Benefícios da prática de
alongamentos e de Los beneficios de la práctica de elongación y sesiones de relajación durante el trabajo. Disminución del estrés y aumento de la productividad en el ambiente laboral |
|||
Graduando em Educação Física na Universidade do Estado do Rio de Janeiro Membro palestrante e monitor de Anatomia Humana Aplicada Palestrante do grupo de estudos da Academia Bodytech |
Leonardo Matta Pereira (Brasil) |
|
|
Resumo O objetivo principal do texto que será exposto é mostrar de forma qualitativa de que maneira a qualidade de vida e o crescimento empresarial pode ocorrer dentro do ambiente de trabalho. Dessa forma aumenta-se a produção dos funcionários com o auxílio de exercícios físicos como, alongamentos e sessões de relaxamento em um curto espaço de tempo durante as horas trabalhadas. Unitermos: Trabalho. Alongamento. Relaxamento.
Ortografia revisada por Vivian Tavares Fontenele.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 174, Noviembre de 2012. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
“Todos sabem que é preciso tomar cuidado com os excessos, mas poucos põem em prática pequenas medidas que previnem doenças graves em médio prazo.”
Manoel Netto
A Revolução Industrial foi baseada em jornadas de trabalho extensas, exaustivas e repetitivas para o “homem-máquina”, o que levou ao surgimento das associações de classe para lutarem pelo direito do trabalhador. Se o modelo de antigamente não era bom, o de hoje também pode ser ruim para a sua saúde.
Hoje, temos máquinas que substituem a maioria do trabalho braçal. O maquinário que precisamos usar, por assim dizer, não exige esforço físico e mental, pois a introdução da tecnologia resultou na redução da atividade de pensamento e criação e na estagnação de posições, alterando a postura, além da jornada menor (teoricamente) que oito horas diárias.
Criaram-se máquinas que produzem mais, em menos tempo. E o tempo que sobrou? Produz se ainda mais, ou seja, o esforço diário é para o ganho de tempo, esse que no final das contas é utilizado para mais trabalho.
Na atual conjuntura, existem diversas doenças ou síndromes que estão diretamente (e equivocadamente) associadas à tecnologia e é o mau aproveitamento que acarreta tais problemas de saúde.
No entanto, a cada dia vemos milhares de pessoas se afastando das empresas por conta da “LER” (lesão por esforço repetitivo) e Estresse do trabalho “Desktop Stress”. Sendo assim, pergunta-se: Qual é a causa disso?
“LER” – Para quem trabalha com computadores, a maior incidência é nas mãos, antebraços e ombros. Quase sempre, é causado por má postura, muitas horas no mesmo local sem a prática de um devido alongamento das musculaturas posturais (tanto da cintura escapular quanto da cintura pélvica) e pelo uso inadequado de móveis, assim como os fatores ergonômicos deles.
"Desktop stress" é o estresse causado pelo ambiente de trabalho. As pessoas, normalmente, passam o dia todo sentadas em suas mesas, com os dedos sobre o teclado, numa posição onde seu corpo fica contraído e esta não é uma posição natural.
Os problemas começam com tensões no pescoço e nas costas seguindo para os braços e mãos. Por conta da demasiada cobrança por produção é proporcionado um ambiente estressante, que desfavorece à mesma, além da capacidade criativa dos funcionários, gerando, assim, tensão nos músculos.
A fadiga nos ligamentos ocorre por permanecerem na mesma posição por tempo prolongado. O humor quando alterado dificulta a relação interpessoal dentro do trabalho, podendo realçar discussões, desentendimentos e a baixa de produção empresarial, denotando, assim, um possível ambiente desagradável para trabalhar.
L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo)? Como pode ser causada?
Com determinado avanço tecnológico e crescimento empresarial, pode-se observar, atualmente, a crescente dependência de máquinas, logo, os funcionários tornam-se escravos do meio em que se encontram, exercendo somente uma função: manipular tal aparato tecnológico. Tal fato reduz seus movimentos corporais e, estabiliza uma postura que ao passar de algumas horas torna-se errônea, por conta da fadiga e do encurtamento muscular, que trazem malefícios as funções estruturais do corpo.
Um vício postural é adquirido. Dores constantes nas musculaturas do braço e do antebraço requerem a utilização de “estabilizadores de punho”, a fim de diminuir a dor que se torna constante. No entanto somente isso não poderá resolver o problema que atinge cerca de quarenta e cinco por cento dos empregados que ocupam-se de funções, nas quais encontram-se sentados na maior parte do tempo e executam movimentos repetitivos acima de duas horas ininterruptas.
Também chamada de D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo), A.M.E.R.T. (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho) ou síndrome dos movimentos repetitivos, a L.E.R. é causada por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse.
Tal associação de terminologias fez com que a condição supracitada fosse entendida apenas como uma doença ocupacional, na qual existem profissionais expostos a maior risco, são eles: pessoas que trabalham com computadores, expostas a grandes cargas horárias na mesma posição, em linhas de montagem e de produção ou operam britadeiras, assim como digitadores, músicos, esportistas, pessoas que fazem trabalhos manuais, por exemplo, tricô e crochê.
Recomendações para evitar a L.E.R.
Procure manter as costas eretas, apoiadas num encosto confortável e os ombros relaxados enquanto estiver trabalhando sentado. Cuide também para que os punhos não estejam dobrados. A cada hora, pelo menos, levante-se, ande um pouco e faça alongamentos;
Certifique-se de que a cadeira e/ou banco em que se senta para trabalhar sejam adequados ao tipo de atividade que você exerce;
Veja bem: qualquer região do corpo pode ser afetada pela L.E.R. desde que seja exposta a mecanismos de traumas contínuos. Portanto, a síndrome pode manifestar-se em regiões do corpo como a coluna lombar, se a sobrecarga ocorrer na coluna lombar ou no tendão do calcâneo (tendão de Aquiles), se a pessoa caminha ou corre longas distâncias.
Ajuste correto mediante as estruturas anatômicas de cada integrante da equipe, para o caso de uso contínuo de computador, abaixo:
Quais as conseqüências do “Desktop Stress”?
Bem semelhante ao L.E.R e ao D.O.R.T, uma outra denominação surgiu a esses tipos de lesões provocadas por repetitivas funções e estagnações do trabalho, o chamado “Desktop Stress”.
É de grande importância sua citação, já que, enquanto, as outras formas de abordagens estão focadas somente em dores e lesões que são causadas no sistema morfofuncional no corpo humano, o “Desktop Stress” pode realçar os estresses mentais e emocionais relacionados à vida diária de trabalho.
Suas conseqüências vão desde artrites até síndrome do túnel do carpo, dores no pescoço, problemas nas costas, isto sem mencionar as atrofias. A maioria das pessoas tende a se mover depois de executar suas atividades, mas aquelas que ficam sentadas em suas cadeiras, coladas ao computador o dia inteiro correm um grande risco de atrofiarem os músculos, além de torná-los mais fracos, considerando também o estresse mental.
Os seres humanos são seres sociáveis. Nos dias de hoje, muitos ambientes de trabalho são mais voltados ao contato direto com o computador do que ao contato com as pessoas, isto faz com que nosso cérebro fique cansado, logo o estresse interno das capacidades cognitivas e do processamento cerebral é grande, reduzindo assim a capacidade de concentração e de produção dos pensamentos, e o pior, é que não existe saída para isto, a menos que você procure outro tipo de emprego.
Em muitos escritórios, as pessoas preferem mandar um e-mail ao colega que está sentado ao seu lado do que simplesmente se virar e ter um contato verbal parece incrível, mas isto acontece com mais freqüência do que se pode imaginar.
É surpreendente, como as pessoas ficam mais felizes quando trabalham em um escritório que tem janelas, pois a luz natural as deixam mais animadas, além de poderem descansar a mente por alguns minutos, ao tirarem os olhos do monitor e ver o mundo lá fora. Isto ajuda a relaxar e a voltar mais concentrado às atividades rotineiras.
Técnicas aconselháveis para redução do estresse no escritório
O hábito de se alongar e de se movimentar é ótimo, devendo-se evitar ficar sentado o tempo todo na mesma posição. Muitas pessoas têm o péssimo hábito de ficar sentadas por horas e horas exatamente na mesma posição, sequer levantam para tomar um copo d'água ou ir ao banheiro, parece um absurdo, mas é a pura verdade.
É recomendável que as pessoas se levantem a cada quinze ou vinte minutos e se movimentem para que o sangue circule um pouco melhor. Dê uma "espreguiçada", faça um alongamento nas mãos e braços, vire seu pescoço para direita e esquerda, para cima e para baixo, mexa os ombros, enfim, mexa-se!
Só não fique parado o dia todo olhando para o monitor do computador com os dedos no teclado.
Eficiência da Massagem e das técnicas de relaxamento
No passado, muitas empresas achavam que incluir sessões de massagem no ambiente de trabalho de seus empregados reduzia as horas produtivas. Mas o surgimento de empresas mais jovens e inovadoras está provando que os resultados positivos que a massagem trás aos funcionários vale a pena.
Vai desde a melhoria do estado de espírito até o aumento no índice de produção, já que um funcionário estressado e desanimado não consegue se concentrar nas atividades. Não bastasse tudo isto, ainda estará ajudando a prevenir problemas como dor no pescoço, dor nas costas e problemas relacionados a movimentos repetitivos.
São visíveis pessoas que trabalham de 10 a 12 horas por dia, inclusive aos sábados. Claro que a remuneração é condizente a isso, mas as mesmas estão deixando de conviver com suas famílias, aproveitar o momento de descanso para fazer uma atividade de lazer, dentre outras.
Com toda certeza estes funcionários estão sobrecarregados e conseqüentemente ficarão estressados.
Alguns dos benefícios da massagem como forma de relaxamento
Reduzindo o estresse muscular e mental através da massagem
Bem, o pensamento segue assim, massagem é igual à redução de estresse. Tecnicamente funciona dessa forma, aumenta-se a circulação sanguínea sob as áreas onde está sendo trabalhada, desta forma há mais oxigênio e glicose no tecido muscular.
A glicose é o açúcar que o músculo "queima" para se contrair. Quando é aliviada a compressão pelos dedos, "solta à musculatura" e ao mesmo tempo aumenta a circulação sanguínea, automaticamente reduz a tensão, trazendo a sensação de relaxamento.
Quando o indivíduo está tenso, fica com sua musculatura contraída e seu estado mental fica constringido, desta forma se seu corpo começa a relaxar sua mente também relaxa. Traduzindo em redução de estresse.
“A massagem é muito eficiente na eliminação de dores em geral, tensão emocional, ansiedade, medo, depressão e estresse físico e mental.”
Alongamento e seus benefícios
Durante uma atividade de trabalho estressante, na qual se assume a mesma postura por muitas horas é necessário a prática do alongamento pois ajuda a relaxar o corpo, conseguir uma postura correta, melhorar a circulação sanguínea, acabar com dores musculares e reduzir o estresse mental ocasionado pelo trabalho. Unir todos estes benefícios em um só exercício é se movimentar, se alongar!
O alongamento é composto por uma série de exercícios que trabalham a musculatura e postura corporal na parte cervical (pescoço), coluna (Lombar), membros e região pélvica (próximo à virilha), torácica e lombar (onde terminam as costas).
Os exercícios de alongamento são indicados tanto para quem faz atividades físicas regularmente como para quem está sedentário há algum tempo é um ótimo indicador para melhora da saúde, locomoção e circulação, reduzindo assim a carga de estresse.
No ambiente de trabalho aumentando a produtividade e a capacidade de concentração, à medida que o fluxo sanguíneo é melhorado, maior é o fluxo de sangue para região do Sistema Nervoso Central (SNC), melhorando as capacidades cognitivas pelo alto poder de reduzir o estresse físico e mental.
Exercício para todas as idades podendo atender toda demanda dos empregados
De acordo com Doutores e Pesquisadores da área, a musculatura se contrai nas atividades que são feitas diariamente, pela postura incorreta e pelo permanecer durante uma larga escala de tempo, na mesma posição, realizando movimentos repetitivos.
O alongamento vai justamente relaxar o stress muscular e conseqüentemente o estresse mental, causado por um trabalho repetitivo ou por exercícios. Sendo aconselhável para todas as idades.
Ações preventivas no âmbito da Educação Física
Por conta dos fatores apresentado nos parágrafos anteriores a Ginástica Laboral vem crescendo cada vez mais em atuação dentro das empresas, se caracteriza pelo conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com a finalidade de colocar previamente cada pessoa — e todos — da equipe ou grupo de trabalho bem preparada para o exercício do labor diário, deve sempre ser ministrada por um profissional competente, para que a mesma possa ser de forma preventiva e não lesiva, reduzindo os riscos de dores relacionadas ao L.E.R. e ao D.O.R.T. Promove a melhora das capacidades físicas e mentais atribuindo assim fatores a melhora da qualidade de vida dos funcionários, dentro de uma determinada empresa, fazendo com que aumente cada vez mais a produção da mesma, de forma qualitativa e eficiente.
Prevenir a LER através de alongamentos e de sessões de relaxamento (Shiatsu)
Melhoras
Mobilidade e flexibilidade músculo articular;
Postura;
Produtividade com menor desgaste físico;
Circulação sanguínea em nível da estrutura muscular, acarretando na melhora na oxigenação dos músculos e tendões e diminuindo o acúmulo do ácido lático. (Aumenta à resistência a fadiga)
Condição do estado de saúde geral;
Reduções
Inflamações e traumas;
Tensão muscular desnecessária;
Esforço na execução das tarefas diárias;
Facilita a adaptação ao posto de trabalho;
Risco de acidentes no trabalho;
Sensação de fadiga no final da jornada;
Benefícios aos colaboradores, a níveis Psicológicos
Favorece a mudança da rotina;
Reforça a autoestima;
Demonstra a preocupação da empresa com seus colaboradores;
Melhora a capacidade de concentração no trabalho;
Desenvolve o conhecimento corporal.
Benefícios aos colaboradores, a níveis Sociais:
Desperta o surgimento de novas lideranças;
Favorece o contato pessoal;
Promove a integração social;
Favorece o sentido de grupo – se sentem parte de um todo;
Benefícios para Empresa
Aumento de produção;
Colaboradores mais motivados;
Reduções
Doenças osteomusculares (L.E.R, D.O.R.T, tendinite, etc.);
Substituição de colaboradores;
Serviços médicos;
Acidentes de trabalho;
Ações trabalhistas.
Referências bibliográficas
Achour Jr A. A flexibilidade: teoria e prática. Atividade Física &Saúde, 1998.
Alter MJ. Ciência da flexibilidade. 2a ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. 1999.
Anderson Bob. Alongue-se no trabalho: exercícios de alongamento para escritório e computador. Sumus Editorial. 1997.Pág.:11-34
AveIa J, Kyrolainen H, Komi PV. Altered reflex sensitivity after repeated and prolonged passive muscle stretching. J Appl Physjol 1999;86:1283-1291.
Azevedo CCF, Ruzzante DM, Loss JF, Martinez F. Resposta eletromiográfica durante alongamento passivo estático: uma analise preliminar. X Congresso Brasileiro de Biomecânica 2003;Fev.
Magnusson SP, Simonsen EB, Aagaard P, Sorensen H, Kjaer M. A mechanism for altered flexibility in human skeletal muscle. Am J Sports Med 1996;24:622-628.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 17 · N° 174 | Buenos Aires,
Noviembre de 2012 |