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A contribuição da dança para o desenvolvimento
psicomotor na Educação Infantil

La contribución del baile para el desarrollo psicomotor en el Nivel Inicial

The contribution of dance to the psychomotor development in early childhood education

 

*Graduados em Educação Física pela UNIABEU.

**Orientadora. Docente da UNIABEU

Mestranda em Educação pelo Instituto Brasileiro de Educação Cultura e Ciência (IBECC)

Especialização em Psicomotricidade na Universidade Castelo Branco (UCB/RJ)

Graduação em Educação Física Universidade Gama Filho (UGF)

(Brasil)

Milena da Silva Lima*

Lívia Bastos da Fonseca*

Daniel Silva de Azevedo*

Roseane Silva Lopes Ribeiro**

milenalima2008@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          A proposta deste artigo enfatiza a importância da dança no desenvolvimento psicomotor, abrangendo a faixa etária que vai de 4 a 5 anos da Educação Infantil, ressaltando as funções psicomotoras trabalhadas através da dança. Os aspectos cognitivo e sócio-emocional também serão mencionados, pois são componentes presentes e imprescindíveis em cada tarefa do aluno. A proposta apresentada não é "fechada", é uma sugestão, uma porta que se abre para o infinito a partir de uma revisão literária que comprova a necessidade de transformação da realidade escolar.

          Unitermos: Dança. Educação Infantil. Educação Física. Desenvolvimento psicomotor.

 

Abstract

          The purpose of this paper emphasizes the importance of dance in psychomotor development, covering the age range 4-5 years of early childhood education, highlighting the psychomotor functions worked through dance. The cognitive and social-emotional also be mentioned, as they are essential components present in each task and the student. The proposal is not "closed", is a suggestion, a door that opens to infinity from a literature review that proves the need for transforming the school.

          Keywords: Dance. Early Childhood Education. Physical Education. Psychomotor development.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 175, Diciembre de 2012. http://www.efdeportes.com/

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Introdução

    Segundo os PCN’s as atividades rítmicas e expressivas fazem parte dos blocos de conteúdos da Educação Física escolar, este bloco inclui as manifestações da cultura corporal que têm como características comuns a intenção de expressão e a comunicação mediante gestos e a presença de estímulo sonoros como referência para o movimento corporal. Engloba as danças e brincadeiras cantadas, porém neste artigo vamos enfocar as danças.

    A dança é a arte do movimento e é uma das mais antigas áreas de conhecimento das artes cênicas juntamente com o teatro e a música. Seu primeiro registro foi caracterizado por movimentos rudimentares, ainda na pré-história onde os homens batiam os pés no chão e aos poucos foi descobrindo que poderiam criar novos tipos de sons e movimentos, como o das palmas. Embora saibamos que para dançar não é necessário possuir música, e sim movimentos corporais que expressam toda emoção.

    Uma das finalidades da dança na escola é permitir a criança evoluir em relação ao domínio do seu corpo, assim desenvolverá e aprimorará suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quantos aspectos motores, sociais, afetivos, e cognitivos (BARRETO, 2002).

    Dentre a variedade de experiências de movimentos que a criança explora em sua descoberta de mundo, o presente estudo destaca a dança com o objetivo de esclarecer sua importância para o desenvolvimento piscomotor em crianças que se encontram na Pré-Escola. A dança se apresenta como ferramenta fundamental na Educação Infantil, pois oportuniza o desenvolvimento psicomotor da criança, sendo assim deve ser valorizada na prática da Educação Física escolar.

    A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade (Art.29). O trabalho básico com crianças desta faixa etária é oportunizar experiências sensório-perceptivas-motoras, pois constituem em seu processo natural de vida, isto é, explorar, sentir, descobrir, perceber, integrar, aprender.

    A educação psicomotora reuni as aprendizagens da criança e se voltam para todas elas, seja ela individual ou coletiva. É a ligação, na qual auxilia os alunos nas atividades escolares, tendo em vista o embasamento para que a criança possa desenvolver sua intelectualidade a partir de suas experiências motoras vividas, porém requerem uma descarga de funções cognitivas para que sejam realizadas.

    Le Boulch (1981) defende que a educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base da escola primária. Desta forma prossegue o autor dizendo que:

    (...) ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares e escolares; leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar o tempo, a adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos. A educação psicomotora deve ser praticada desde a mais tenra idade; conduzida com perseverança, permite prevenir inadaptações, difíceis de corrigir quando estruturadas”. (apud Almeida 2006, Le Boulch, 1981, p.27).

    Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde se constata uma busca literária que analisa as propostas de principais autores que falam da dança e da educação psicomotora na Educação Infantil como propostas pedagógicas, criando condições para o desenvolvimento integral das crianças, propondo uma abertura multidimensional de atividades lúdicas através da dança.

A criança da Educação Infantil

    A Educação Infantil é a primeira fase escolar da criança, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) ocorre uma dicotomia nessa etapa de Ensino sendo assim é dividida em creche e pré-escola. A Creche atende crianças de zero a três anos, já a Pré-Escola atende crianças de quatro a cinco anos. Como a Educação Infantil é a primeira experiência da criança no âmbito escolar esse período caracteriza-se por fazer diversas descobertas englobando os aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos, que serão oportunizados por inúmeras situações pedagógicas, ou seja, é nesse contexto que a Educação Infantil se relaciona diretamente com a educação psicomotora, pois ambas compartilham do mesmo objetivo, o desenvolvimento integral da criança.

    O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.

    As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo (RCNEI, p.15). Na Educação Infantil, a criança busca diversas experiências em seu próprio corpo, movimentos e descobertas, o movimento permite a criança expressar sentimentos, emoções e pensamentos, possibilitando a ampliação no uso de gestos significativos e posturas corporais. Os objetivos gerais da Educação Infantil pra crianças de 4 a 5 anos, segundo os RCNEI são:

    Sendo assim, a dança é um elemento fundamental para proporcionar as crianças, diferente formas para vivenciar movimentos, expressividade e ritmo e utilizando uma abordagem psicomotora que irá permitir a criança a tomar consciência do seu corpo e das suas possibilidades de expressão por meio desse corpo, localizando- se no tempo e espaço.

A dança na escola

    Segundo Lomakine a dança na escola é assegurada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pertence a uma área de conhecimento específico a Arte. Vale ressaltar que apesar da dança ter um lugar assegurado na escola pela Lei de Diretrizes e Bases (LEI N.9394, 20 de dezembro de 1996), ainda não está necessariamente inserida em um contexto educacional, pois na maioria das vezes a dança só é ensinada para apresentações em datas comemorativas, na qual o aluno só reproduz o movimento que o professor impõe. Devido a isto muito se tem discutido sobre sua importância no ambiente escolar, particularmente no conteúdo de Educação Física.

    Sendo a dança um produto da criação humana, compõe também o universo da cultura corporal de movimento, nesse sentido ela faz parte dos conteúdos da educação física, na qual é considerada uma prática pedagógica, quando se volta à promoção e produção do conhecimento da cultura corporal e contribui para atingir fins educacionais.

    Seguindo esta linha de raciocínio a dança na escola não deve dar ênfase a performance técnica, portanto, como prática pedagógica deve contribuir com o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos motores, perceptivo-cognitivo e sócio-afetivo. Logo, é preciso adotar uma proposta educacional baseada no artístico, compreendendo tudo aquilo que desenvolve a criatividade, sensibilidade, o sentido estético e a comunicação humana.

O desenvolvimento psicomotor através da dança

    O desenvolvimento psicomotor caracteriza-se pela maturação que integra o movimento, o ritmo, a construção espacial, o reconhecimento dos objetos, das posições, a imagem do nosso corpo e a palavra. Assim, torna-se muito importante estimular o desenvolvimento psicomotor para que a criança conscientize-se de seus movimentos corporais que expressam suas emoções e suas descobertas (BUENO, 1998).

    O francês Jean Le Boulch, um dos precursores da utilização da educação psicomotora nas aulas de educação física afirma que a corrente educativa da psicomotricidade surgiu na França, em 1966, pela fragilidade da educação física, pelo fato dos professores de educação física não conseguirem desenvolver uma educação integral do corpo. Para ele, muitos desses professores centravam sua prática pedagógica nos fatores ligados à execução dos movimentos, tendo como principal objetivo de sua ação educativa chegar à perfeição desses movimentos, de forma mecânica.

    Deve ser considerada como uma educação de base na escola primária. Ela condiciona todos os aprendizados escolares; leva a criança a tomar a consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar seu tempo, a adquirir a coordenação de seus movimentos. (LEBOUCH, 1982)

    Ao falarmos o termo psicomotricidade, logo nos questionamos: O que é psicomotricidade?

    É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.

    Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.

    Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. (Sociedade Brasileira de Psicomotricidade).

    Para melhor compreensão da contribuição da dança para o desenvolvimento psicomotor da criança nos embasamos na psicomotricidade relacional que leva em consideração aspectos qualitativo da pessoa e da relação interpessoal, procura atuar sobre o ser em movimento e em relação. (BARRETO apud BARRETO, 1997)

    A Psicomotricidade Relacional propõe um trabalho que possibilite as crianças experimentarem os mais diversos rítmos, tendo sempre que possível os outros como espelho para o eu. As atividades rítmicas e expressivas não devem ser renegadas na Educação Infantil, pois são importantes na estruturação das mais diversas funções psicomotoras, tais como: esquema corporal, lateralidade, coordenação motora, rítmo, equilíbrio entre outras. (BARRETO, 2000)

Principais funções psicomotoras

    Neste contexto serão apresentadas as funções psicomotoras que podem ser desenvolvidas através de atividades de dança na escola em turmas da Educação Infantil, em tópicos que as definem:

Esquema Corporal

    É um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação da imagem que a criança tem de seu próprio corpo. A criança se sentirá bem na medida em que seu corpo lhe obedece, em que o conhece bem, em que pode utilizá-lo não somente para movimentar-se, mas também para agir. Uma criança cujo esquema corporal é mal constituído não coordena bem os movimentos, na escola a grafia é feia, e a leitura expressiva, não harmoniosa: a criança não segue o ritmo da leitura ou então para no meio de uma palavra. Segundo De Meur (1989), “uma criança que se sinta à vontade significa que ele domina o seu corpo, utiliza-o com desenvoltura e eficácia, proporcionando-lhe bem estar, tornando fáceis e equilibrados seus contatos com os outros”.

Equilíbrio

    Reúne um conjunto de aptidões estáticas (sem movimento) e dinâmicas (com movimento), abrangendo o controle postural e o desenvolvimento das aquisições de locomoção. O equilíbrio estático caracteriza-se pelo tipo de equilíbrio conseguido em determinada posição, ou de apresentar a capacidade de manter certa postura sobre uma base. O equilíbrio dinâmico é aquele conseguido com o corpo em movimento, determinando sucessivas alterações da base de sustentação.

    Controle do corpo em ação com relação ao seu centro de gravidade (sobre uma base) por combinação de ações musculares; estado de repouso em que se acham os corpos solicitados por forças iguais e contrárias; estado particular pelo qual um sujeito pode, por sua vez, manter uma atividade ou um gesto, ficar imóvel ou lançar seu corpo no espaço utilizando a gravidade e, ao mesmo tempo, resistindo-a; faculdade para manter o controle do corpo em circunstâncias difíceis. (MATTOS, 2005, p. 96).

Organização Latero-Espacial

    Desenvolve da seguinte maneira, aos 6 anos a criança tem conhecimento do lado direito e esquerdo do seu corpo, aos 7 anos reconhece a posição relativa entre dois objetos, aos 8 anos reconhece o lado direito e esquerdo em outra pessoa, aos 9 anos consegue imitar movimentos realizados por outras pessoas com o mesmo lado do corpo no qual a pessoa realiza o movimento, isto é transpõe o lado da pessoa para o seu, aos 10 anos reproduz movimentos de figuras esquematizadas, e aos 11 anos consegue identificar a posição relativa entre 3 objetos. Segundo Le Boulch (apud ALMEIDA, 2007, p.61) defende que:

    A lateralidade é a função da dominância, tendo um dos hemisférios à iniciativa da organização do ato motor, que incidirá no aprendizado e na consolidação das praxias. Esta capacidade funcional, suporte da intencionalidade, será desenvolvida de maneira fundamental nessa época da atividade de investigação durante a qual a criança vai confrontar-se com seu meio... permitir à criança organizar suas atividades motoras globais é a ação educativa fundamental. Desse modo, coloca-se a criança em melhores condições para constituir uma lateralidade homogênea e coerente.

Ritmo

    Quanto ao ritmo, este estará sempre presente em qualquer atividade motora, ainda que indiretamente, e quando solicitado como ação motora principal ditará o “andamento” do evento estando diretamente relacionado com o tempo e com o espaço.

    De acordo com Machado e Nunes (2010, pg. 34 apud Conceição 2003), ritmo “é a organização constante e periódica de um ato motor. É forma de se deslocar no espaço obedecendo a uma determinada seqüência de sons ou musicas. Para ter ritmo é preciso ter organização espacial”.

Sugestões de atividades

Dança da laranja

  • Objetivo: Permitir aos alunos vivenciarem vários ritmos de nossa cultura de maneira lúdica, equilíbrio.

  • Autor: Desconhecido.

    • Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apoiada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia. É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.

  • Obs. a laranja pode ser substituida por bexigas pequens também ou bola de meia.

Trem doido coreografado

  • Proposta: Deixar o aluno livre para explorar o máximo de movimentos e usar sua criatividade. Explorar timidez, liderança, ritmo, espaço e conjunto. Trabalhar com diversos ritmos músicais.

  • Autor: José ricardo Martins Machado e Marcus Vinícius da Silva Nunes.

    • Formar uma coluna de alunos, onde os mesmos se chamarão de “trem”. O primeiro de do trem deverá realizar movimentos onde todos deverão imitá-lo, quando a música trocar ou o professor gritar trocou, quem estava puxando o trem passa para o final da fila e o próximo assume o controle do trem ditando as coreografias.

Dança recreativa corporal

  • Proposta: é similar ao da atividade Dança da laranja, porém aqui aspectos psicomotores são trabalhados como: esquema corporal, coordenação espaço-temporal.

  • Autor: José Ricardo Martins Machado e Marcus Vinícius da Silva Nunes.

    • Tocar uma música e dançar em duplas, quando a música parar todos devem correr livremente pela quadra. A música voltando pegar quem estiver na sua frente e continuar dançando. Quando estiverem dançando realizar movimentos propostos pelo professor, como por exemplo:

  • Testa com testa

  • Mão com Mão

  • Costas com costas

  • Braço com braço

  • Joelhos com joelhos

Estátuas

  • Proposta: Ao ouvirem a música, os alunos saem dançando se expressando livremente, ao comando do professor eles viram estátuas e paralisam seus movimentos. Permite a expressão livre de cada um, criatividade, respeito pelo movimento do outro.

  • Autores: Tânia Dias Queiroz e João Luiz Martins

    • Para essa brincadeira é bom ter mais de 5 pessoas. Você vai precisar de um aparelho de som. O professor pede aos alunos para andarem e dançarem livremente ao som de uma música pelo espaço da brincadeira ao comando do professor ou ao abaixar a música e dizer “estátua” todos devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o professor vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. Não vale fazer cócegas. Quem se mexer ou rir primeiro paga uma prenda e vai para o comando da brincadeira.

Considerações finais

    Acreditando que a inserção de uma prática pedagógica na Educação Infantil, que visa o desenvolvimento de movimentos significativos, ao invés de uma mera execução de movimentos corporais podemos compreeender a importância de se trabalhar as Atividades Ritmicas e expressivas, que nesse contexto se refere a dança, como forma de expressão e comunicação por meio de gestos na presença de ritmos, sons e da música.

    A psicomotricdade relacional proporciona ao aluno a expressar suas emoções e compotamentos, previne distúrbios as crianças nos primeiros anos da infância e é uma ponte direta com a Educação Física Escolar durante a pré-escola, pois é nesse momento que a criança começa a ter vínculos afetivos com os colegas, sendo assim, a dança é um instrumento que possibilita além da expressão de seus sentimentos também a estruturação das funções psicomotoras que a s crianças nesta faixa etária necessitam para sua formação.

Referências

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