorar o meu condicionamento físico e, além disso, conhecer outras pessoas, e, assim aumentar o nosso circulo de amigos (as).

    • Enfim, a hidroginástica ajuda na saúde física e mental, aliviando o estresse do dia-a-dia.

  • Sujeito 2: Melhora o sistema circulatório, reduz o esforço, melhora a flexibilidade possibilitando repetir varias vezes atividades que requerem resistência.

    • Fortalece a musculatura.

  • Sujeito 3: Estou satisfeita com os resultados que a hidroginástica está me proporcionando.

    • Em apenas dois meses de prática já pude sentir melhoras nas minhas dores (braços, pernas e coluna).

  • Sujeito 4: Muito bom para aliviar as minhas dores, como faz bem para todo o organismo.

    • Me sinto bem.

  • Sujeito 5: Maior disposição e eleva a autoestima.

    • Com a prática da hidroginástica dorme-se bem melhor. E a socialização com as outras integrantes do grupo.

  • Sujeito 6: Muito saudável, o resultado da prática da hidroginástica é ótimo.

    • É muito bom para a saúde mental, é terapia.

  • Sujeito 7: Fortalecimento muscular, saúde e estética, e melhora cardiovascular.

  • Sujeito 8: Eu gosto muito da prática da hidroginástica. Durante as aulas a socialização do grupo é grande, somos verdadeiras (os) amigas (os) da água.

    • A hidroginástica me trás muitos benefícios para a saúde, já me sinto melhor em relação as dores que eu sentia antes de praticar a ginástica na água.

    • A hidroginástica mudou a minha vida.

  • Sujeito 9: A hidroginástica tem me ajudado bastante.

    • Um dos pontos mais importantes é que a hidroginástica é uma terapia, ela reduz o estresse causado no dia-a-dia. O fato de estar na piscina fazendo exercícios na água com outras pessoas se torna uma excelente atividade mental.

    • A hidroginástica tem ajudado em relação ao meu corpo, hoje em dia me sinto com a musculatura mais forte e me sinto bem melhor.

  • Sujeito 10: Não pude notar nenhum melhoramento, porque faz pouco tempo.

Indicadores dos discursos

  • Sujeito 1

    • Melhor qualidade de vida

    • Exercícios agradáveis

    • Melhora no meu condicionamento físico

    • Conhecer pessoas

    • Aumentar o círculo de amizades

    • Ajuda na saúde física e mental

    • Alivia o estresse dia-a-dia

  • Sujeito 2

    • Melhora o sistema circulatório

    • Reduz o esforço

    • Melhor flexibilidade

    • Resistência

    • Fortalece a musculatura

  • Sujeito 3

    • Satisfeita com os resultados

    • Melhoras nas dores

  • Sujeito 4

    • Alivio nas dores

    • Faz bem para o organismo

    • Me sinto bem

  • Sujeito 5

    • Maior disposição

    • Autoestima

    • Dorme-se bem melhor

    • Socialização com outros integrantes

  • Sujeito 6

    • Saudável

    • Prática ótima

    • Bom para a saúde mental

    • Terapia

  • Sujeito 7

    • Fortalecimento muscular

    • Saúde

    • Estética

    • Melhora Cardiovascular

  • Sujeito 8

    • Gosto da hidroginástica

    • Socialização do grupo

    • Muitos benefícios para saúde

    • Melhora em relação às dores

    • Pratica de ginástica na água

    • Hidroginástica mudou a minha vida

  • Sujeito 9

    • Hidroginástica ajudou bastante

    • Hidroginástica é terapia

    • Reduz o estresse dia-a-dia

    • Exercícios na água com outras pessoas

    • Excelente atividade mental

    • Hidroginástica ajudou em relação ao corpo

    • Musculatura mais forte

    • Bem melhor

  • Sujeito 10

    • Nenhum melhoramento

    • Pouco tempo que pratico

Analise dos resultados

Categoria dos resultados

Analise das categorias

    As Categorias que mais convergiram nas respostas dos sujeitos serão representadas em %.

    Representado em 40% das respostas a questão da satisfação com os resultados, está associado ao prazer que o individuo sente ao praticar a atividade física, o retorno é satisfatório para o individuo, pois quem se exercita são privilegiadas em vários aspectos, como: facilidade em perda de peso, melhor qualidade de vida, melhores hábitos alimentares 5 (p. 97).

    A integração social esteve presente em 40% das respostas e a atividade física e mental em 30%. A saúde é entendida como a adaptação dinâmica das pessoas ao meio físico, psíquico e social, desta forma é necessário que o indivíduo passe a compreender a importância da atividade física 1 (p. 149-151).

Alivio nas dores esteve presente em 30% das respostas das entrevistadas. A hidroginástica é uma atividade de baixo impacto nas articulações, e com a sua prática os benefícios são notados logo nos primeiros meses, e o principal sintoma benéfico é a diminuição das dores musculares, devido ao efeito massageador da água9 (p.68).

    O condicionamento físico atingiu 30% das respostas, relacionado com o fortalecimento muscular 30%, resistência 10% e a flexibilidade 10%, Rocha, A hidroginástica é uma atividade indicada para as pessoas que tem pouco ou nenhum condicionamento físico, a atividade aeróbia aquática tem o papal principal de fortalecer a musculatura, protegendo as articulações 10 (p. 103).

    Melhor qualidade de vida apresentou 20% das respostas, disposição 10% e exercícios agradáveis 10%. A atividade na água é considerado um meio lúdico, no qual o adulto passa a experimentar a sensação de liberdade, relaxamento e prazer durante as aulas de hidroginástica11 (p. 122).

    A estética correspondeu 20% das respostas dos sujeitos e a autoestima 10%, porém 90% da procura pela hidroginástica são em busca da estética corporal e os seus maiores praticantes são mulheres 10 (p.103).

    Por fim nenhum melhoramento foi relatado em 10% das entrevistas. De modo geral o sujeito relatou que não houve nenhum melhoramento pelo pouco tempo que freqüenta as aulas de hidroginástica.

Considerações finais

    Com a finalização das análises das categorias, notamos que a hidroginástica é uma atividade muito procurada atualmente com objetivos diferentes. Assim, observamos que a pratica regular da atividade aeróbica aquática proporciona benefícios gerais, melhorando os aspectos psicológicos, condicionamento físico global entre outras.

    Podemos concluir que a hidroginástica é um mercado de trabalho que se amplia ao profissional de Educação Física e este necessita conhecer cada vez mais dessa atividade para aplicá-la corretamente, para obter o resultado esperado pelo praticante.

Referencias bibliográficas

  1. MEDICINA, João P. S. & GONÇALVES, A. (org.) Aguinaldo. Saúde Coletiva- Atividade Física: Uma Abordagem Exploratória. In: GONÇALVES, A. (org.) Saúde Coletiva e Urgência em Educação Física. Campinas: Papirus, 1997.

  2. TEIXEIRA DE PINHO, S. A Hidroginástica na Terceira Idade. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 11 - N° 102 – Novembro de 2006. http://www.efdeportes.com/efd102/hidrog.htm

  3. ARANTES PORTO, F. Benefícios da Atividade Física em sua vida diária. Saúde em Movimento. Jun.2006.

  4. PEREIRA BALBÉ, G. Atividades Física e Depressão no idoso. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires,Ano 13 – nº 124 – Setembro de 2008. http://www.efdeportes.com/efd124/atividade-fisica-e-depressao-no-idoso.htm

  5. KRASEVEC JOSEPH, A. & GRIMES, Daiane C. Hidroginástica. São Paulo: Hemus, s-d.

  6. SOVA, R. Hidroginástica na Terceira Idade. São Paulo: Manole, 1998.

  7. APARECIDA SALLES FIGUEIREDO, S. Hidroginástica. Rio de janeiro: Sprint, 1996.

  8. RAMALDES, A. Hidro 1000. Rio de janeiro: Sprint, 2002.

  9. GONÇALVES, Vera Lúcia. Treinamento em Hidroginástica. São Paulo: Ícone, 1996.

  10. ROCHA, Julio Cezar Chaves. Hidroginástica Teoria e Prática. 2.ed. Rio de Janeiro: Sprint 1994.

  11. CENNI, Roberto. Kan-Ichi Sato: Vida na água. São Paulo: Pioneira, 1993.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 17 · N° 175 | Buenos Aires, Diciembre de 2012
© 1997-2012 Derechos reservados