Natação auxiliando no processo de aprendizagem La natación apoyando el proceso de aprendizaje |
|||
Bolsista Iniciação Acadêmica. Docente no IEFES/UFC Universidade Federal do Ceará (Brasil) |
Francisca Kellyane Cunha Pereira* Ricardo Hugo Gonzalez |
|
|
Resumo O presente estudo refere-se ao desenvolvimento cognitivo e motor das crianças relacionados a prática da natação. Tendo como objetivo o incentivo e estudo do ensino de natação para crianças, visando o desempenho de outras importantes atividades diárias, como até mesmo a alfabetização. Foi utilizado um método de pesquisa bibliográfico, por meio do qual foi realizado uma revisão literária abrangendo livros, artigos, teses e pesquisas em sites especializados. Ao expor o indivíduo ao meio aquático, no caso da natação, estaremos assim proporcionando novas experiências e a criação de habilidades ainda não exploradas. Por ser um esporte de competição, possibilita para a criança uma melhor convivência em sociedade e trabalho em equipe. Unitermos: Natação. Desenvolvimento cognitivo. Crianças. Desenvolvimento motor.
Resumen El presente estudio se refiere al desarrollo cognitivo y motor de niños relacionados a la práctica de la natación. Teniendo como objetivo el incentivo y estudio de la enseñanza de la natación para los niños, teniendo en cuenta el rendimiento de las otras importantes actividades diarias, como la alfabetización. Fue utilizado un método de investigación bibliográfico, por medio del cual fue realizada una revisión bibliográfica de libros, artículos, tesis e investigaciones en sitios especializados. Al exponer al individuo al medio acuático, en el caso de la natación, estaremos así proporcionando nuevas experiencias y la creación de habilidades aún no exploradas. Por ser un deporte de competición, posibilita al niño una mejor convivencia en sociedad y el trabajo en equipo. Palabras clave: Natación. Desarrollo cognitivo. Niños. Desarrollo motor.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 174, Noviembre de 2012. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
Os esportes, não apenas a natação, mas vôlei, futebol, atletismo e outros de competição, são comuns no Brasil, estando inseridos no meio cultural e social das pessoas. Com a prática da natação pode-se construir uma criança ativa, disciplinada, com valores morais e educacionais, pronta para conviver em sociedade. No espaço aquático, a criança tem uma série de diferentes experiências em relação ao ambiente terrestre, como por exemplo: alterações do equilíbrio; da visão; da audição; da respiração; do sistema locomotor; alterações do sistema termo-regulador do organismo; e das informações recebidas do meio.
As etapas de crescimento cognitivo nas crianças se dão a partir de experiências visuais, auditivas, sensoriais, motoras e cinestésicas. A criança desenvolve sua própria realidade. A inteligência passa a se desenvolver de acordo com a ação do ser humano no meio ambiente, transformando-o e experimentando as reações do meio (PIAGET, 1975). Inteligência emocional manifesta-se na forma como a criança ou adulto se encontra em suas atividades diárias, como esportes, trabalho, escola e família. A maneira de agir com agressividade, carinho ou desprezo.
Já o conceito de inteligências múltiplas, está associado ao modo como o indivíduo resolve problemas, elabora produtos que ajudam a comunidade cultural. Uma série de testes, que comparados os resultados de vários indivíduos de diferentes idades, mostra capacidade inata em algumas pessoas.
O desenvolvimento motor das crianças é uma seqüência de progressão durante toda a sua vida. É na fase da terceira infância que a criança está nos movimentos relacionados aos esportes. Também durante o desenvolvimento motor que ocorrem a aquisição de padrões de movimento e habilidade, caracterizados pela interação do processo neuromuscular com características de crescimento e maturação. Por isso a importância da prática de esporte, em especial a natação, no desenvolvimento infantil.
Objetivos
Estudar os principais efeitos da natação em crianças até a fase da terceira infância. Comprovar os benefícios no desenvolvimento motor e cognitivo dos indivíduos com a prática, a partir do processo de Adaptação ao Meio Aquático (AMA).
Metodologia
O objetivo deste trabalho foi analisar como a natação interfere favoravelmente no desenvolvimento cognitivo e motor nas crianças. Foi utilizado um método de pesquisa bibliográfico, por meio do qual foi realizado uma revisão literária abrangendo livros, artigos, teses e pesquisas em sites especializados. Passou-se no período de 5 a 17 de setembro.
Desenvolvimento motor nas crianças
O desenvolvimento motor caracteriza-se por mudanças contínuas em três classes do comportamento: orientação ou controle postural, locomoção e manipulação. Mudanças essas que ocorrem desde a concepção, passando pela vida intra-uterina, com a presença dos movimentos fetais. Prosseguem com os movimentos involuntários e espontâneos até doze meses de idade. Na seqüência, dos dois aos sete anos de idade, movimentos rudimentares e fundamentais são obtidos.
Alguns autores como Oyama (1985) e Manoel (1994) defendem que as mudanças de movimentos e assim desenvolvimento resultam das ações associadas nos níveis genético, celular, orgânico e cultural. Mas para autores como Gesell (1929) as aquisições são apenas uma maturação biológica, na qual estruturas sub-corticais levariam a movimentos reflexos, posteriormente com o crescimento das estruturas corticias os movimentos reflexos são inibidos e substituídos por voluntários.
As mudanças de fases, das simples para mais complexas, depende diretamente das experiências construídas pelo indivíduo com o ambiente. Interferindo também o aspecto social, heranças genéticas e culturais.
A inserção da natação no desenvolvimento infantil
Tendo como início a Adaptação ao Meio Aquático (AMA), vemos um conjunto de condutas motoras elaboradas pelo sujeito, em resposta a situações variadas e dominadas pela presença da água (MOTA, 1990). Apenas habilidades são os objetivos da AMA, como imersão, equilíbrio, propulsão, entre outros. Nados formais não são os objetivos da adaptação. Os benefícios causados por este tipo de habilidade são entre outros, a familiarização com a água, a criação de autonomia no meio aquático e bases para posterior aprendizagem de outras habilidades aquáticas. Se pensarmos na natação como um agente educativo, quando aplicada a crianças em idade pré-escolar, a teremos com um papel formativo e totalizador. Fato que tornará o posterior processo de alfabetização algo simples e com sucesso.
Seguindo passos que vão desde a Confiança, Equilíbrio, Respiração, Propulsão, Imersão até Saltos, o aluno terá uma adaptação satisfatória no meio aquático.
Quando utilizada de forma saudável a natação irá agir de forma benéfica no desenvolvimento motor, psicológico e social da criança. O conhecimento do corpo, a exploração de suas habilidades, melhoramento cardiorrespiratório, tônus muscular, coordenação motora, equilíbrio, agilidade, força, velocidade, além de sociabilidade e auto confiança, são alguns dos benefícios causados pela natação. O estímulo passa também nos aspectos da concentração e atenção da criança.
Conclusão
No decorrer desta pesquisa, nota-se que a ação da natação na vida das crianças não se restringe aos aspectos físicos, mas também sociais e psicológicos. Sociabilidade e auto confiança são exploradas na prática esportiva. Sendo utilizada de forma correta a natação têm papel importante na medida em que estrutura um ambiente facilitador e adequado para o indivíduo, auxiliando assim o seu desenvolvimento motor. Assim, sugere-se novas pesquisas e estudos na área de educação física para crianças, pois a abordagem dos seus benefícios ainda é restrita.
Referências bibliográficas
CATTEAU, R. GAROFF, G. O Ensino da Natação. 3º edição. São Paulo. Manole. 1990.
GESELL, A. Maturation and infant behaviour pattern. Psychological Review, 1929, 36: 307-19.
MANOEL, E. J. Desenvolvimento motor: Implicações para a educação física escolar I. Revista Paulista de Educação Física, 8 ed. São Paulo: 1994,: 81-97.
MOTA, J. Aspectos metodológicos do ensino da Natação. Edição da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto: Porto, 1990.
OYAMA, S. The ontogeny of information: developmental systems and evolution. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
PEREIRA, Ronaldo da Silva; SILVA, Caio Graco. Contribuição da prática de natação no desenvolvimento cognitivo de crianças na terceira infância. EFDeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires ano 14, n.135, ago. 2009. http://www.efdeportes.com/efd135/natacao-no-desenvolvimento-cognitivo-de-criancas.htm
PIAGET, Jean. A formação de símbolo na Criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução de Álvaro Cabral e Cristiane Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
SANTOS, Silvana; SOUZA, Silvio Pinheiro. Atividades aquáticas: contribuições para o desenvolvimento psicomotor no início da infância. Jan. 2010.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 17 · N° 174 | Buenos Aires,
Noviembre de 2012 |