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Proposta de ensino e treinamento do
sistema tático 4.0 e da defesa mista no futsal

Propuesta de enseñanza y entrenamiento del sistema táctico 4.0 y de la defensa mixta en el futsal

 

NEPEC/UFC

(Brasil)

Prof. Ms. Otávio Nogueira Balzano

Prof. Alison Henry Martins da Silva

Edilson Medeiros de Oliveira

Danilo Rodrigues Cavalcanti Feitosa

otaviobalzano@yahoo.com.br

 

 

 

 

Resumo

          Introdução: Sabe-se que o futsal é um esporte de constantes mudanças, com adaptações na forma de jogar. Estas mudanças são para melhorar o desempenho do time tanto na parte ofensiva como na parte defensiva e adaptar-se as novas regras do esporte. A forma como se adapta e se joga o futsal pode variar de cultura para cultura, sendo que cada uma definirá o estilo de jogo de um determinado time ou seleção. Neste artigo iremos abordar uma proposta de ensino para o sistema tático ofensivo 4.0 e do sistema de defesa misto, pautada na teoria da complexidade, também descrevemos sobre as vantagens, desvantagens, principais movimentações e regras para sua aplicação. Objetivo: Propor um programa de ensino e treinamento do sistema 4.0 e da marcação mista através de jogos táticos cognitivos, para equipes de alto rendimento. Metodologia: O estudo é do tipo descritivo de cunho exploratório e se caracteriza por ser uma revisão de literatura. Para desenvolvimento da proposta criou-se uma seqüência de quinze jogos táticos cognitivos, distribuídos numa ordem gradativa em relação ao nível de dificuldade e de complexidade, seguindo a idéia central da metodologia dos jogos em série. Resultados: Pretende-se através da aplicação deste programa de ensino e treinamento do sistema tático ofensivo 4.0 e do sistema defensivo misto no futsal, aprimorar o conhecimento tático e as capacidades cognitivas do atleta, de alto nível no futsal. Conclusão Através desta proposta de ensino e treinamento no futsal, queremos apresentar aos profissionais da área, uma nova leitura do treinamento técnico/tático para o aperfeiçoamento de equipes de competição no desporto de alto rendimento.

          Unitermos: Futsal. Alto rendimento. Sistema 4.0. Defesa mista.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 174, Noviembre de 2012. http://www.efdeportes.com/

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1.     Introdução

    A cada mudança da regra, ocorre uma resposta estratégica dos treinadores, adaptando-se a esta nova realidade promovendo uma evolução permanente dos sistemas de jogo defensivo e ofensivo. As movimentações de ataque e defesa são decorrentes dos técnicos estudiosos, que tentam criar novas atitudes em suas equipes para obter vitórias contra seus adversários. A evolução do futsal e sua aplicação nos sistemas táticos podem ser influenciadas por distintas culturas ou pela imposição de treinadores. Esta evolução depende principalmente do estudo contínuo e da implantação dos comandantes em suas equipes. Uma vez que se têm uma inovação tática e esta obtêm resultados positivos, normalmente é adaptada por outros técnicos e se torna uma forma de jogo homogênea. O sistema 4.0 e a marcação mista não fugiram deste processo. No sistema 4.0 ou 4 em linha, conforme Lozano (1995), não há um posicionamento fixo de nenhum jogador, isso faz que todos sejam responsáveis pelas movimentações de ataque quanto de defesa, por apresentar essa característica o sistema 4.0 mostra-se como mais ofensivo de todos os sistemas de ataque, com uma variedade enorme de opções de jogada. O mesmo se tornou o mais utilizado por todas as equipes de alto nível, principalmente em países como Brasil, Espanha, Itália e Portugal. Já a essência dos sistemas defensivos repousa na constante busca de adaptação às características do ataque adversário, para a execução da defesa propriamente dita (recuperação da posse de bola) podendo variar com o decorrer da partida ou de uma partida para outra (FONSECA. 2007). A marcação mista é processo defensivo mais moderno no futsal, além da ação individual é composta pela colaboração dos companheiros da equipe. Este processo é executado de duas formas: auxiliando o companheiro próximo e marcando o adversário que não participa diretamente da jogada ou que não está de posse da bola. Neste artigo procuramos estudar o sistema de ataque 4.0, a marcação mista que se apresentam no futsal como os sistemas mais complexos de se jogar. Além disso, propor um programa de treinamento para ensiná-los e treiná-los. Pois conforme Barros (2007) é preciso entender o jogo, em especial o de futsal, como algo complexo, para conseguir derrotar o adversário.

2.     Teoria da complexidade

    Um sistema complexo segundo Gaiteiro (2006) é um sistema que consiste em um grande número de agentes que interagem entre si de várias formas. Para Morin (2011), um sistema complexo é um tecido de constituintes heterogêneas inseparavelmente associadas. Conforme Gaiteiro (2006), a ciência da complexidade estuda como ocorrem as diferentes interações entre agentes de um determinado sistema e afirma que estes agentes se relacionam usando um conjunto de normas, que se chamam esquemas, para produzir uma ação conjunta. Analisando estas afirmações e relacionando-as com os desportos coletivos, vemos que estes também são sistemas complexos e que possuem vários agentes (jogadores) que procuram se relacionar de diversas formas com uma linguagem em comum (tática), para conseguir um objetivo. Dentre as várias categorias de desportos coletivos encontramos o futsal como um dos jogos de mais alta complexidade, pois dentro de sua estrutura encontramos duas equipes que se confrontam com o objetivo de fazer gols no adversário, e que para conseguir este objetivo os jogadores interagem das mais variadas e imprevisíveis formas. Corroborando com esta idéia, Barros (2007) afirma que é preciso entender o jogo, em especial o de futsal, como algo complexo, mas que as equipes obedecem a uma determinada ordem (modelo de jogo, sistema tático) para conseguir vencer o adversário.

    Gaiteiro (2006) complementa descrevendo que em sistemas complexos, existem sistemas menores que se encontram dentro de outros sistemas maiores e que ambos se afetam, sejam em pequenas ou em grandes alterações. Relacionando esta afirmação com o futsal vemos que hoje as equipes usam vários sistemas táticos de defesa e ataque para conseguir êxito, mas que se um desse sistema falhar conseqüentemente afetará o desempenho do outro. Esses sistemas de jogo procuram diminuir as incertezas das equipes durante uma partida. Para Morin (2011) a complexidade não se reduz a apenas quantidades de interações, mas esta também se relaciona com incerteza e fenômenos aleatórios.

3.     Sistema de ataque 4.0

    De acordo com Sampedro (1997) e Voser (2001) é o sistema mais moderno de futsal, sua principal característica é que todos os jogadores devem assumir os papéis nos diferentes setores da quadra, exigindo jogadores versáteis. Segundo Mutti (2003) o sistema é caracterizado pelo posicionamento de quatro jogadores em linha no setor defensivo para movimentação coletiva e armação das jogadas, e é muito bom para ser usado em quadras grandes. Para Fonseca (2007) esse sistema deve ser utilizado apenas em equipes de alto rendimento ou cognitivamente experientes, pois exige um excelente preparo técnico, tático e físico e também requer que os jogadores saibam jogar coletivamente com e sem a bola. Sampedro (1997) afirma que é um bom sistema para ser utilizado como manobra tática, e utilizá-lo combinado com o sistema 3.1 durante a partida. Pois, faz com que os adversários não consigam adaptar-se rapidamente defensivamente, cometendo muitos erros de marcação. Para Lozano Cid (1995) é um sistema em que os atletas devem estar em constante movimento com e sem bola, e para que isso aconteça à equipe deve manter a posse de bola, desta forma necessita de muito treinamento para que os atletas o executem em perfeita sincronia.

Vantagens do sistema 4.0

  • Possibilita uma grande combinação de movimentações;

  • Pode ser utilizado quando a equipe está em vantagem no placar e pretende ficar com a posse de bola;

  • Proporciona uma quantidade grande de finalizações a meta adversária;

  • Facilita situações de 1 contra 1;

  • Possibilita o jogo de infiltrações e tabelas;

  • Abre espaços terminais na defesa adversária;

  • Dificulta cobertura dos marcadores;

  • Oportuniza diversas ações táticas de ataque.

Desvantagens do sistema 4.0

  • Limita as roubadas de bola na quadra adversária;

  • Necessita de muito treinamento para que haja perfeita sincronia entre os atletas;

  • Dificuldade em executar contra equipes que marcam na linha 4;

  • Pouca cobertura (ficam em linha), quando perde a posse de bola;

  • Grande desgaste físico (jogar com e sem bola);

  • Os jogadores devem ter ótimo conhecimento tático e boa capacidade técnica;

  • Dificuldade de jogar em quadras pequenas.

    Segundo Balzano (2001) algumas regras são importantes para utilizar o 4.0:

4.     Sistema de defesa marcação mista

    Segundo Saad e Costa (2005), marcação é a posição que cada atleta irá ocupar em um determinado momento em que ele realiza a pressão de um adversário dentro de um sistema tático. Dentro deste conceito de marcação temos como ramificações, três tipos de marcação: individual, zona e mista. Neste trabalho, descreveremos sobre a Marcação Mista. Este tipo marcação é executado pelas equipes de grande nível, pois necessita e exige que os atletas que a irão executá-la, devam ter boa capacidade coordenativa, percepção de espaço e plena noção de movimentos corporais. (SAAD E COSTA, 2005). Baseia-se fundamentalmente na troca de marcadores dependendo do setor da quadra.

    Na Marcação Mista, observam-se algumas vantagens e desvantagens:

Vantagens

  • Fácil cobertura;

  • As trocas de marcação confundem o ataque adversário;

  • Aumento do campo de visão e de marcação das equipes;

  • Não exigem tanto dos atletas fisicamente, pois nela observa-se um menor desgaste físico, através das trocas de marcação.

Desvantagens

  • Os atletas devem ter ótimo conhecimento tático defensivo;

  • Pode confundir o sistema de defesa quando os marcadores não estão em sintonia;

  • A troca de marcação deve ter o comando do jogador que está marcando atrás;

  • Se feita erroneamente, deixa o adversário em superioridade numérica.

    Conforme Fonseca (2007), a marcação mista combina a ação de dois tipos de defesa ou características defensivas. Neste tipo, dois jogadores podem ficar responsáveis pela marcação individual nas duas alas, posicionadas no centro da quadra, enquanto os outros dois, um cobrindo o campo de defesa e o outro marcando a saída de bola. marcam em zona. Neste tipo de defesa para Valdericena (1994), fica clara a observação de três linhas defensivas compostas, cada uma delas, por um jogador de cada função, sendo:

    Para o autor, este sistema de marcação é de grande utilidade para a defesa, pois ela sempre será auxiliada por algum jogador, onde, cada jogador terá uma função e ao mesmo tempo será auxiliado por outro. Para isso, o goleiro dará cobertura ao fixo; o fixo faz a cobertura dos alas, principalmente na chamada “segunda bola”; os alas marcam seus respectivos adversários posicionados na sua ala e tentam cobrir o pivô; e o pivô fica responsável pela saída de bola adversária.

5.     Programa de 15 jogos táticos cognitivos para o processo de ensino e treinamento do sistema de ataque 4.0 e da marcação mista no futsal

1º jogo – Quadra dividida em 4 setores na vertical

  • Objetivo – Sistema 4.0; deslocamentos e tabelas; infiltrações; treinar passes e finalizações do sistema; jogadas individuais; fintas; execução de todas as funções no futsal; técnica de marcação; marcação individual e mista.

  • Descrição – Jogo de futsal, mas a quadra é dividida em quatro setores na vertical (quatro corredores), onde os jogadores realizarão as funções de alas, pivôs e fixos, não podendo mudar de setor.

  • Variação: organizar regras no jogo, para os jogadores ocuparem mais de um setor na quadra.

2º jogo - Quadra dividida em 2 setores na vertical

  • Objetivo – Sistema 4.0; deslocamentos e tabelas; jogo de duplas; infiltrações; treinar passes e finalizações do sistema; jogadas individuais; bloqueios; fintas; execução de todas as funções no futsal; técnica de marcação e marcação mista.

  • Descrição – Jogo de futsal, mas a quadra é dividida em dois setores na vertical (dois corredores), onde os jogadores realizarão as funções de alas, pivôs e fixos, não podendo mudar de setor (dois jogadores em cada setor).

  • Variação: organizar regras para os jogadores ocuparem mais de um setor da quadra

3º jogo – Quadra de vôlei São Judas

  • Objetivo – Sistema 4.0; deslocamentos e tabelas; infiltrações; treinar passes e finalizações do sistema; jogadas individuais; percepção dos espaços; fintas; bloqueios; execução de todas as funções no futsal; técnica de marcação e marcação mista.

  • Descrição – Jogo de futsal, mas a quadra é dividida em dois setores. Um dos setores é a quadra de vôlei, neste setor jogam dois jogadores de cada equipe. O outro setor é fora da quadra de vôlei. Onde jogam os outros dois jogadores de linha de cada equipe. Os atletas não podem sair dos seus setores. Os jogadores que estão jogando fora da quadra de vôlei não podem cruzar este espaço, para “atalhar” na marcação ou levar alguma vantagem no ataque. O goleiro é livre. Obs. A cada 10min. os jogadores trocam de setor.

4º jogo – Todos os jogadores devem tocar na bola na QD (quadra de defesa)

  • Objetivo – Sistema 4.0; deslocamentos e tabelas; aproximações; infiltrações; treinar passes e finalizações do sistema; bloqueios; cortina; jogo coletivo; jogadas individuais; fintas; tomada de decisão; execução de todas as funções no futsal; marcação de retorno; técnica de marcação e marcação mista.

  • Descrição – Jogo de futsal, mas a cada arremesso de meta ou lateral defensiva (atrás da linha central), para uma equipe finalizar todos os seus jogadores devem tocar na bola na quadra de defesa.

  • Variação: limitar o número de toques na bola por jogador; utilizar o goleiro livremente; aumentar o número de passes na quadra defensiva.

5º jogo – Ultrapassar para a QA (quadra de ataque) com a bola dominada

  • Objetivo – Sistema 4.0; deslocamentos e tabelas; aproximações; condução de bola: treinar passes e finalizações do sistema; jogadas individuais; fintas; infiltrações; bloqueios; cortina; tomada de decisão; execução de todas as funções no futsal; jogo coletivo; técnica de marcação; marcação de retorno e marcação mista.

  • Descrição – Jogo de futsal, mas a cada arremesso de meta ou lateral defensiva (atrás da linha central), para uma equipe finalizar a gol, e o gol ser válido na quadra de ataque, a bola deve ser conduzida da quadra de defesa para a quadra de ataque por um dos seus integrantes - não pode lançar - da quadra de defesa para a quadra de ataque. Depois que ultrapassar a bola para quadra de ataque não pode voltar com a bola para quadra de defesa. Obs. Os jogadores podem invadir livremente a quadra de ataque, mas quem esta com a bola só pode ir para o ataque conduzindo-a.

  • Variação: utilizar o goleiro livremente.

6º jogo - Ultrapassar para a QA com lançamento

  • Objetivo – Sistema 4.0; deslocamentos e tabelas; aproximações; lançamentos; infiltrações; treinar passes e finalizações do sistema; fintas; bloqueios; cortina; infiltrações; sincronia no tempo das jogadas; execução de todas as funções no futsal; marcação de retorno; cobertura; técnica de marcação e marcação mista.

  • Descrição – Jogo de futsal, mas a cada arremesso de meta ou lateral defensiva (atrás da linha central), para uma equipe finalizar a gol e o gol ser válido, a bola só pode chegar à quadra de ataque, através de um lançamento do companheiro na quadra de defesa. E para o colega receber o passe, deve estar na sua quadra de defesa antes do toque na bola executado pelo seu companheiro (regra do impedimento).

  • Variação: utilizar o goleiro livremente; delimitar o número mínimo de passes para lançar; determinar um número mínimo de toques na bola por jogador (exemplo 2 toques).

7º jogo – Número de passes na QD e na QA

  • Objetivo – Sistema 4.0; deslocamentos e tabelas; aproximações; infiltrações; treinar passes e finalizações do sistema; jogadas individuais; fintas; bloqueios; cortina; percepção; antecipações; execução de todas as funções no futsal; técnica de marcação e marcação mista.

  • Descrição – Jogo de futsal, mas para uma equipe finalizar, ela deve dar um número mínimo de passes na quadra de defesa (exemplo 4 passes), e um número mínimo de passes na quadra de ataque (exemplo 3 passes). Sempre que a bola sair da quadra recomeça a contagem.

  • Variação: limitar o número de toques na bola por jogador; utilizar o goleiro livremente.

8º jogo – Passe as cores

  • Objetivo – Sistema 4.0; deslocamentos e tabelas; aproximações; infiltrações; treinar passes e finalizações do sistema; jogadas individuais; jogo de dupla; fintas; percepção e tomada de decisão; execução de todas as funções no futsal; antecipação; cobertura; técnica de marcação e marcação mista.

  • Descrição - Jogo de futsal, mas cada equipe esta dividida com dois jogadores de uma cor e outros dois jogadores de outra cor. Os jogadores só poderão passar a bola, para os colegas de sua equipe, que estiverem com cores diferentes da sua. Para passar a bola para o colega da mesma cor, este deve finalizar a gol, dando no máximo dois toques na bola. Obs. o goleiro é livre para receber a bola (todos podem passar a bola para ele).

  • Variação: Delimitar o número de toques na bola para cada jogador.

9º jogo – Passe atravessado

  • Objetivo – Sistema 4.0; deslocamentos e tabelas; jogo coletivo; aproximações; infiltrações; treinar passes e finalizações do sistema; percepção e tomada de decisão; jogadas individuais; fintas; execução de todas as funções no futsal; cobertura; técnica de marcação e marcação mista.

  • Descrição – Jogo de futsal, mas a quadra é dividida pela metade na vertical (dois corredores), os passes só podem ser dados da direita para esquerda e vice e versa. Para dar o passe no mesmo lado e a finalização valer, o atleta que receber a bola, deve finalizar a gol com no máximo dois toques na bola. Obs. apenas os passes devem ser atravessados. Os jogadores jogam livres pela quadra.

  • Variação: determinar que tipo de passe pode ser dado (int. ou ext.) ou que perna pode tocar na bola (dir. ou esq.).

10º jogo – Não repete o passe

  • Objetivo – Sistema 4.0; deslocamentos; aproximações; infiltrações; antecipação; treinar passes e finalizações do sistema; jogadas individuais; cortina; fintas; percepção e tomada de decisão; execução de todas as funções no futsal; cobertura; técnica de marcação e marcação mista.

  • Descrição - Jogo de futsal, mas o jogador que passar a bola para seu colega, não pode receber a bola deste mesmo colega. Este colega deverá passar a bola para outro companheiro (não pode fazer o 1,2). Quando o jogador receber a bola do colega, que ele passou anteriormente, este deve finalizar a gol, dando no máximo dois toques na bola.

11º jogo – Marcação individual na QA e marcação por zona na QD

  • Objetivo – Sistema 4.0; deslocamentos; aproximações; infiltrações; treinar passes e finalizações do sistema; jogadas individuais; antecipação; fintas; percepção e tomada de decisão; execução de todas as funções no futsal; cobertura; variação na marcação durante o jogo; técnica de marcação e marcação mista.

  • Descrição – Jogo de futsal, mas a equipe que esta defendendo, quando a bola estiver na quadra de defesa do adversário (sua quadra de ataque) deve marcar individual. Quando a bola passar para a quadra de ataque do adversário (sua quadra de defesa), a equipe que está defendendo, deve marcar por zona.

12º jogo – Dois times contra um time

  • Objetivo – Sistema 4.0; deslocamentos; aproximações; infiltrações; treinar passes e finalizações do sistema; jogadas individuais; antecipação; bloqueios; cortina; marcação de retorno; fintas; atenção; percepção e tomada de decisão; concentração defensiva; execução de todas as funções no futsal; cobertura; técnica de marcação e marcação mista.

  • Descrição – Jogo de futsal, mas uma equipe marca o ataque de duas equipes, uma de cada lado da quadra. Quando a primeira equipe atacar e a bola sair da quadra, a equipe que esta marcando defende a outra trave, pois vai entrar outra equipe do outro lado da quadra para atacar, com outra bola. Os ataques acontecem a partir do arremesso de meta e do sinal do treinador.

13º jogo – Pivô marca por zona

  • Objetivo – Sistema 4.0; deslocamentos; aproximações; infiltrações; treinar passes e finalizações do sistema; jogadas individuais; marcação de retorno; fintas; atenção; percepção e tomada de decisão; trocas de marcação; execução de todas as funções no futsal; cobertura; técnica de marcação; comunicação e marcação mista.

  • Descrição – Jogo de futsal, mas a equipe que está marcando (sem a posse de bola), o seu pivô, já pré-determinado, só pode marcar por zona, ele acompanha a bola na 1ª linha de marcação. Os seus colegas marcam individualmente e por zona, fazendo as trocas de marcação. Obs. O jogador que comunica as trocas de marcação é o que está colocado na última linha defensiva. O pivô não pode sair da primeira linha de marcação.

14º jogo – Técnico coloca a bola

  • Objetivo – Sistema 4.0; deslocamentos; aproximações; infiltrações; treinar passes e finalizações do sistema; jogadas individuais; marcação de retorno; fintas; atenção; percepção e tomada de decisão; antecipação; comunicação na defesa; bloqueios; cortina; execução de todas as funções no futsal; cobertura; técnica de marcação; contra ataque e marcação mista.

  • Descrição – Jogo de futsal, mas sempre que a bola sair da quadra, o técnico coloca outra bola em jogo, para um dos times. Desta forma o jogo não para. A distribuição das bolas fica a critério do técnico.

15º jogo – Treino Alemão

  • Objetivo – Sistema 4.0; deslocamentos; aproximações; infiltrações; treinar passes e finalizações do sistema; jogadas individuais; marcação de retorno; fintas; atenção; percepção e tomada de decisão; bloqueios; cortina; velocidade na execução nas ações; vivacidade; execução de todas as funções no futsal; cobertura; técnica de marcação; contra ataque; comunicação defensiva e marcação mista.

  • Descrição – Jogo de futsal com várias equipes na quadra (3, 4, 5 até 6 equipes), equipe 1 ataca equipe 2, equipe 2 ataca equipe 3 e equipe 3 ataca a equipe 1 e assim sucessivamente. A equipe que esta marcando só pode marcar na sua quadra de defesa. A equipe que fizer gol continua atacando e passa a atacar o próximo adversário. A equipe que levar o gol perde o ataque. O ataque termina sempre que a bola sair da quadra ou goleiro que esta defendendo pegar a bola. O ataque é feito numa trave, depois na outra, e assim sucessivamente.

6.     Considerações finais

    Um jogador de futsal que pratica este esporte deve ser estimulado taticamente, principalmente nos treinamentos, para que este seja capaz de escolher a melhor alternativa de decisão de forma antecipada, e responder as exigências e situações que se apresentam nos jogos e treinamentos. A preparação de uma equipe, de alto nível requer um trabalho em cima de um planejamento antecipadamente programado e tendo sempre como objetivo o desenvolvimento coletivo. O sucesso do desempenho da equipe vai depender substancialmente da correção do planejamento e da precisão do treinamento. As exigências do jogo levam os técnicos, cada vez mais, aumentar o nível de treinamento, buscando o aperfeiçoamento das capacidades cognitivas de seus atletas. Para que isto aconteça, é importante adotar uma metodologia que contemple a técnica, a tática, a dimensão física e a psicológica, simultaneamente. Na nossa visão, o método dos jogos táticos cognitivos em série, é o que mais se aproxima destes objetivos.

Referências

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