efdeportes.com

Análise temporal dos gols anotados
durante a disputa da Eurocopa de seleções 2012

Análisis temporal de los goles anotados durante la disputa de la Eurocopa de selecciones 2012

 

Educador Físico, UNIFAE. Especialista em Treinamento Desportivo, FMU

Mestrando em Ciências Médicas e Saúde, UdelaR, Uruguai

(Brasil)

Henrique Miguel

prof.henriquemiguel@yahoo.com.br

 

 

 

 

Resumo

          O objetivo desta pesquisa foi analisar os gols ocorridos na Eurocopa 2012 em relação ao tempo de jogo. Durante a competição, foram marcados 76 gols, sendo que a média geral de gols por partida foi de 2,45±1,52. O tempo regulamentar de jogo foi dividido em períodos de 10 minutos cada um, sendo que foi possível observar que os primeiros dez minutos de jogo, tiveram o menor índice de ocorrência de gols. Em relação às etapas regulamentares de jogo, observou-se que no primeiro tempo a média foi de 1,10±1,04 gols marcados e foi responsável por 45% dos gols anotados. No segundo tempo, a média de gols foi de 1,35±1,20 e 55% dos gols foram marcados nesta etapa. Este fato está diretamente relacionado com a fadiga acumulada e a queda dos fatores mentais e fisiológicos próximos ao fim da partida. Tal estudo mostra a importância da análise temporal dos gols na estruturação do trabalho, visando uma melhor adequação dos treinamentos aos índices fisiológicos que perdurem até o final do jogo.

          Unitermos: Futebol. Finalizações. Gols. Modalidade coletiva.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 174, Noviembre de 2012. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    O futebol foi uma das últimas modalidades coletivas a permitir que a ciência do treinamento fosse empregada de forma maciça e determinasse que o esporte fosse regido por normas científicas que poderiam alicerçar desde a seleção de novos talentos até pontos de estruturas táticas que determinariam o resultado de uma partida (DRUBSCKY, 2003).

    Tal situação fez com que grande número de artigos fossem publicados em várias partes do mundo tratando de assuntos relacionados ao futebol, dentro dos contextos técnicos, táticos e físicos, culminando nos fatores psicológicos. Estas estruturas acopladas durante o processo da periodização da modalidade são capazes de determinar o sucesso ou o insucesso de uma agremiação durante um macrociclo de trabalho (FERNADES, 1994).

    O jogo de futebol pode ser avaliado de várias maneiras, segundo as pretensões de cada grupo que organiza o processo de trabalho de determinada equipe. No alto nível, tal fator é responsável pela maximização do rendimento durante uma competição ou temporada, seja ela de curta ou longa duração. A informação pertinente ao que se deseja é responsável por mudanças que devem provir de uma nova modelagem de controle para melhoria do rendimento esportivo (GODIK, 1996).

    A análise de jogo em processo competitivo, atualmente, é essencial para que uma comissão técnica saiba os detalhes a serem trabalhados durante a preparação de uma equipe, sendo que estes pontos, minuciosamente relatados, são fatores de extrema relevância durante os períodos de trabalho e as fases de assimilação de propostas de resultados (BARROS NETO e GUERRA, 2004).

    Nesta linha de pesquisa, busca-se a identificação e a classificação do futebolista, bem como o delineamento de suas atitudes, ou da equipe durante a realização de um jogo. Tal posicionamento busca a variabilidade e a espontaneidade das ações que podem ser mensuradas e embasadas cientificamente num processo de análise de variáveis (BARROS et al, 2002).

    No futebol, a marcação de um gol é o momento de maior êxito de uma equipe, ou seja, quanto maior o número de gols feitos por uma determinada equipe, maior será sua chance de sair vitoriosa do embate contra sua adversária. A marcação de um gol, só ocorre através de uma finalização, que é a tentativa de acertar a meta adversária com o maior grau de sucesso possível. Várias pesquisas e estudos refletem que a marcação de um gol acontece pelos desequilíbrios ocorridos durante um jogo (físico, técnico, tático), e estes tendem a ser cada vez mais constantes durante o decorrer do tempo, devido à fadiga acumulada e a queda dos focos de atenção dos jogadores (DINIZ DA SILVA, 2006).

    Na literatura internacional observamos que estes estudos possuem uma grande valia no que diz respeito ao contexto da preparação de atletas de alto nível. A relevância de estudar os detalhes inerentes à modalidade está ligada diretamente à evolução dos esportes. A análise da qualidade das ações durante a partida é fator responsável pelo desenvolvimento do nível de jogo da equipe. Tal processo evidencia erros e acertos que, se interpretados de forma correta, são ferramentas indispensáveis para um bom planejamento de trabalho da agremiação em questão (SILVA, 2006).

2.     Metodologia

2.1.     Amostra

    Este estudo foi realizado através dos dados obtidos no site oficial da competição (uefa.com), após o término da mesma, onde todos os 31 (trinta e um) jogos realizados durante o período da competição foram descritos.

    As 16 (dezesseis) seleções que participaram da Eurocopa de seleções do ano de 2012, tiveram seus gols computados para a pesquisa, independente da fase que deixaram o torneio.

2.2.     Delineamento do estudo

    A través do site oficial da competição (uefa.com), foi observado o resumo de todos os jogos realizados durante a Eurocopa de seleções 2012. Primeiramente foram observados os jogos dentro dos grupos, em ordem alfabética (do A até o D). Em seguida foram relatados os jogos de cruzamento simples na ordem cronológica que estes foram realizados durante a competição (quartas-de-final, semi-final e final).

    Como era do interesse desta pesquisa, o tempo cronológico das partidas foi dividido a cada dez minutos, sendo que o cronômetro dos resumos encontrados no site oficial da competição, segue o modelo europeu de contagem de tempo para o futebol (noventa minutos contínuos sem a divisão dos tempos em períodos iguais de 45 minutos cada). Todos os pontos citados foram tabelados e representados graficamente, bem como colocados em valores absolutos e porcentagem.

    Num segundo momento, foram divididos os gols marcados dentro do primeiro e do segundo tempo das partidas. Estes dados foram representados em forma de tabela e em análise gráfica para melhor entendimento, bem como representação bruta e valores percentuais.

    Os gols que ocorreram durante os acréscimos no tempo regulamentar (após os 45 minutos e os 90 minutos), foram colocados dentro do minuto final referente à cada uma das duas etapas de jogo. É importante ressaltar que nas duas partidas que se estenderam até as penalidades máximas, nenhum gol foi marcado durante a duração da prorrogação.

    A ferramenta tecnológica utilizada para a criação das tabelas e gráficos foi o Excel 2010 para Windows XP.

    Estes pontos serviram para nortear o desenvolvimento da pesquisa sobre a análise temporal dos gols ocorridos durante a competição.

3.     Resultados e discussão

3.1.     Média de gols

    Nas 31 (trinta e uma) partidas disputadas durante a Eurocopa 2012, foram marcados 76 (setenta e seis) gols, sendo a média de 2,45 gols por jogo, e o desvio padrão de 1,52.

Tabela 1. Média de gols da Eurocopa 2012

    Analisando os textos de alguns autores sobre as médias de gols das últimas edições da Copa do Mundo FIFA de Futebol, notamos que a média de gols da Eurocopa 2012 fica representada de forma similar comparando os números absolutos encontrados nas duas competições.

Tabela 2. Média de gols de Copas do Mundo

    Tal fato pode ser representado pela ótima organização dos plantéis que se enfrentam durante o jogo, sendo que nestes tipos de torneio, as equipes são representadas pelos melhores atletas em atividade no momento da competição. Isso faz com que as médias de gols não sejam alteradas de maneira absurda (DRUBSCKY, 2003).

3.2.     Gols marcados em relação ao tempo total de jogo

    Durante a realização das partidas, pudemos observar a marcação dos gols em diferentes momentos. Utilizou-se o modelo europeu de cronometragem do Futebol para as anotações dos gols, dividindo o tempo regulamentar total em intervalos de 10 minutos cada, a fim de observar uma maior fidedignidade aos determinados momentos dos jogos pesquisados.

    Observando os gols anotados durante a Eurocopa de seleções de 2012, foi utilizada dentro desta pesquisa a proposta de intervalos de tempo (numeradas de 1 a 9 para melhor entendimento), onde podemos notar as variáveis descritas na tabela que a seguir.

Tabela 3. Dados dos gols marcados durante o tempo regulamentar dos jogos

    Notamos através da tabela que, o maior número de gols marcados por intervalo de tempo especificado ocorreu entre os minutos 51 e 60 (6 a 15 do segundo tempo regulamentar).

    Os intervalos 2, 3, 4 e 5 obtiveram o mesmo número de gols anotados, conseqüentemente, a mesma porcentagem de gols marcados. Nota-se então um equilíbrio grande em certas partidas do minuto 11 do primeiro tempo regulamentar, até o minuto 5 da etapa final.

    Nos últimos 20 minutos de jogo ( dos 71 aos 80 min., e dos 81 aos 90 min.), também notamos um elevado número de gols marcados, onde foram anotados 20 dos 76 gols marcados durante a competição. Ou seja, 23,3% dos gols, foram marcados nos últimos 20 minutos de jogo. Tal fator vem de encontro com os relatos de Oliveira (2003), que pesquisando o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2001, observou uma maior marcação de gols nos 15 minutos finais da partida de futebol. Também Silva (2003), destacou que a maior parte dos gols de 2811 jogos das temporadas de 2004/2005 em várias ligas profissionais pelo mundo, estava imbuída nesse momento específico da partida.

Gráfico 1. Análise do número e percentual de gols marcados em relação ao tempo de jogo

    Observando a análise gráfica, podemos notar com mais clareza os números expostos na tabela 3. Os quatro intervalos que correspondem do minuto 11 até o minuto 50, são bem delineados, já, o intervalo que corresponde do minuto 51 até o minuto 60, pode ser observado pelo seu pico em relação aos outros pontos do gráfico.

    É importante ressaltar nesse momento que, os valores dos dados estatísticos relacionados ao futebol, têm crescido em atenção e investigação tanto na bibliografia nacional quanto internacional, onde as variáveis técnico-táticas tendem a ser cada vez mais estudadas e pesquisadas a fim de entender a modalidade em seus parâmetros científicos e otimizar o rendimento desportivo durante uma planificação de treinamento (REILLY, 2005).

Gráfico 2. Gols marcados em relação aos minutos do tempo regulamentar

    Em relação aos minutos específicos em que os gols ocorreram, podemos observar algumas particularidades encontradas nos resumos dos jogos divulgados no site oficial da competição.

    Observa-se que, dos 8 gols anotados no intervalo 3 do tempo regulamentar (dos 21 min. aos 30 min. de jogo), 5 destes ocorreram dentro do 24º minuto de jogo, ou seja, mais da metade dos gols ocorreram dentro do minuto 24 da primeira etapa.

    Curiosamente, algo parecido acontece com o intervalo 4 do tempo regulamentar (dos 31 min. aos 40 min. de jogo), onde, 4 dos 8 gols anotados dentro deste espaço de tempo, aconteceram dentro do 39º minuto de jogo. Sendo assim, exatamente 50% dos gols marcados nesse período foram assinalados aos 39 minutos da primeira etapa regulamentar de jogo.

3.3.     Gols marcados em relação aos tempos de jogo

Gráfico 3. Porcentagem de gols realizados durante os tempos de jogo

    Em relação ao primeiro e segundo tempo regulamentar de jogo, podemos observar que 34 gols (45%) foram marcados durante a etapa inicial e, 42 gols (55%) foram anotados na etapa final de jogo.

    A maior porcentagem de gols ocorridos durante a segunda etapa de jogo tem relação com outros trabalhos encontrados na literatura que versam sobre esta mesma temática. Piekarski (1987), estudando a ocorrência de gols durante a temporada regular da primeira divisão alemã de futebol, observou ao final de seu estudo que 56,9% dos gols da temporada foram anotados durante o segundo tempo de jogo. Ortega (2000), estudando jogos de algumas ligas latino-americanas, e Cunha (2004), verificando a relação entre finalizações e vitórias em partidas de futebol profissional, também notaram que o número de gols anotados durante o segundo tempo regulamentar de jogo, é maior em relação ao primeiro.

Gráfico 4. Gols marcados durante o primeiro e segundo tempo de jogo

    Analisando o gráfico 4, podemos notar que a incidência de gols anotados durante o segundo tempo de jogo, realmente é maior que a ocorrência de gols durante o primeiro tempo.

    Esta situação de um maior número de gols serem anotados durante a segunda etapa, pode estar diretamente relacionada à fadiga que o desenvolvimento da partida pode levar aos atletas. Dentro deste contexto uma serie de fatores pode interferir na dinâmica de jogo, tais como diminuição no glicogênio muscular, acumulação acelerada de subprodutos metabólicos, falhas no sistema nervoso central e no mecanismo contrátil muscular (WEINECK, 2000; WILMORE e COSTILL, 2001).

4.     Conclusões

    Vários pontos devem ser tomados por base quando tratamos de mensurar as ocorrências específicas das modalidades esportivas. No caso deste trabalho, buscou-se uma análise temporal da realização dos gols que foram anotados durante a realização da Eurocopa 2012. Como algumas pesquisas já tentaram demonstrar um conteúdo semelhante a essa, têm-se pontos de partida para as discussões e as conclusões aqui delineadas.

    A média de gols da Eurocopa 2012, foi muito parecida com a média de gols de outras competições importantes que também reuniam seleções nacionais. Essas comparações foram feitas de acordo com trabalhos que verificaram as médias de gols nas Copas do Mundo dos anos de 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006.

    Em relação aos gols marcados durante o tempo total de jogo, pode-se observar que o menor número de gols marcados ocorreu durante os dez primeiros minutos da partida, sendo que o maior número de gols marcados, ocorreu durante os minutos iniciais do segundo tempo de jogo (minuto 6 ao minuto 15). Durante o minuto 11 ao minuto 50 de jogo,ocorreu uma particularidade, onde nos quatro intervalos observados, a mesma quantidade de gols foi anotada (8 gols em cada um dos 4 intervalos). Esse período pode ser visto como intervalo de tempo tradicional em que os gols ocorreram durante a competição, pois, pouco mais de 42% dos gols totais da competição ocorreram nesse período.

    Analisando os gols marcados em cada um dos dois tempos regulamentares de jogo, observou-se que o segundo tempo tem maior efetividade de gols marcados comparado com o primeiro. Dos 76 gols marcados durante a competição, 55% destes foram assinalados durante o segundo tempo de jogo, sendo que este fator acompanha os relatos de outras pesquisas descritas nesse trabalho. Tal fator ocorre principalmente pela fadiga proveniente dos danos fisiológicos e pela queda de rendimento tanto muscular quanto mental.

    Em suma, é importante ressaltar que toda pesquisa que aborde sobre os fatores técnicos e táticos de uma modalidade esportiva específica, pode contribuir enormemente para o sucesso de uma equipe ou uma agremiação. Os dados quando bem relatados e estudados podem ser fundamentais para a elaboração de um trabalho bem delineado, transformando-se numa ferramenta indispensável para comissão técnica e demais indivíduos que estão imbuídos o contexto da modalidade em questão.

Referências

  • BARROS, R. M. L.; BERGO, F. G.; ANIDO, R.; CUNHA, S. A.; LIMA FILHO, E. C.; BRENZIKOFER, R, et al. Sistema para anotação de ações de jogadores de futebol. Rev. Bras. de Ciên. e Movim., Brasília, DF, v. 10, n. 2, p. 7-14, 2002.

  • BARROS NETO, T. L.; GUERRA, I. Ciência do futebol. São Paulo: Editora Manole, 2004.

  • DINIZ DA SILVA, C. Fadiga: evidências nas ocorrências de gols no futebol internacional de elite. Lecturas Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, Año 11, n° 97, 2006. http://www.efdeportes.com/efd97/gols.htm

  • DINIZ DA SILVA, C.; CAMPOS JR. R.M. Análise dos gols ocorridos na 18ª Copa do Mundo de futebol da Alemanha 2006. Lecturas Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, Año 11, n° 101, 2006. http://www.efdeportes.com/efd101/gols.htm

  • DRUBSCKY, R. O universo tático do futebol – Escola Brasileira. Belo Horizonte: Editora Health, 2003.

  • FERNANDES, J.L. Futebol: ciência, arte ou sorte. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1994.

  • GODIK, M. A. Futebol - Preparação dos futebolistas de alto nível. Grupo Palestra Sport, 1996.

  • NEPFER, J. Technical report: FIFA World Cup France'98 10 June -12 July. FIFA, 1998.

  • NJORORAI, W. W. S. Analysis of goals Scored in the USA'94 World cup soccer tournament. In: L.O Amusa, M. Wekesa&A.L.Toriola (eds). The making of an African Athlete: A Multidisciplinary Approach. Proceedings of the 2nd Conference of the Africa Association for Health, Physical Education, Recreation, Sport and Dance, 8 - 13 September, 1995, pp.129 - 134, 1996.

  • NJORORAI, W. W. S. Analysis of the goals scored in the 17th World Cup Soccer Tournament in South Korea-Japan 2002. African Journal for Physical, Health Education, Recreation and Dance, v. 10, n. 4, 2004.

  • OLIVEIRA, J. L. Análise das ações ofensivas no campeonato brasileiro de futebol 2001. Lecturas Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, Año9, n° 65, 2003. http://www.efdeportes.com/efd65/futebol.htm

  • ORTEGA, J.P. Análisis de la dimensión espacio en fútbol. Lecturas Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, n° 28, 2000. http://www.efdeportes.com/efd28a/espacio.htm

  • PIEKARSKI, V. TorefolgimFußall - einZufallsprodukt? Leistungssport6, 37-39, 1987.

  • REILLY, T. An ergonomics model of the soccer training process. Journal of Sports Science, London, v. 23, no. 6, p. 561-572, 2005.

  • SILVA, C. D. Fadiga: evidências nas ocorrências de gols no futebol internacional de elite. Lecturas Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, n° 97, 2006. http://www.efdeportes.com/efd97/gols.htm

  • SILVA, P. A análise do jogo em Futebol. Um estudo realizado em clubes da Liga Betandwin.com. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2006.

  • LUHTANEN, P. A statistical evaluation of offensive actions in soccer at world cup level in Italy 1990. Paper read at the Second World Congress on Science and Football. Veldhoven, The Netherlands, May 22 - 25, 1991.

  • WEINECK, E.J. Futebol total: o treinamento físico no futebol. São Paulo: Phorte, 2000.

  • WILMORE, J. H.; COSTILL, D. L. Fisiologia do esporte e do exercício. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2001.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 17 · N° 174 | Buenos Aires, Noviembre de 2012
© 1997-2012 Derechos reservados